lunes, 19 de diciembre de 2016

FUTEBOL GOIANO

FUTEBOL GOIANO

O Campeonato Goiano de Futebol, mais conhecido como Goianão é a competição organizada pela Federação Goiana de Futebol (FGF) para disputa do título estadual entre os clubes do estado brasileiro de Goiás, contando com times da capital e do interior. Teve como primeiro campeão o Atlético Clube Goianiense.

O atual campeão é o Goiás, vencedor da edição de 2015.
O maior campeão da competição é o Goiás, com 25 títulos. Após o Goiás, os maiores campeões são o Vila Nova (15 títulos), o Goiânia (14) e o Atlético (13).

GOIANIA MODERNA

GOIAS VELHO

VALE DA LUA / GOIAS

HISTORIA DO FUTEBOL GOIANO
Em Goiás, desde 1907 tem-se notícias dos primeiros jogos de futebol, sob a iniciativa dos estudantes vindos de São Paulo, Walter Sócrates do Nascimento e Renato Marcondes de Lacerda, os quais, articulados com alguns dos estudantes citados, mais Odilon de Amorim, Alberico Camargo, João Monteiro e outros colegas do Liceu de Goiás, resolveram promover peladas, quase diariamente, no Largo do Chafariz, onde situava aquele estabelecimento de ensino. Era o início do futebol em Goiás e, no Histórico Vilarejo de Santa Luzia, hoje Luziânia (no Distrito Federal - Brasília). Estas partidas foram os primeiros relatos do futebol em Goiás.
Segundo memórias de Ofélia Sócrates do Nascimento:
“        em 1907 o Largo do Chafariz, tão quieto, tão tranquilo, passou a ser agitado pela algazarra dos jogadores de futebol                                                                                                       
Basicamente, um grupo de estudantes do Lyceu de Goiás organizava as partidas, influenciados por colegas que vinham de outras cidades, e incentivados, a partir de 1908, por Archie Macintyre, um pastor protestante inglês que esteve na cidade antes de edificar missão evangelizadora entre os índios do rio Araguaia. Segundo depoimento de Walter Sócrates do Nascimento, um dos que participava dos jogos à época:

“        O terreno era íngreme. Não tinha grama e sim um cascalho fi no. Não tinha trave e sim duas varas fincadas. O campo, inicialmente, não obedecia às regras. Era pequeno, pois começamos com seis jogadores de cada lado. Sem uniformes e sem chuteiras. Jogávamos com a roupa do corpo. As marcações do campo eram feitas com riscos no chão. Os treinos eram feitos na parte da tarde em qualquer dia da semana.
Eram partidas improvisadas, como se vê, jogadas com “bola de mangaba”, contando com, no máximo, 10 ou 12 jogadores. Com o tempo, contudo, a prática parece ter conhecido relativo sucesso. Em 1908 já se realizavam partidas entre 22 jogadores, com gols de sarrafo, campo de terra demarcado, camisas diferenciadas entre as equipes, supervisão de “árbitros”. Nesse momento, entre 1909 e 1911, a equipe já teria nome inclusive: Goyaz Football Club ou Sport Club Goyano Athletico, de acordo com a fonte.[1]
Os primeiros clubes amadores
Entre 1909 e 1911 teria um time amador chamado Goyaz Football Club ou Sport Club Goyano Athletico. Também surgiu nas cidades de Catalão, Anápolis e Pirenópolis partidas de futebol. Em Catalão surgiram quatro times o Catalão Futebol Clube, o Operário, o Americano e o Brasil Futebol Clube onde disputavam jogos amadores.[2]
Sobre a prática e inserção do futebol no Estado de Goiás os autores Klein & Audinino (1997) apud Silva Neto (2001) relatam que: "O futebol foi introduzido em Goiás pelo engenheiro Valter Sócrates do Nascimento, que durante um período de estudos na cidade de São Paulo, tinha tomado contato com o novo esporte" (p.17)
Válter era filho de pai capixaba e mãe goiana, nasceu no dia 23 de agosto de 1892. Ele residiu em São Paulo, à Rua Cardoso de Almeida, 953. Engenheiro aposentado era fervoroso torcedor do São Paulo.
Sem desmerecer o muito que fez pelo esporte bretão em Goiás, Archie Macintyre manda a justiça esclarecer que o futebol nasceu em Vila Boa em 1907, sob a iniciativa dos estudantes vindos de São Paulo, Walter Sócrates do Nascimento e Renato Marcondes de Lacerda, os quais, articulados com alguns dos estudantes citados, mais Odilon de Amorim, Alberico Camargo, João Monteiro e outros colegas do Liceu de Goiás, resolveram promoverpeladas, quase diariamente, no Largo do Chafariz, onde situava aquele estabelecimento de ensino. Era o início do futebol em Goiás e, no Histórico Vilarejo de Santa Luzia, hoje Luziânia (no Distrito Federal - Brasília). Estas partidas foram os primeiros relatos do futebol em Goiás.
AGEA
A Associação Goiana de Esportes Athleticos (Agea) foi fundada pelo paulista Genaro Rodrigues na tentativa de criação de uma federação que toma-se conta dos esportes em Goiás, principalmente do futebol.
Na época de sua fundação os jornais de Goiás exageravam na importância da Agea, que diziam estar o futebol estadual em pleno desenvolvimento, graças aos esforços do grande esportista Genaro Rodrigues, principal responsável pela criação da Associação Goyana de Esportes Athleticos.
Além do Genaro, os membros da primeira diretoria da entidade foram, Cesar de Alencastro Veiga, José de Alvarenga Peixoto, Sebastião da Rocha Lima, Joaquim Ramos Jubé Junior, Claudio Cunha e Jacques Saddi, entre outros.
A federação cogitava filiar-se à Confederação Brasileira de Desportos, para que clubes do Estado finalmente pudessem disputar competições interestaduais. Porém não teve êxito devido as suas exigências com os clubes.
Do primeiro campeonato ao final dos Anos 50
Nessa época o futebol era completamente amador. O campeonato era disputado por times de Goiânia e cidades do entorno e era constantemente paralisado por causa do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais.
Na primeira edição do Campeonato Goiano, não se poderia supor o quanto este cresceria e a importância que tomaria no cenário nacional, como centro formador e exportador de atletas, e também de grandes equipes. Naquele ano, 1944, apenas cinco times disputaram: Vila Nova, Atlético, Goiânia, Goiás e Campinas, fundado em 1939 (hoje extinto) e que tinha seu time composto pelos jogadores reservas do Atlético.
O primeiro campeão foi o Atlético Clube Goianiense e o primeiro artilheiro Ari, também do Atlético, com oito gols. O time venceu o Goiânia por 4 a 2 na última rodada.
A conquista do campeonato Goiano pelo Atlético foi apoiada em uma equipe homogênea, de bons atletas e um profundo amor pelo futebol. Iniciava-se ali uma história de glória e poder, mas também de árdua luta. Na época, o Atlético tinha poucos jogadores, com reservas e titulares se confundindo. Seu time base: Paulista (Wolney), Tonico (Ditinho) e Chancão (Fão), Waldemar Bariano, Tocafundo (Mira), Pixo (Pirulito); Cid, Ari, Cigano, Nazaré, Dido e Nery.
As décadas de 40 e 50 do futebol goiano foram totalmente dominadas pela dupla Atlético e Goiânia. Nos anos 40 foram disputados seis troféus. O Galo ficou com três títulos e o Dragão também com três. Os anos 50 foram dominados pelo Goiânia. O time alvinegro conquistou oito das dez taças disputadas. Os rubro-negros ficaram com os outros dois.[1]
Anos 60, profissionalização e era moderna
No final de 1962 o futebol goiano foi totalmente profissionalizado. O Campeonato Goiano ganhou fama nacional, e houve a quebra da hegemonia de Goiânia e Atlético Goianiense.
A década de 60 foi a mais democrática no futebol goiano. Seis times diferentes sagraram-se campeãs estaduais. Aquela era a primeira vez que outros clubes, além da dupla Dragão e Galo, ganhavam a condição de melhor do estado. O Vila Nova foi o grande vencedor dos anos 60 com quatro títulos. O Goiânia ficou com dois. Anápolis, Goiás, CRAC e Atlético teve um cada.
Nos anos 70 ficou iminente a rivalidade entre Vila Nova e Goiás. Os dois rivais dominaram as conquistas estaduais. O tigre obteve quatro títulos, assim como o periquito também ficou com quatro. O Goiânia ganhou um em 1974. Esta foi a última vez que o Galo se sagrou campeão estadual.
A década de 80 marcou o início do domínio esmeraldino. O Goiás conquistou cinco títulos, Vila Nova três e Atlético dois. Nos anos 90, o alviverde teve o seu melhor desempenho da história, com sete conquistas. Os colorados tiveram duas e o Goiatuba ganhou o único estadual de sua história.
Os primeiros dez anos do século XXI seguiram comandados pelo Goiás, porém sem a disparidade das décadas anteriores. O Verdão ergueu a taça quatro vezes. Vila Nova e Atlético ganharam dois estaduais. CRAC e Itumbiara conquistaram um título, cada.[2]
O Maior Campeão
Apesar de ser considerado o grande time do futebol goiano hoje, o Goiás ficou na fila durante décadas. Só 22 anos depois da primeira edição do Goianão, em 1966, a equipe da Serrinha conquistou seu primeiro título. Mas a partir de então foi aos poucos se firmando como principal equipe. Apenas em 1997, ao conseguir seu 15.° título, ultrapassou o Goiânia e assumiu a ponta na lista do maior campeão. Atualmente com 24 campeonatos, a equipe alviverde conquistou uma vantagem de nove estaduais sobre o segundo colocado, Vila Nova (15).
Equipes do Interior
Além das equipes da capital, quatro do interior conseguiram levantar o caneco de campeão goiano: o Anápolis, em 1965; o CRAC, de Catalão, em 1967 e 2004; o Goiatuba, em 1992; e o Itumbiara, em 2008. Problemas financeiros impedem que o interior conquiste um espaço maior dentro do Goianão, mas algumas dessas equipes têm torcidas apaixonadas, que esperam ainda ver seu time na elite do futebol estadual.
Equipes na História do Goianão
Cinquenta e nove clubes já disputaram o Campeonato Goiano de Futebol. São 17 clubes de Goiânia e 6 clubes de Anápolis. As cidades de Itumbiara e Inhumas já tiveram 3 representantes cada um. 30 cidades já tiveram times no estadual.
Grandes Artilheiros
TULIO NO GOIAS E NO VILA NOVA

