Thursday, July 3, 2014

MUNDIAL 1970 * PARTE 5

HISTORIA DE LOS MUNDIALES DE FÚTBOL
MUNDIAL 1970–
WORLD CUP 1970 – PARTE 5
COPA DO MUNDO 1970

POR PRIMERA VEZ : PELOTA OFICIAL DE LA COPA DEL MUNDO
Foi a primeira Copa do Mundo que teve a bola oficial do torneio, fabricada pela Adidas. Foi a bola Telstar, a famosa bola de pentágonos pretos e hexágonos brancos. Utilizada com sucesso na Eurocopa de 1968, ela foi utilizada por razões simples: seu desenho e suas cores facilitariam sua visualização nos aparelhos de TV em preto-e-branco, maioria na época.
Curiosamente, a Telstar teve edições com cores variadas utilizadas nas partidas. Nos jogos Alemanha X Bulgária e México X El Salvador, ambas na 1ª fase e na quarta-de-final Alemanha X Inglaterra, a cor da bola era marrom clara. E na semifinal Itália X Alemanha, a bola usada no 1° tempo da partida era branca. Só depois a bola original foi utilizada no restante do jogo.

NO CONTABAN CON LA ASTUCIA MEXICANA
Na partida da primeira fase do mundial entre México e El Salvador, ocorreu um lance bizarro aos 45 minutos do primeiro tempo: o árbitro egípcio Ali Khandil marcara falta a favor do time salvadorenho. Espertamente, Padilla tocou a bola, o juiz deixou a jogada seguir e o centroavante Valdivia marca o primeiro gol mexicano na partida. Incrivelmente, o árbitro valida o gol. O time salvadorenho fecha o tempo e se recusa a reiniciar o jogo. Khandil começa a advertir os jogadores de El Salvador. Até que os jogadores salvadorenhos chutam a bola para fora do campo. Para evitar problemas, Khandil resolve encerrar o 1° tempo. El Salvador voltou para jogar o 2° tempo, mas, claramente desanimados, perderam o jogo por 4-0. Khandil nunca mais foi chamado para apitar jogos de Copa.

PEGUE QUE EL JUEZ PERMITE
Também pela 1ª fase, a partida entre Suécia e Israel a pancadaria correu solta entre os jogadores, com a complacência do árbitro etíope Seyoum Tarekegn. A violência foi tamanha que, num lance do jogo em que a Suécia vencia por 1-0, o atacante israelense Spiegler atingiu o goleiro sueco Sven-Gunnar Larsson após este ter feito a defesa. Spiegler não foi expulso, e pior: 3 minutos depois ele empatou o jogo para o estado judeu.

GOL, SEÑAL DE LA CRUZ Y CASTIGO
Mais uma da 1ª fase: No jogo entre Brasil X Tchecoslováquia, o centroavante Petráš abriu o placar para sua seleção, e foi comemorar se ajoelhando perto da linha lateral, e fazendo o sinal da cruz (gesto comum do catolicismo). Na final Brasil X Itália, o centroavante brasileiro Jairzinho, ao marcar o 3° gol brasileiro, também faria o mesmo.
No dia seguinte, pela comemoração do gol, tanto Petras quanto toda a equipe tchecoslovaca acabaria sendo advertida pela delegação de seu país para que fossem mais moderados nas comemorações. Pelas regras do governo comunista da época, vigente no Leste Europeu, não eram permitidas manifestações de cunho religioso, uma vez que o próprio regime comunista é, na sua essência, ateu.
Pelo jeito, a advertência da delegação tcheca não adiantou muito, pois, no jogo seguinte, contra a Romênia, o mesmo Petráš abriu o placar, e repetiu o gesto, com os companheiros o abraçando e o apoiando. Mas a Romênia reagiria marcando 2 gols e virando o jogo.

EN LA DULCE ESPERA
Outra da 1ª fase: No jogo mais esperado desta fase, Brasil X Inglaterra, disputado no "sol a pino" do meio-dia (horário mexicano), após o time inglês voltar a campo para o 2° tempo, a equipe brasileira não aparecia. O time brasileiro só voltaria a campo 5 minutos depois do tempo marcado para o reinício do 2° tempo. Os jogadores ingleses ficaram expostos no sol quente, enquanto as câmaras filmaram o goleiro Banks descansando na sombra da trave.

LA MALA SUERTE DE OVE
O centroavante sueco Ove Kindvall passou para a história por ter tido 2 gols seus anulados: um na partida contra a Itália e outro na partida contra o Uruguai.

