jueves, 22 de diciembre de 2016

BOTAFOGO DE JOAO PESSOA

BOTAFOGO DE JOAO PESSOA

Botafogo Futebol Club é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de João Pessoa. Fundado em 28 de setembro de 1931 por um grupo de estudantes, é um dos clubes mais tradicionais do Estado da Paraíba.
Tem como mascote o xerife e suas cores são o preto e o branco. Na década de 1970, incorporou a cor vermelha no escudo em homenagem à Bandeira da Paraíba e para se diferenciar do distintivo do Botafogo de Futebol e Regatas. Sua principal alcunha é Belo[nota 1] e costuma mandar seus jogos no Estádio José Américo de Almeida Filho.
O Estádio José Américo de Almeida Filho teve a sua partida inaugural no dia 9 de março de 1975 no jogo entre o Botafogo da Paraíba contra o seu xará do Rio de Janeiro. O Botafogo carioca venceu por 2 a 0, sendo o primeiro gol da história do estádio marcado por Tiquinho aos 15 minutos. O estádio teve a sua reinauguração no dia 3 de junho de 2014 em uma partida contra o América de Natal, em que o Botafogo-PB perdeu por 1 a 0 com o gol de Jéferson.
É o clube que possui mais títulos do Campeonato Paraibano de Futebol, com 27 títulos, sendo cinco deles tricampeonatos (recordista da competição). É também o primeiro e único time da Paraíba a ter sido campeão oficialmente de uma das divisões do Campeonato Brasileiro de Futebol,[nota 2] ao ter vencido a Série D do Nacional de 2013.[1] [2]
Seu principal adversário é o Treze, com quem faz o Clássico Tradição, e o Campinense. Os três são os clubes de futebol de maior torcida da Paraíba.[3]
Nome                   Botafogo Futebol Clube (João Pessoa)
Alcunhas             Belo
O alvinegro da estrela vermelha
Xerifão do Nordeste
Tricolor do Contorno
Botinha
Torcedor/Adepto     Alvinegro
Mascote               Xerife
Fundação            28 de setembro de 1931 (84 anos)
Estádio                Almeidão
Capacidade         35 770 pessoas
Localização         João Pessoa,