De Goiás saíram alguns grandes jogadores, muitos deles com passagem pela Seleção Brasileira, como Túlio Maravilha, Baltazar, Uidemar, dentre outros.
Nesses anos de história, os artilheiros foram responsáveis por belos momentos e grandes conquistas. O maior artilheiro continua sendo Baltazar, que em 1978 marcou 31 gols pelo Atlético. O atleticano é seguido de perto por Bé, do Vila Nova (29 gols em 1993), e Dill, do Goiás (29 em 2000). Em quarto está Foca, do Goiânia, com 28 gols em 1951, e em quinto Zé Amaro, do Anápolis, com 27 em 81, e Aloísio, do Goiás, também com 27 em 1997.
O Primeiro Grande Estádio de Goiânia
O primeiro grande estádio da cidade de Goiânia foi o Olímpico. Nele aconteceram os grandes embates dos campeonatos estaduais e nacionais até a construção do Serra Dourada, nos anos 70.
O Olímpico mantém a cara de uma cidade pequena, acolhedora, calorosa, onde todos se conheciam.
Na metade dos anos 60 chegou a vender cadeiras cativas, uma ideia que não deu certo, apesar de uma grande campanha publicitária que teve até o Rei Pelé como garoto-propaganda.
O estádio foi demolido para reconstrução que terminará em 2015.
CLÁSSICO DE GOIAS 


