Monday, December 19, 2016

MOTO CLUB * PARTE 1

MOTO CLUB * PARTE 1

Moto Club de São Luís é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de São Luís. Fundado em 13 de setembro de 1937, é um dos maiores e mais populares clubes do Estado do Maranhão. Sua sede está situada em São José de Ribamar, município da Região Metropolitana da capital maranhense.
Suas cores são o vermelho e o preto e o seu mascote é o bicho-papão, que lhe rende o apelido de Papão do Norte. Costuma mandar seus jogos no Estádio Nhozinho Santos. Seu maior adversário é o Sampaio Corrêa Futebol Clube, com quem mantém a maior rivalidade do futebol maranhense.
Ao longo de sua história, conquistou 24 títulos do Campeonato Maranhense de Futebol profissional, incluindo um heptacampeonato entre 1944 e 1950. Participou por sete vezes da principal divisão do Campeonato Brasileiro e dez vezes da Copa do Brasil.[1]
Nome
Moto Club de São Luís
Alcunhas
Papão do Norte
Time Motense
Rubro-Negro da Fabril
Torcedor/Adepto
Motense
Rubro Negro
Mascote
Fundação
13 de setembro de 1937 (78 anos)
Estádio
Capacidade
40.000 lugares
13.500 lugares
Localização
Mando de jogo em
Capacidade (mando)
40.000

História do Moto Clube
Foi na casa de número 486 da Rua da Paz, centro de São Luís, aonde muito tempo residiu César Alexandre Aboud que surgiu, no dia 13 de setembro de 1937, o Moto Club com o nome de Ciclo Moto. O objetivo era participar das modalidades de motociclismo e ciclismo, bastante praticadas naquela época. No entanto, é no futebol que o Moto Club alcança grande notoriedade. Em 1939 foi inaugurado o Estádio Santa Isabel, em homenagem a fábrica do industrial César Aboud. Com seu próprio estádio, pois o Moto Club foi o único time do estado a ter um, conseguiu seus primeiros títulos e de forma incrível, pois foram sete títulos seguidos, os estaduais de 1944 a 1950, lembrados até hoje por seus torcedores da época, se tornando o único heptacampeão clássico do estado. Mas em 1972 o estádio é demolido e em seu lugar é erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís.
A primeira diretoria do Moto foi eleita com os seguintes componentes:
  • Presidente: Cap. José de Ribamar Campos
  • Vice-presidente: Cap. Aluísio de Andrade Moura
  • 1º Secretário: Raimundo Baima
  • 2º Secretário: Nagib Moucherek
  • Tesoureiro: Antenor Monroe
Branca e verde eram as primeiras cores no uniforme do Moto Club, mas, por influência do presidente César Aboud, foram transformadas em rubro-negro, quando foi criado o departamento de futebol. A estreia do Moto Club como time de futebol aconteceu no dia 17 de setembro de 1939, contra o Ateneu, campeão estudantil. O resultado foi 1 a 1 - com o gol do Moto marcado pelo atacante Bibi. O time do Moto Club na época era formado por: Wilson, Jaime, Adolfo, Pavão e Feliciano, Mosaba, Bibi, Elvite e Leônidas, Ary e Bilau.
Além de praticar o futebol, com participação em todas as categorias (profissional, júnior e juvenil) o Moto Club participará na atual administração em outras modalidades tais como: ciclismo, handebol, voleibol, atletismo, futebol de salão e futebol feminino, terceirizando essas atividades com uma cooperativa, constituída de técnicos em esportes nessas modalidades.

Símbolos
Escudo
O Escudo é o principal símbolo do Moto Club de São Luís. Ele foi criado no formato de um brasão com o desenho no interior bem característico dos clubes de motociclismo e as argolas entrelaçadas simbolizando as diversas modalidades esportivas a que o Moto Club se dedica, tais como, o Futebol, o Atletismo, o Handebol e o Futsal, entre outras.

Uniforme
Quando foi fundado em 13 de setembro de 1937, o uniforme adotado pelo Moto Club tinha cores verde e branco. Com a criação do departamento de futebol, em 1939, o Moto Club passou a adotar o uniforme com listras horizontais vermelhas e pretas. O uniforme reserva já foi branco com listra vermelha e preta verticais no lado esquerdo do peito e branco com listras horizontais vermelha e preta no centro. Atualmente, o uniforme n° 2 do Moto Club é todo branco com gola vermelha e listras nos ombros vermelha e preta.

