lunes, 26 de diciembre de 2016

FUTEBOL PAULISTA * PARTE 1

FUTEBOL PAULISTA * PARTE 1

O ESTADO DE SAO PAULO NO BRASIL

CIDADES PAULISTANAS

AVENIDA PAULISTA 

AVENIDA PAULISTA

PORTO DE SANTOS

O Campeonato Paulista de Futebol, mais conhecido como Campeonato Paulista ou ainda Paulistão, é a competição profissional desse esporte no estado de São Paulo. Organizado pela Federação Paulista de Futebol, é a liga de futebol mais antiga do Brasil, sendo realizada ininterruptamente desde 1902.[1] [2] Teve como primeiro campeão o São Paulo Athletic.[3]
Seu atual campeão é o Santos, vencedor da edição de 2015, quando conquistou seu vigésimo primeiro título na competição. O maior campeão da competição é o Corinthians, com 27 conquistas. Além do Corinthians, os maiores campeões são o Palmeiras com 22 títulos, e Santos e São Paulo com 21. A rivalidade entre estes quatro times, que figuram no grupo das maiores equipes do Brasil, está marcada na história desta competição. Outros 12 clubes já venceram a principal divisão do futebol paulista ao longo de sua história, que contou com a participação de 102 clubes diferentes.
Atualmente, o torneio da Primeira Divisão é disputado por 20 equipes e normalmente realizado entre janeiro e meados de maio da temporada do futebol brasileiro. Desde 2012, por questões de patrocínio, é também chamado por Paulistão Chevrolet.[4] [5]
TIMES PAULISTAS


HISTORIA DO FUTEBOL PAULISTA
A HISTORIA DO FUTEBOL PAULISTA

A HISTORIA DO FUTEBOL PAULISTA

A HISTORIA DO FUTEBOL PAULISTA

Charles Miller foi o responsável pela criação do primeiro torneio de futebol no Brasil, no estado de São Paulo.[6] Charles introduziu as regras do futebol em seu país após seu retorno da Inglaterra, onde ele realizada seus estudos e descobrira o esporte.[6] Em 14 de dezembro de 1901 é fundada a Liga Paulista de Foot-Ball, acrônimo LPF, sendo composta inicialmente por cinco equipes: São Paulo Athletic, Internacional, Mackenzie, Germânia e Paulistano.[7] [8] Entre abril e outubro de 1902 estas equipes competiram na primeira edição do torneio, que teve o São Paulo Athletic Club como campeão[7] [9] e o próprio Charles como artilheiro.[10] Diferente da Argentina e do Uruguai, o futebol era restrito às elites em seus primeiros momentos no Brasil.[6] [11]
Nos anos seguintes a popularidade do futebol foi crescendo. O Paulistano, uma equipe composta pelos filhos das famílias mais ricas de São Paulo[12] , tornou-se a equipe mais forte do estado.[13] Contudo, a base da popularidade do esporte começou a mudar após a brilhante turnê do Corinthian, uma equipe amadora de Londres, realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro.[14] Eles venceram facilmente os melhores times brasileiros da época e causaram uma impressão bastante favorável nos fãs mais jovens do esporte.[14] Pouquíssimo tempo depois, um grupo de trabalhadores inspirou-se neles e fundou o primeiro time popular da cidade: o Corinthians.[14]
Dos Anos 10 ao final dos Anos 30
SANTOS X CORINTHIANS 1919

O crescimento da popularidade do futebol entre as classes mais baixas gerou um racha na LPF. Seus diretores defendiam que o futebol deveria continuar sendo um esporte das elites. Esta diferença de opinião levou a criação de outra liga, a Associação Paulista de Esportes Atléticos, acrônimo APEA, que promoveu o esporte dentre de todas as classes sociais. Corinthians, Palestra Itália, uma nova equipe composta por imigrantes italianos, e Paulistano ajudaram a compor a nova liga[16] .
A LPF encerrou suas atividades em 1917. Até 1926, a APEA permaneceu sendo a única liga em São Paulo. Equipes fortes, grandes multidões e jogadores como Neco do Corinthians e Arthur Friedenreich do Paulistano contribuíram para a febre futebolística que converteu o futebol, de "diversão de estrangeiro", para o esporte mais popular no Brasil[16] . Debates cercaram a questão de que se o futebol deveria ser profissionalizado ou se deveria permanecer um simples empreendimento amador. O Paulistano, recordista de títulos na época, recusou-se a tornar-se profissional e criou em 1925 a Liga dos Amadores de Futebol, acrônimo LAF. A competição entre as duas ligas alimentou a expansão do número de times e clubes do interior do estado começaram então a aderi-las[16] .
Profissionalização
CAMPEONATO PAULISTA ANOS 30