História do Botafogo da Paraíba

Beraldo de Oliveira, Manoel Feitosa, Livonete Pessoa, José de Melo, Edson de Moura Machado e Enock foram os grandes que fundaram o Botafogo Futebol Clube. Depois de uma Assembleia , a 28 de setembro de 1931, eles se decidiram por este nome e fizeram então a primeira diretoria do clube.
Primeiro Título
A caminhada do Botafogo começou no ano seguinte à fundação, em 1932, quando o clube ingressava na extinta Liga Suburbana. Seu primeiro jogo foi contra o São Bento, de Bayeux, que tornara-se o seu mais terrível adversário. O jogo entre ambos acabou registrando um empate em 2 x 2, na decisão do Campeonato Suburbano. Este resultado deu o primeiro título ao Botafogo.
Primeiro Título Estadual
O Botafogo ganhou o seu primeiro título estadual em 1936, decidindo com o Sol Levante num jogo disputado no dia 13 de dezembro daquele ano, vitória botafoguense por 3 x 2, resultado que lhe valeu a conquista do seu primeiro campeonato estadual. Lucas (2) e Pilota marcaram para o alvinegro. O campeão utilizou os seguintes atletas: Pagé, Euclides, Márcio Teixeira, Pedro Macaco, Lemos, Américo Filho, Tonico, Ronal, Lucas, Hélio e Evan Holmes.
Crescimento do Clube
O título deu mais ânimo ao clube e meses depois dava entrada de um ofício pedindo filiação à extinta Liga Desportiva Paraibana. Depois da filiação, o Botafogo passou a pensar na formação de uma boa equipe e como primeiro reforço contratou o goleiro Pagé, que tornou-se uma lenda do futebol paraibano.
Além de Pagé, o Botafogo trouxe do Palmeiras Miguel, Nilo, Euclides, Juarez e Humberto Sorrentino. Também chegava para o Botafogo Tonico (Antônio de Abreu e Lima), que mais tarde seria presidente do clube. Além de Tonico, o Botafogo trouxe do Vasco os atletas Hélio Falcão, Ireno Abreu de Figueiredo e José Laurentino. Mesmo com o time já formado, com a contratação de jogadores do Palmeiras e Vasco da Gama, o Botafogo queria muito mais e conseguiu dois jogadores da região: Júlio Milanez e Misael Barbosa, do Vencedor, um dos rivais do clube botafoguense na época. Com este elenco, o Botafogo tornou-se uma agremiação respeitada, principalmente porque seus torcedores passaram a cobrar vitórias, isso em razão da qualidade de cada jogador. O Botafogo é o maior vencedor do campeonato paraibano com 27 conquistas, enquanto o Campinense soma 18 troféus e em seguida vem o Treze Futebol Clube, 15 vezes campeão.
Matador de Tri-campeões
O Botafogo Futebol Clube foi apelidado pela revista Placar, como o "Matador de Tricampeões". Essa denominação surgiu devido as vitórias sobre o Flamengo-RJ no Maracanã por 2 a 1 e o Internacional-RS também por 2 a 1 no estádio Almeidão pelo Campeonato Brasileiro da Série A ambos em 1980. Esses dois clubes, no mesmo ano, tornaram-se tricampeões de seus estados e foram derrotados por um dos melhores elencos da história do Botafogo Futebol Clube.
Surgimento do apelido "Belo"
A expressão Belo, apelido pelo qual o clube é carinhosamente chamado por sua torcida, nasceu da vibração de um gol. Ao presenciar um golaço do Botafogo, Antônio de Abreu e Lima (conhecido por Tonico), na época conselheiro do clube, gritou com tanta intensidade e vibração o adjetivo, que levou os torcedores a se unirem e gritarem juntos.
Recorde de Público
No ano de 1998, o Botafogo realizou uma de suas melhores campanhas de todos os tempos no futebol estadual. Campeão do 1º, 2º e 3º turnos, levou um público de 44.268 pessoas para assistirem à partida decisiva do campeonato, entre Botafogo vs Campinense. Na ocasião, o Botafogo,venceu os rubro-negros de Campina Grande por 2x0.
Campeão da Copa Paraíba 2010
O Botafogo foi campeão da Copa Paraíba 2010, o Botafogo teve 4 jogos, venceu 3 e perdeu apenas 1, no segundo turno o Botafogo teve 2 vitórias, um empate e uma derrota, o Botafogo venceu o primeiro turno, e o CSP venceu o segundo turno, o Botafogo foi campeão por ser o melhor time na classificação geral, com 8 jogos, tendo 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.
Campeão Paraibano de 2013
O Botafogo foi Campeão Paraibano 2013 quebrando um jejum de 9 anos sem título. Após perder o primeiro jogo da final para o Treze no Almeidão por 1 x 0, o time da capital precisava vencer no Amigão por um placar de 2 x 0 para se sagrar campeão. O clube acaba alcançando o placar de 3 x 0 em pleno Estádio Amigão em Campina Grande, calando quase 18 mil trezeanos. Os três gols foram marcados no segundo tempo por Wanderley, aos 22, Hércules, aos 26, e Ferreira (Pênalti), aos 48 minutos do 2º tempo. O Clube chegou ao seu 26° título Paraibano, aumentando a diferença de títulos para o segundo colocado, o Campinense Clube. O Artilheiro do Campeonato foi o botafoguense Warley, que venceu o seu terceiro título seguido com os três maiores clubes do estado. O Botafogo teve um total de 18 vitórias, 7 empates e 7 derrotas no campeonato.
Campeão Brasileiro Série D 2013
O Botafogo conseguiu a vaga na Série C de 2014 após derrotar o Tiradentes - CE nas quartas de final. Venceu o primeiro jogo em casa, no Almeidão, de virada, por 2 x 1, e o jogo da volta, em Fortaleza, por 1 x 0.
Na primeira fase, o Belo esteve no grupo A4 com equipes tradicionais do Nordeste, como Sergipe e CSA. Ainda compunham o grupo: Juazeirense e Vitória da Conquista, da Bahia. O time paraibano terminou a primeira fase na liderança, com 17 pontos, seguido do Sergipe, com 16.
