AUTO ESPORTE
Auto Esporte Clube é uma agremiação esportiva da cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, fundada a 7 de setembro de 1936.
Auto Esporte Clube é uma agremiação esportiva da cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, fundada a 7 de setembro de 1936.
Nome Auto
Esporte Clube (Paraíba)
Alcunhas
O
Clube do Povo
Auto
AEC
Alvirrubro
Autinho do Amor
Auto
AEC
Alvirrubro
Autinho do Amor
Torcedor/Adepto Automobilista
Torcida Motorizada
Torcida Motorizada
Estádio Evandro
Lélis(Mangabeirão)
Capacidade 2.500
O Auto
Esporte Clube foi fundado em 7 de novembro de 1936 por um
grupo de taxistas que se concentravam na Praça do Relógio, hoje conhecido como
Ponto de Cém Reis, no centro da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. No entanto, por motivos até então desconhecidos,
seu aniversário é comemorado no dia 7 de setembro. É conhecido como o Clube do
Povo e o seu mascote é o macaco. É o quarto maior vencedor do Campeonato Paraibano de Futebol.
Nos
primeiros anos, o Auto treinava nos campos localizados no centro da capital, o
que foi lhe dando popularidade, devido a isso, arrastou multidões aos estádios,
e pouco a pouco, criando a sua originalidade que até hoje é conhecido como o
Clube do Povo.
Dando
início a sua galeria de troféus, o Clube do Povo em 1939
conquistou o seu primeiro campeonato paraibano e de maneira invicta.
Em 1959 foi o
primeiro clube paraibano a disputar uma competição nacional, a extinta Taça
Brasil. Conquistou esse direito depois de ter sido campeão paraibano do ano
anterior. Já no ano de 1993 foi o primeiro paraibano a
vencer na Copa do Brasil ao derrotar o Paysandu por 2a1 no Estádio Almeidão, em
João Pessoa.
No ano de
1951 o Auto Esporte Clube realizou sua primeira partida
internacional, contra a tripulação do barco argentino Punta Del Loyola, que estava ancorado no porto de Cabedelo, e venceu por 5 a 1.
Em 1939, o Auto
Esporte sagrou-se Campeão Paraibano invicto, pelo campeonato organizado pela
LDP (Liga
Desportiva Paraibana). No
primeiro compromisso, o Auto Esporte venceu ao Treze por 3 a 2; em seguida derrotou o
Esporte Clube União por 2 a 1; Palmeiras-PB por 2 a 1, para, 8 dias depois,
empatar em 1 a 1 com o Botafogo-PB e,
finalmente, encerrar a temporada, aplicando a goleada de 7 a 1 ao Felipeia. Quadro campeão, com os
jogadores que revezaram durante a temporada: Terceiro (Lins), Biu (Lucena), Zé
Novo, Henrique, Gerson, Aluízio, Neco de Cabedelo e Formiga (Pé de Aço);
Pitôta, Pedrinho e Misael.
O
Campeonato Estadual de 1956, conquistado pelo Auto Esporte,
só foi decidido dois anos depois, numa série em "melhor de três",
entre Auto e Botafogo-PB. O
alvirrubro venceu o primeiro jogo pelo escore de 2 a 1, no Estádio Olímpico. O
placar foi inaugurado aos 21 minutos do primeiro tempo, por intermédio de China,
marcando para o Auto Esporte. Pedro Negrinho empatou aos 36 ainda na fase
inicial. No segundo tempo coube a Delgado marcar a tento que deu a primeira
vitória ao quadro automobilista.
Na semana
seguinte, foi decidido o campeonato com o Auto vencendo mais uma vez por 2 a 1,
escore que lhe deu o título de Campeão Paraibano de 1956, com a
seguinte equipe: Freire, Calado e Lucas; Xavier, Américo e Croinha; Pitada,
China, Delgado, Massangana e Alfredinho.
No dia 21 de dezembro de 1958, no
Estádio Leonardo da Silveira, Auto Esporte e Íbis se empenharam na luta pelo
título estadual, que acabou sendo conquistado pelo quadro automobilista pelo
placar de 3 a 1, marcando para os vencedores Piau (2) e Alfredinho, cabendo a
Moacir descontar para o Íbis. O time campeão atuou com: Agostinho; Wilson e
Américo; Élcio, Joca e Croinha; Tito, China, Macau, Alfredinho e Piau.