Alcunhas
Os apelidos são "Papão do Norte", "Rubro-Negro da Fabril" e "Time Motense".
  • "Papão do Norte": esse apelido surgiu em 1948, quando o Moto Club conquistou a Copa dos Campeões do Norte e venceu em Belém o Paysandu e o Fortaleza, ganhando assim o título de "Papão do Norte". Há uma segunda versão que faz referência à 1946, quando o Moto cedeu basicamente toda a base da seleção maranhense que chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções. Por causa desse fato, os jornais já se referiam ao clube pelo apelido de Papão do Norte. Note-se que até a década de 60 o Estado do Maranhão fazia parte da então região geográfica do Meio Norte.
  • "Rubro-Negro da Fabril": foi dado em alusão às cores do clube e ao local da sede do clube e do estádio Santa Isabel (nome da fábrica do Sr. César Aboud), que ficavam no Canto da Fabril.
Rivalidade
Seu maior rival é o Sampaio Corrêa, clube contra o qual travou grandes confrontos durante toda a história do futebol maranhense. Também é rival do Maranhão A.C. e do Luso Brasileiro, que teve seu primeiro confronto com o Moto Clube em 1960, depois que o Luso voltou a suas atividades, e já o enfrentou 101 vezes.
Patrimônio
Centro de Treinamentos
Seu endereço é Rua Ubatuta, nº 55. Neste endereço foi construído e inaugurado em 14 de setembro de 2003 o seu Centro de Treinamento, conhecido pelo nome de C.T. Dr. José Pereira dos Santos. No C.T. há dois campos de medidas oficiais para treinamento dos profissionais e das categorias de base. O campo principal é utilizado pelo time principal e recebeu o nome de Hamílton Sadias Campos, o maior artilheiro de todos os tempos do clube de São Luís. O outro campo é utilizado pelas divisões de base do clube e recebeu o nome de Baezinho. Neste campo também são disputadas partidas pelos times de base. No C.T. também há oito quartos com 24 leitos para concentração dos jogadores, sala da presidência, sala de troféus, sala de imprensa, sala de reuniões, salão de jogos, departamento médico, cozinha industrial, refeitório, lavanderia e vestiários.
Estádios
Santa Isabel
O primeiro Estádio foi o Santa Isabel, onde o Papão do Norte disputou suas partidas de 1939 até 1950. O Estádio era de propriedade do ex-presidente do Moto Club, César Alexandre Aboud, industrial proprietário da fábrica Santa Isabel, no Bairro da Fabril. O Estádio Santa Isabel foi demolido em 1972. No seu lugar foi erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís.
Castelão
A partir de 1982, o Moto Club passou a realizar seus jogos principais no Castelão, inaugurado em 5 de fevereiro de 1982 e com capacidade para 75.263 torcedores, sendo um dos maiores estádios da Região Nordeste. Em 2004, o Estádio foi fechado, pois sua estrutura estava comprometida. O Castelão foi reaberto no dia 8 de setembro de 2012, data de aniversário da cidade de São Luís e sua capacidade foi reduzida para 45.000 torcedores, devido à colocação de cadeiras em todos os setores do Estádio.
Nhozinho Santos
É o Estádio onde o Moto Club atualmente manda suas partidas.
Títulos
Regionais
           Competição                 Títulos  Temporadas
'          Torneio Maranhão/Pará [2]       1        (1972)
           Taça Brasil - Grupo Norte        1        (1968)
           Torneio Quadrangular de São Luís [3] 1          (1961)
           Copa dos Campeões do Norte   1        (1948)
           Copa Norte-Nordeste [4]            1        (1947)
Estaduais
           Competição                 Títulos  Temporadas
Campeonato Maranhense      24         (1944, 1945, 1946, 1947, 1948, 1949, 1950, 1955, 1959, 1960, 1966, 1967, 1968, 1974, 1977, 1981, 1982, 1983, 1989, 2000, 2001, 2004, 2006 e 2008)
           Campeonato Maranhense Série B      2          (2010 e 2013)
Taça Cidade de São Luís        8           (1972, 1978, 1981, 1982, 1985, 1993, 2003 e 2004)
Histórico em competições oficiais
Copa do Brasil
Foram dez participações (1990, 1999, 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2015), sendo eliminado na primeira fase em sete edições (1990, 1999, 2001, 2002, 2006, 2007 e 2009), e nas outras três edições (2003, 2005 e 2015), foi eliminado na segunda fase.
  • 1999 - Após nove anos desde a sua última participação o Moto Club volta a disputar novamente a Copa do Brasil e novamente é eliminado na primeira fase pelo, só que dessa vez foi pelo Goiás. Após vencer por 3x2 em São Luís, o Moto Club sofreu uma goleada por 4x0 em Goiânia e voltou pra casa eliminado.
  • 2001 - Em sua terceira participação o Moto Club foi eliminado pelo Flamengo-PI também na primeira fase. O Flamengo-PI venceu os dois jogos, em São Luís e em Teresina por 2x1.
  • 2002 - Eliminado na primeira fase pelo CSA. O CSA venceu os dois jogos, em São Luís por 2x1 e em Alagoas por 2x0.
  • 2003 - E foi em 2003 que pela primeira vez o Moto Club passou da primeira fase da competição depois de superar o River-PI, mas foi eliminado logo na segunda fase pelo Vasco da Gama. Na primeira fase, o Moto Club perdeu para o Ríver em casa por 1x0 e quando todos achavam que o time estava eliminado, o Moto Club se superou e goleou por 4x2 na casa do rival eliminando o Ríver. Já na segunda fase, o Moto Club recebeu o Vasco da Gama em São Luís e perdeu por 2x0 eliminando o jogo de volta.
  • 2005 - Novamente o Vasco da Gama atravessou o caminho do Moto Club e o resultado não foi diferente. Depois de eliminar o Rio Branco-AC por 3x1 no Acre eliminando o jogo de volta, o Moto Club pegou o Vasco da Gama na segunda fase e perdeu os dois jogos (2x1 em São Luís e 6x0 no Rio de Janeiro).
  • 2006 - Eliminado na primeira fase pelo Atlético Paranaense. O Atlético venceu o jogo em São Luís por 3x1 e não precisou do segundo jogo.
  • 2007 - O Moto Club foi eliminado na primeira fase pelo Goiás. O Goiás venceu o jogo por 3x1 em São Luís e não precisou do segundo jogo lá em Goiânia. Neste jogo o Moto Club não pode contar com sua torcida por causa de uma punição.
  • 2009 - O Moto Club foi eliminado na primeira fase pelo Náutico. Pois empatou com o Náutico no jogo de ida por 1x1 no Estádio Castelão em São Luís e perdeu o jogo de volta em Recife por 2x0 no Estádio dos Aflitos.
  • 2015 - O Moto Club conseguiu passar para segunda fase pela terceira vez, empatando com o Boa Esporte em 1x1 em dois jogos (na ida em São Luís e na volta em Minas) na primeira fase, pois passou para próxima fase vencendo nos pênaltis em 4 a 3. Mas ao ir para segunda fase, acabou sendo eliminado pela Ponte Preta perdendo os dois jogos (2x1 em São Luís e 4x1 em Campinas, SP).
Jogadores que marcaram época no Moto Club.
Jogador         Temporadas Posição   País
Ademir Chagas                     1996       Volante       
Bacabal                                 Atacante
Clayton          1993 e 1994   Zagueiro
Clemer            1987 e 1993   Goleiro  
Cosme            2005               Atacante
Douglas Bilica                      2001, 2002 e 2004       Volante          
Edinho Xerife 1990               Zagueiro
Fernando Forletta 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004  Volante          
Hamílton Campos 1963, 1964, 1965, 1966, 1967 e 1968    Atacante        
Hélio Maranhense                1990       Volante       
Jack Jones      2000, 2004 e 2009        Atacante      
Juary               1990               Atacante
Júnior Maranhão 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001 e 2002        Volante          
Kléber Pereira 1995, 1996, 1998, 1999, 2011, 2012, 2013  Atacante        
Marcinho        2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2009, 2011   Meia   
Misael             2006, 2007 e 2008        Atacante      
Pires               1995, 1996, 1997, 1998 e 2011         Volante          
Raimundinho                        Atacante
Faísca             1970, 1971, 1972, 1973 e 1974 Volante      
Roberto Fonseca                   1998       Zagueiro      
Simão             1969, 1970 e 1971        Atacante      
Válber            2006               Meia
Zé Roberto     1990               Atacante