A partir de 1930, com a queda da LAF e o encerramento das atividades do departamento de futebol do Paulistano, uma nova era no futebol paulista começou. Os jogadores tornaram-se profissionais em 1933, quando a Liga Bandeirante de Futebol foi criada[16] . Corinthians e Palestra Itália assumiram suas posições como os times mais fortes e populares do estado. Então um novo clube surge para competir pelos corações dos torcedores. Alguns dissidentes do Paulistano, favoráveis à profissionalização, juntamente com os diretores da A.A. das Palmeiras se unem para formar o São Paulo Futebol Clube, a terceira força da cidade.[17] [18]
O Paulistão de 1933 entrou para a história do futebol brasileiro por ter sido o primeiro campeonato profissional de futebol no Brasil. O primeiro jogo de futebol profissional do Brasil foi um amistoso realizado na Vila Belmiro, em 12 de março, com vitória do São Paulo por 5 a 1 sobre o Santos. E Arthur Friedenreich, ironicamente um contrário à profissionalização, fez o primeiro gol "remunerado" da história do futebol do País.
Era moderna
INAUGURACAO DO ESTADIO DO PACAEMBÚ

A APEA cessou suas atividades em 1938, e após algumas mudanças de nome, a original Liga Bandeirante de Futebol tornou-se oficialmente a Federação Paulista de Futebol, acrônimo FPF, em 22 de abril de 1941. São Paulo assinou com Leônidas da Silva no ano seguinte e venceu cinco das oito edições seguintes do campeonato. O Palestra Itália mudou seu nome para Palmeiras em 1942 devido à Segunda Guerra Mundial e à lei que baniu referências no esporte às potências do Eixo, e foi o campeão daquele ano. O futebol cresceu dentro do estado e a segunda divisão foi criada em 1948, permitindo que equipes do interior participassem da competição principal. O XV de Novembro da cidade de Piracicaba foi a primeira equipe promovida à elite.
MASCOTES CAMPEONATO PAULISTA 1947

PONTAPÉ INICIAL DE CHARLES MILLER - SAO PAULO X SOUTHAMPTON 1948

São Paulo, Palmeiras e Corinthians dominaram os títulos no começo dos anos 50.[9] O Santos, mesmo competindo em alto nível, teria que esperar mais alguns anos para alcançar o status dos três da capital.
No ano de 1957 o futebol viu o nascimento de seu maior jogador em todos os tempos: Pelé. Seus gols fantásticos levaram o Santos a vencer nove dos próximos doze campeonatos.[9]
Pelé foi o artilheiro do campeonato em todos os anos entre 1957 e 1965[10] , incluindo o recorde de tentos em uma única edição, 58 gols no ano de 1958.[10] Naquele tempo, o Santos venceu uma série de competições, a nível estadual, nacional, continental e intercontinental. O Palmeiras, com a Academia comandada por Ademir da Guia, foi o único na época capaz de tentar frear tal domínio dos anos 60.
Desde os anos 60, o Brasil passou a desenvolver competições nacionais mais maduras, que passaram a competir com os torneios estaduais pela atenção dos torcedores. Demoraria, porém, um certo tempo para que a competição paulista perdesse seu espaço e muitos campeonatos ainda entrariam para a história do futebol brasileiro.
MISS PAULISTAO 1962

OS CRAQUES DO PAULISTAO 1963

Anos 70
Na decisão do Campeonato Paulista de 1973, um erro de arbitragem fez com que dois campeões fossem proclamados: o Santos e a Portuguesa. O jogo entre o campeão do primeiro turno (Santos) e o campeão do segundo turno (Portuguesa), terminou empatado por 0 a 0. Com o empate também na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. O árbitro Armando Marques errou na contagem e encerrou as cobranças, quando o placar marcava 2 a 0 para o Santos, embora a Portuguesa ainda tivesse duas cobranças por efetuar. Depois de terminar a disputa, Marques se deu conta do erro, mas já era tarde, pois a equipe paulistana já havia deixado os vestiários. A solução da FPF foi dividir o título.
Em 1977, o Corinthians encerrou a amarga espera de 23 anos sem títulos ao bater a Ponte Preta na final do campeonato. Depois disso, o começo dos anos 80 ficou marcado pelas batalhas entre Corinthians, de Sócrates, e São Paulo, de Serginho Chulapa.
MARINHO PEREZ (PORTUGUESA), PABLO FORLÁN (SAO PAULO), LUIZ PEREIRA (PALMEIRAS), CLODOALDO (SANTOS), RIVELINO (CORINTHIANS)