Em 2 de novembro de 1987, perante
um público de 15 mil espectadores, o Auto Esporte conseguiu, ao empatar com o Botafogo-PB, quebrar
um tabu que já vinha durando 29 anos sem conquistas do Campeonato Paraibano. O árbitro deste jogo foi José de Assis Aragão, que pertencia à Federação
Paulista de Futebol e deixou
de validar um gol do Botafogo-PB, marcado
pelo lateral-direito Santana Filho, quando o jogo estava 0 a 0. Os assistentes
foram José do Egito e Marcos Nunes Teobaldo, ambos da Paraíba.
Para
desespero da torcida motorizada, o Botafogo partiu na frente. Mas o Auto
Esporte teve forças para empatar com Bona, aos 44 minutos da etapa final. A
equipe esteve formada assim: Adaílton; Walter, Neurilene, Marconi e Carlito; Farias,
Dagoberto (Dentinho) e Tola; Zé Carlos, Isaías e Anchieta (Bona). O Auto
Esporte na ocasião era treinado por Víctor Hugo e presidido por João Máximo
Malheiros.
Durante o
Campeonato Paraibano de 1990, era inegável que, mesmo antes de terminar o
campeonato, o Auto tinha o melhor time. A confiança excessiva da torcida e da
diretoria, acabou provocando um clima de guerra para o jogo contra o seu
principal rival. O Botafogo-PB bem que
tentou dificultar os passos do quadro volante. Porém, isso nada valeu, pois
Neto Surubim recebeu uma bola cruzada e bateu forte para o gol, sem chances de
defesa para o goleiro Marola, do Botafogo-PB. O
placar de 1 a 0 garantiu o título ao Auto Esporte, sob comando do treinador
Mineiro, com a seguinte escalação: Jorge Pinheiro; Santana, Carlinhos Paraíba,
Gilvan e Mano; Farias Álvaro e Neto Surubim (Adriano); Cao (Gilmar), Isaías e
Betinho.
No
Estadual de 1992, os alvirrubros fizeram a festa do título em pleno
Estádio Amigão, diante
dos torcedores trezeanos, que eram a maioria. Após a derrota no tempo normal de
jogo, o Auto esteve impecável taticamente na prorrogação. Mais ativo na
partida, indo para o tudo ou nada, haja vista que o empate interessava
unicamente ao Treze, o Auto fez o gol da vitória na
prorrogação, aos 5 minutos, com Cristiano marcando o tento alvirrubro.
O Auto
Esporte jogou com: Zenóbio; Gilmar (Cao), Salerno, Carlinhos Paraíba e Adriano;
Deoclécio, Nilo e Betinho; Walber (Everton), Isaías e Cristiano. Técnico:
Carlos (Carlão). Ainda neste
mesmo ano, o Auto Esporte terminou na terceira colocação do Campeonato
Brasileiro da Série C.
O Auto
Esporte é o único clube paraibano a fazer excursão à Europa, em 1999. Em 2004, o Auto
Esporte foi rebaixado para a Segunda Divisão paraibana, retornando, no ano de 2006 à elite
do futebol paraibano. No dia 29 de maio de 2011 o Auto
Esporte é campeão da Taça Brasil de Futsal Sub-17 - 2ª Divisão, levando o
futsal paraibano para a 1ª Divisão do campeonato. O destaque do time foi o ala
Netinho, camisa 10 da equipe.
O Auto
Esporte sagrou-se, no dia 29 de outubro de 2011, campeão
da Copa Paraíba 2011 em cima do Treze, vencendo por 3 a 1. Em 2012 o Auto
Esporte foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo Bahia, ao perder por 3 a 0, no Estádio Almeidão. Ficou em oitavo lugar no Campeonato Paraibano de Futebol de 2012.
E a
partir daí, o Auto Esporte começou a ter um desempenho muito ruim. E até hoje
tem lutado para recuperar a época das grandes conquistas.
Títulos do Auto Esporte
Estaduais
- Campeonato Paraibano: 6 vezes (1939, 1956, 1958, 1987, 1990 e 1992).
- Campeonato Paraibano - 2ª Divisão: 2 vezes (1968, 2006).
- Torneio Início: 11 vezes (1941, 1948, 1950,
1952-1953-1954-1955, 1957-1958-1959, 1990).
- Torneio de Integração: 1 vez (1990).
- Copa Paraíba: 1 vez (2011).