EL MAL DE MOCTEZUMA
Na partida das quartas-de-final entre Alemanha X Inglaterra, Gordon Banks não pôde jogar devido a uma intoxicação alimentar causada pelo "Mal de Montezuma", um tipo de desarranjo intestinal que a água de torneira causa em algumas regiões do México. O pior é que o substituto de BanksPeter Bonetti, também sofria do mesmo mal, e não informou aos médicos da delegação acerca do seu estado de saúde, e que bebera a mesma água que Banks. As câmeras de TV mostravam as expressões faciais de Bonetti durante o jogo, mostrando que estava sendo dilapidado pela desidratação (um dos sintomas da doença) e o calor. Diante disso, os alemães reagiram de forma espetacular para vencer o jogo por 3-2, num jogo em que perdiam por 2-0.

REGRESO TRIUNFAL
Quatro Seleções retornam a uma Copa do mundo após um longo hiato:
 Peru Após 40 anos (a última foi em 1930).
 Roménia Após 32 anos (a última foi em 1938).
 Bélgica Após 16 anos (a útlima foi em 1954).
 Suécia Após 12 anos (a última foi em 1958).

Y UN BUEN DÍA LA TV EMPEZÓ A MANDAR
La novena Copa Mundial de la FIFA™ también fue un importante espectáculo televisivo, y para amoldarse a los requerimientos de las compañías de televisión, algunos partidos se celebraron a las 12 del mediodía.

FAIR PLAY TOTAL
A lo largo de todo el torneo, la violencia que había desfigurado las dos competiciones anteriores brilló por su ausencia.
La Copa Mundial de la FIFA™ de 1970 transcurrió sin un solo expulsado, igualando el récord del Mundial de 1950.

EL BRÍO DEL KAISER
El brío de Beckenbauer
Marruecos, que se convirtió en el primer representante de la Confederación Africana de Fútbol (fundada en 1957) en clasificarse para la fase final (el primer finalista africano
Egipto en 1934, se había clasificado sin jugar un solo partido), fue una de las principales atracciones de la primera vuelta, junto con Perú. Los peruanos, de hecho, llegaron a cuartos de final, y supieron defenderse de Brasil antes de sucumbir por 4-2. Pero "el partido" de los cuartos de final enfrentó a los dos finalistas de 1966, Inglaterra y Alemania Occidental. Con dos goles de desventaja a 20 minutos del final, los alemanes levantaron milagrosamente el partido y acabaron ganando 3-2 en la prórroga. Una contienda mucho más feroz, sin embargo, esperaba a los alemanes en la semifinal contra Italia, disputada en el recién estrenado estadio Azteca, construido especialmente para el Mundial.
Después de los 90 minutos reglamentarios, los dos equipos se quedaron atascados en un empate a uno. Lo que siguió en la prórroga forma parte de la historia del fútbol: los dos equipos inclinaron la balanza del resultado a su favor en distintos momentos del partido en una lucha sin cuartel. Franz Beckenbauer permaneció en el campo a pesar de su hombro dislocado, con el brazo en cabestrillo sujeto al cuerpo mediante una venda. Su coraje, sin embargo, no obtendría recompensa, pues fueron los italianos los que finalmente se salieron con la suya (4-3) y alcanzaron la final.

MERECIDAMENTE BRASIL SE LLEVA LA JULES RIMET
He encontrado algunas curiosidades de este mundial que se hizo en este pais, Mexico.
-Por primera vez se permite la sustitución de jugadores.
-Brasil gana su tercera Copa del Mundo y por ello se adjudica definitivamente la Copa Jules Rimet.
La selección de Brasil es el único equipo campeón del mundo en haber ganado todos sus partidos del torneo.

EL MEJOR MUNDIAL DE LA HISTORIA O NO ?
Este torneo es considerado por diversos expertos como uno de los mejores en la historia del fútbol, debido tanto a su juego limpio

GOL ASEGURADO
-Jairzinho se convirtió en el único jugador que ha marcado en todos los encuentros de un Mundial.

BOBO BOBBY
-En el terreno extradeportivo, el jugador inglés Bobby Moore, fue acusado de robar un brazalete valuado en unos 2.000 € de la joyería del hotel donde su selección se hospedaba para regalárselo a una prostituta.

KARL EL ATLETA
-El alemán Karl Schnelliger era soldado y pidió a su entrenador un permiso para ir corriendo a los entrenamientos diarios desde su hotel recorriendo más de 8 kilómetros

FUGA MUNDIAL
-El fútbol era seguido por cientos de millones de telespectadores, entre ellos los guardiacárceles de una cárcel de México que durante una de las semifinales que vieron en un bar provocaron que 23 presos se fugasen de la prisión.

CONFLICTO ARABE-ISRAELI
Marruecos se negó a tener que enfrentarse a la selección de Israel, situación que fue salvada gracias a que, en los sorteos, ambos quedaron en grupos diferentes.


EN VIVO EN DIRECTO Y A COLORES " Fue el primer Mundial televisado en colores.
PREMIO FAIR PLAY
" Se presentó el premio al Juego Limpio.
" La clasificación en casos en que los equipos hubieran igualado en puntos esta vez se definió por diferencia de gol, y no con la disputa de un repechaje.

