Moto Club de São Luís é uma
agremiação esportiva brasileira da cidade de São Luís. Fundado em 13 de
setembro de 1937,
é um dos maiores e mais populares clubes do Estado do Maranhão.
Sua sede está situada em São José de Ribamar, município da Região Metropolitana da capital
maranhense.
Suas cores são o vermelho e o preto
e o seu mascote é o bicho-papão, que lhe rende o apelido de Papão
do Norte. Costuma mandar seus jogos no Estádio Nhozinho Santos. Seu maior
adversário é o Sampaio Corrêa Futebol Clube, com quem
mantém a maior
rivalidade do futebol maranhense.
Ao longo de sua história,
conquistou 24 títulos do Campeonato Maranhense de Futebol
profissional, incluindo um heptacampeonato entre 1944 e 1950. Participou por
sete vezes da principal divisão do Campeonato Brasileiro e
dez vezes da Copa do Brasil.[1]
Nome
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Moto
Club de São Luís
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Alcunhas
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Torcedor/Adepto
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Motense
Rubro Negro |
Mascote
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Fundação
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Estádio
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Capacidade
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40.000
lugares
13.500 lugares |
Localização
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Mando
de jogo em
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Capacidade
(mando)
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História do Moto Clube
Foi na
casa de número 486 da Rua da Paz, centro de São Luís, aonde muito tempo residiu
César Alexandre Aboud que surgiu, no dia 13 de setembro de 1937, o Moto
Club com o nome de Ciclo Moto. O objetivo era participar das modalidades
de motociclismo e ciclismo, bastante praticadas naquela época. No entanto, é no
futebol que o Moto Club alcança grande notoriedade. Em 1939 foi inaugurado o
Estádio Santa Isabel, em homenagem a fábrica do industrial César Aboud. Com seu
próprio estádio, pois o Moto Club foi o único time do estado a ter um,
conseguiu seus primeiros títulos e de forma incrível, pois foram sete títulos
seguidos, os estaduais de 1944 a 1950, lembrados até hoje por seus torcedores
da época, se tornando o único heptacampeão clássico do estado. Mas em 1972 o
estádio é demolido e em seu lugar é erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís.
A
primeira diretoria do Moto foi eleita com os seguintes componentes:
- Presidente: Cap. José de
Ribamar Campos
- Vice-presidente: Cap.
Aluísio de Andrade Moura
- 1º Secretário: Raimundo
Baima
- 2º Secretário: Nagib
Moucherek
- Tesoureiro: Antenor Monroe
Branca e
verde eram as primeiras cores no uniforme do Moto Club, mas, por influência do
presidente César Aboud, foram transformadas em rubro-negro, quando foi criado o
departamento de futebol. A estreia do Moto Club como time de futebol aconteceu
no dia 17 de setembro de 1939, contra
o Ateneu, campeão estudantil. O resultado foi 1 a 1 - com o gol do Moto marcado
pelo atacante Bibi. O time do Moto Club na época era formado por: Wilson,
Jaime, Adolfo, Pavão e Feliciano, Mosaba, Bibi, Elvite e Leônidas, Ary e Bilau.
Além de
praticar o futebol, com participação em todas as categorias (profissional,
júnior e juvenil) o Moto Club participará na atual administração em outras
modalidades tais como: ciclismo, handebol, voleibol, atletismo, futebol de
salão e futebol feminino, terceirizando essas atividades com uma cooperativa,
constituída de técnicos em esportes nessas modalidades.
Símbolos
Escudo
O Escudo
é o principal símbolo do Moto Club de São Luís. Ele foi criado no formato de um
brasão com o desenho no interior bem característico dos clubes de motociclismo
e as argolas entrelaçadas simbolizando as diversas modalidades esportivas a que
o Moto Club se dedica, tais como, o Futebol, o Atletismo, o Handebol e o Futsal, entre outras.
Uniforme
Quando
foi fundado em 13 de setembro de 1937, o
uniforme adotado pelo Moto Club tinha cores verde e branco. Com a criação do
departamento de futebol, em 1939, o Moto Club passou a adotar o uniforme com
listras horizontais vermelhas e pretas. O uniforme reserva já foi branco com
listra vermelha e preta verticais no lado esquerdo do peito e branco com
listras horizontais vermelha e preta no centro. Atualmente, o uniforme n° 2 do
Moto Club é todo branco com gola vermelha e listras nos ombros vermelha e
preta.
