HISTORIA
DE LOS MUNDIALES DE FÚTBOL
MUNDIAL
1970–
WORLD
CUP 1970 – PARTE 5
COPA
DO MUNDO 1970
POR
PRIMERA VEZ : PELOTA OFICIAL DE LA COPA DEL MUNDO
Foi
a primeira Copa do Mundo que teve a bola oficial do torneio,
fabricada pela Adidas.
Foi a bola Telstar,
a famosa bola de pentágonos pretos e hexágonos brancos. Utilizada
com sucesso na Eurocopa de 1968,
ela foi utilizada por razões simples: seu desenho e suas cores
facilitariam sua visualização nos aparelhos de TV em
preto-e-branco, maioria na época.
Curiosamente,
a Telstar teve edições com cores variadas utilizadas nas partidas.
Nos jogos Alemanha X Bulgária e México X El Salvador, ambas na 1ª
fase e na quarta-de-final Alemanha X Inglaterra, a cor da bola era
marrom clara. E na semifinal Itália X Alemanha, a bola usada no 1°
tempo da partida era branca. Só depois a bola original foi utilizada
no restante do jogo.
NO
CONTABAN CON LA ASTUCIA MEXICANA
Na
partida da primeira fase do mundial entre México e El Salvador,
ocorreu um lance bizarro aos 45 minutos do primeiro tempo: o árbitro
egípcio Ali
Khandil marcara
falta a favor do time salvadorenho. Espertamente, Padilla tocou
a bola, o juiz deixou a jogada seguir e o centroavante Valdivia marca
o primeiro gol mexicano na partida. Incrivelmente, o árbitro valida
o gol. O time salvadorenho fecha o tempo e se recusa a reiniciar o
jogo. Khandil começa a advertir os jogadores de El Salvador. Até
que os jogadores salvadorenhos chutam a bola para fora do campo. Para
evitar problemas, Khandil resolve encerrar o 1° tempo. El Salvador
voltou para jogar o 2° tempo, mas, claramente desanimados, perderam
o jogo por 4-0. Khandil nunca mais foi chamado para apitar jogos de
Copa.
PEGUE
QUE EL JUEZ PERMITE
Também
pela 1ª fase, a partida entre Suécia e Israel a pancadaria correu
solta entre os jogadores, com a complacência do árbitro
etíope Seyoum
Tarekegn.
A violência foi tamanha que, num lance do jogo em que a Suécia
vencia por 1-0, o atacante israelense Spiegler atingiu
o goleiro sueco Sven-Gunnar
Larsson após
este ter feito a defesa. Spiegler não foi expulso, e pior: 3 minutos
depois ele empatou o jogo para o estado judeu.
GOL,
SEÑAL DE LA CRUZ Y CASTIGO
Mais
uma da 1ª fase: No jogo entre Brasil X Tchecoslováquia, o
centroavante Petráš abriu
o placar para sua seleção, e foi comemorar se ajoelhando perto da
linha lateral, e fazendo o sinal da cruz (gesto comum do
catolicismo). Na final Brasil X Itália, o centroavante brasileiro
Jairzinho, ao marcar o 3° gol brasileiro, também faria o mesmo.
No
dia seguinte, pela comemoração do gol, tanto Petras quanto toda a
equipe tchecoslovaca acabaria sendo advertida pela delegação de seu
país para que fossem mais moderados nas comemorações. Pelas regras
do governo comunista da época, vigente no Leste Europeu, não eram
permitidas manifestações de cunho religioso, uma vez que o próprio
regime comunista é, na sua essência, ateu.
Pelo
jeito, a advertência da delegação tcheca não adiantou muito,
pois, no jogo seguinte, contra a Romênia, o mesmo Petráš abriu
o placar, e repetiu o gesto, com os companheiros o abraçando e o
apoiando. Mas a Romênia reagiria marcando 2 gols e virando o jogo.
EN
LA DULCE ESPERA
Outra
da 1ª fase: No jogo mais esperado desta fase, Brasil X Inglaterra,
disputado no "sol a pino" do meio-dia (horário mexicano),
após o time inglês voltar a campo para o 2° tempo, a equipe
brasileira não aparecia. O time brasileiro só voltaria a campo 5
minutos depois do tempo marcado para o reinício do 2° tempo. Os
jogadores ingleses ficaram expostos no sol quente, enquanto as
câmaras filmaram o goleiro Banks descansando na sombra da trave.
LA
MALA SUERTE DE OVE
O
centroavante sueco Ove
Kindvall passou
para a história por ter tido 2 gols seus anulados: um na partida
contra a Itália e
outro na partida contra o Uruguai.
EL
MAL DE MOCTEZUMA
Na
partida das quartas-de-final entre Alemanha X Inglaterra, Gordon
Banks não
pôde jogar devido a uma intoxicação alimentar causada pelo "Mal
de Montezuma", um tipo de desarranjo intestinal que a água de
torneira causa em algumas regiões do México. O pior é que o
substituto de Banks, Peter
Bonetti,
também sofria do mesmo mal, e não informou aos médicos da
delegação acerca do seu estado de saúde, e que bebera a mesma água
que Banks. As câmeras de TV mostravam as expressões faciais
de Bonetti
durante o jogo, mostrando que estava sendo dilapidado pela
desidratação (um dos sintomas da doença) e o calor. Diante disso,
os alemães reagiram de forma espetacular para vencer o jogo por 3-2,
num jogo em que perdiam por 2-0.
REGRESO
TRIUNFAL
Quatro
Seleções retornam a uma Copa do mundo após um longo hiato:
Y
UN BUEN DÍA LA TV EMPEZÓ A MANDAR
La
novena Copa Mundial de la FIFA™ también fue un importante
espectáculo televisivo, y para amoldarse a los requerimientos de las
compañías de televisión, algunos partidos se celebraron a las 12
del mediodía.