  • CURIOSIDADES : 1º jogo: No dia 17 de setembro de 1939, o Moto Club fez sua primeira partida de futebol. Enfrentou o Ateneu Teixeira Mendes, time campeão estudantil. O resultado final foi 1 X 1, com gol marcado por Bibi;
  • 1º Jogo Oficial: No dia 9 de abril de 1940, o time motorizado participou do primeiro torneio início do Campeonato Maranhense de Futebol. O quadro rubro-negro perdeu de 2 X 1 para o Maranhão. O Moto jogou com Ahu, Zezico, Pires, Mozabá e Neves (Carrasco - 91), Elvitre, Cecilio, Jacaré, Bá e Anderson;
  • Estádio Santa Isabel: O Moto Club foi o único time do estado a ter seu próprio Estádio, o Estádio Santa Isabel, que foi demolido em 1972 para construção do Ministério da Fazenda;
  • Papão do Norte: Mesmo sendo um clube da região nordeste, é conhecido como "Papão do Norte", devido as suas conquistas na região, e pelo fato do proprio estado do Maranhão ser incluido nas competições oficiais da Região;
  • Hamílton Sadias Campos: Maior artilheiro do Moto Club com 244 gols;
  • Rubro Negro da Fabril: Como também é conhecido em São Luís (Fábricas de propriedade do seu primeiro presidente);
  • Heptacampeão: É o único clube a atingir a marca de heptacampeão clássico (7 vezes seguidas) no Campeonato Maranhense de Futebol. Atingiu a inigualável marca nos anos de 1944, 1945, 1946, 1947, 1948, 1949 e 1950;
  • Século XXI: Maior Campeão Maranhense no Século XXI;
  • Clemer: Clemer Melo da Silva, conhecido apenas como Clemer, foi um grande goleiro revelado pelo Moto Club no ano de 1987. Passou por grandes equipes como Flamengo e Internacional, além de Guaratinguetá, Santo André, Remo, Goiás, Ferroviário e Portuguesa.
  • Reestreia de Kléber Pereira: No dia 30 de agosto de 2011, o atacante Kléber Pereira fez sua reestreia pelo time do Moto Club. Ele que já jogou em grandes equipes do país como Santos, Internacional, Náutico, Atlético-PR e Vitória, e também de outros países como França, jogando pelo Sion e México, jogando por Tigres UANL, Veracruz, América e Necaxa. Ele iniciou sua carreira como jogador no Moto Club no ano de 1996. Na reestreia dele, enfrentou o time do Cordino e o resultado foi 2 X 1 para o time do Moto Club, onde neste jogo, ocorreu o 1º gol de Kléber Pereira na volta em 2011. [8]
  • Dia do Torcedor Motense: No dia 21 de dezembro de 2015, foi oficialmente aprovado pela Assembléia Legislativa do Maranhão, o projeto de lei nº279/2015, que visa instituir o " Dia do torcedor do Moto Club de São Luís, " a ser comemorado no dia 13 de setembro de cada ano.
MOTO CLUBE 1944