Alcunhas
Os
apelidos são "Papão do Norte", "Rubro-Negro da Fabril" e
"Time Motense".
- "Papão do Norte":
esse apelido surgiu em 1948, quando o Moto Club conquistou a Copa dos
Campeões do Norte e venceu em Belém o Paysandu e o Fortaleza, ganhando assim o título de "Papão do
Norte". Há uma segunda versão que faz referência à 1946, quando o
Moto cedeu basicamente toda a base da seleção maranhense que chegou à
semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções. Por causa desse fato, os
jornais já se referiam ao clube pelo apelido de Papão do Norte. Note-se
que até a década de 60 o Estado do Maranhão fazia parte da então região
geográfica do Meio Norte.
- "Rubro-Negro da
Fabril": foi dado em alusão às cores do clube e ao local da sede
do clube e do estádio Santa Isabel (nome da fábrica do Sr. César Aboud),
que ficavam no Canto da Fabril.
Rivalidade
Seu maior
rival é o Sampaio
Corrêa, clube
contra o qual travou grandes confrontos durante toda a história do futebol
maranhense. Também é rival do Maranhão A.C. e do Luso Brasileiro, que teve seu
primeiro confronto com o Moto Clube em 1960, depois que o Luso voltou a suas
atividades, e já o enfrentou 101 vezes.
Patrimônio
Centro de
Treinamentos
Seu
endereço é Rua Ubatuta, nº 55. Neste endereço foi construído e inaugurado em 14
de setembro de 2003 o seu Centro de Treinamento, conhecido pelo nome de C.T.
Dr. José Pereira dos Santos. No C.T. há dois campos de medidas oficiais para
treinamento dos profissionais e das categorias de base. O campo principal é
utilizado pelo time principal e recebeu o nome de Hamílton Sadias Campos, o
maior artilheiro de todos os tempos do clube de São Luís. O outro campo é
utilizado pelas divisões de base do clube e recebeu o nome de Baezinho.
Neste campo também são disputadas partidas pelos times de base. No C.T. também
há oito quartos com 24 leitos para concentração dos jogadores, sala da
presidência, sala de troféus, sala de imprensa, sala de reuniões, salão de
jogos, departamento médico, cozinha industrial, refeitório, lavanderia e
vestiários.
Estádios
Santa Isabel
O
primeiro Estádio foi o Santa Isabel, onde o Papão do Norte disputou suas
partidas de 1939 até 1950. O Estádio era de propriedade do ex-presidente do
Moto Club, César Alexandre Aboud, industrial proprietário da fábrica
Santa Isabel, no Bairro da Fabril. O Estádio Santa Isabel foi demolido em 1972.
No seu lugar foi erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís.
Castelão
A partir
de 1982, o Moto Club passou a realizar seus jogos principais no Castelão,
inaugurado em 5 de fevereiro de 1982 e com capacidade para 75.263 torcedores,
sendo um dos maiores estádios da Região Nordeste. Em 2004, o Estádio foi
fechado, pois sua estrutura estava comprometida. O Castelão foi reaberto no dia
8 de setembro de 2012, data de aniversário da cidade de São Luís e sua
capacidade foi reduzida para 45.000 torcedores, devido à colocação de cadeiras
em todos os setores do Estádio.
Nhozinho Santos
É o
Estádio onde o Moto Club atualmente manda suas partidas.
Títulos
Regionais
Competição Títulos Temporadas
Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Maranhense 24 (1944, 1945, 1946, 1947, 1948, 1949, 1950, 1955, 1959, 1960, 1966, 1967, 1968, 1974, 1977, 1981, 1982, 1983, 1989, 2000, 2001, 2004, 2006 e 2008)
Histórico em competições
oficiais
Copa do Brasil
Foram dez
participações (1990, 1999, 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2015),
sendo eliminado na primeira fase em sete edições (1990, 1999, 2001, 2002, 2006,
2007 e 2009), e nas outras três edições (2003, 2005 e 2015), foi eliminado na
segunda fase.
- 1990 - Em sua primeira participação na competição
o Moto Club foi eliminado logo na primeira fase pelo Remo. Naquele ano, os dois times participavam do Brasileirão Série B na mesma chave que também contava com os
times do Sport, Ceará, Santa Cruz e Treze da Paraíba. O Remo venceu nos pênaltis por
4x3 o Moto Club após dois empates por 1x1 em São Luís no Estádio Castelão e em Belém no Estádio Mangueirão.