FAIR
PLAY TOTAL
A
lo largo de todo el torneo, la violencia que había desfigurado las
dos competiciones anteriores brilló por su ausencia.
La
Copa Mundial de la FIFA™ de 1970 transcurrió sin un solo
expulsado, igualando el récord del Mundial de 1950.
EL
BRÍO DEL KAISER
El
brío de Beckenbauer
Marruecos,
que se convirtió en el primer representante de la Confederación
Africana de Fútbol (fundada en 1957) en clasificarse para la fase
final (el primer finalista africano
Egipto
en 1934, se había clasificado sin jugar un solo partido), fue una de
las principales atracciones de la primera vuelta, junto con Perú.
Los peruanos, de hecho, llegaron a cuartos de final, y supieron
defenderse de Brasil antes de sucumbir por 4-2. Pero "el
partido" de los cuartos de final enfrentó a los dos finalistas
de 1966, Inglaterra y Alemania Occidental. Con dos goles de
desventaja a 20 minutos del final, los alemanes levantaron
milagrosamente el partido y acabaron ganando 3-2 en la prórroga. Una
contienda mucho más feroz, sin embargo, esperaba a los alemanes en
la semifinal contra Italia, disputada en el recién estrenado estadio
Azteca, construido especialmente para el Mundial.
Después
de los 90 minutos reglamentarios, los dos equipos se quedaron
atascados en un empate a uno. Lo que siguió en la prórroga forma
parte de la historia del fútbol: los dos equipos inclinaron la
balanza del resultado a su favor en distintos momentos del partido en
una lucha sin cuartel. Franz Beckenbauer permaneció en el campo a
pesar de su hombro dislocado, con el brazo en cabestrillo sujeto al
cuerpo mediante una venda. Su coraje, sin embargo, no obtendría
recompensa, pues fueron los italianos los que finalmente se salieron
con la suya (4-3) y alcanzaron la final.
MERECIDAMENTE
BRASIL SE LLEVA LA JULES RIMET
-Por
primera vez se permite la sustitución de jugadores.
La
selección de Brasil es el único equipo campeón del mundo en haber
ganado todos sus partidos del torneo.
EL
MEJOR MUNDIAL DE LA HISTORIA O NO ?
Este torneo es
considerado por diversos expertos como uno de los mejores en la
historia del fútbol, debido tanto a su juego limpio
GOL
ASEGURADO
-Jairzinho
se convirtió en el único jugador que ha marcado en todos los
encuentros de un Mundial.
BOBO
BOBBY
-En
el terreno extradeportivo, el jugador inglés Bobby Moore, fue
acusado de robar un brazalete valuado en unos 2.000 € de la joyería
del hotel donde su selección se hospedaba para regalárselo a una
prostituta.
KARL
EL ATLETA
-El
alemán Karl Schnelliger era soldado y pidió a su entrenador un
permiso para ir corriendo a los entrenamientos diarios desde su hotel
recorriendo más de 8 kilómetros
FUGA
MUNDIAL
-El
fútbol era seguido por cientos de millones de telespectadores, entre
ellos los guardiacárceles de una cárcel de México que durante una
de las semifinales que vieron en un bar provocaron que 23 presos se
fugasen de la prisión.
CONFLICTO
ARABE-ISRAELI
Marruecos
se negó a tener que enfrentarse a la selección de Israel, situación
que fue salvada gracias a que, en los sorteos, ambos quedaron en
grupos diferentes.
EN
VIVO EN DIRECTO Y A COLORES "
Fue el primer Mundial televisado en colores.
PREMIO
FAIR PLAY
"
Se presentó el premio al Juego Limpio.
" La clasificación en casos en que los equipos hubieran igualado en puntos esta vez se definió por diferencia de gol, y no con la disputa de un repechaje.
" La clasificación en casos en que los equipos hubieran igualado en puntos esta vez se definió por diferencia de gol, y no con la disputa de un repechaje.
LA
PRIMER TARJETA AMARILLA DE UN MUNDIAL
Premiado
O
1º cartão amarelo foi para o soviético Evgeny Lovchev, no empate
por 0 a 0 com o México.
32
GOMOS UNA PELOTA
O
Mundial disputado no México marcou a estreia do 'clássico' modelo
de bola com 32 gomos
SAMBA
PARA INGLESES
"
La noche del partido entre Brasil e Inglaterra, los aficionados
brasileños concurrieron al hotel donde se alojaban los jugadores
ingleses con la intención de impedir su descanso.
ENTRENAMIENTO BRASILEÑO : PELÉ Y TOSTAO
LA
“CAMPANA DE LEIPZIG EN LA FINAL”
La
República Democrática de Alemania (DDR) y los Campeonatos Mundiales
de la FIFA sólo dan como resultado un pequeño capítulo. Sólo una
vez participó la selección de la República Democrática de
Alemania (DDR) en un torneo de la Copa Mundial de la FIFA. La
historia de 1974 es conocida. Mientras que Kurt Tschenscher tuvo una
entrada especial en el libro de historia de los Campeonatos Mundiales
de la FIFA en 1970 como árbitro de la Alemania del oeste, porque
sacó las primeras tarjetas amarillas a los deportistas Pena del
equipo anfitrión y a Lowtschew, Logofet, Asatiani y Nodija por parte
de la UdSSR) en una Copa Mundial de la FIFA celebrada el 31 de mayo
de 1970 (en el 0:0 entre México y la Unión Soviética, su colega de
la Alemania del este, Rudi Glöckner, tuvo el honor de ser el primer
árbitro alemán en dirigir una final de una Copa Mundial de la FIFA.