Nas oitavas de final, o adversário foi o Central-PE. Derrota em Pernambuco no primeiro jogo por 3 x 1. No jogo da volta, em uma partida épica, o campeão paraibano devolveu os mesmos 3 x 1 e se classificou nos pênaltis, vencendo por 5 x 3.
Nas quartas, o adversário foi o Tiradentes - CE, time de melhor campanha da primeira fase e sensação do campeonato. Venceu as duas partidas contra este adversário e garantiu vaga na série C do próximo ano.
Vale ressaltar nesta campanha vitoriosa a consagração de Warley como ídolo da torcida. O alvinegro da estrela vermelha ganhou também outro ídolo, Lenílson. O goleiro Remerson também saiu por cima, e o treinador Marcelo Vilar escreveu novamente seu nome na história do clube paraibano.
O adversário na semifinal foi o Salgueiro - PE, com o primeiro jogo em Salgueiro, onde o belo venceu por um placar de 2 x 1, e no jogo de volta, no Almeidão, se consagrou com uma vitória de 2 x 0. O adversário para a inédita final do Campeonato Brasileiro da Série D foi o Juventude/RS, que passou pelo o Tupi/MG. Após perder por 2 x 1 o primeiro jogo da final na Arena do Grêmio, o segundo jogo da grande final aconteceu em João Pessoa, onde mais de 20 mil torcedores viram o Botafogo conquistar o seu mais importante título ao vencer o jogo por 2 a 0 no Almeidão, e o Botafogo é campeão brasileiro da Série D, em 2013. O Botafogo entrou para a história, sendo o primeiro clube paraibano a conquistar um título nacional.
Campeão Paraibano de 2014
O Botafogo foi bicampeão estadual, conquistando mais uma vez o campeonato na casa do adversário, o primeiro jogo ocorreu no estádio Almeidão em João Pessoa, o segundo jogo ocorreu no estádio Amigão em Campina Grande desta vez o Botafogo conquistou o campeonato em cima do Campinense Clube, o primeiro jogo aconteceu em João Pessoa, 3 a 0 para o Botafogo com gols de Doda aos 18 minutos do primeiro tempo, o segundo gol saiu de um pênalti do zagueiro Edson Veneno que botou a mão na bola, Pio foi para a cobrança e fez 2 a 0 para o Botafogo aos 24 minutos do primeiro tempo, o terceiro gol foi aos 22 minutos do segundo tempo gol do lateral direito Ferreira fechando o placar para o Botafogo, o segundo jogo aconteceu em Campina Grande com o placar de 0 a 0 que deu o bicampeonato ao time que mais vezes conquistou campeonatos paraibanos.
Campeonato Brasileiro Série C 2014
O Botafogo após conquistar o campeonato estadual de 2014, começou bem pela Série C vencendo o "Clássico Tradição" na primeira rodada contra o Treze FC por 3 a 2 no Estádio Almeidão, e fora de casa venceu o Treze por 1 a 0 no Estádio Presidente Vargas pela décima rodada, o Botafogo teve uma boa participação na Série C 2014, estando desde a primeira rodada no g4, na rodada 18 o time saiu do g4 perdendo para o Águia de Marabá por 2 a 1 no Estádio Zinho Oliveira, esta derrota não custou apenas a classificação do Botafogo para o mata-mata, o resultado também contribuiu para o rebaixamento do Treze FC para a Série D de 2015, apesar de fatores extra-campos como a possibilidade de ser excluído da Série C terem influenciado de certa forma, o time do Botafogo lutou até onde pode para alcançar o sonho de ser o primeiro clube pessoense a jogar a Série B na era dos pontos corridos.
Preparação para a temporada de 2015
No dia 08 de dezembro de 2014, o Botafogo apresentou o elenco em um jantar no Clube Cabo Branco, o elenco disputará o Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C, a apresentação contou com a ilustre presença do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, e do Governador do estado da Paraíba Ricardo Coutinho, o Botafogo tem presentes em seu elenco em cada posição, Goleiro: Genivaldo, Remerson, Edson, Lateral Esquerdo: Alex Cazumba e Glaybson, Lateral Direito: Lucas Mendes, Toty, Toninho e Gustavo Amaral, Zagueiro: Walter, Roberto Dias, Mauro, Carlinho Rech, Volante: Zaquel, Guto, Nata, Hercules, Meia: Doda, Bismarck, Chapinha, Fábio Gama, Maurício Curiel, Atacante: Rafael Oliveira, Jonathan Belusso, Jeorge, Romarinho e Juninho, antes da apresentação, o Botafogo havia anunciado que teriam duas contratações surpresas, que no caso foram o Zagueiro Roberto Dias e o Atacante Jonathan Belusso, o Botafogo começou os trabalhos físicos no dia 9 de dezembro de 2014.
Temporada de 2015
O Botafogo garantiu a sua vaga na Copa do Nordeste de 2016, e na Copa do Brasil de 2016, sendo o segundo colocado do Campeonato Paraibano de 2015.
Na Copa do Nordeste de 2015, O Botafogo teve um desempenho abaixo do esperado, o Botafogo fez apenas 1 Ponto no Grupo D, com: Ceará, Fortaleza, River-PI e Botafogo-PB. E terminou com saldo de -5 gols, com isso o time paraibano não passou de fase.
O Botafogo se manteve na Série C com o desempenho de 2015, porém o Botafogo perdeu a chance de chegar ao mata-mata da Série C após um empate por 2 a 2 com o Fortaleza no Estádio Almeidão, os gols do Botafogo foram marcados por Gustavo (Pênalti), e por Jó de cabeça.
Preparação para a temporada de 2016
No dia 18 de dezembro de 2015, o Botafogo apresentou alguns jogadores para a temporada de 2016 para a sua torcida em um jantar realizado no Espaço Cultural, alguns jogadores não puderam comparecer ao evento.
O elenco anunciado contou com muitos jogadores conhecidos, e algumas apostas para 2016.
Os jogadores que chegaram a João Pessoa e já treinaram na Maravilha.
MASCOTE DO BOTAFOGO PB