LA PRIMER TARJETA AMARILLA DE UN MUNDIAL
Premiado
O 1º cartão amarelo foi para o soviético Evgeny Lovchev, no empate por 0 a 0 com o México.

32 GOMOS UNA PELOTA
O Mundial disputado no México marcou a estreia do 'clássico' modelo de bola com 32 gomos

SAMBA PARA INGLESES
" La noche del partido entre Brasil e Inglaterra, los aficionados brasileños concurrieron al hotel donde se alojaban los jugadores ingleses con la intención de impedir su descanso.
ENTRENAMIENTO BRASILEÑO : PELÉ Y TOSTAO

LA “CAMPANA DE LEIPZIG EN LA FINAL”
La República Democrática de Alemania (DDR) y los Campeonatos Mundiales de la FIFA sólo dan como resultado un pequeño capítulo. Sólo una vez participó la selección de la República Democrática de Alemania (DDR) en un torneo de la Copa Mundial de la FIFA. La historia de 1974 es conocida. Mientras que Kurt Tschenscher tuvo una entrada especial en el libro de historia de los Campeonatos Mundiales de la FIFA en 1970 como árbitro de la Alemania del oeste, porque sacó las primeras tarjetas amarillas a los deportistas Pena del equipo anfitrión y a Lowtschew, Logofet, Asatiani y Nodija por parte de la UdSSR) en una Copa Mundial de la FIFA celebrada el 31 de mayo de 1970 (en el 0:0 entre México y la Unión Soviética, su colega de la Alemania del este, Rudi Glöckner, tuvo el honor de ser el primer árbitro alemán en dirigir una final de una Copa Mundial de la FIFA.
Glöckner, llamado la “campana“, tuvo la suerte de haber tenido un defensor en Sir Stanley Rous de Inglaterra. Además al británico le caía bien el funcionario deportivo de Berlín, Helmut Riedel, que en aquel tiempo representaba a la DDR en la ejecutiva de la FIFA. Antes de la final se llegó a una medición de fuerzas en la nominación del árbitro: La delegación brasileña no aceptaba a ningún europeo procedente de las grandes naciones de fútbol, el equipo italiano rechazaba a un árbitro de Sudamérica. Árbitros de Asia o de África no entraban en cuestión. Rous, que había visto en los preliminares un partido de Glöckner, abogó por el sajón de Leipzig.Pues bien: Glöckner había pitado antes de esta Copa Mundial sólo un partido internacional clase A, la final en el estadio Azteca era además para él su tercer partido internacional.
Lo curioso fue también esto: Los anfitriones mexicanos sólo tenían a mano la bandera de la Alemania Federal para documentar la participación de Glöckner en la final. El funcionario Glöckner llevaba en la maleta – no está aún aclarado si por pura casualidad o habiéndolo previsto – la bandera de la DDR con su martillo y compás. Así se izó para él la bandera correcta, para honra de la DDR, que así estaba representada una sola vez en un partido final de la Copa Mundial de la FIFA.
Glöckner presentó ciertamente un partido destacable. No se dejó engañar soberanamente de las faltas teatrales de la estrella mundial Pelé y negó al legendario masajista Americo entrar en el campo de fútbol. El diario mexicano El Heraldo sentenció: “El árbitro de la DDR actuó de una manera extraordinaria.“ Pocos días después de la Copa Mundial de la FIFA, Glöckner pitó la final de los equipos de alumnos de las llamadas Espartacadas infantiles y juveniles de la DDR en Berlín. La DTSB y la DFV, es decir la Federación central del deporte y la Asociación de Fútbol de la DDR, revalorizaron así el significado de su acontecimiento deportivo nacional nombrando a Glöckner y explotaron así las Espartacadas infantiles y juveniles de forma propagandista. Glöckner, que volvió directamente de México a la capital de la DDR, fue festejado como una estrella. Pero eso iba en contra de su naturaleza.

GLOCKNER EL ARBITRO DE LA GRAN FINAL
La vida de Glöckner era la de un hombre sencillo y consecuente. Nació el 20 de marzo de 1929 en Markranstädt y falleció allí el 25 de enero de 1999. No era ningún gran futbolista, jugó de defensa desde 1939 hasta 1943 en el FC Sportfreunde Markranstädt, desde 1947 hasta 1951 en ZSG Glück Auf y también en BSG Stahl Markranstädt y desde 1951 hasta 1953 en BSG Rotation Leipzig Nordost. Después fue árbitro, el mejor que ha tenido nunca la Rep. Democrática de Alemania. Como árbitro dirigió desde 1959 hasta 1977 251 partidos de la Primera Liga de la DDR y hasta 1977, 24 encuentros internacionales. En total llegó a aparecer en 107 partidos internacionales. Glöckner participó como árbitro en las rondas finales de la Copa Mundial de la FIFA de 1970 y 1974 así como en la ronda final de la Eurocopa de 1972, igualmente en los torneos olímpicos de fútbol de  1964 y 1972. Pitó la segunda final de la Copa Internacional de Feria de 1971 y la Copa de la UEFA de 1976 así como los partidos finales de la Copa FDGB de la  DDR en 1963, 1968, 1971 y 1974. Pero el momento cumbre de su carrera como árbitro fue la ronda final de  la Copa Mundial de la FIFA de 1970 en México, en donde pitó la final entre Brasil e Italia (4:1). Fue por consiguiente el primer alemán que pitó el partido de final de un Campeonato Mundial de la FIFA o de una Eurocopa.
PELÉ JUNTO A SU ESPOSA ROSEMERI