Glöckner,
llamado la “campana“, tuvo la suerte de haber tenido un defensor
en Sir Stanley Rous de Inglaterra. Además al británico le caía
bien el funcionario deportivo de Berlín, Helmut Riedel, que en aquel
tiempo representaba a la DDR en la ejecutiva de la FIFA. Antes de la
final se llegó a una medición de fuerzas en la nominación del
árbitro: La delegación brasileña no aceptaba a ningún europeo
procedente de las grandes naciones de fútbol, el equipo italiano
rechazaba a un árbitro de Sudamérica. Árbitros de Asia o de África
no entraban en cuestión. Rous, que había visto en los preliminares
un partido de Glöckner, abogó por el sajón de Leipzig.Pues bien:
Glöckner había pitado antes de esta Copa Mundial sólo un partido
internacional clase A, la final en el estadio Azteca era además para
él su tercer partido internacional.
Lo
curioso fue también esto: Los anfitriones mexicanos sólo tenían a
mano la bandera de la Alemania Federal para documentar la
participación de Glöckner en la final. El funcionario Glöckner
llevaba en la maleta – no está aún aclarado si por pura
casualidad o habiéndolo previsto – la bandera de la DDR con su
martillo y compás. Así se izó para él la bandera correcta, para
honra de la DDR, que así estaba representada una sola vez en un
partido final de la Copa Mundial de la FIFA.
Glöckner
presentó ciertamente un partido destacable. No se dejó engañar
soberanamente de las faltas teatrales de la estrella mundial Pelé y
negó al legendario masajista Americo entrar en el campo de fútbol.
El diario mexicano El Heraldo sentenció: “El árbitro de la DDR
actuó de una manera extraordinaria.“ Pocos días después de la
Copa Mundial de la FIFA, Glöckner pitó la final de los equipos de
alumnos de las llamadas Espartacadas infantiles y juveniles de la DDR
en Berlín. La DTSB y la DFV, es decir la Federación central del
deporte y la Asociación de Fútbol de la DDR, revalorizaron así el
significado de su acontecimiento deportivo nacional nombrando a
Glöckner y explotaron así las Espartacadas infantiles y juveniles
de forma propagandista. Glöckner, que volvió directamente de México
a la capital de la DDR, fue festejado como una estrella. Pero eso iba
en contra de su naturaleza.
GLOCKNER
EL ARBITRO DE LA GRAN FINAL
La
vida de Glöckner era la de un hombre sencillo y consecuente. Nació
el 20 de marzo de 1929 en Markranstädt y falleció allí el 25 de
enero de 1999. No era ningún gran futbolista, jugó de defensa desde
1939 hasta 1943 en el FC Sportfreunde Markranstädt, desde 1947 hasta
1951 en ZSG Glück Auf y también en BSG Stahl Markranstädt y desde
1951 hasta 1953 en BSG Rotation Leipzig Nordost. Después fue
árbitro, el mejor que ha tenido nunca la Rep. Democrática de
Alemania. Como árbitro dirigió desde 1959 hasta 1977 251 partidos
de la Primera Liga de la DDR y hasta 1977, 24 encuentros
internacionales. En total llegó a aparecer en 107 partidos
internacionales. Glöckner participó como árbitro en las rondas
finales de la Copa Mundial de la FIFA de 1970 y 1974 así como en la
ronda final de la Eurocopa de 1972, igualmente en los torneos
olímpicos de fútbol de 1964 y 1972. Pitó la segunda
final de la Copa Internacional de Feria de 1971 y la Copa de la UEFA
de 1976 así como los partidos finales de la Copa FDGB de la DDR
en 1963, 1968, 1971 y 1974. Pero el momento cumbre de su carrera como
árbitro fue la ronda final de la Copa Mundial de la FIFA
de 1970 en México, en donde pitó la final entre Brasil e Italia
(4:1). Fue por consiguiente el primer alemán que pitó el partido de
final de un Campeonato Mundial de la FIFA o de una Eurocopa.
PELÉ JUNTO A SU ESPOSA ROSEMERI
LA
GRAN FINAL
Gano
Brasil 4 a 1 pero recién de una hora de encuentro los
Brasileños pudieron desnivelar gracias al gol de Gersón , recordado
gol en ese partido fue el del lateral y capitán Carlos Alberto tras
pase de Pele en jugada que arranco del Medio con un par de driblings
de Clodoaldo.
Na
final, o Brasil saiu na frente, com Pelé cabeceando
um cruzamento de Rivellino no minuto 18. Roberto Boninsegna empatou
para os italianos após falha da defesa brasileira. Gérson bateu
um forte chute para o segundo gol, e ajudou na marcação do
terceiro, com um lançamento de falta para Pelé que cabeceou
para Jairzinho.
Pelé finalizou sua grande performance saindo da marcação da defesa
italiana e assistindo Carlos
Alberto Torres no
flanco direito para o gol derradeiro. O gol de Carlos Alberto, após
uma série de passes da seleção brasileira da esquerda para o
centro, é considerado pela BBC o gol mais bonito de todos os tempos.
Dos onze jogadores do time brasileiro, dez tocaram na bola antes do
gol.
A
vitória consagrou o Brasil como a primeira equipe a conquistar três
títulos na história das Copas.
Com
sua terceira vitória após 1958 e 1962,
o Brasil pôde reter a posse da Taça
Jules Rimet permanentemente
(ironicamente, ela seria roubada em 1983 enquanto estava em exposição
no Rio
de Janeiro e
nunca foi recuperada). O técnico brasileiro Mário
Jorge Lobo Zagallo foi
o primeiro futebolista a se tornar campeão mundial como jogador
(1958 e 1962) e como técnico, e Pelé encerrou sua carreira nas
Copas do Mundo como o primeiro (e até agora único) vencedor por
três vezes.
Jairzinho
marcou pelo menos um gol em cada dos seis jogos do Brasil (no
primeiro jogo, contra a Tchecoslováquia, ele marcou dois), um feito
que até agora não foi repetido. Porém, o artilheiro do torneio foi
Gerd Müller, da Alemanha Ocidental, com 10 gols. Müller conseguiu
marcar hat-tricks em dois jogos consecutivos, contra a Bulgária e
contra o Peru na fase de grupos.