Estatísticas
Campeões Goianos
Campeonato Goiano Extra-oficial
Edição    Ano           Campeão                    Vice-campeão           Terceiro lugar           Quarto lugar
1ª             1923         Catalão (Catalão)     Indefinido                   Indefinido                   Indefinido
Campeonato Goiano
Clube com mais títulos
Edição    Ano           Campeão                    Vice-campeão           Terceiro lugar           Quarto lugar
Amador
1ª             1944         Atlético (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia) Vila Nova (Goiânia)
2ª             1945         Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Vila Nova (Goiânia)
3ª             1946         Goiânia (Goiânia) Atlético (Goiânia) Anápolis SC (Anápolis)    Goiás (Goiânia)
4ª             1947         Atlético (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Anápolis SC(Anápolis)      Goiás (Goiânia)
5ª             1948         Goiânia (Goiânia) Atlético (Goiânia) Goiás (Goiânia) Anapolina (Anápolis)
6ª             1949         Atlético (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia) Vila Nova* (Goiânia)
7ª             1950         Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia) Vila Nova* (Goiânia) Atlético (Goiânia)
8ª             1951         Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia)             Atlético (Goiânia)     
9ª             1952         Goiânia (Goiânia) Atlético (Goiânia) Goiás (Goiânia) Pires do Rio (Pires do Rio)
10ª           1953         Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia)             Atlético (Goiânia)      Anápolis (Goiânia)
11ª           1954         Goiânia (Goiânia) Atlético (Goiânia) Botafogo (Goiânia) Goiás (Goiânia)
12ª           1955         Atlético (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia) Sírio Libanês (Goiânia)
13ª           1956         Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia)Atlético (Goiânia) Goianás (Nova Veneza)
14ª           1957         Atlético (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia) Campineira** (Goiânia)
15ª           1958         Goiânia (Goiânia) Atlético (Goiânia)  Vila Nova (Goiânia) Campineira (Goiânia)
16ª           1959         Goiânia (Goiânia) Atlético (Goiânia) Goiás (Goiânia Vila Nova (Goiânia)
17ª           1960         Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia)             Vila Nova (Goiânia) Atlético (Goiânia)
18ª           1961         Vila Nova (Goiânia) Atlético (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Campineira (Goiânia)
Profissional
19ª           1962         Vila Nova (Goiânia) Santa Rita (Goiânia) Inhumas (Inhumas) Atlético (Goiânia)
20ª           1963         Vila Nova (Goiânia) Ferroviário (Goiânia) Ipiranga (Anápolis)  Goiás (Goiânia)
21ª           1964         Atlético (Goiânia) Goiás (Goiânia) Inhumas (Inhumas) Ferroviário (Goiânia)
22ª           1965         Anápolis (Anápolis) Vila Nova (Goiânia) Inhumas (Inhumas) Goiânia (Goiânia)
23ª           1966         Goiás (Goiânia)         Vila Nova (Goiânia) Inhumas (Inhumas) Anápolis (Anápolis)
24ª           1967         CRAC (Catalão)       Atlético (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Anápolis (Anápolis)
25ª           1968         Goiânia (Goiânia) Anápolis (Anápolis) Vila Nova (Goiânia)      CRAC (Catalão)
26ª           1969         Vila Nova (Goiânia) CRAC (Catalão) Goiás (Goiânia) Ipiranga (Anápolis)
27ª           1970         Atlético (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia)
28ª           1971         Goiás (Goiânia)         Vila Nova (Goiânia) Atlético (Goiânia) Goiânia (Goiânia)
29ª           1972         Goiás (Goiânia)         Atlético (Goiânia) Goiânia (Goiânia)          Campinas (Goiânia)
30ª           1973         Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia) Goiatuba (Goiatuba) Atlético (Goiânia)
31ª           1974         Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia)             Vila Nova (Goiânia) Atlético (Goiânia)
32ª           1975         Goiás (Goiânia)         Goiânia (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara) Vila Nova (Goiânia)
33ª           1976         Goiás (Goiânia)         Goiânia (Goiânia) Atlético (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara)
34ª           1977         Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Rio Verde (Rio Verde)
35ª           1978         Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Anapolina (Anápolis)
36ª           1979         Vila Nova (Goiânia) Atlético (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara)   Goiás (Goiânia)
37ª           1980         Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia) Anápolis (Anápolis) Atlético (Goiânia)
38ª           1981         Goiás (Goiânia) Anapolina (Anápolis) Vila Nova (Goiânia) Anápolis (Anápolis)
39ª           1982         Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara)