LA GRAN FINAL
Gano Brasil 4 a 1 pero recién de una hora de encuentro los Brasileños pudieron desnivelar gracias al gol de Gersón , recordado gol en ese partido fue el del lateral y capitán Carlos Alberto tras pase de Pele en jugada que arranco del Medio con un par de driblings de Clodoaldo. 
Na final, o Brasil saiu na frente, com Pelé cabeceando um cruzamento de Rivellino no minuto 18. Roberto Boninsegna empatou para os italianos após falha da defesa brasileira. Gérson bateu um forte chute para o segundo gol, e ajudou na marcação do terceiro, com um lançamento de falta para Pelé que cabeceou para Jairzinho. Pelé finalizou sua grande performance saindo da marcação da defesa italiana e assistindo Carlos Alberto Torres no flanco direito para o gol derradeiro. O gol de Carlos Alberto, após uma série de passes da seleção brasileira da esquerda para o centro, é considerado pela BBC o gol mais bonito de todos os tempos. Dos onze jogadores do time brasileiro, dez tocaram na bola antes do gol.
A vitória consagrou o Brasil como a primeira equipe a conquistar três títulos na história das Copas.
Com sua terceira vitória após 1958 e 1962, o Brasil pôde reter a posse da Taça Jules Rimet permanentemente (ironicamente, ela seria roubada em 1983 enquanto estava em exposição no Rio de Janeiro e nunca foi recuperada). O técnico brasileiro Mário Jorge Lobo Zagallo foi o primeiro futebolista a se tornar campeão mundial como jogador (1958 e 1962) e como técnico, e Pelé encerrou sua carreira nas Copas do Mundo como o primeiro (e até agora único) vencedor por três vezes.
Jairzinho marcou pelo menos um gol em cada dos seis jogos do Brasil (no primeiro jogo, contra a Tchecoslováquia, ele marcou dois), um feito que até agora não foi repetido. Porém, o artilheiro do torneio foi Gerd Müller, da Alemanha Ocidental, com 10 gols. Müller conseguiu marcar hat-tricks em dois jogos consecutivos, contra a Bulgária e contra o Peru na fase de grupos.

EL PRIMER TRI-CAMPEÓN DEL MUNDO
-Pelé se convierte en el único jugador de la historia en jugar cuatro mundiales y vencer en tres.
-El once ideal de esta selección está formado por siete jugadores brasileños: Carlos Alberto, Piazza, Clodoaldo, Gerson, Jairzinho, Pele, Rivelino.

ADIOS JULES RIMET
Por ser el tercer título obtenido en 12 años, la Copa Jules Rimet que levantó Carlos Alberto en México se quedó en Brasil para siempre. O, por lo menos, hasta que fue robada de la Confederación brasileña, en 1983

LA SELECCIÓN DEL MIOPE
Brasil era una selección moderna. Zagallo había heredado de Saldanha (echado un año antes por llamar miope a Pelé y decir que tenía problemas de cadera) un equipo hecho que apenas tenía fisuras.
CONCENTRACIÓN BRASILEÑA