EL
PRIMER TRI-CAMPEÓN DEL MUNDO
-Pelé
se convierte en el único jugador de la historia en jugar cuatro
mundiales y vencer en tres.
-El
once ideal de esta selección está formado por siete jugadores
brasileños: Carlos Alberto, Piazza, Clodoaldo, Gerson, Jairzinho,
Pele, Rivelino.
ADIOS
JULES RIMET
Por
ser el tercer título obtenido en 12 años, la Copa Jules Rimet que
levantó Carlos Alberto en México se quedó en Brasil para siempre.
O, por lo menos, hasta que fue robada de la Confederación brasileña,
en 1983
LA
SELECCIÓN DEL MIOPE
Brasil
era una selección moderna. Zagallo había heredado de Saldanha
(echado un año antes por llamar miope a Pelé y decir que tenía
problemas de cadera) un equipo hecho que apenas tenía fisuras.
CONCENTRACIÓN BRASILEÑA
POLITICA
Y FÚTBOL JUNTOS – TITULO Y PROPAGANDA
A
seleção brasileira de futebol de 1970 foi considerada por muitos a
maior de todos os tempos. Ao arrematar em apoteose a taça, tomou
para si o estigma de um feito heróico, num espetáculo transmitido
pela primeira vez para o povo brasileiro através da televisão. Com
forte cobertura na mídia de então, a vitória da seleção
brasileira em 1970 foi usada como instrumento de propaganda do regime
militar. Nunca o futebol seria tão bem explorado como propaganda de
um governo no Brasil como o foi em 1970. A taça Jules Rimet foi
erguida pelo próprio presidente de então, Emílio Garrastazu
Médici.
1970 foi um dos anos mais tensos da história do Brasil e do próprio regime militar implantado em 1974. No ano anterior as guerrilhas urbanas eclodiram pelo país, o seqüestro de um embaixador norte-americano pela esquerda oposicionista, revelou ao mundo o que até então os militares negavam veementemente, a existência de tortura no país. O ano da copa começou com outro seqüestro da esquerda, a do cônsul do Japão Nobuo Okushi. Iniciava-se uma sangrenta caça aos guerrilheiros. A finalidade era caçar a todos e eliminar, numa condenação à revelia a uma pena de morte pré-determinada.
Momentos antes do início do campeonato, João Saldanha, técnico que classificara a seleção para a copa, foi afastado por motivos políticos, sendo substituído por Mario Jorge Lobo Zagallo. Feitas as arestas ideológicas, o Brasil entrou em campo, eliminando todos os adversários, numa atuação antológica de um elenco luxuoso, com Pelé, Tostão, Rivelino, Jairzinho, Gérson, Carlos Alberto Torres e Clodoaldo entre eles.
Enquanto o povo delirava com os gols, a economia atingia o auge do que se chamou “Milagre Econômico”, mostrando um país próspero e feliz. Nas celas os presos eram torturados, mortos e desaparecidos. Nas rádios o hino da copa ecoava para os noventa milhões de brasileiros: “Pra frente Brasil!”
A máquina de propaganda do regime militar nunca foi tão bem-sucedida como naquele ano, tendo como elemento principal a vitória da seleção, e a imagem heróica dos seus jogadores. Comparado a história contemporânea, o uso da imagem da seleção brasileira do tri-campeonato só perdeu para a propaganda do regime nazista, nas Olimpíadas de Berlim, em 1936.
A Era do Milagre EconômicoNa época da Copa de 1970, o Brasil vivia o auge do que foi chamado de “Milagre Econômico”, que aconteceu de 1969 a 1973, coincidindo com o governo do presidente general Emílio Garrastazu Médici.
O milagre econômico proporcionou o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), que atingiu um crescimento anual de cerca de 11,2%, e uma inflação estabilizada em 18%. A produção industrial aumentou, proporcionando melhores níveis de emprego. A época coincidia com os juros baixos no mercado internacional, que passava por um momento de tranqüilidade, investindo fortemente nos países em desenvolvimento, visando os grandes recursos naturais dessas nações como fiança aos empréstimos concedidos. Também as multinacionais faziam os seus investimentos no país. A facilidade de créditos internacionais levaria o Brasil a contrair, na época do regime militar, a maior dívida externa da sua história. gerando muitos empregos, e conseqüentemente, levando desenvolvimento a outros setores. Diante da prosperidade que parecia infindável, o governo militar aumentou a arrecadação de impostos.
Para justificar a continuação da sua ilegitimidade e permanecer no poder, os militares investiam em fortes campanhas de propaganda. Frases que evidenciavam a exaltação militar eram vinculadas nas rádios, televisões e jornais, como “Brasil, Ame-o ou Deixe-o” , “Ninguém Segura Este País”, ou “Pra Frente Brasil”. A propaganda era estimulada através da música, de programas de televisão, jornais, revistas e rádios.
Aproveitando-se da facilidade dos empréstimos internacionais, o milagre econômico gerou a era das obras monumentais, como a construção da Transamazônica, da ponte Rio-Niterói, da usina nuclear de Angra dos Reis, de barragens gigantescas, como a de Itaipu.
No avesso da era do milagre, que beneficiou apenas a uma classe média emergente, estavam os arrochos salariais, favorecendo poucos capitalistas brasileiros e essencialmente, aos capitalistas de multinacionais. Os grandes investimentos estatais em obras colossais geraram mais o endividamento do país do que empregos seguros.
1970 foi um dos anos mais tensos da história do Brasil e do próprio regime militar implantado em 1974. No ano anterior as guerrilhas urbanas eclodiram pelo país, o seqüestro de um embaixador norte-americano pela esquerda oposicionista, revelou ao mundo o que até então os militares negavam veementemente, a existência de tortura no país. O ano da copa começou com outro seqüestro da esquerda, a do cônsul do Japão Nobuo Okushi. Iniciava-se uma sangrenta caça aos guerrilheiros. A finalidade era caçar a todos e eliminar, numa condenação à revelia a uma pena de morte pré-determinada.