PAULISTA 1973 CORINTHIANS X PALMEIRAS

SELECAO DE CAMPINAS 1978 carlos oscar mauro polozzi ze carlos odirlei lucio renato careca zenon tuta

PAULISTAO 1978


Anos 80
A Democracia Corintiana venceu em 1982 e 1983 enquanto introduziu uma nova filosofia de gestão da equipe, na qual os jogadores participavam de todas as decisões. O São Paulo tornou-se a equipe mais bem sucedida da década, vencendo as edições de 1980, 1981, 1985, 1987 e 1989, sendo estes últimos anos marcados pelo surgimento de jogadores como Müller e Silas, conhecidos na época como os "Menudos do Morumbi", em alusão ao nome de uma banda porto-riquenha chamada Menudo, que se tornou um fenômeno nacional nessa época.
Em 1986, a Inter de Limeira protagonizou uma grande zebra, ao derrotar o Palmeiras na final do campeonato, em pleno Estádio do Morumbi. Em 1990, o Bragantino e o Novorizontino fizeram a primeira final só com equipes do interior, marcando a maior zebra da história do Paulistão.
JUNIOR (PALMEIRAS) & RICARDO ROCHA (SAO PAULO)




Anos 90
Em 1993, com estrelas como Evair, César Sampaio, Roberto Carlos, Zinho e Edmundo, o Palmeiras foi outro time grande que encerrou um longo jejum de títulos, de 16 anos, interrompendo o tabu com vitória por 4 a 0 sobre o arquirrival Corinthians[19] . Os torcedores do alviverde ainda viram a equipe vencer em 1994 e 1996. Neste último, o título representou a melhor campanha de uma equipe na era profissional do Campeonato Paulista[20] . Cafu, Rivaldo, Djalminha e Müller são alguns dos jogadores da "Máquina verde", que marcou 102 gols no campeonato de 1996.
O Corinthians conquistou o troféu cinco vezes no período de 1995 a 2003, tornando-se assim a equipe mais bem sucedida nos primeiros 100 anos do Campeonato Paulista, com 25 títulos.
Desde 2000, o Campeonato Paulista tem perdido a sua popularidade. As principais equipes do estado de São Paulo tratam o torneio como "preparação" para torneios mais cobiçados, como a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro. Contudo, o Paulistão ainda mantém sua importância, ao promover a revelação de novos talentos e sustentar as bases futebolísticas do interior do estado, além de cultivar a rivalidade, especialmente entre os grandes clubes.
Século XXI
No Século XXI, o Santos vem sendo o grande conquistador de títulos. Desde 2001, a equipe do litoral venceu seis campeonatos e teve estrelas como Robinho, Paulo Henrique Ganso e Neymar. O Corinthians, que é o maior vencedor da história da competição, vem na sequência com quatro títulos.

POLÉMICA NO PAULISTAO

Organização
O primeiro Campeonato Paulista foi organizado em 1902 pela Liga Paulista de Foot-Ball (LPF), entidade fundada em 1901, e contou com 10 equipes da capital.[21] Na década de 1910, aconteceu a primeira cisão no futebol paulista, que resultou na fundação da Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA). A nova entidade, que organizou seu primeiro campeonato paralelo ao torneio da LPF em 1913, defendia uma competição menos elitista. Após quatro temporadas com duas edições paralelas, a APEA prevaleceu sobre a LPF, que acabou extinta. A maior parte dos seus clubes da LPF disputaria o torneio que se considera atualmente a Segunda Divisão.[22]
Em 1926, o Paulistano liderou uma nova cisão, por ser contrário à profissionalização do futebol paulista. Ferrenho defensor do amadorismo, o clube rompeu com a APEA e decidiu criar uma nova liga, denominada Liga de Amadores de Futebol (LAF). Por três temporadas, o futebol paulista teve dois campeonatos estaduais paralelos, até a desintegração da LAF em 1930.[22] Em meados da década de 1930, ocorreu a última cisão no futebol local, novamente por conta de disputas acerca do profissionalismo. Fundou-se a Liga Paulista de Futebol, com a participação de Corinthians e Palestra Itália, os dois principais times paulistas da época.
Enfraquecida, a APEA não resistiu e acabou extinta após a temporada de 1936.[22] Entre 1937 e 1941, a nova entidade se consolidaria — foi rebatizada para Liga de Futebol Paulista (em 1937), Liga de Futebol do Estado de São Paulo (de 1938 a 1940) e, por fim, Federação Paulista de Futebol (desde 1941).[22]
Resumidamente, a ordem cronológica das entidades responsáveis pela organização do campeonato segue como:[21] [22]
INAUGURACAO ESTADIO PACAEMBÚ 1940
CORINTHIANS 4 X 2 ATLÉTICO MINEIRO