POLITICA Y FÚTBOL JUNTOS – TITULO Y PROPAGANDA
A seleção brasileira de futebol de 1970 foi considerada por muitos a maior de todos os tempos. Ao arrematar em apoteose a taça, tomou para si o estigma de um feito heróico, num espetáculo transmitido pela primeira vez para o povo brasileiro através da televisão. Com forte cobertura na mídia de então, a vitória da seleção brasileira em 1970 foi usada como instrumento de propaganda do regime militar. Nunca o futebol seria tão bem explorado como propaganda de um governo no Brasil como o foi em 1970. A taça Jules Rimet foi erguida pelo próprio presidente de então, Emílio Garrastazu Médici.
1970 foi um dos anos mais tensos da história do Brasil e do próprio regime militar implantado em 1974. No ano anterior as guerrilhas urbanas eclodiram pelo país, o seqüestro de um embaixador norte-americano pela esquerda oposicionista, revelou ao mundo o que até então os militares negavam veementemente, a existência de tortura no país. O ano da copa começou com outro seqüestro da esquerda, a do cônsul do Japão Nobuo Okushi. Iniciava-se uma sangrenta caça aos guerrilheiros. A finalidade era caçar a todos e eliminar, numa condenação à revelia a uma pena de morte pré-determinada.
Momentos antes do início do campeonato, João Saldanha, técnico que classificara a seleção para a copa, foi afastado por motivos políticos, sendo substituído por Mario Jorge Lobo Zagallo. Feitas as arestas ideológicas, o Brasil entrou em campo, eliminando todos os adversários, numa atuação antológica de um elenco luxuoso, com Pelé, Tostão, Rivelino, Jairzinho, Gérson, Carlos Alberto Torres e Clodoaldo entre eles.
Enquanto o povo delirava com os gols, a economia atingia o auge do que se chamou “Milagre Econômico”, mostrando um país próspero e feliz. Nas celas os presos eram torturados, mortos e desaparecidos. Nas rádios o hino da copa ecoava para os noventa milhões de brasileiros: “Pra frente Brasil!”
A máquina de propaganda do regime militar nunca foi tão bem-sucedida como naquele ano, tendo como elemento principal a vitória da seleção, e a imagem heróica dos seus jogadores. Comparado a história contemporânea, o uso da imagem da seleção brasileira do tri-campeonato só perdeu para a propaganda do regime nazista, nas Olimpíadas de Berlim, em 1936.
A Era do Milagre EconômicoNa época da Copa de 1970, o Brasil vivia o auge do que foi chamado de “Milagre Econômico”, que aconteceu de 1969 a 1973, coincidindo com o governo do presidente general Emílio Garrastazu Médici.
O milagre econômico proporcionou o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), que atingiu um crescimento anual de cerca de 11,2%, e uma inflação estabilizada em 18%. A produção industrial aumentou, proporcionando melhores níveis de emprego. A época coincidia com os juros baixos no mercado internacional, que passava por um momento de tranqüilidade, investindo fortemente nos países em desenvolvimento, visando os grandes recursos naturais dessas nações como fiança aos empréstimos concedidos. Também as multinacionais faziam os seus investimentos no país. A facilidade de créditos internacionais levaria o Brasil a contrair, na época do regime militar, a maior dívida externa da sua história. gerando muitos empregos, e conseqüentemente, levando desenvolvimento a outros setores. Diante da prosperidade que parecia infindável, o governo militar aumentou a arrecadação de impostos.
Para justificar a continuação da sua ilegitimidade e permanecer no poder, os militares investiam em fortes campanhas de propaganda. Frases que evidenciavam a exaltação militar eram vinculadas nas rádios, televisões e jornais, como “Brasil, Ame-o ou Deixe-o” , “Ninguém Segura Este País”, ou “Pra Frente Brasil”. A propaganda era estimulada através da música, de programas de televisão, jornais, revistas e rádios.
Aproveitando-se da facilidade dos empréstimos internacionais, o milagre econômico gerou a era das obras monumentais, como a construção da Transamazônica, da ponte Rio-Niterói, da usina nuclear de Angra dos Reis, de barragens gigantescas, como a de Itaipu.
No avesso da era do milagre, que beneficiou apenas a uma classe média emergente, estavam os arrochos salariais, favorecendo poucos capitalistas brasileiros e essencialmente, aos capitalistas de multinacionais. Os grandes investimentos estatais em obras colossais geraram mais o endividamento do país do que empregos seguros.


PRA FRENTE BRASIL” LA MÚSICA DE LOS CAMPEONES
No Brasil, o povo acompanhava a seleção em jogos transmitidos pela primeira vez pela televisão. O impacto era visível. Poucos privilegiados deram-se ao luxo de ver a transmissão em cores, adiantando-se em dois anos à chegada da tecnologia ao país, que se confirmaria em 1972. No meio da vibração do povo, ecoava com grande sucesso por todo o país, o hino da copa, “Pra Frente Brasil”, de autoria de Miguel Gustavo.

LETRA “PRA FRENTE BRASIL”
Noventa Milhões em ação,
Pra frente Brasil,
Do meu coração...
Todos juntos vamos,
Pra frente Brasil,
Salve a seleção!”
“De repente
É aquela corrente pra frente
Parece que todo Brasil deu a mão...
Todos ligados na mesma emoção...
Tudo é um só coração!”
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Seleção

O sucesso do hino e a empolgação extasiante do povo, fizeram com que o governo começasse a usar a seleção como objeto de propaganda política.
RECIBIMIENTO OFICIAL Y PREMIOS A LOS JUGADORES
No retorno, a seleção seria recebida pelo presidente Emílio Garrastazu Médici. O general ergueu vitorioso a taça Jules Rimet. A conquista do tri-campeonato passava a ser o maior triunfo da propaganda do regime militar. Outros pilares que sustentavam o regime militar, como o do então prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, tiraram proveito da popularidade da seleção, e, em 20 de julho, presenteava 25 fuscas aos jogadores e à comissão técnica, todos pagos com o cofre público.