Momentos antes do início do campeonato, João Saldanha, técnico que classificara a seleção para a copa, foi afastado por motivos políticos, sendo substituído por Mario Jorge Lobo Zagallo. Feitas as arestas ideológicas, o Brasil entrou em campo, eliminando todos os adversários, numa atuação antológica de um elenco luxuoso, com Pelé, Tostão, Rivelino, Jairzinho, Gérson, Carlos Alberto Torres e Clodoaldo entre eles.
Enquanto o povo delirava com os gols, a economia atingia o auge do que se chamou “Milagre Econômico”, mostrando um país próspero e feliz. Nas celas os presos eram torturados, mortos e desaparecidos. Nas rádios o hino da copa ecoava para os noventa milhões de brasileiros: “Pra frente Brasil!”
A máquina de propaganda do regime militar nunca foi tão bem-sucedida como naquele ano, tendo como elemento principal a vitória da seleção, e a imagem heróica dos seus jogadores. Comparado a história contemporânea, o uso da imagem da seleção brasileira do tri-campeonato só perdeu para a propaganda do regime nazista, nas Olimpíadas de Berlim, em 1936.
A Era do Milagre EconômicoNa época da Copa de 1970, o Brasil vivia o auge do que foi chamado de “Milagre Econômico”, que aconteceu de 1969 a 1973, coincidindo com o governo do presidente general Emílio Garrastazu Médici.
O milagre econômico proporcionou o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), que atingiu um crescimento anual de cerca de 11,2%, e uma inflação estabilizada em 18%. A produção industrial aumentou, proporcionando melhores níveis de emprego. A época coincidia com os juros baixos no mercado internacional, que passava por um momento de tranqüilidade, investindo fortemente nos países em desenvolvimento, visando os grandes recursos naturais dessas nações como fiança aos empréstimos concedidos. Também as multinacionais faziam os seus investimentos no país. A facilidade de créditos internacionais levaria o Brasil a contrair, na época do regime militar, a maior dívida externa da sua história. gerando muitos empregos, e conseqüentemente, levando desenvolvimento a outros setores. Diante da prosperidade que parecia infindável, o governo militar aumentou a arrecadação de impostos.
Para justificar a continuação da sua ilegitimidade e permanecer no poder, os militares investiam em fortes campanhas de propaganda. Frases que evidenciavam a exaltação militar eram vinculadas nas rádios, televisões e jornais, como “Brasil, Ame-o ou Deixe-o” , “Ninguém Segura Este País”, ou “Pra Frente Brasil”. A propaganda era estimulada através da música, de programas de televisão, jornais, revistas e rádios.
Aproveitando-se da facilidade dos empréstimos internacionais, o milagre econômico gerou a era das obras monumentais, como a construção da Transamazônica, da ponte Rio-Niterói, da usina nuclear de Angra dos Reis, de barragens gigantescas, como a de Itaipu.
No avesso da era do milagre, que beneficiou apenas a uma classe média emergente, estavam os arrochos salariais, favorecendo poucos capitalistas brasileiros e essencialmente, aos capitalistas de multinacionais. Os grandes investimentos estatais em obras colossais geraram mais o endividamento do país do que empregos seguros.
“PRA
FRENTE BRASIL” LA MÚSICA DE LOS CAMPEONES
No
Brasil, o povo acompanhava a seleção em jogos transmitidos pela
primeira vez pela televisão. O impacto era visível. Poucos
privilegiados deram-se ao luxo de ver a transmissão em cores,
adiantando-se em dois anos à chegada da tecnologia ao país, que se
confirmaria em 1972. No meio da vibração do povo, ecoava com grande
sucesso por todo o país, o hino da copa, “Pra Frente Brasil”, de
autoria de Miguel Gustavo.
LETRA “PRA FRENTE BRASIL”
“Noventa
Milhões em ação,
Pra frente Brasil,
Do meu coração...
Todos juntos vamos,
Pra frente Brasil,
Salve a seleção!”
“De repente
É aquela corrente pra frente
Parece que todo Brasil deu a mão...
Todos ligados na mesma emoção...
Tudo é um só coração!”
Pra frente Brasil,
Do meu coração...
Todos juntos vamos,
Pra frente Brasil,
Salve a seleção!”
“De repente
É aquela corrente pra frente
Parece que todo Brasil deu a mão...
Todos ligados na mesma emoção...
Tudo é um só coração!”
Todos
juntos vamos
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Seleção
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Seleção
O sucesso do hino e a empolgação extasiante do povo, fizeram com que o governo começasse a usar a seleção como objeto de propaganda política.
RECIBIMIENTO OFICIAL Y PREMIOS A LOS JUGADORES
No
retorno, a seleção seria recebida pelo presidente Emílio
Garrastazu Médici. O general ergueu vitorioso a taça Jules Rimet. A
conquista do tri-campeonato passava a ser o maior triunfo da
propaganda do regime militar. Outros pilares que sustentavam o regime
militar, como o do então prefeito de São Paulo, Paulo Maluf,
tiraram proveito da popularidade da seleção, e, em 20 de julho,
presenteava 25 fuscas aos jogadores e à comissão técnica, todos
pagos com o cofre público.
ALGUNAS POLEMICAS SOBRE LA IDENTIDAD FÚTBOLISTICA BRASILEÑA Y EL ÉXITO MUNDIAL TRAS EL TRIUNFO DE 1970
A
operação que utiliza a seleção brasileira para fazer propaganda
política só é possível porque o futebol é um meio pelo qual
constituímos nossa identidade, nossa brasilidade. Segundo o
pesquisador Fernando Gonçalves Bittencourt, professor do Instituto
Federal de Santa Catarina (IFSC), através do futebol é possível
acompanhar o processo pelo qual nos constituímos, durante o século
XX, como nação de várias raças. “A identidade está amparada em
um sistema de práticas e símbolos que operamos em contextos
específicos. Diversos modos de ser ajudam a formar um quadro
instável do que é ser brasileiro. Com o carnaval, o samba, a
alegria, a cachaça e futebol somos identificados e nos identificamos
como brasileiros”, diz ele.