ESTADIO DO PACAEMBÚ 1941



ESTADIO DO PACAEMBÚ

Formato
O Campeonato Paulista é organizado anualmente pela Federação Paulista de Futebol, ou FPF, contando com equipes residentes no estado de São Paulo. Vinte equipes competem na divisão mais alta da liga, a Série A1.[23] Em 2014 o formato da competição foi alterado, após um contestado[24] [25] formato nas temporadas de 2011, 2012 e 2013, onde as 20 equipes jogavam entre si em turno único e as 8 melhores colocadas avançavam para a fase mata-mata, realizada em sistema de jogo único até a partida final, que era realizada em sistema de ida e volta.[23] A partir de 2014, os 20 clubes foram divididos em quatro grupos com cinco equipes cada um e os clubes de um grupo jogam com todos os clubes dos demais grupos, em turno único, classificando-se para as quartas de final os dois times com o maior número de pontos em cada grupo. Nas quartas de final, os melhores colocados de cada grupo enfrentam em casa o segundo da mesma chave em jogo único. A semifinal também será em jogo único, onde o time de melhor campanha enfrenta em casa o quarto índice técnico (e, por consequência, o segundo recebe o terceiro). A final é disputada em jogos de ida e volta. O time de melhor campanha joga a segunda partida em casa.
Assim como já acontecia nas temporadas anteriores, em 2014 as equipes que não avançarem para a fase semifinal e que não residirem na capital do estado, além do Santos Futebol Clube, competem na fase Campeonato Paulista do Interior pelo título de Campeão do Interior.[23] Também foi mantido o rebaixamento para a divisão inferior, a Série A2, dos quatro clubes que somem o menor número de pontos na fase classificatória, disputando-a no ano seguinte. Em 2014, se os quatro clubes de menor pontuação estiverem num mesmo grupo, o melhor terceiro colocado avançaria para a fase seguinte da competição.[23]
Direitos de transmissão
Atualmente, o Grupo Globo detêm os direitos de transmissão do Campeonato Paulista da Série A. O último contrato de cessão de direitos foi fechado em 2010, diretamente entre representantes dos quatro maiores clubes paulistas e da emissora carioca, que pagaria R$ 63,5 para Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.[26] Cada um deles receberia R$ 9,5 milhões nas temporadas 2011 e 2012 e um acréscimo de 20% (no total: R$ 11,5 milhões) para as temporadas 2013, 2014 e 2015.[26]
Pela primeira vez, a Federação Paulista de Futebol ficou fora da negociação, ficando responsável apenas pelo acerto referente aos demais 16 clubes que disputam o torneio.[27] São desconhecidos os valores pagos para esses outros participantes.
O contrato é válido para TV aberta (Rede Globo), TV fechada (SporTV) e pay-per-view (Premiere FC). O torneio foi transmitido em tevê aberta nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.[28]
Desde 2013 e por quatro temporadas, o canal latino-americano da ESPN também transmite jogos ao vivo para países de língua não-portuguesa na América Latina e Caribe.[29]
                                               CAMISAS DOS TIMES DO PAULISTAO