Títulos
Nacionais
            Competição                            Títulos    Temporadas
            Campeonato Brasileiro - Série D        1    2013
Interestaduais
            Competição                            Títulos    Temporadas
            Torneio Paraiba/Pernambuco             1    1953
            Torneio Quadrangular Paraiba/Rio Grande do Norte  2          1954, 1964
Estaduais
            Competição                            Títulos    Temporadas
Campeonato Paraibano                   27           1936, 1937, 1938, 1944, 1945, 1947, 1948, 1949, 1953, 1954, 1955, 1957, 1968, 1969, 1970, 1975, 1976, 1977, 1978, 1984, 1986, 1988, 1998, 1999, 2003, 2013 e 2014
Torneio Início da Paraíba                15           1937, 1940, 1941, 1946, 1949, 1960, 1961, 1962, 1967, 1970, 1978, 1981, 1989, 1991 e 1992
            Copa Paraíba                         1             2010
Jogadores Revelados
Jogador                   Clube Atual
Raphael Barbosa de Freitas (Raphael)        Picos-PI
Clóvis Bernardo de Souza (Clóvis)  Internacional/PB-BRA
Micerlânio Fernandes da Silva (Fernandes)           São Caetano-SP
Alisson Silva Rodrigues (Da Silva)  São Bento-BRA
Maiores Artilheiros da história do Clube
  • Chico Matemático - Marcou 107 gols vestindo a camisa do Botafogo
  • Agnaldo - Marcou 101 gols vestindo a camisa do Botafogo
Jogador que mais vestiu a camisa do Belo
  • Washington Luíz - 438 jogos em 11 anos
Cores e Símbolos
Até meados do mês de abril de 1979, o pavilhão do Botafogo Futebol Clube (PB) era idêntico ao do Botafogo de Futebol e Regatas (RJ). A bandeira ou pavilhão, orgulho maior do Clube, era formado por listras horizontais, cinco pretas e quatro brancas, tendo ao ângulo superior esquerdo o símbolo do BOTAFOGO inscrito num quadrado preto cujo lado corresponderá à largura de cinco listras. O símbolo do Botafogo é uma estrela branca de cinco pontas denominada Estrela Solitária, tendo uma das pontas orientadas para o Zênite.
José Américo de Almeida Filho, ex-atleta do Clube Botafogo de Futebol e Regatas (RJ), quando posteriormente presidente do nosso Botafogo Futebol Clube (PB), conseguia como doação todo material esportivo do clube carioca (camisas, calções e meiões), todos idênticos ao do B.F.R. (RJ).
Em 20 de abril de 1979 o estatuto do Botafogo Futebol Clube foi alterado e posteriormente homologado pelo presidente da Federação Paraibana de Futebol, Sr. Genival Leal de Menezes, tendo sido publicado no Diário Oficial do Estado no dia 24 de maio daquele ano, data em que o Botafogo F.C. adotou o pavilhão retangular formado por listras horizontais, sendo cinco pretas e quatro brancas, tendo no ângulo superior esquerdo um retângulo branco, onde se dará destaque ao escudo do Botafogo, escudo esse de cor preta e uma estrela vermelha de cinco pontas ao centro.
A cor da estrela branca, que foi mudada para a cor vermelha, deve-se à sugestão do radialista e grande locutor esportivo Ivan Tomáz, que na oportunidade justificou: "para diferenciar do Botafogo F.R. do Rio de Janeiro, a estrela vermelha, juntamente com o escudo preto, lembraria as cores da bandeira do estado da Paraíba".
No dia 22 de dezembro de 1996, data da posse da nova diretoria do Botafogo F.C., quando alguns sócios ainda tinham dúvidas e chamavam o time pessoense de tricolor, José Maria Tavares de Melo Neto disse que o Botafogo não é tricolor, é alvinegro e não deveria ser chamado de tricolor e sim de: "O alvinegro da estrela vermelha", como ficou conhecido a partir daquele momento. Entretanto, consoante o hino do clube, o Botafogo é tricolor, como vemos na segunda e última estrofes a seguir: "Branca, preta e vermelha do Tricolor do Contorno são as cores. [...] O nosso Tricolor é sempre campeão porque nosso timão tem muito mais vigor".
Estrutura
O Botafogo é detentor de uma área de exatos 9,6 hectares. Localizada no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, a Maravilha do Contorno é a sede administrativa do clube pessoense, além de contar com completa estrutura para treinos, reuniões, hospedagem, dentre outros. O Botafogo ainda possui duas lojas, chamadas de "Belomania", localizadas na Avenida Almirante Tamandaré, bairro de Tambaú e na Avenida Josefa Taveira no bairro de Mangabeira. As Lojas Oficiais do Botafogo vendem, além dos vestuários de jogo e vestuários casuais, souvenirs e objetos para o lar, todos com a marca do Botafogo. As lojas ainda oferecem um setor especial para o cadastramento de planos para sócio-torcedor.
Seu CT Maravilha do Contorno fica em uma área de 9,6 hectares, no bairro do Cristo Redentor, onde está situada a sede administrativa, estão instalados dois campos de futebol (Pinheirão e Joaquim Almeida Sobrinho) com medidas oficiais, além de ampla estrutura para concentração dos atletas, como alojamento, refeitório, vestiários, sala de musculação, sala de preleção e sala de troféus.
Rivalidades