40ª           1983         Goiás (Goiânia) Anapolina (Anápolis) Itumbiara (Itumbiara) Goiânia (Goiânia)
41ª           1984         Vila Nova (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Rio Verde (Rio Verde) Atlético (Goiânia)
42ª           1985         Atlético (Goiânia) Goiânia (Goiânia) Goiás (Goiânia) Anapolina (Anápolis)
43ª           1986         Goiás (Goiânia)         Atlético (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara)
44ª           1987         Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Santa Helena (Santa Helena de Goiás) Itumbiara (Itumbiara)
45ª           1988         Atlético (Goiânia) Goiás (Goiânia) Goiatuba (Goiatuba) Anápolis (Anápolis)
46ª           1989         Goiás (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Atlético (Goiânia) Goiatuba (Goiatuba)
47ª           1990         Goiás (Goiânia)         Goiânia (Goiânia) Mineiros (Mineiros) Goiatuba (Goiatuba)
48ª           1991         Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Pires do Rio (Pires do Rio) Jataiense (Jataí)
49ª           1992         Goiatuba (Goiatuba) Goiás (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Atlético (Goiânia)
50ª           1993         Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia) Mineiros (Mineiros) Goiânia (Goiânia)
51ª           1994         Goiás (Goiânia)         Vila Nova (Goiânia) Goiatuba (Goiatuba) Atlético (Goiânia)
52ª           1995         Vila Nova (Goiânia) Anápolis (Anápolis) CRAC (Catalão) Rio Verde (Rio Verde)
53ª           1996         Goiás (Goiânia)         Atlético (Goiânia) Anápolis (Anápolis) Vila Nova (Goiânia)
54ª           1997         Goiás (Goiânia)         CRAC (Catalão)       Jataiense (Jataí)         Vila Nova (Goiânia)
55ª           1998         Goiás (Goiânia)         Vila Nova (Goiânia) Anápolis (Anápolis) Atlético (Goiânia)
56ª           1999         Goiás (Goiânia)         Vila Nova (Goiânia) Anapolina (Anápolis) Atlético (Goiânia)
57ª           2000         Goiás (Goiânia) Anapolina (Anápolis) Anápolis (Anápolis) Caldas (Caldas Novas)
58ª           2001         Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia) Anapolina (Anápolis) Real Clube (Itumbiara)
59ª           2002         Goiás (Goiânia) Novo Horizonte (Ipameri) Anapolina (Anápolis) Real Clube (Itumbiara)
60ª           2003         Goiás (Goiânia) Novo Horizonte (Ipameri) Vila Nova (Goiânia) Real Clube (Itumbiara)
61ª           2004         CRAC (Catalão) Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia) Jataiense (Jataí)
62ª           2005         Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia) Mineiros (Mineiros) Grêmio Inhumense (Inhumas)
63ª           2006         Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Anapolina (Anápolis) Vila Nova (Goiânia)
64ª           2007         Atlético (Goiânia) Goiás (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara)
65ª           2008         Itumbiara (Itumbiara) Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Anápolis (Anápolis)
66ª           2009         Goiás (Goiânia)         Atlético (Goiânia) Itumbiara (Itumbiara) CRAC (Catalão)
67ª           2010         Atlético (Goiânia) Santa Helena (Santa Helena de Goiás) Vila Nova (Goiânia) Goiás (Goiânia)
68ª           2011         Atlético (Goiânia) Goiás (Goiânia) Vila Nova (Goiânia) Anapolina (Anápolis)
69ª           2012         Goiás (Goiânia)         Atlético (Goiânia) CRAC (Catalão) Vila Nova (Goiânia)
70ª           2013         Goiás (Goiânia) Atlético (Goiânia) Goianesia (Goianésia) Aparecidense (Aparecida de Goiânia)
71ª           2014         Atlético (Goiânia) Goiás (Goiânia) Anapolina (Anápolis) Goianesia (Goianésia)
72ª           2015         Goiás (Goiânia)         Aparecidense (Aparecida de Goiânia) Goianesia (Goianésia) Trindade (Trindade)
* Como Araguaia Futebol Clube.
** Como Associação Mariana de Esportes.
Títulos por clubes
Equipe               Títulos Vices Invictos Penta Tetra Tri Bi Último título
 Goiás                 25         22      01          01       0        01   05 2015
 Vila Nova          15         08      02          0         01      01   0   2005
Goiânia               14         11      02          01       0        01   01 1974
 Atlético Goianiense       13      18          03       0        0     0   01     2014
 CRAC               02         02      0            0         0        0     0   2004
 Anápolis            01         02      0            0         0        0     0   1965
Goiatuba             01         0        0            0         0        0     0   1992
 Itumbiara           01         0        0            0         0        0     0   2008
 Anapolina          0 03 — — — — — —
Novo Horizonte  0 02 — — — — — —
 Aparecidense     0 01 — — — — — —
Ferroviário          0 01 — — — — — —
Santa Helena      0 01 — — — — — —
Santa Rita           0 01 — — — — — —
Títulos por cidades