Estatísticas
Campeões Paulistas
Campeonato Paulista           Clube com mais títulos
Ano     Organizador Campeão          Vice-campeão  3º colocado         4º colocado
1902    LPF               São Paulo Athletic Paulistano        Mackenzie           Germânia
1903    LPF                São Paulo Athletic Paulistano Mackenzie   S.C. Internacional
1904    LPF                São Paulo Athletic Paulistano      S.C. Internacional Mackenzie
1905    LPF                Paulistano Germânia S.C. Internacional São Paulo Athletic
1906    LPF                Germânia S.C. Internacional A.A. das Palmeiras      Paulistano
1907    LPF                S.C. Internacional Paulistano       S.C. Americano    Mackenzie
1908    LPF                Paulistano Germânia S.C. Americano S.C. Internacional
1909    LPF                A.A. das Palmeiras Paulistano     S.C. Internacional S.C. Americano
1910    LPF                A.A. das Palmeiras S.C. Americano São Paulo Athletic Paulistano
1911    LPF                São Paulo Athletic S.C. Americano Paulistano          Ypiranga
1912    LPF                S.C. Americano(INV) Paulistano     Germânia Mackenzie
1913    LPF APEA     S.C. Americano(INV) Paulistano Ypiranga Mackenzie   S.C. Internacional A.A. das Palmeiras            Corinthians Não houve
1917    APEA            Paulistano          Palestra Itália     Santos                  Corinthians
1918    APEA            Paulistano          Corinthians        A.A. das Palmeiras Santos
1919    APEA            Paulistano          Palestra Itália     Corinthians          Ypiranga
1920    APEA            Palestra Itália    Paulistano         Corinthians          A.A. São Bento
1921    APEA            Paulistano          Palestra Itália     Corinthians          A.A. São Bento
1922    APEA            Corinthians        Palestra Itália     Sírio                     Paulistano
1923    APEA            Corinthians        Palestra Itália     Sírio                     A.A. São Bento
1924    APEA            Corinthians        Paulistano         A.A. São Bento    Santos
1925    APEA            A.A. São Bento  Corinthians        Paulistano            Santos
1926    APEA LAF     Palestra Itália(INV) Paulistano      Auto Germânia    Corinthians
Independência            Santos Antarctica
1930    APEA            Corinthians        São Paulo          Palestra Itália       Santos
1931(1) APEA            São Paulo           Palestra Itália     Santos                  Atlético Santista
1932    APEA            Palestra Itália(INV) São Paulo        Juventus              Germânia
1933    APEA            Palestra Itália    São Paulo          Portuguesa           Corinthians
1934    APEA            Palestra Itália    São Paulo          Portuguesa           Corinthians
1938    LFESP Corinthians(INV) São Paulo Portuguesa Santista                    Palestra Itália
1940    LFESP            Palestra Itália    Portuguesa        Ypiranga              Corinthians
1941    FPF                Corinthians        São Paulo          Palestra Itália       Portuguesa
1942    FPF                Palmeiras           Corinthians        São Paulo             Ypiranga
1943    FPF                São Paulo           Corinthians        Palmeiras             Juventus
1944    FPF                Palmeiras           São Paulo          Corinthians          Ypiranga
1945    FPF                São Paulo           Corinthians        Palmeiras             Portuguesa
1946    FPF                São Paulo(INV)     Corinthians        Portuguesa           Santos
1947    FPF                Palmeiras           Corinthians        Portuguesa           São Paulo
1948    FPF                São Paulo           Santos               Ypiranga              Corinthians
1949    FPF                São Paulo           Palmeiras          Portuguesa           Santos
1950    FPF                Palmeiras           São Paulo          Santos                  Portuguesa
1951    FPF                Corinthians        Palmeiras          Portuguesa           São Paulo
1952    FPF                Corinthians        São Paulo          Portuguesa           Palmeiras
1953    FPF                São Paulo           Palmeiras          Corinthians          Portuguesa
1954    FPF                Corinthians        Palmeiras          São Paulo             Santos
1955    FPF                Santos                Corinthians        São Paulo             Palmeiras
1956    FPF                Santos                São Paulo          Corinthians          Palmeiras
1957    FPF                São Paulo           Santos               Corinthians          Palmeiras
1958    FPF                Santos                São Paulo          Corinthians          Palmeiras
1959    FPF                Palmeiras           Santos               São Paulo             Ferroviária
1960    FPF                Santos                Portuguesa        Corinthians          Palmeiras
1961    FPF                Santos                Palmeiras          São Paulo             Portuguesa
1962(2) FPF                Santos    Corinthians e São Paulo Não houve              Palmeiras
1963    FPF                Palmeiras           São Paulo          Santos                  E.C. São Bento
1964    FPF                Santos                Palmeiras          Portuguesa           Corinthians
1965    FPF                Santos                Palmeiras          Corinthians          Portuguesa
1966    FPF                Palmeiras           Corinthians        Santos                  Comercial
1967    FPF                Santos                São Paulo          Corinthians          Palmeiras
1968    FPF                Santos                Corinthians        Ferroviária           Portuguesa
1969    FPF                Santos                Palmeiras          São Paulo             Corinthians
1970    FPF                São Paulo           Palmeiras e Ponte Preta Santos       Corinthians
1971    FPF                São Paulo           Palmeiras          Corinthians          Santos