ALGUNAS POLEMICAS SOBRE LA IDENTIDAD FÚTBOLISTICA BRASILEÑA Y EL ÉXITO MUNDIAL TRAS EL TRIUNFO DE 1970
A operação que utiliza a seleção brasileira para fazer propaganda política só é possível porque o futebol é um meio pelo qual constituímos nossa identidade, nossa brasilidade. Segundo o pesquisador Fernando Gonçalves Bittencourt, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), através do futebol é possível acompanhar o processo pelo qual nos constituímos, durante o século XX, como nação de várias raças. “A identidade está amparada em um sistema de práticas e símbolos que operamos em contextos específicos. Diversos modos de ser ajudam a formar um quadro instável do que é ser brasileiro. Com o carnaval, o samba, a alegria, a cachaça e futebol somos identificados e nos identificamos como brasileiros”, diz ele.
O professor da história da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luiz Carlos Ribeiro explica que a ideia do futebol como identidade nacional brasileira foi construída nos anos 1930/40, no mesmo momento em que foi construído o conceito da “mestiçagem”. Segundo ele, um dos expoentes desse pensamento foi o sociólogo Gilberto Freyre que trabalhou com o conceito do mulato como a síntese do homem brasileiro. O jeito mulato era o responsável pelo sucesso brasileiro no futebol, um esporte democrático, que qualquer homem poderia jogar.
Gilberto Freyre, (1900—1987), sociólogo e antropólogo, foi um dos grandes nomes da história do Brasil. É criador do controverso conceito da "Democracia Racial" brasileira, expresso na sua obra mais conhecida: Casa Grande e Senzala (1933)
Getúlio Vargas – presidente do Brasil entre 1930 e 1945 – apropriou-se da amálgama de “homem brasileiro” para o seu projeto nacionalista. “Nesse percurso dois elementos vieram reforçar esse imaginário. Inicialmente lançou-se mão da análise freyreana de Mario Rodrigues no livro O negro no futebol brasileiro, cuja primeira edição é de 1947. Associado ao discurso do próprio Freyre e às crônicas de Nelson Rodrigues (entre outros), O negro no futebol brasileiro foi alçado a paradigma explicador da nossa eficácia esportiva, sobretudo a partir da sua segunda edição (1962) e após a conquista de duas Copas do Mundo (1958 e 1962)”, afirma Ribeiro.
As Copas do Mundo se transformam então, para os brasileiros, em um ritual em que se coloca em jogo a nossa brasilidade em relação ao mundo. Não é á toa que o Brasil para por causa da Copa. Para Bittencourt, esse parar é muito significativo. É a explicitação de uma característica mítica. “Os mitos são narrativas fora do tempo, encerram um suspensão do cotidiano”, explica ele. “Tomada como um ritual, a Copa do Mundo realiza com êxito a tarefa cíclica de recontar, através de suas narrativas míticas e performances, a nossa história”, completa. Nas Copas nossa brasilidade pode ser atualizada e confirmada.
O futebol e a união nacional
Embora o projeto intelectual e político de associar a imagem do Brasil e do homem brasileiro às vitórias da seleção de futebol nas Copas do Mundo seja anterior ao regime autoritário dos anos 60 e 70, a ditadura opera este movimento de forma mais orgânica e planejada, incluindo a disponibilização de recursos e a indicação de dirigentes de futebol. O pesquisador Gilson Pinto Gil, professor na Escola Superior de Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e estudioso do imaginário do futebol, explica que o estímulo político-institucional por parte do governo e de suas agências de propaganda tinha o objetivo de mostrar como se poderia chegar ao padrão de evolução e preparo dos países europeus. “Para a Copa de 1970 surgem comissões técnicas de preparadores físicos, muitos saídos de escolas militares”, conta. A vitória restaurou a confiança e o ufanismo. “Instalou-se a ideia de um Brasil que ‘ninguém poderia segurar’, pois teríamos conseguido unir a arte ao único recurso dos europeus, a força, tornando-nos invencíveis”, descreve Gilson Pinto Gil.
O que o regime militar esperava com isso: legitimação. “Qualquer regime político precisa de reconhecimento e legitimação, mesmo os autoritários. Nesse caso, não basta o uso da violência. É preciso também eficácia e persuasão. Identificar o regime com a nação, fundir o governo com a pátria, exigia agregar símbolos que legitimassem a associação pretendida”, afirma Ribeiro. “É nesse contexto que é feita a ligação da imagem do regime à paixão esportiva e às vitórias do Brasil nos campos internacionais. O objetivo é transformar esses feitos vitoriosos do homem brasileiro na imagem do regime, e o futebol – como qualquer atividade lúdico-cultural – tem a força da emoção, do envolvimento”, completa o pesquisador.
Um filme que retrata esse cenário é Pra frente Brasil (1983), direção de Roberto Farias. Na história um pacato cidadão da classe média é confundido com um ativista político, sendo então preso e torturado por agentes federais. Na época a censura exigiu um prólogo dizendo que o filme era uma obra de ficção, mas não era.