Cidade                         Títulos (clubes)  Vices (clubes)
Goiânia                        67 (4)                  61 (6)
Catalão                         02 (1)                  02 (1)
Anápolis                       01 (1)                  05 (2)
Goiatuba                      01 (1)                  0
Itumbiara                     01 (1)                  0
Ipameri                         0                          02 (1)
Aparecida de Goiânia  0                          01 (1)
Santa Helena de Goiás 0                          01 (1)
Títulos por clube pós-profissionalismo
Títulos por clube após o profissionalismo do Futebol Goiano em 1962-63.
Equipe                                Títulos (último)
Goiás                                   25 (2015)
Vila Nova                           14 (2005)
Atlético                               8 (2014)
Goiânia                                2 (1974)
CRAC                                 2 (2004)
Anápolis                              1 (1965)
Goiatuba                             1 (1992)
Itumbiara                             1 (2008)

Campeões invictos

Três vezes
  • Atlético-GO — 1944, 1955, 1957
Duas vezes
  • Goiânia — 1953, 1954
  • Vila Nova - 1961, 1962
Uma vez
  • Goiás - 1975
Campeões Consecutivos

Pentacampeonatos
  • Goiânia - 1 vez (1950-51-52-53-54)
  • Goiás - 1 vez (1996-97-98-99-00)
Tetracampeonatos
  • Vila Nova - 1 vez (1977-78-79-80)
Tricampeonatos
  • Goiânia - 1 vez (1958-59-60)
  • Vila Nova - 1 vez (1961-62-63)
  • Goiás - 1 vez (1989-90-91)
Bicampeonatos
  • Goiás - 5 vezes (1971-72), (1975-76), (1986-87), (2002-03) e (2012-13)
  • Goiânia - 1 vez (1945-46)
Atlético - 1 vez (2010-11)                            
Campeões das décadas