O
professor da história da Universidade Federal do Paraná (UFPR),
Luiz Carlos Ribeiro explica que a ideia do futebol como identidade
nacional brasileira foi construída nos anos 1930/40, no mesmo
momento em que foi construído o conceito da “mestiçagem”.
Segundo ele, um dos expoentes desse pensamento foi o sociólogo
Gilberto Freyre que trabalhou com o conceito do mulato como a síntese
do homem brasileiro. O jeito mulato era o responsável pelo sucesso
brasileiro no futebol, um esporte democrático, que qualquer homem
poderia jogar.
Gilberto
Freyre, (1900—1987), sociólogo e antropólogo, foi um dos grandes
nomes da história do Brasil. É criador do controverso conceito da
"Democracia Racial" brasileira, expresso na sua obra mais
conhecida: Casa Grande e Senzala (1933)
Getúlio
Vargas – presidente do Brasil entre 1930 e 1945 – apropriou-se da
amálgama de “homem brasileiro” para o seu projeto nacionalista.
“Nesse percurso dois elementos vieram reforçar esse imaginário.
Inicialmente lançou-se mão da análise freyreana de Mario Rodrigues
no livro O negro no futebol brasileiro, cuja primeira edição é
de 1947. Associado ao discurso do próprio Freyre e às crônicas de
Nelson Rodrigues (entre outros), O negro no futebol
brasileiro foi alçado a paradigma explicador da nossa eficácia
esportiva, sobretudo a partir da sua segunda edição (1962) e após
a conquista de duas Copas do Mundo (1958 e 1962)”, afirma Ribeiro.
As
Copas do Mundo se transformam então, para os brasileiros, em um
ritual em que se coloca em jogo a nossa brasilidade em relação ao
mundo. Não é á toa que o Brasil para por causa da Copa. Para
Bittencourt, esse parar é muito significativo. É a explicitação
de uma característica mítica. “Os mitos são narrativas fora do
tempo, encerram um suspensão do cotidiano”, explica ele. “Tomada
como um ritual, a Copa do Mundo realiza com êxito a tarefa cíclica
de recontar, através de suas narrativas míticas e performances, a
nossa história”, completa. Nas Copas nossa brasilidade pode ser
atualizada e confirmada.
O
futebol e a união nacional
Embora
o projeto intelectual e político de associar a imagem do Brasil e do
homem brasileiro às vitórias da seleção de futebol nas Copas do
Mundo seja anterior ao regime autoritário dos anos 60 e 70, a
ditadura opera este movimento de forma mais orgânica e planejada,
incluindo a disponibilização de recursos e a indicação de
dirigentes de futebol. O pesquisador Gilson Pinto Gil, professor na
Escola Superior de Ciências Sociais, da Universidade do Estado do
Amazonas (UEA) e estudioso do imaginário do futebol, explica que o
estímulo político-institucional por parte do governo e de suas
agências de propaganda tinha o objetivo de mostrar como se poderia
chegar ao padrão de evolução e preparo dos países europeus. “Para
a Copa de 1970 surgem comissões técnicas de preparadores físicos,
muitos saídos de escolas militares”, conta. A vitória restaurou a
confiança e o ufanismo. “Instalou-se a ideia de um Brasil que
‘ninguém poderia segurar’, pois teríamos conseguido unir a arte
ao único recurso dos europeus, a força, tornando-nos invencíveis”,
descreve Gilson Pinto Gil.
O
que o regime militar esperava com isso: legitimação. “Qualquer
regime político precisa de reconhecimento e legitimação, mesmo os
autoritários. Nesse caso, não basta o uso da violência. É preciso
também eficácia e persuasão. Identificar o regime com
a nação, fundir o governo com a pátria, exigia
agregar símbolos que legitimassem a associação pretendida”,
afirma Ribeiro. “É nesse contexto que é feita a ligação da
imagem do regime à paixão esportiva e às vitórias do Brasil nos
campos internacionais. O objetivo é transformar esses feitos
vitoriosos do homem brasileiro na imagem do regime, e o futebol –
como qualquer atividade lúdico-cultural – tem a força da emoção,
do envolvimento”, completa o pesquisador.
Um
filme que retrata esse cenário é Pra frente Brasil (1983),
direção de Roberto Farias. Na história um pacato cidadão da
classe média é confundido com um ativista político, sendo então
preso e torturado por agentes federais. Na época a censura exigiu um
prólogo dizendo que o filme era uma obra de ficção, mas não era.
CAMPEÓN
COMO JUGADOR Y COMO ENTRENADOR
"
El brasileño Mario Zagalo se convirtió en el primero en ganar un
Mundial como jugador (1958) y, luego, como entrenador.
ALGARABIA
TOTAL Y CASI SE PIERDE LA COPA
"
Durante los festejos tras la final, el trofeo se perdió de vista. El
suplente brasileño Dario lo recuperó de manos de un espectador en
una de las salidas del estadio.
EL
LEGADO DE JOAO SALDANHA
JOAO SALDANHA
El
entrenador, Joao Saldanha, quiso que su equipo jugara un fútbol
fluido y vistoso, pero complementado con un respaldo físico que fue
conseguido gracias a una concentración de meses. Aunque Saldanha fue
reemplazado por Mario Zagallo justo antes del comienzo del Mundial,
el equipo continuó jugando de la forma en que Saldanha lo había
conseguido. Y así como obtuvieron la victoria.
Lograron
convencer a Pelé para que jugara, y a él se le unieron Jairzinho y
Rivelino, el armador Gerson, el talentoso mediocampista Clodoaldo y
el influyente Carlos Alberto, un gran exponente del arte de atacar
cuando se es un marcador lateral.