CAMPEÓN COMO JUGADOR Y COMO ENTRENADOR
" El brasileño Mario Zagalo se convirtió en el primero en ganar un Mundial como jugador (1958) y, luego, como entrenador.
ALGARABIA TOTAL Y CASI SE PIERDE LA COPA
" Durante los festejos tras la final, el trofeo se perdió de vista. El suplente brasileño Dario lo recuperó de manos de un espectador en una de las salidas del estadio.

EL LEGADO DE JOAO SALDANHA
JOAO SALDANHA

El entrenador, Joao Saldanha, quiso que su equipo jugara un fútbol fluido y vistoso, pero complementado con un respaldo físico que fue conseguido gracias a una concentración de meses. Aunque Saldanha fue reemplazado por Mario Zagallo justo antes del comienzo del Mundial, el equipo continuó jugando de la forma en que Saldanha lo había conseguido. Y así como obtuvieron la victoria.
Lograron convencer a Pelé para que jugara, y a él se le unieron Jairzinho y Rivelino, el armador Gerson, el talentoso mediocampista Clodoaldo y el influyente Carlos Alberto, un gran exponente del arte de atacar cuando se es un marcador lateral.
El centrodelantero Tostao también estuvo aquí, gracias a que su carrera fue salvada gracias a una operación de ojos. Todos ellos formaron la fuerza de ataque más importante en la historia de los Mundiales.

LA ESCUELA PARA EL FUTURO
Dos três preparadores físicos que viajaram com o Brasil na Copa de 1970, dois dirigiram a seleção em Mundiais futuros: Carlos Alberto Parreira e Claudio Coutinho. Somente Admildo Chirol não teve o privilégio.

BRASIL NOTA 10
Jairzinho era o número 10 no Botafogo; Tostão, o 10 no Cruzeiro; Pelé, o inesquecível 10 no Santos; Gérson, o 10 do São Paulo Futebol Clube; e Rivellino, também o 10 no Corinthians. Pois não é que quase todos esses “10” fizeram um ataque maravilhoso em 70?
 Pasen y vean, no está Garrincha, ya en brazos del aguardiente y las mujeres. Llegaba el Pelé bicampeón mundial (58, 62) de dos cursos flojos para su leyenda, animal de circo explotado por el Santos, cosido a patadas (hasta ese México'70 no habría tarjetas) y con los recuerdos de una Copa del Mundo de 1966 donde salió cojo y triunfaron las pizarras defensivistas, algunas entradas alevosas y hasta los arbitrajes sibilinos. En un partido preparatorio en casi las vísperas de México, Saldanha lo dejó en el banco frente a Bulgaria, 0-0 en Rio (jugó unos minutos) y demasiada presión para Joao Havelange, que se cargó al técnico con la venia de los militares, dueños del país. Al pueblo no hay que contrariarle en cuestiones tan 'sensibles' como sus ídolos.
 Su sustituto, el histórico Mario 'Lobo' Zagallo, al que por algo ponían 'Lobo' entre nombre y apellido, reunió a los cinco intocables en el hotel Das Palmeiras de Río en una concentración previa a un partido. Y allí, en la habitación de O Rei, se produjo el gran pacto: Los cinco mejores 'dieces' de Brasil jugarían todos juntos para formar la delantera más célebre y temible de todos los tiempos. El talento Rivelino, al extremo izquierda, Gerson a la derecha, Tostao, seda y fuerza, y Jairzinho (que era un 'wing' derecho diabólico), más adelantados. Y Pelé, por donde le diese la real gana.
 Zagallo, hombre profético, lo anunció: "Seremos los primeros en llegar a México y los últimos en irnos". Y ¡qué forma de irse!: "Brasil jugó un fútbol digno de las ganas de fiesta y la voluntad de belleza de su gente', Eduardo Galeano (Fútbol a sol y sombra), para festejar el primer Mundial en color de la historia. "Si un marciano preguntase qué es el fútbol, un vídeo del partido Brasil-Perú del Mundial de México de 1970 lo convencería de que se trata de una elevada expresión artística", diría Alastair Reid, poeta escocés.
¡Apártense vacas, que la vida es corta! Aquel equipo ganó todos los partidos combinando la belleza y la eficacia. Fueron desfilando masticadas grandes selecciones (Checoslovaquia 4-1, Inglaterra, Rumanía; Perú, en cuartos 4-2 y Uruguay 3-1 en semis).
"Debía estar prohibido jugar un fútbol tan bello", clamaron los periódicos ingleses por los recitales de toque, movilidad, incorporaciones sorpresas de dos laterales soberbios como Carlos Alberto y Everaldo, más la calidad y seguridad de dos atletas tácticos como Brito y Piazza bajo el mando de Clodoaldo. O Gerson, que hacía de todo. Para lo de arriba se buscaban adjetivos en Europa, y se tuvo que tirar de aquellos de asombro que lanzaron al patizambo Garrincha en Suecia 1958. Brasil era coordinación, estética y ganas por ser los amos de la pelota y del mundo. "Se nos recuerda como la delantera de ataque de los cinco, pero hicimos más faltas que los defensas", decía Tostao, aquel portento de técnica, personalidad y coraje que pudo jugar por una especie de milagro en sendas operaciones en Houston (Texas) que salvaron su ojo para la ocasión.