Década de 1940
Goiânia e Atlético-GO, com 3 títulos (1945-46-48 e 1944-47-49, respectivamente)
Década de 1950
Goiânia, com 8 títulos (1950-51-52-53-54-56-58-59)
Década de 1960
Vila Nova, com 4 títulos (1961-62-63-69)
Década de 1970
Goiás e Vila Nova, com 4 títulos (1971-72-75-76 e 1973-77-78-79, respectivamente)
Década de 1980
Goiás, com 5 títulos (1981-83-86-87-89)
Década de 1990
Goiás, com 7 títulos (1990-91-94-96-97-98-99)
Década de 2000
Goiás, com 5 títulos (2000-02-03-06-09)
Década de 2010
Atlético e Goiás, com 3 títulos (2010-11-14 e 2012-2013-2015, respectivamente)
Artilheiros
Ano   Artilheiro                    Clube                                             Gols
1944   Ari                                Atlético (Goiânia)                           8
1945   Mateba                         Goiânia (Goiânia)                           9
1946   Tarzan                          Vila Nova (Goiânia)                       12
1947   Dido                             Atlético (Goiânia)                           17
1948   Tarzan                          Atlético (Goiânia)                           21
1949   Tarzan                          Atlético (Goiânia)                           18
1950   Elson Salsicha              Goiânia (Goiânia)                           18
1951   Foca                             Goiânia (Goiânia)                           28
1952   Foca                             Goiânia (Goiânia)                           20
1953   Foca                             Goiânia (Goiânia)                           26
1954   Elson Salsicha              Goiânia (Goiânia)                           5
           Fábio André                União (Goiânia)                             
1955   Fábio                            Atlético (Goiânia)                           21
1956   Tão Segurado              Goiás (Goiânia)                              22
1957   Dimas Diniz                 Goianás (Nova Veneza)                 18
1958   Orestes                         Goiânia (Goiânia)                           15
1959   Laílson                         Goiânia (Goiânia)                           8
1960   Laílson                         Goiânia (Goiânia)                           10
1961   Gibrair                          Vila Nova (Goiânia)                       10
1962   Líbano                          Inhumas (Inhumas)                         18
1963   Waltercides                  Campineira (Goiânia)                     19
1964   Líbano                          Inhumas (Inhumas)                         14
1965   Nélson Parrila              Anápolis (Anápolis)                       16
1966   Nélson Parrila              Anápolis (Anápolis)                       17
1967   Toninho Índio              CRAC (Catalão)                             17
1968   Waldeir                        Goiânia (Goiânia)                           11
1969   Toninho Índio              CRAC (Catalão)                             14
1970   Dádi                             Atlético (Goiânia)                           13
1971   Lindemberg                 Campinas (Goiânia)                        9
           Carlos Ramos              Goiânia (Goiânia)                          
1972   Dádi                             Atlético (Goiânia)                           12
1973   Lincoln                         Goiás (Goiânia)                              13
1974   Zé Maria                      Goiás (Goiânia)                              8
1975   Lincoln                         Goiás (Goiânia)                              15
1976   Lincoln                         Goiás (Goiânia)                              15
1977   Marco Antônio            Goiás (Goiânia)                              17
1978   Baltazar                        Atlético (Goiânia)                           31
1979   Divino                          Anápolis (Anápolis)                       13
1980   Zé Henrique                 Vila Nova (Goiânia)                       18
1981   Zé Amaro                     Anápolis (Anápolis)                       27
1982   Tatau                            Atlético (Goiânia)                           21
1983   Valmir Cambalhota     Goiânia (Goiânia)                           10
           Cacau                           Goiás (Goiânia)                             
1984   Zé Henrique                 Vila Nova (Goiânia)                       9
1985   Bill                               Atlético (Goiânia)                           24
1986   Valdir Dias                  Itumbiara (Itumbiara)                     13
1987   Ivo                               Anapolina (Anápolis)                     11
1988   Sabará                          Goiás (Goiânia)                              18
1989   Valdeir                         Atlético (Goiânia)                           18
1990   Agnaldo                       Goiás (Goiânia)                              13
1991   Túlio                             Goiás (Goiânia)                              18
1992   Ronaldo                       Goiás (Goiânia)                              23
1993   Bé                                Vila Nova (Goiânia)                       29
1994   Baltazar                        Goiás (Goiânia)                              25
           Bé                                Vila Nova (Goiânia)                      
1995   Luciano                        Vila Nova (Goiânia)                       25
1996   Christian                      Vila Nova (Goiânia)                       21
1997   Aloísio                         Goiás (Goiânia)                              27
1998   Róbson                         CRAC (Catalão)                             20
           Ânderson Barbosa       Vila Nova (Goiânia)                      
1999   Ânderson Barbosa       Vila Nova (Goiânia)                       20
2000   Dill                               Goiás (Goiânia)                              29
2001   Túlio                             Vila Nova (Goiânia)                       16
2002   Rubsen                         Atlético (Goiânia)                           15
2003   Joel                               Vila Nova (Goiânia)                       11
2004   Mendes Baiano            Vila Nova (Goiânia)                       17
2005   Paulo Baier                  Goiás (Goiânia)                              12
2006   Fábio Luís                    Aparecidense (Aparecida de Goiânia)          17
2007   Fábio Oliveira              Atlético (Goiânia)                           18
2008   Túlio                             Vila Nova (Goiânia)                       14
2009   Felipe                           Goiás (Goiânia)                              16
2010   Diogo Galvão              Trindade (Trindade)                       15
2011   Marcão                         Atlético (Goiânia)                           13
2012   Patrick                          Vila Nova (Goiânia)                       14
2013   Ricardo Jesus               Atlético (Goiânia)                           12
2014   Araújo                          Goiás (Goiânia)                              9
           Júnior Viçosa               Atlético (Goiânia)                          
           Nonato                         Goianésia (Goianésia)                   
2015   Nonato                         Goianésia (Goianésia)                    10
Maiores públicos
# Jogo       Público Pagantes Estádio Campeonato           Data
1 Goiás 2 x 1 Vila Nova  64.614 Serra Dourada      1979   29 de julho de 1979
2 Goiás 3 x 1 Vila Nova 58.952 57.682 Serra Dourada 1977 08 de março de 1977
3 Goiás X Vila Nova 58.843 Serra Dourada           1982   1982
4 Atlético-GO 1 X 1 Vila Nova 56.854 Serra Dourada      1976    30 de junho de 1976
5 Goiânia 1 X 2 Goiás 56.854             Serra Dourada        1976    30 de junho de 1976