Nacionais
- Campeonato Brasileiro - Taça
de Prata -
5° Lugar em 1992.
Partidas históricas
- 1975: Auto Esporte 1-2 Flamengo - amistoso em comemoração da inauguração dos
refletores do Estádio Almeidão. Foi o primeiro jogo transmitido para o
Estado da Paraíba;
- 1992: Treze 4-1 Auto Esporte - Numa melhor de 3, o Treze
venceu o terceiro jogo por 4 a 0, levando a decisão para a prorrogação.
Brilhou a estrela do time automobilista que marcou o gol do título e foi
campeão paraibano pela sexta vez em pleno Estádio Amigão;
- 1993: Auto Esporte 2-1 Paysandu - Primeira vitória de um time paraibano na
Copa do Brasil.
Histórico em competições oficiais
Copa do Brasil
O Auto
Esporte Clube participou de três edições da Copa do Brasil: em 1991,1993 e 2012.
Em todas edições, a equipe automobilista foi eliminada na primeira fase.
Em 1991, o AEC
provocou o jogo da volta contra o Grêmio, após
perder por 1 a 0 em casa. Em Porto Alegre, o Auto Esporte foi derrotado por 2 a 0.
No ano de
1993, o Auto Esporte venceu o jogo em casa contra o Paysandu, por 2 a 1, sendo eliminado em Belém, novamente pelo placar de 2 a 0.
Em 2012, pela
terceira vez, a equipe participou da competição. Novamente, o clube foi
eliminado na 1ª fase. Desta vez, perdeu o primeiro jogo para o Bahia, por 3 a 0. De acordo com o
regulamento, não houve jogo de volta.
MASCOTE DO AUTO ESPORTE
Ídolos
Estádio
Seu
estádio é o Estádio Evandro
Lélis, mais
conhecido como Mangabeirão, por
ser localizado no bairro de Mangabeira, ou Colosso Alvirrubro.
- Estádio Evandro Lélis
- Dimensões: 100 X 68
- Inauguração: 3 de setembro de 2005 - Auto Esporte 1-2 Desportiva Guarabira
- Capacidade: Mais de 15.000
pessoas
- Recorde de Público: 9.715
espectadores - Auto Esporte 0-0 Santa Cruz-PB (Paraibano 2ª Divisão 24/05/2009)
- Recorde de Público: 7.680
espectadores - Auto Esporte 2-2 Nacional de Patos (Paraibano - 15/02/2007)
- Localização: Bairro da Mangabeira - João Pessoa (PB)
AUTO ESPORTE 1939
AUTO ESPORTE 1939
AUTO ESPORTE 1951
AUTO ESPORTE 1952
AUTO ESPORTE 1956
AUTO ESPORTE 1957
AUTO ESPORTE 1957
AUTO ESPORTE 1960
AUTO ESPORTE 1987
AUTO ESPORTE 1987
AUTO ESPORTE 1990
AUTO ESPORTE 1990
AUTO ESPORTE 1991
AUTO ESPORTE 1990
AUTO ESPORTE 1991
AUTO ESPORTE 1992
AUTO ESPORTE 1992
AUTO ESPORTE 1992 Salermo, Deoclécio, o goleiro Zenóbio, Adriano, Carlinhos Paraiba, Gilmar, Valber, Betinho, Cristiano, Isaias e Farias
AUTO ESPORTE 1994
AUTO ESPORTE 1996 betinho, pepe bel,claudio henrique, aroldo, farias, andre jaguaribe, carlos roberto, riva
AUTO ESPORTE 1997
AUTO ESPORTE 1998
AUTO ESPORTE 2000
AUTO ESPORTE 2004
AUTO ESPORTE 2005
AUTO ESPORTE 2005
AUTO ESPORTE 2006
AUTO ESPORTE 2007
AUTO ESPORTE 2007
AUTO ESPORTE 2010
AUTO ESPORTE 2011
AUTO ESPORTE 2012
AUTO ESPORTE 2012
AUTO ESPORTE 2013
AUTO ESPORTE 2013
AUTO ESPORTE 2014
AUTO ESPORTE 2014
AUTO ESPORTE 2014
AUTO ESPORTE 2015
AUTO ESPORTE 2015
AUTO ESPORTE 2016
AUTO ESPORTE 2016
JUNIOR MANDACARU
LEE
NAZARIO COM DUDU DO CSA
ROBERTINHO
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