TARCISIO BURGNICH – PELE NO ES DE CARNE Y HUESO
Y llegó la final contra Italia (4-1) donde Pelé marcó el primer gol de cabeza explicado así por su defensor Tarcisio Burgnich: "Saltamos juntos... pero cuando yo estaba en la tierra, él seguía en el aire", o su frase aún más célebre, "Yo había pensado para darme ánimo: Pelé es de carne y hueso, como yo. Estaba equivocado". Porque el mito también dio el último gol a la final, con la estampida por la derecha de Carlos Alberto y tiro cruzado después de una jugada colectiva en la que sólo faltó que la tocase alguno del banquillo. "Italia se enfrentó al menos a cuatro monstruos de otro planeta. Pelé, Gerson, Rivelino y Jairzinho son auténticos tiranos del fútbol jugado a ritmo de samba", imposible hacerles sombra, analizó el Stampa Sera.
Escribió Valdano que a Menotti le preguntaban sus jugadores por pura curiosidad sobre 'O Rei': “¿Cómo se podía marcar a Pelé? Y el 'Flaco' respondía: "Con una tiza".

GOL DEL PRESIDENTE –EL CUARTO DE BRASIL
Se le llamó el "Gol del Presidente" porque cuentan que el mandatario brasileño vaticinó que su selección ganaría 4-1, gol que marcó Carlos Alberto en la final frente a Italia. 
RESUMEN – LO DESTACADO DE MÉXICO 70

Gerd Müller, o maior artilheiro
Gerd Müller: 14 gols em dois mundiais
O alemão Gerd Müller não foi apenas o artilheiro da Copa de 70. O atacante repetiu o feito na edição seguinte do evento e se tornou o maior goleador em Copas – foram 14 gols em dois torneios. Entretanto, em 1970 seus dois gols na semifinal, contra a Itália, não foram suficientes para garantir uma vaga para sua seleção na final. Jogando pelo Bayern de Munique, Gerd Müller conquistou o título europeu em 74, 75 e 76. Em 1970, ganhou a Bola de Ouro como o melhor jogador da Europa.
A consagração do Rei
Não foi só a seleção brasileira que conquistou o tri em 1970. Pelé também o conseguiu. Até hoje nenhum outro jogador participou das três conquistas de sua seleção. Pelé estava na Copa de 58, 62 e 70 e pode realmente dizer que é tricampeão mundial. O feito, aliado aos seus outros títulos e números, rendeu a ele o título de Rei do futebol. No ano de 1970, Pelé foi fundamental na conquista brasileira apresentando um futebol empolgante. Apesar de não ter sido o artilheiro, marcou quatro gols, Pelé protagonizou no México alguns dos lances mais bonitos e reprisados do futebol mundial. Para provar sua importância para aquela Copa e atestar sua imortalidade, os mexicanos colocaram na tribuna do estádio Jalisco, onde o Brasil jogou até a semifinal, uma placa em sua homenagem.
Didi comanda o Peru
A seleção peruana, comandada pelo brasileiro bicampeão mundial Didi, chegou à Copa de 1970 como a grande zebra. E não era por menos. Nas eliminatórias sul-americanas, os peruanos conseguiram tirar do torneio os favoritos argentinos. Já no México, os peruanos conseguiram a classificação para as quartas-de-final passando por Marrocos e Bulgária. Mas para chegar à semifinal, eles teriam que passar pelos brasileiros. A seleção canarinho passaria fácil pelos peruanos, que apresentaram um futebol limpo. O grande destaque desta seleção foi o atacante Teófilo Cubillas, terceiro artilheiro do torneio com cinco gols. Mas eles tinham também o fraco goleiro Rubiños e uma defesa que não conseguiu parar o ataque brasileiro.
Potencias em equilíbrio
A Copa do México não apresentou nenhuma surpresa. Na disputa das semifinais todas as seleções já tinham conquistado títulos mundiais: Alemanha Ocidental, Itália, Uruguai e Brasil. Os três últimos tinham a chance de conquistar o tricampeonato. A Inglaterra, em tese, deveria ter ficado com uma das vagas para as semifinais por ter conquistado a Copa anterior. Entretanto, sua eliminação pela também forte e favorita Alemanha não chegou a ser uma surpresa. Pelo alto nível técnico de todos os selecionados que chegaram à fase final, a Copa de 70 é considerada uma das melhores edições do torneio.
LA REVISTA MANCHETE CUBRIENDO EL MUNDIAL 1970

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