Os grandes rivais do Botafogo-PB são o Treze Futebol Clube, com quem faz o "clássico tradição", o Campinense Clube, no chamado "clássico emoção" e o Auto Esporte Clube, time da mesma cidade, com o clássico conhecido como "Botauto".


BOTAFOGO PB 1933

BOTAFOGO PB 1936

BOTAFOGO PB 1936

BOTAFOGO PB 1944

BOTAFOGO PB 1945

BOTAFOGO PB 1947 padilha, galego, ze armando, galeguinho, joao luiz, martelo, geraldo, ribeiro, giovani, nuca e noca

BOTAFOGO PB 1948

BOTAFOGO PB 1956 borracha, ññ, berto, romero, joaozinho, pedro negrinho, bola sete e zeca

BOTAFOGO PB 1957

BOTAFOGO 1958 betinho, claudioelmano, fernando, luiz carlos, xavier, laxixa, berto, ze do figo, paulo, evilazio, ze luiz

BOTAFOGO PB 1960

BOTAFOGO PB 1960

BOTAFOGO PB 1963

BOTAFOGO PB 1967

BOTAFOGO PB 1968

BOTAFOGO PB 1969

BOTAFOGO PB 1969

BOTAFOGO PB 1970

BOTAFOGO PB 1972

BOTAFOGO PB 1973 zezito, geraldo, valter moreira, valdeci santana, geronimo, marco antonio, paulinho, capelense, chico matematico, serginho e odon

BOTAFOGO PB 1975

BOTAFOGO PB 1975 mendes, jaminho, otavio souto, salvino, joao carlos, claudio, odon, bie, erasmo, nelson, benicio

                                                   BOTAFOGO PB 1975

BOTAFOGO PB 1976

BOTAFOGO PB 1977 bira, altivo, salvino, joao carlos, nicassio, mendes, chico, dau, ancelmo, ze eduardo, vandinho

BOTAFOGO PB 1977

BOTAFOGO PB 1977

BOTAFOGO PB 1978

BOTAFOGO PB 1979

BOTAFOGO PB 1980

BOTAFOGO PB 1980

BOTAFOGO PB VENCE AO FLAMENGO NO MARACANA 1980

BOTAFOGO PB 1980 mendes deca nicassio joao carlos salvino vandinho ze tira helio sururu roberto oliveira marquinhos