El
centrodelantero Tostao también estuvo aquí, gracias a que su
carrera fue salvada gracias a una operación de ojos. Todos ellos
formaron la fuerza de ataque más importante en la historia de los
Mundiales.
LA
ESCUELA PARA EL FUTURO
Dos
três preparadores físicos que viajaram com o Brasil na Copa de
1970, dois dirigiram a seleção em Mundiais futuros: Carlos Alberto
Parreira e Claudio Coutinho. Somente Admildo Chirol não teve o
privilégio.
BRASIL
NOTA 10
Jairzinho
era o número 10 no Botafogo; Tostão, o 10 no Cruzeiro; Pelé, o
inesquecível 10 no Santos; Gérson, o 10 do São Paulo Futebol
Clube; e Rivellino, também o 10 no Corinthians. Pois não é que
quase todos esses “10” fizeram um ataque maravilhoso em 70?
Pasen
y vean, no está Garrincha, ya en brazos del aguardiente y las
mujeres. Llegaba el Pelé bicampeón mundial (58, 62) de dos cursos
flojos para su leyenda, animal de circo explotado por el Santos,
cosido a patadas (hasta ese México'70 no habría tarjetas) y con los
recuerdos de una Copa del Mundo de 1966 donde salió cojo y
triunfaron las pizarras defensivistas, algunas entradas alevosas y
hasta los arbitrajes sibilinos. En un partido preparatorio en casi
las vísperas de México, Saldanha lo dejó en el banco frente a
Bulgaria, 0-0 en Rio (jugó unos minutos) y demasiada presión para
Joao Havelange, que se cargó al técnico con la venia de los
militares, dueños del país. Al pueblo no hay que contrariarle en
cuestiones tan 'sensibles' como sus ídolos.
Su
sustituto, el histórico Mario 'Lobo' Zagallo, al que por algo ponían
'Lobo' entre nombre y apellido, reunió a los cinco intocables en el
hotel Das Palmeiras de Río en una concentración previa a un
partido. Y allí, en la habitación de O Rei, se produjo el gran
pacto: Los cinco mejores 'dieces' de Brasil jugarían todos juntos
para formar la delantera más célebre y temible de todos los
tiempos. El talento Rivelino, al extremo izquierda, Gerson a la
derecha, Tostao, seda y fuerza, y Jairzinho (que era un 'wing'
derecho diabólico), más adelantados. Y Pelé, por donde le diese la
real gana.
Zagallo,
hombre profético, lo anunció: "Seremos los primeros en llegar
a México y los últimos en irnos". Y ¡qué forma de irse!:
"Brasil jugó un fútbol digno de las ganas de fiesta y la
voluntad de belleza de su gente', Eduardo Galeano (Fútbol a sol y
sombra), para festejar el primer Mundial en color de la historia. "Si
un marciano preguntase qué es el fútbol, un vídeo del partido
Brasil-Perú del Mundial de México de 1970 lo convencería de que se
trata de una elevada expresión artística", diría Alastair
Reid, poeta escocés.
¡Apártense
vacas, que la vida es corta! Aquel equipo ganó todos los partidos
combinando la belleza y la eficacia. Fueron desfilando masticadas
grandes selecciones (Checoslovaquia 4-1, Inglaterra, Rumanía; Perú,
en cuartos 4-2 y Uruguay 3-1 en semis).
"Debía
estar prohibido jugar un fútbol tan bello", clamaron los
periódicos ingleses por los recitales de toque, movilidad,
incorporaciones sorpresas de dos laterales soberbios como Carlos
Alberto y Everaldo, más la calidad y seguridad de dos atletas
tácticos como Brito y Piazza bajo el mando de Clodoaldo. O Gerson,
que hacía de todo. Para lo de arriba se buscaban adjetivos en
Europa, y se tuvo que tirar de aquellos de asombro que lanzaron al
patizambo Garrincha en Suecia 1958. Brasil era coordinación,
estética y ganas por ser los amos de la pelota y del mundo. "Se
nos recuerda como la delantera de ataque de los cinco, pero hicimos
más faltas que los defensas", decía Tostao, aquel portento de
técnica, personalidad y coraje que pudo jugar por una especie de
milagro en sendas operaciones en Houston (Texas) que salvaron su ojo
para la ocasión.
TARCISIO
BURGNICH – PELE NO ES DE CARNE Y HUESO
Y
llegó la final contra Italia (4-1) donde Pelé marcó el primer gol
de cabeza explicado así por su defensor Tarcisio Burgnich: "Saltamos
juntos... pero cuando yo estaba en la tierra, él seguía en el
aire", o su frase aún más célebre, "Yo había pensado
para darme ánimo: Pelé es de carne y hueso, como yo. Estaba
equivocado". Porque el mito también dio el último gol a la
final, con la estampida por la derecha de Carlos Alberto y tiro
cruzado después de una jugada colectiva en la que sólo faltó que
la tocase alguno del banquillo. "Italia se enfrentó al menos a
cuatro monstruos de otro planeta. Pelé, Gerson, Rivelino y Jairzinho
son auténticos tiranos del fútbol jugado a ritmo de samba",
imposible hacerles sombra, analizó el Stampa Sera.
Escribió
Valdano que a Menotti le preguntaban sus jugadores por pura
curiosidad sobre 'O Rei': “¿Cómo se podía marcar a Pelé? Y el
'Flaco' respondía: "Con una tiza".
GOL DEL PRESIDENTE –EL CUARTO DE BRASIL
Se
le llamó el "Gol del Presidente" porque cuentan que el
mandatario brasileño vaticinó que su selección ganaría 4-1, gol
que marcó Carlos Alberto en la final frente a Italia.