- 1999 - Após nove anos desde a sua última
participação o Moto Club volta a disputar novamente a Copa do Brasil e
novamente é eliminado na primeira fase pelo, só que dessa vez foi pelo Goiás. Após vencer por 3x2 em São Luís, o Moto Club
sofreu uma goleada por 4x0 em Goiânia e voltou pra casa eliminado.
- 2001 - Em sua terceira participação o Moto Club
foi eliminado pelo Flamengo-PI também na primeira fase. O Flamengo-PI venceu
os dois jogos, em São Luís e em Teresina por 2x1.
- 2002 - Eliminado na primeira fase pelo CSA. O CSA venceu os dois jogos, em São Luís por
2x1 e em Alagoas por 2x0.
- 2003 - E foi em 2003 que pela primeira vez o Moto
Club passou da primeira fase da competição depois de superar o River-PI, mas foi eliminado logo na segunda fase pelo
Vasco da Gama. Na primeira fase, o Moto Club perdeu para o Ríver em casa
por 1x0 e quando todos achavam que o time estava eliminado, o Moto Club se
superou e goleou por 4x2 na casa do rival eliminando o Ríver. Já na
segunda fase, o Moto Club recebeu o Vasco da Gama em São Luís e perdeu por
2x0 eliminando o jogo de volta.
- 2005 - Novamente o Vasco da Gama atravessou o
caminho do Moto Club e o resultado não foi diferente. Depois de eliminar o
Rio Branco-AC por 3x1 no Acre eliminando o jogo de volta, o
Moto Club pegou o Vasco da Gama na segunda fase e perdeu os dois jogos
(2x1 em São Luís e 6x0 no Rio de Janeiro).
- 2006 - Eliminado na primeira fase pelo Atlético Paranaense. O Atlético venceu o jogo em São Luís por 3x1
e não precisou do segundo jogo.
- 2007 - O Moto Club foi eliminado na primeira fase
pelo Goiás. O Goiás venceu o jogo por 3x1 em São Luís e não precisou do
segundo jogo lá em Goiânia. Neste jogo o Moto Club não pode contar com
sua torcida por causa de uma punição.
- 2009 - O Moto Club foi eliminado na primeira fase
pelo Náutico. Pois empatou com o Náutico no jogo de ida por 1x1 no Estádio Castelão em São Luís e perdeu o jogo de volta em Recife por 2x0 no Estádio dos Aflitos.
- 2015 - O Moto Club conseguiu passar para segunda
fase pela terceira vez, empatando com o Boa Esporte em 1x1 em dois jogos (na
ida em São Luís e na volta em Minas) na primeira fase, pois passou para próxima
fase vencendo nos pênaltis em 4 a 3. Mas ao ir para segunda fase, acabou
sendo eliminado pela Ponte Preta perdendo os dois jogos (2x1 em São Luís e 4x1
em Campinas, SP).
Jogadores
que marcaram época no Moto Club.
Jogador Temporadas Posição País
Ademir Chagas 1996 Volante
Bacabal Atacante
Clayton 1993
e 1994 Zagueiro
Clemer 1987
e 1993 Goleiro
Cosme 2005 Atacante
Douglas Bilica 2001, 2002 e 2004 Volante
Edinho Xerife 1990 Zagueiro
Fernando Forletta 2000, 2001,
2002, 2003 e 2004 Volante
Hamílton Campos 1963, 1964, 1965,
1966, 1967 e 1968 Atacante
Hélio Maranhense 1990 Volante
Jack Jones 2000,
2004 e 2009 Atacante
Juary 1990 Atacante
Júnior Maranhão 1996, 1997, 1998, 1999, 2000,
2001 e 2002 Volante
Kléber Pereira 1995, 1996, 1998, 1999, 2011, 2012, 2013 Atacante
Marcinho 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2009, 2011 Meia
Misael 2006,
2007 e 2008 Atacante
Pires 1995,
1996, 1997, 1998 e 2011 Volante
Raimundinho Atacante
Faísca 1970, 1971, 1972, 1973 e 1974 Volante
Roberto Fonseca 1998 Zagueiro
Simão 1969,
1970 e 1971 Atacante
Válber 2006 Meia
Zé Roberto 1990 Atacante