1972    FPF                Palmeiras(INV)     São Paulo         Santos                Corinthians
1973(3) FPF                Santos e Portuguesa Palmeiras    Corinthians          Guarani
1974    FPF                Palmeiras           Corinthians        Santos                  Portuguesa
1975    FPF                São Paulo           Portuguesa        Palmeiras             Corinthians
1976    FPF                Palmeiras           XV de Piracicaba Guarani              Botafogo-SP
1977    FPF                Corinthians        Ponte Preta        Palmeiras             São Paulo
1978    FPF                Santos                São Paulo          Guarani               Palmeiras
1979    FPF                Corinthians        Ponte Preta        Palmeiras             Guarani
1980    FPF                São Paulo           Santos               Ponte Preta           Corinthians
1981    FPF                São Paulo           Ponte Preta        Guarani               Palmeiras
1982    FPF                Corinthians        São Paulo          Palmeiras             Ponte Preta
1983    FPF                Corinthians        São Paulo          Santos                  Palmeiras
1984    FPF                Santos                Corinthians        São Paulo             Palmeiras
1985    FPF                São Paulo           Portuguesa        Guarani               Ferroviária
1986    FPF                Inter de Limeira Palmeiras          Corinthians          Santos
1987    FPF                São Paulo           Corinthians        Santos                  Palmeiras
1988    FPF                Corinthians        Guarani             São Paulo             São José
1989    FPF                São Paulo           São José            Corinthians          Bragantino
1990    FPF                Bragantino        Novorizontino   Corinthians          Palmeiras
1991    FPF                São Paulo           Corinthians        Palmeiras             Portuguesa
1992    FPF                São Paulo           Palmeiras          Mogi Mirim          Ponte Preta
1993    FPF                Palmeiras           Corinthians        São Paulo             Santos
1994    FPF                Palmeiras           São Paulo          Corinthians          Santos
1995    FPF                Corinthians        Palmeiras          Portuguesa           São Paulo
1996    FPF                Palmeiras           São Paulo          Portuguesa           Corinthians
1997    FPF                Corinthians        São Paulo          Santos                  Palmeiras
1998    FPF                São Paulo           Corinthians        Portuguesa           Palmeiras
1999    FPF                Corinthians        Palmeiras          São Paulo             Santos
2000    FPF                São Paulo           Santos               Corinthians          Palmeiras
2001    FPF                Corinthians        Botafogo-SP      Ponte Preta           Santos
2002(4) FPF                Ituano                União São João  Rio Branco-SP     Juventus
2003    FPF                Corinthians        São Paulo          Portuguesa Santista Palmeiras
2004    FPF                São Caetano      Paulista             Santos                  Palmeiras
2005    FPF                São Paulo           Corinthians        Santos                  Santo André
2006    FPF                Santos                São Paulo          Palmeiras             Noroeste
2007    FPF                Santos                São Caetano      São Paulo             Bragantino
2008    FPF                Palmeiras           Ponte Preta        São Paulo             Guaratinguetá
2009    FPF                Corinthians(INV) Santos                Palmeiras             São Paulo
2010    FPF                Santos                Santo André      Grêmio Prudente  São Paulo
2011    FPF                Santos                Corinthians        Palmeiras             São Paulo
2012    FPF                Santos                Guarani             São Paulo             Ponte Preta
2013    FPF                Corinthians        Santos               São Paulo             Mogi Mirim
2014    FPF                Ituano                Santo s              Palmeiras             Penapolense
2015    FPF                Santos                Palmeiras          Corinthians          São Paulo
2016     FPF                 Santos                  Audax Osasco    Corinthians            Palmeiras
(INV) Campeão invicto
(1) O Campeonato Paulista de Futebol de 1931 foi vencido pelo São Paulo Futebol Clube, posteriormente apelidado de São Paulo da Floresta, que fechou suas portas em 1935 e, após um breve período de inatividade, foi refundado em dezembro de 1935 mantendo o nome e demais tradições que ostenta até hoje. Por estas razões, o título de 1931 é reconhecido como sendo do São Paulo Futebol Clube, independentemente se antes ou após sua reorganização.[30] [31] [32]
(2) O Campeonato Paulista de Futebol de 1962 teve como campeão a equipe do Santos. Como o regulamento não previa critérios de desempate entre os vices, Corinthians e São Paulo, que empataram no número de pontos, foram declarados vice-campeões.[33] [34]
(3) O Campeonato Paulista de Futebol de 1973 foi decidido nos pênaltis, entre Santos e Portuguesa. Após a terceira rodada de cobranças, o placar estava 2x0 para o Santos. Erradamente, o árbitro Armando Marques encerrou a partida, declarando o Santos como campeão (na verdade, a Portuguesa ainda tinha a chance de empatar a série). No dia seguinte, a FPF tentou corrigir o engano e declarou as duas equipes como campeãs. O Palmeiras, que havia feito a melhor campanha na primeira fase, herdou o vice-campeonato.[35] [36]
(4) No Campeonato Paulista de Futebol de 2002, não houve a participação de Corinthians, Etti Jundiaí, Guarani, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano e São Paulo, devido a participação destes no Torneio Rio-São Paulo de 2002.
RIVELINO, EVAIR, PELÉ, DJALMA SANTOS, RAÍ 
5 CRAQUES PARA 5 TIMES GRANDES
CORINTHIANS, PALMEIRAS, SANTOS, PORTUGUESA, SAO PAULO