RESUMEN
– LO DESTACADO DE MÉXICO 70
Gerd
Müller, o maior artilheiro
Gerd Müller: 14 gols em dois mundiais
O alemão Gerd Müller não foi apenas o artilheiro da Copa de 70. O atacante repetiu o feito na edição seguinte do evento e se tornou o maior goleador em Copas – foram 14 gols em dois torneios. Entretanto, em 1970 seus dois gols na semifinal, contra a Itália, não foram suficientes para garantir uma vaga para sua seleção na final. Jogando pelo Bayern de Munique, Gerd Müller conquistou o título europeu em 74, 75 e 76. Em 1970, ganhou a Bola de Ouro como o melhor jogador da Europa.
A consagração do Rei
Não foi só a seleção brasileira que conquistou o tri em 1970. Pelé também o conseguiu. Até hoje nenhum outro jogador participou das três conquistas de sua seleção. Pelé estava na Copa de 58, 62 e 70 e pode realmente dizer que é tricampeão mundial. O feito, aliado aos seus outros títulos e números, rendeu a ele o título de Rei do futebol. No ano de 1970, Pelé foi fundamental na conquista brasileira apresentando um futebol empolgante. Apesar de não ter sido o artilheiro, marcou quatro gols, Pelé protagonizou no México alguns dos lances mais bonitos e reprisados do futebol mundial. Para provar sua importância para aquela Copa e atestar sua imortalidade, os mexicanos colocaram na tribuna do estádio Jalisco, onde o Brasil jogou até a semifinal, uma placa em sua homenagem.
Didi comanda o Peru
A seleção peruana, comandada pelo brasileiro bicampeão mundial Didi, chegou à Copa de 1970 como a grande zebra. E não era por menos. Nas eliminatórias sul-americanas, os peruanos conseguiram tirar do torneio os favoritos argentinos. Já no México, os peruanos conseguiram a classificação para as quartas-de-final passando por Marrocos e Bulgária. Mas para chegar à semifinal, eles teriam que passar pelos brasileiros. A seleção canarinho passaria fácil pelos peruanos, que apresentaram um futebol limpo. O grande destaque desta seleção foi o atacante Teófilo Cubillas, terceiro artilheiro do torneio com cinco gols. Mas eles tinham também o fraco goleiro Rubiños e uma defesa que não conseguiu parar o ataque brasileiro.
Potencias em equilíbrio
A Copa do México não apresentou nenhuma surpresa. Na disputa das semifinais todas as seleções já tinham conquistado títulos mundiais: Alemanha Ocidental, Itália, Uruguai e Brasil. Os três últimos tinham a chance de conquistar o tricampeonato. A Inglaterra, em tese, deveria ter ficado com uma das vagas para as semifinais por ter conquistado a Copa anterior. Entretanto, sua eliminação pela também forte e favorita Alemanha não chegou a ser uma surpresa. Pelo alto nível técnico de todos os selecionados que chegaram à fase final, a Copa de 70 é considerada uma das melhores edições do torneio.
Gerd Müller: 14 gols em dois mundiais
O alemão Gerd Müller não foi apenas o artilheiro da Copa de 70. O atacante repetiu o feito na edição seguinte do evento e se tornou o maior goleador em Copas – foram 14 gols em dois torneios. Entretanto, em 1970 seus dois gols na semifinal, contra a Itália, não foram suficientes para garantir uma vaga para sua seleção na final. Jogando pelo Bayern de Munique, Gerd Müller conquistou o título europeu em 74, 75 e 76. Em 1970, ganhou a Bola de Ouro como o melhor jogador da Europa.
A consagração do Rei
Não foi só a seleção brasileira que conquistou o tri em 1970. Pelé também o conseguiu. Até hoje nenhum outro jogador participou das três conquistas de sua seleção. Pelé estava na Copa de 58, 62 e 70 e pode realmente dizer que é tricampeão mundial. O feito, aliado aos seus outros títulos e números, rendeu a ele o título de Rei do futebol. No ano de 1970, Pelé foi fundamental na conquista brasileira apresentando um futebol empolgante. Apesar de não ter sido o artilheiro, marcou quatro gols, Pelé protagonizou no México alguns dos lances mais bonitos e reprisados do futebol mundial. Para provar sua importância para aquela Copa e atestar sua imortalidade, os mexicanos colocaram na tribuna do estádio Jalisco, onde o Brasil jogou até a semifinal, uma placa em sua homenagem.
Didi comanda o Peru
A seleção peruana, comandada pelo brasileiro bicampeão mundial Didi, chegou à Copa de 1970 como a grande zebra. E não era por menos. Nas eliminatórias sul-americanas, os peruanos conseguiram tirar do torneio os favoritos argentinos. Já no México, os peruanos conseguiram a classificação para as quartas-de-final passando por Marrocos e Bulgária. Mas para chegar à semifinal, eles teriam que passar pelos brasileiros. A seleção canarinho passaria fácil pelos peruanos, que apresentaram um futebol limpo. O grande destaque desta seleção foi o atacante Teófilo Cubillas, terceiro artilheiro do torneio com cinco gols. Mas eles tinham também o fraco goleiro Rubiños e uma defesa que não conseguiu parar o ataque brasileiro.
Potencias em equilíbrio
A Copa do México não apresentou nenhuma surpresa. Na disputa das semifinais todas as seleções já tinham conquistado títulos mundiais: Alemanha Ocidental, Itália, Uruguai e Brasil. Os três últimos tinham a chance de conquistar o tricampeonato. A Inglaterra, em tese, deveria ter ficado com uma das vagas para as semifinais por ter conquistado a Copa anterior. Entretanto, sua eliminação pela também forte e favorita Alemanha não chegou a ser uma surpresa. Pelo alto nível técnico de todos os selecionados que chegaram à fase final, a Copa de 70 é considerada uma das melhores edições do torneio.
LA REVISTA MANCHETE CUBRIENDO EL MUNDIAL 1970
EXCELENTE TRABAJO
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