- CURIOSIDADES : 1º jogo: No dia 17 de setembro de 1939, o Moto Club
fez sua primeira partida de futebol. Enfrentou o Ateneu Teixeira Mendes,
time campeão estudantil. O resultado final foi 1 X 1, com gol marcado por
Bibi;
- 1º Jogo Oficial: No dia 9 de abril de 1940,
o time motorizado participou do primeiro torneio início do Campeonato Maranhense de Futebol. O quadro rubro-negro
perdeu de 2 X 1 para o Maranhão. O Moto jogou com Ahu, Zezico, Pires, Mozabá
e Neves (Carrasco - 91), Elvitre, Cecilio, Jacaré, Bá e Anderson;
- Estádio Santa Isabel: O Moto Club foi o único
time do estado a ter seu próprio Estádio, o Estádio Santa Isabel, que foi demolido em 1972 para
construção do Ministério da Fazenda;
- Papão do Norte: Mesmo sendo um clube da
região nordeste, é conhecido como "Papão do Norte", devido as
suas conquistas na região, e pelo fato do proprio estado do Maranhão ser
incluido nas competições oficiais da Região;
- Hamílton Sadias Campos: Maior artilheiro do Moto
Club com 244 gols;
- Rubro Negro da Fabril: Como também é conhecido em
São Luís (Fábricas de propriedade do seu primeiro presidente);
- Heptacampeão: É o único clube a atingir a
marca de heptacampeão clássico (7 vezes seguidas) no Campeonato Maranhense de Futebol. Atingiu a inigualável
marca nos anos de 1944, 1945, 1946, 1947, 1948, 1949 e 1950;
- Século XXI: Maior Campeão Maranhense no
Século XXI;
- Clemer: Clemer Melo da Silva, conhecido apenas como Clemer, foi um grande goleiro revelado pelo Moto
Club no ano de 1987. Passou por grandes equipes como Flamengo e Internacional, além de Guaratinguetá, Santo André, Remo, Goiás, Ferroviário e Portuguesa.
- Reestreia de Kléber Pereira: No dia 30 de agosto de
2011, o atacante Kléber Pereira fez sua reestreia pelo time
do Moto Club. Ele que já jogou em grandes equipes do país como Santos, Internacional, Náutico, Atlético-PR e Vitória, e também de outros países como França,
jogando pelo Sion e México, jogando por Tigres UANL, Veracruz, América e Necaxa. Ele iniciou sua carreira como jogador no
Moto Club no ano de 1996. Na reestreia dele, enfrentou o time do Cordino e o resultado foi 2 X 1 para o time do Moto
Club, onde neste jogo, ocorreu o 1º gol de Kléber Pereira na volta em 2011. [8]
- Dia do Torcedor Motense: No dia 21 de dezembro de
2015, foi oficialmente aprovado pela Assembléia Legislativa do Maranhão, o
projeto de lei nº279/2015, que visa instituir o " Dia do torcedor do
Moto Club de São Luís, " a ser comemorado no dia 13 de setembro de
cada ano.
MOTO CLUBE 1944
MOTO CLUBE 1945
MOTO CLUBE 1946 João Mouchrek, Rui, Merci, Gegeca, Pinheirense, Carapuça e Mourãozinho; Batistão, Galego, Ênio Silva, Ananias e Dengoso
MOTO CLUBE 1947
MOTO CLUBE 1947
MOTO CLUBE 1950
MOTO CLUBE 1950
MOTO CLUBE 1952
MOTO CLUBE 1963
MOTO CLUBE 1966
MOTO CLUBE 1967
MOTO CLUBE 1968
MOTO CLUBE 1968 Neguinho, Vila Nova, Carlos Alberto, Alzimar, Geraldo e Correia; Baé, Djalma Campos, Pelezinho, Amauri, Santana e Zezico
MOTO CLUBE 1969
MOTO CLUBE 1971 Assis, Ribeiro, Cléssio, Osvaldo, Romido e João Bala. Maduro, Marcos do Boi, Nilo, Faísca e Paraíba
MOTO CLUBE 1971
MOTO CLUBE 1973 Sousa, Chico, Laudeni, Marins, Esquerdinha e Barbosa; Lima, Lins, Tuica, Faísca e Gabriel
MOTO CLUBE 1974
MOTO CLUBE 1974
MOTO CLUBE 1974
MOTO CLUBE 1974
MOTO CLUBE 1976
MOTO CLUBE 1976
MOTO CLUBE 1977
MOTO CLUBE 1977