MOTO CLUBE 1945

MOTO CLUBE 1946  João Mouchrek, Rui, Merci, Gegeca, Pinheirense, Carapuça e Mourãozinho; Batistão, Galego, Ênio Silva, Ananias e Dengoso

MOTO CLUBE 1947

MOTO CLUBE 1947

MOTO CLUBE 1950

MOTO CLUBE 1950 

MOTO CLUBE 1952

MOTO CLUBE 1963

MOTO CLUBE 1966

MOTO CLUBE 1967

MOTO CLUBE 1968

MOTO CLUBE 1968 Neguinho, Vila Nova, Carlos Alberto, Alzimar, Geraldo e Correia;  Baé, Djalma Campos, Pelezinho, Amauri, Santana e Zezico

MOTO CLUBE 1969

MOTO CLUBE 1971 Assis, Ribeiro, Cléssio, Osvaldo, Romido e João Bala. Maduro, Marcos do Boi, Nilo, Faísca e Paraíba

MOTO CLUBE 1971

MOTO CLUBE 1973 Sousa, Chico, Laudeni, Marins, Esquerdinha e Barbosa;  Lima, Lins, Tuica, Faísca e Gabriel

MOTO CLUBE 1974

MOTO CLUBE 1974

MOTO CLUBE 1974

MOTO CLUBE 1974

MOTO CLUBE 1976

MOTO CLUBE 1976

MOTO CLUBE 1977

MOTO CLUBE 1977

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