Estádios
Cidade             Estádio                Time                               Capacidade
Goianésia          Valdeir de Oliveira                                     Goianésia 5.000
Catalão             Genervino da Fonseca                                CRAC 12.500
Goiânia             Antônio Accioly  Atlético                          8.000
Goiânia             Serrinha               Goiás                              6.500
Goiânia             OBA                    Vila Nova                       6.500
Goiânia             Olímpico              Goiânia                           14.500
Goiatuba           Divino Garcia Rosa Goiatuba                    15.000
Itumbiara          JK                        Itumbiara                        30.000
Jataí                  Arapucão             Jataiense                         17.000
Mineiros           Odilon Flores       Mineiros                         7.000
Mutunópolis     Antônio de Oliveira Neto                           Mutunópolis    1.812
Rio Verde         Mozart Veloso do Carmo Rio Verde / Rioverdense / Atlético Rioverdense         12.500
Senador Canedo Plínio José de Souza                                 Canedense       4.000
Trindade           Abrão Manoel da Costa                              Trindade          4.000

SEGUNDA DIVISAO
O Campeonato Goiano de Futebol da Segunda Divisão equivale ao segundo nível do futebol de Goiás. Acima desta divisão, está somente a principal, a Primeira Divisão, que reúne os principais clubes do estado.
A Segunda Divisão é mais popularmente conhecida como "Divisão de Acesso", justamente por representar o segundo nível dos clubes e seu possível acenso a Primeira Divisão. O torneio chegou a ser chamado de Primeira Divisão na época em que o nome da divisão máxima era Divisão Especial. As maiores forças do estado como Vila Nova, Atlético, Rio Verde, CRAC, Anapolina já tiveram passagem pela competição.
Títulos por equipe
Clube                     Títulos   Vices   Anos
Rio Verde               5             -           1969, 1982, 1989, 1993 e 2011
CRAC                     3             -           1965, 2001 e 2003
Nacional                  3             -           1967, 1981 e 1983
Ceres                      3             2          1966, 1968 e 1992
Anápolis                 2             2          1990 e 2012
Goiatuba                 2             1          1984 e 1997
Goiânia                   2             -           1998 e 2006
Santa Helena          2             1          1986 e 2008
Vila Nova               2             -           2000 e 2015
Aparecidense          1             2          2010
Goianésia                1             2          1985
Novo Horizonte     1             1          2007
Mineiros                 1             1          2004
Jataiense                 1             1          2002
Pires do Rio            1             1          1996
América                  1             1          1987
Monte Cristo          1             1          1980
Caldas Novas         1             -           2014
Anapolina                1             -           2013
Morrinhos               1             -           2009
Atlético                  1             -           2005
Aparecida               1             -           1999
Bom Jesus              1             -           1995
Buritialegrense       1             -           1994
Piracanjuba             1             -           1991
Quirinópolis            1             -           1988
Riachuelo               1             -           1964
Santa Rita               1             -           1961
Sírio Libanês          1             -           1960

SELECAO DE GOIAS 1956

SELECAO DE GOIAS 1975

SELECAO GOIANA VS BRASIL 1978

SELECAO GOIANA 1990 

SELECAO GOIANA 1941

SELECAO GOAIANA 1975 

No hay comentarios:

Publicar un comentario