Campeonato Paulista Extra
Ano  Organizador Campeão    Vice-campeão 3º colocado 4º colocado
1926 [37]                  APEA         Palestra Itália Sírio Santos A.A. São Bento
1938 [38]                  APEA         Palestra Itália Corinthians São Paulo Railway  Santos
Supercampeonato Paulista
Ano  Organizador Campeão    Vice-campeão                     3º colocado  4º colocado
2002 FPF                São Paulo   Ituano            Corinthians    Palmeiras
Títulos por clube
Equipe            Títulos Vices Invicto Tetra Tri Bi Último título
 Corinthians     27         21      05         0        03   02       2013
 Palmeiras        22         25      03         0        01   02       2008
 Santos             22         11      0           0        03   03       2016
 São Paulo        21         23      01         0        0     05       2005
Paulistano        11         10      02         01      0     01       1929
São Paulo Athletic       04      0           01      0     01 0    1911
 Portuguesa      03         04      0           0        0     01       1973
A.A. das Palmeiras       03      0           02      0     0   01  1915
Germânia         02         03      0           0        0     0          1915
S.C. Americano 02      02      02         0        0 01            1913
Internacional    02         01      0           0        0     0          1928
A.A. São Bento            02      01         01      0     0   0      1925
 Ituano             02         0        0           0        0     0            2014
 São Caetano   01         01      0           0        0     0            2004
 Bragantino      01         0        0           0        0     0            1990
 Inter de Limeira           01      0           0        0     0   0       1986
 Ponte Preta     0           05      —         —      —   — —
Ypiranga          0           03      —         —      —   — —
Campos Elíseos            0        02         —      —   — —        —
Mackenzie       0           02      —         —      —   — —
 Guarani           0           02      —         —      —   — —
 Paulista           0           01      —         —      —   — —
 União São João           0        01         —      —   — —        —
 Botafogo-SP   0           01      —         —      —   — —
Novorizontino 0           01      —         —      —   — —
 São José          0           01      —         —      —   — —
 Santo André    0           01      —         —      —   — —
 XV de Piracicaba        0        01         —      —   — —        —
 Jabaquara        0           01      —         —      —   — —
Auto Sport       0           01      —         —      —   — —
União Lapa      0           01      —         —      —   — —

TIMES DO POVO

CLÁSSICO : CORINTHIANS X PALMEIRAS

EDMUNDO X TEVEZ 
PALMEIRAS X CORINTHIANS

O MILAGRE DO PACAEMBÚ

CLÁSICO JUVENAL
Juventus x Nacional

CLÁSSICO COME-FOGO

ZITO & DJALMA SANTOS
SANTOS  X PALMEIRAS

A HISTORIA DO CLÁSSICO JUVENAL

LENDAS DO CLÁSSICO DE CAMPINAS
GUARANÍ X PONTE PRETA

O CLÁSSICO RIOCLARENSE

O JOGO DAS BARRICAS




No hay comentarios:

Publicar un comentario