FLAMENGO 1 X 2 BOTAFOGO PB 1980

BOTAFOGO PB 1983  rui, zito, nascimento, da silva, carlos coelho, carlos roberto, messias, mariano, normando e lala

 BOTAFOGO PB 1984

BOTAFOGO PB 1984

BOTAFOGO PB 1985 cleonaldo, victor hugo, haroldo, josivaldo, julival, pedrinho, paulinho, merica, carlos roberto, fernando baiano, escurinho

BOTAFOGO PB 1985

BOTAFOGO PB 1986

BOTAFOGO PB 1986

BOTAFOGO PB 1986

BOTAFOGO PB 1987 silvar, vitor hugo, aluizio, cicero, cleonaldo, gerson, ze carlos silva, lico, carlos roberto, carioca, porto

BOTAFOGO PB 1988

BOTAFOGO PB 1988

BOTAFOGO 1988 gabriel, gerson, alcione, wasthington luiz, washington lobo ado, henrique, evaristo, marcio ribeiro, ney e nininho

BOTAFOGO PB 1988 Pedrinho, Gerson, Salerno, Biro-Chagas, Ramiro, Alcione, Waschington Luiz , Santana, Toninho Mineiro, Lico, Silvinho, Cássio, Pitter, Lôbo e Riva Barbosa

BOTAFOGO PB 1989

BOTAFOGO PB 1990

BOTAFOGO PB 1991 eliseu, gilson sergipano, everton, claudio, kleber, nal, waschington luiz, robson, santana e roberto nascimento

BOTAFOGO PB 1992

BOTAFOGO PB 1993 claudio, aldo, washington, lobo, junior, gerson, jorginho, dedei, mauricio, nal, rogerio, lauro

BOTAFOGO PB 1995

BOTAFOGO PB 1996

BOTAFOGO PB 1997

BOTAFOGO PB 1998

BOTAFOGO PB 1998

BOTAFOGO 1998 gilmario, freitas, lucio surubim, nido, lucio, val pilar, marcelo santos, vivi, glauco, betinho e peta

BOTAFOGO 1999

BOTAFOGO 2000

BOTAFOGO PB 2001 FUTEBOL DE BOTAO

BOTAFOGO PB 2002 balu, gubio, mauricio, isaias, ronaldo, glauber, ribinha, son, maradona, nelio

BOTAFOGO PB 2003

BOTAFOGO PB 2004 alberto, demetrius, alisson, joao paulo, capitao, clovis, raminho, lamar

BOTAFOGO PB 2006 leandro, gilberto, edvaldo, marcilio, rogerio, magrao, adriano, gaibu, elton, moises, nem

BOTAFOGO 2007 clovis, luciano silva, jiketa, marcilio, delany, alberto, raphael freitas, alan junior, missinho e alemao

BOTAFOGO PB 2008 marcilio , alan, leandro, nenen, marcone, peixinho, paulo magno, mauricio, raminho, helinho, cristiano alagoano

BOTAFOGO PB 2009 dida, pedrosa, fernando pilar, mimica, fernandinho, leandro, renatinho, joelson, jean carlos, lindoval, fredson

BOTAFOGO PB 2010

BOTAFOGO PB 2010

BOTAFOGO PB 2010

BOTAFOGO PB 2011 glaucio lima, sorato, ricardo mambore, henrique, charles vagner, genivlado,luciano mancha, edmundo, paulinho macaiba, chapinha, rogerinho, miltinho

BOTAFOGO PB 2011

BOTAFOGO PB 2012 erivelto, edgard, ronan, henrique, genivaldo, diego pitbull, nino paraiba, izaias, adriano, leomir, rogerio

BOTAFOGO PB 2013

BOTAFOGO PB 2013

BOTAFOGO PB 2013

BOTAFOGO PB 2013

BOTAFOGO PB 2013

BOTAFOGO PB 2013

BOTAFOGO PB 2014

BOTAFOGO PB 2014

BOTAFOGO PB 2014

BOTAFOGO PB 2015

BOTAFOGO PB 2016

BOTAFOGO PB 2016

CHICO MATEMÁTICO

DENTINHO 1983

DENTINHO GUERREIRO

DENTINHO GUERREIRO ARTILHEIRO DO BRASIL - REVISTA PLACAR

EDMUNDO ARTILHEIRO 2011

LENILSÓN

MISSINHO ARTILHEIRO 1994

PEDRO CASTRO

RAFAEL OLIVEIRA

VAL 

WARLEY ARTILHEIRO 2012

XAVES

2 comentarios: