sábado, 7 de enero de 2017

ATLÉTICO PARANAENSE * PARTE 1

ATLÉTICO PARANAENSE * PARTE 1

Clube Atlético Paranaense (conhecido também como Atlético-PR e cujo acrônimo é CAP) é um clube de futebol brasileiro, da cidade de Curitiba. Foi fundado em 26 de março de 1924, a partir da fusão do Internacional Futebol Clube e do América Futebol Clube.[4]
Suas cores tradicionais são o preto e o vermelho, que lhe rendem a alcunha de rubro-negro. Manda seus jogos no Estádio Joaquim Américo Guimarães (mais conhecido como Arena da Baixada), reinaugurado em duas fases: em 1999 após reformas visando sua modernização e em 2014, após as reformas exigidas pela FIFA para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014.
Foi o primeiro clube do futebol paranaense a participar de uma competição nacional, a Taça Brasil de 1959, e a ter sido finalista da Copa Libertadores, feito ocorrido na edição de 2005. Dentre seus principais títulos, possui 1 Campeonato Brasileiro (em 2001) e outros 22 Campeonatos Paranaenses.
Seu grande adversário local é o Coritiba Foot Ball Club, como quem faz um dos clássicos de maior rivalidade do futebol brasileiro, o Atletiba.[5] Também possui rivalidade com o Paraná Clube, cujo duelo se chama Paratico.
Nome                         Clube Atlético Paranaense
Alcunhas                   Furacão  Rubro-Negro
Torcedor/Adepto     Atleticano  Rubro-Negro
Mascote                     Cartola
Fundação                  26 de março de 1924 (91 anos)
Estádio                      Arena da Baixada
Capacidade              42.372 lugares[1]
Localização               Curitiba, PR, Brasil
Presidente                 Luiz Sallim Emed[2]
Treinador                 Paulo Autuori
99taxis
Material esportivo   Umbro
HISTORIA DO ATLÉTICO PARANAENSE

Em 1912, Joaquim Américo Guimarães reuniu um grupo de amigos e fundou o International Foot-Ball Club, que tinhas as cores preta e branca no seu uniforme e disputava torneios na baixada da Água Verde. Em 1917, surgiu o América Futebol Clube, que utilizava as cores vermelha e branca. Equipes independente até 1924, os dois clubes se fundiram em 21 de março daquele ano, dando origem ao Club Athletico Paranaense (grafia original e de época[6] )
International Foot-Ball Club foi um clube de futebol com sede em Curitiba, no Estado do Paraná, fundada em 22 de maio de 1912[1] por membros da sociedade curitibana no Jockey Club Paranaense e liderados por Joaquim Américo Guimarães.
Em 1912, Joaquim Américo alugou a Chácara dos Hauer com intenção de fazer ali um campo para o International jogar. No ano seguinte iniciou-se a construção do campo do International, nos arrabaldes da Baixada do Água Verde, sendo estes os detalhes para o apelido de Baixada ao estádio da Arena da Baixada.
Em 6 de setembro de 1914, o International inaugurou oficialmente a Baixada jogando contra o Flamengo. O time carioca ganhou por 7-1 e a partida contou com mais de 3 mil espectadores, o maior público registrado até então na cidade de Curitiba.
O clube utilizava camisa com listras verticais pretas e brancas, calção branco e meias brancas. Foi o primeiro campeão paranaense em 1915[2] .
Em 1924, o clube fundiu-se com o América Foot-Ball Club e formou o Atlético Paranaense.
Títulos
Estaduais
Campanhas de destaque
América Futebol Clube foi clube de futebol da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, Brasil. Utilizava camisa vermelha, calção branco e meias vermelhas. Fundiu-se com o Internacional em 1924, para formar o Atlético Paranaense.
ESTADIO JOAQUÍM AMÉRICO

Em 1917 o América Futebol Clube associa-se ao Paraná Sport Club, de Curitiba, para disputar o campeonato local, formando assim um time único numa tentativa de fortalecer a equipe. O resultado desta união vem na conquista do campeonato deste ano e na artilharia do mesmo, quando o atleta Gaeto marca 9 gols, superando os demais atletas da competição. A parceria com o Paraná S.C. é estendida para o campeonato de 1918, porém, neste ano a equipe fica na penúltima colocação. Para os dois campeonato o time foi inscrito com o nome América-Paraná Sport Club.
Para o campeonato de 1919 a parceria se desfaz e o América F.C. volta a participar do campeonato sem nenhum vínculo com o Paraná S.C.
Títulos
Estaduais

·         O primeiro jogo

·         A primeira partida de futebol (amistosa) que a nova agremiação realizou foi no dia 6 de abril de 1924, contra o Universal FC. e obteve vitória por 4 a 2. O Atlético jogou com Tapyr, Marrecão e Ferrário; Franico, Lourival e Malello; Smythe, Ari, Marreco, Maneco e Motta.
·         Os gols foram marcados por Marreco, Ari (2) e Malello. O árbitro foi José Falcine, atleta do Savoia, que mais tarde jogou no rubro-negro.[8]

·         Década de 1920

·         Com a união de forças, o Clube Atlético Paranaense ficou uma equipe reforçada e pôde fazer frente aos mais temíveis esquadrões existentes como o Britânia, o Savoia, o Palestra Itália e o Coritiba. Realizando uma campanha brilhante, o Atlético conquistava seu primeiro título de campeão paranaense, em 1925.
·         Após ser vice-campeão por 3 anos seguidos (1926, 1927 e 1928), o Atlético Paranaense voltou a vestir a faixa de campeão em 1929.

·         Década de 1930

·         O Atlético era a melhor equipe do futebol paranaense no início dos anos de 1930. Mantendo os mesmos jogadores que haviam se sagrado campeões em 1929, os reforços de Chumbinho e Érico, o Atlético tornou-se uma equipe que se impôs aos adversários. Em 1930, ganhou o título de bicampeão paranaense (primeira vez na história do clube) com duas vitórias sobre o Coritiba por 3x2 durante o campeonato. A partida que consagrou o bicampeonato foi na segunda vitória sobre o Coritiba, em 28 de dezembro de 1930, em uma verdadeira guerra campal com o resultado de 3x2 para o rubro negro (gols de Zinder Lins, Marreco e Levoratto). A última partida do certame de 1930 o Atlético não compareceu, para comemorar com a sua torcida. Este jogo era para ser com o Palestra Itália[9] . Outro feito notável nesse ano, aconteceu no dia 21 de julho, quando em partida amistosa venceu o poderoso Corinthians por 1x0, gol de Marreco, uma grande conquista para o Atlético.
·         Em 1934, o Atlético Paranaense já era proprietário, em definitivo, do terreno da Baixada da Água Verde, e o estádio passou a ser denominado de Joaquim Américo Guimarães, sugestão de Alcídio Abreu, para homenagear o grande desportista que havia morrido em 1917.
·         Nesse ano, após tropeçar em 1931, 1932 e 1933, o rubro-negro voltou a ter uma equipe competitiva e fez bonito. Sagrou-se campeão paranaense de 1934. Na equipe campeã desse ano figurava como goleiro, o jovem Alfredo Gottardi, o "Caju", que viria a ser o maior ídolo de todos os tempos da torcida atleticana.
·         Em 1936, com apenas 12 anos de existência, o Atlético Paranaense conquistava seu quinto título paranaense, e dessa vez, de forma invicta.

·         Década de 1940 - Surgia o Furacão

·         O campeonato de 1940 foi muito disputado. Atlético e Ferroviário lideraram o certame. O tricolor ferroviário conquistou o 1º turno, enquanto o Atlético Paranaense laureou-se no segundo. Era preciso uma decisão em "melhor de três pontos" para se conhecer o campeão. Em virtude de uma confusão acontecida no último jogo do returno, estava empatado o clássico em 2 a 2, quando o Ferroviário fez um gol, prontamente anulado pelo árbitro em razão de um impedimento. O antigo Britânia não se conformou e abandonou o campo aos 35 minutos do 2º tempo. O Tribunal de Justiça da Federação Paranaense de Futebol, julgando o caso, deu vitória ao Atlético - 3 a 2, pois o Ferroviário se negara a continuar jogando. Este motivo anulou a "melhor de três". O clube ficou 180 dias suspenso e o Atlético Paranaense foi considerado campeão paranaense de 1940.
·         Em 1943, o Atlético Paranaense trouxe para o elenco o técnico e dois jogadores da Seleção Paraguaia de Futebol. Com a equipe reforçada e com mais qualidade, o rubro-negro voltou a mandar no campeonato. Dois turnos bem disputados. Coritiba campeão do primeiro turno e Atlético do segundo. Novamente, uma "melhor de três pontos" teria que acontecer, o Atlético Paranaense venceu os dois Atletibas por 3 a 2 e a torcida festejou o título de campeão.
·         A rivalidade entre o Atlético Paranaense e Coritiba andava em alta. Por duas vezes nos anos 1940 haviam decidido o título. Uma vitória para cada lado.
·         Em 1945, o campeonato seria decidido no maior clássico do futebol paranaense. O Atlético Paranaense foi campeão do 1º turno de forma invicta. O Coritiba foi o campeão do 2º turno. Seria realizada uma "melhor de três" para decidir o título. Foram partidas para entrarem na história do futebol paranaense. O Coritiba venceu a primeira por 2-1, no Belfort Duarte, atual Couto Pereira. A segunda foi vencida pelo Atlético Paranaense, na Baixada, por 5 a 4. A terceira partida foi marcada para o Estádio Belfort Duarte. Foi um jogo muito disputado. Terminou empatado no tempo normal, 1-1. O jogo foi para a prorrogação. Aos sete minutos o atacante Xavier, do Atlético Paranaense, fez o gol da vitória. Coritiba 1-2 Atlético Paranaense. A torcida fez uma das maiores festas, com carreatas, fogos de artifício e cânticos até o raiar do sol.
·         Em 1949, o Atlético Paranaense foi um "Furacão" que passou pelos campos do Paraná. Com a manchete de primeira página no extinto jornal Desportos Ilustrados do dia 20 de maio de 1949 anunciando a goleada do Atlético em cima do Britânia (no domingo, dia 19 de maio) em letras garrafais: O “Furacão” Levou o “Tigre” de Roldão, nasceu o apelido do rubro-negro paranaense. Não só o time de "49", como os demais times formados pelo clube, receberam o carinhoso apelido de Furacão e assim sendo, o termo furacão foi inserido no hino atleticano, não só para idolatrar o esquadrão de 1949, que arrasou todos os adversários com placares acima de quatro gols, mas também para representar a força que o clube tem junto a sua torcida e o receio e o respeito que seus adversários devem ter nos confrontos dentro das quatro linhas[10] .
·         O Desportos Ilustrados, naquela edição de segunda-feira, 20 de maio de 1949 e sua manchete, não imaginava o momento histórico que estampava em sua primeira página. A partir daquele dia as manchetes de todos os jornais paranaenses só falavam do "Furacão" rubro-negro que liquidava as equipes adversárias sempre com goleadas. Em 1949 foram onze goleadas seguidas (recorde quebrado apenas 59 anos depois), tornando-se campeão paranaense daquele ano.[11]

·         Era dos jejuns (1950-1981)

·         Depois de conquistar facilmente o campeonato paranaense de 1949, o Atlético-PR despencou terrivelmente, no início do ano 1950, que acabou apenas em 1982, período em que o torcedor atleticano quer esquecer. No total, O Atlético só conquistou 2 títulos nesse período: Paranaense de 1958 e de 1970.
·         Mas o pior estava por vir, em 1967 a situação financeira do clube despencou, e com uma campanha de somente três vitórias, onze empates e quatorze derrotas, o Atlético-PR foi rebaixado para a segunda divisão do paranaense de 1967. Quando surge Jofre Cabral e Silva que conseguiu tirar o time da segunda divisão e deu ânimo para os jogadores rubro-negros, trazendo os campeões mundiais de 1962 Djalma Santos e Bellini. Desta maneira os Rubro negros voltaram com tudo no paranaense de 1968. Mas ele acabou morrendo devido a um infarto, durante uma partida do clube, declarando momentos antes "Não deixem - nunca - morrer o meu Atlético!". Com o moral baixo, o Atlético-PR não conseguiu vencer o paranaense daquele ano.
·         Em 1970 o Atlético-PR conquistou o título de campeonato paranaense, goleando o Seleto por 4x1 jogando fora de casa. Depois, o Atlético-PR voltou a "pifar" novamente, sem conquistar um título até 1982, com os jogadores Washington e Assis, até hoje ídolos da torcida atleticana. Assim, o rubro-negro paranaense nunca mais passou por outro desses jejuns. [carece de fontes]

·         Era da revolução (1995-2008)

·         Em 1995, depois de perder de 5x1 para seu rival, Coritiba, assumiu uma nova diretoria, onde lançaram o "Atlético Total" um novo projeto estratégico do clube e que começou bem, com a volta do Atlético à Série A do Brasileirão de 96, sendo campeão Brasileiro da Série B de 95 em cima do seu maior rival, o Coritiba.
·         Em 1997, o antigo estádio Joaquim Américo foi derrubado para a construção do novo estádio.
·         Em 24 de junho de 1999, o clube inaugurou o estádio mais moderno da América Latina, na época, com um jogo amistoso entre Atlético e Cerro Porteño, do Paraguai. A partida terminou 2 a 1 para a equipe rubro-negra.
·         Dois dias depois, ainda em virtude da inauguração do estádio, a Seleção Brasileira de Futebol disputou um amistoso contra a Seleção da Letônia, proveniente do Leste Europeu. O jogo terminou 3 a 0 para o Brasil.
·         Em 2004 foi firmada uma parceria com a empresa fabricante de aparelhos celulares japonesa Kyocera, renomeando o estádio para Kyocera Arena. Em 2005, após 10 anos de contenda judicial, o Atlético-PR firmou acordo assumindo definitivamente o direito de uso do terreno vizinho.
·         Em 2001, o Atlético Paranaense vence seu primeiro Campeonato Brasileiro (final contra o São Caetano, onde ganhou por 4x2 e 1x0) e em 2004 foi vice, com o artilheiro Washington marcando um recorde histórico de trinta e quatro gols numa única edição do Campeonato Brasileiro. Em 2001, o grande nome dos jogos foi o artilheiro Alex Mineiro.
Na final da Libertadores de 2005, o clube não pôde fazer o 1º jogo da decisão em seu estádio, que mesmo sendo considerado na época[12] como o mais moderno da América Latina, não possuía a capacidade mínima de 40 mil lugares exigida pelo regulamento. Mesmo assim, a diretoria do Clube Atlético Paranaense investiu, em regime de urgência, 1 milhão de reais na construção de arquibancadas móveis para dar capacidade ao estádio para mais de 42 mil pessoas. Mesmo com a autorização oficial de uso das arquibancadas, após vistoria do Corpo de Bombeiros e o órgão oficial de engenharia responsável pela vistoria entregues à CONMEBOL, a entidade transferiu o jogo para o Estádio Beira-Rio e o resultado da partido foi o empatou por 1x1. Na segunda partida, no Estádio do Morumbi, o Atlético-PR lutou mas sucumbiu no minutos finais e acabou levando quatro gols no final do jogo pelo time do São Paulo, diante de mais de 70 mil torcedores, perdendo o título da Copa Libertadores da América.
O Atlético-PR participou de quatro Libertadores da América, em 2000, 2002 e 2005 (quando foi vice-campeão) e em 2014.
Na Copa Sul-Americana de 2006, o Atlético também fez uma boa campanha, passando por Paraná, River Plate e Nacional do Uruguai, chegando à semifinal do torneio, onde foi eliminado pelo Pachuca.
LOTHAR MATHAUS CONTRATADO COMO TREINADOR DO FURACAO

Em 2008, o Atlético-PR quebrou o recorde de vitórias seguidas do "Furacão de 49", ganhou 12 partidas seguidas.
2009-2015
  • Em 2009, o Atlético conquistou o Campeonato Paranaense.
  • Em 2010 o Furacão, no Campeonato Brasileiro, finalizou na 5ª posição.
  • Em 2011 o Clube terminou na 17° posição no Campeonato Brasileiro e, depois de 15 anos de permanência na série A, acabou rebaixado para a Série B do Brasileirão.
ATLÉTICO PARANAENSE NA SIRIA

  • Em 2012 o Atlético garantiu acesso de volta à Série A do Brasileirão com o 3° colocação do Campeonato Brasileiro da série B.
  • Em 2013 o clube foi vice-campeão do Campeonato Paranaense, da Copa do Brasil e 3° colocado no Campeonato Brasileiro.
  • Em 2014, o Atlético ficou na 4ª posição no Campeonato Paranaense, foi eliminado nas oitavas-de-final da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro na 8ª posição.
  • Em 2015, o Atlético ficou na 10° posição no Campeonato Brasileiro, após passar por momentos difíceis na Copa do Brasil e no Campeonato Paranaense.
Títulos
NACIONAIS
            Competição               Títulos   Temporadas
            Campeonato Brasileiro           1      2001
            Campeonato Brasileiro - Série B   1          1995
           Seletiva para a Libertadores  1      1999
ESTADUAIS
           Competição                Títulos   Temporadas
Campeonato Paranaense     22           1925, 1929, 1930, 1934, 1936, 1940, 1943, 1945, 1949, 1958, 1970, 1982, 1983, 1985, 1988, 1990, 1998, 2000, 2001, 2002*, 2005 e 2009
Copa Paraná                         2             1998, 2003[13]
Torneio Início                       6             1936, 1947, 1955, 1958, 1987 e 1988
Cscr-featured.pngCampeão invicto
Estatísticas
Participações
Participações em 2016

Competição        Temporadas   Melhor campanha        Estreia    Última     P      R
Campeonato Paranaense              92 Campeão (22 vezes) 1924        2016                
Campeonato Brasileiro                40 Campeão (2001)       1959        2016                 3
Série B                6                       Campeão (1995)            1980        2012        4     
Copa do Brasil     20 Vice-campeão (2013)                        1989        2016       
Primeira Liga      1                       A disputar                       2016        2016       
Copa Libertadores da América    4 Vice-campeão (20052000        2014       
Copa Sul-Americana                    6                                      Semifinal (2006)      2006 2015                       
Jogadores destacados
Esta é uma lista de jogadores de destaque que já passaram pelo Atlético Paranaense:
Seleção dos 80 anos
No ano de 2004 o Clube Atlético Paranaense comemorou os 80 anos de existência e para celebrar a história do Furacão, a equipe do site "Furacao.com" reuniu 15 profissionais, entre eles jornalistas, escritores, colunistas, historiadores e ex-jogadores para eleger a Seleção dos 80 anos.[16] Nela estão jogadores que atuaram nos primeiros anos do Clube e outros que atuaram já no século XXI. Também foi eleito o técnico e o dirigente que marcaram época no Furacão.
Goleiro   1      Caju   
Laterais  2     Djalma Santos           6          Pepicelli         
Zagueiros  3  Gottardi Jr.      4       Zanetti           
Meias/Atacantes  8  Barcímio Sicupira 10  Jackson Nascimento 5 Kléberson
Atacantes 9    Alex Mineiro 

Técnico

Dirigente
Treinadores
Esses são os principais treinadores:
TIME DOS SONHOS DO ATLÉTICO PARANAENSE: Geninho, Djalma Santos, Caju, Alfredo, Julio, Zanetti e Petraglia. Alex Mineiro, Assis, Kleberson, Sicupira, Jackson e Cireno.

Categorias de base
O clube revelou ao longo de sua história diversos jogadores que brilharam no time profissional e deram alegrias à torcida.
Sub-23
História
A criação
A medida inovadora começou em 2012, com o objetivo de promover uma transição mais efetiva dos jogadores das Categorias de Formação para a Categoria Profissional e dar maior tempo de pré-temporada para a equipe principal, o Atlético Paranaense inovou e, com uma atitude de vanguarda, criou a categoria Sub-23. O time passou a representar o clube nos Campeonatos Estaduais a partir de 2013.
2012 –: os primeiros anos
Logo no primeiro ano a equipe Sub-23, depois de uma série de amistosos e jogos-treino, terminou 2012 com um Quadrangular Internacional no Uruguai, onde competiu com a Seleção Gaúcha Sub-23, Seleção Sub-20 do Chile e Seleção Sub-20 do Uruguai.
Em 20 de janeiro de 2013, o Furacão Sub-23 estreou no Campeonato Paranaense com um time totalmente formado no CT do Caju. No primeiro turno, terminou na quinta colocação, mas foi campeão do segundo turno e garantiu uma vaga na final do torneio contra o rival Coritiba. Mas ficou com o vice-campeonato, empatando na primeira partida e sendo derrotado no segundo jogo.
Na temporada 2014, o Sub-23 disputou novamente o Estadual. Após um ótimo começo, o time caiu nas semifinais para o Londrina, em um duelo que parecia resolvido e teve uma virada histórica no Estádio do Café.
Já no ano seguinte, o sub-23 jogou as cinco primeiras rodadas do Campeonato Paranaense de 2015 - a última delas na derrota por 2 a 0 no clássico Atletiba, no dia 22 de fevereiro.
Jogadores destacados
Esta é uma lista de jogadores de destaque que já passaram pelo Atlético Paranaense:
Treinadores
Esses são os principais treinadores:
LOTHAR MATTHAUS UM CAMPEAO DO MUNDO NO ATLÉTICO PARANAENSE

Uniformes de jogo
  • 1º - Camisa com listras verticais em preto e vermelho, calção e meias pretas;
  • 2º - Camisa branca, calção e meias brancas
CAMISAS HISTÓRICAS DO ATLÉTICO PARANAENSE

Valor de mercado

·         De acordo com um ranking de 2015 da consultoria BDO RCS Auditores Independentes, o Atlético Paranaense detinha o décimo terceiro maior valor de mercado do futebol do Brasil, com 146,8 milhões de reais.[37]

Sedes e estádios

ARENA DA BAIXADA 

Arena da Baixada

·         Seu estádio é o Joaquim Américo Guimarães, ou Arena da Baixada, popularmente conhecida pelos torcedores apenas como "Caldeirão". O campo da baixada, como era conhecido desde a sua inauguração em 1914, levantado em madeira pelo Internacional (um dos times fundadores do Atlético), teve como jogo inaugural, no dia 6 de setembro de 1914, a partida entre o Internacional e o Flamengo carioca, quando o clube do Rio de Janeiro venceu a partida por 7x1.
·         A primeira grande reforma da Baixada ocorreu em 1967, com ampliação das arquibancadas. Essa reforma ocorreu com a ajuda dos irmãos Alberto e Alfredo (Caju) Gottardi, ex-jogadores do Clube. A segunda reforma aconteceu entre 1992 e 1994, com a construção de um tobogã no gol de fundos. Em 1997 o estádio foi demolido para a construção de uma arena e entre 2012 e 2014, ocorreu a reforma completa para o complemento das arquibancadas e a adaptação aos padrões da FIFA e assim, receber quatro partidas da Copa do Mundo FIFA de 2014.

CT do Caju

·         O Centro de Treinamentos Alfredo Gottardi, ou o CT do Caju, como é conhecido, é uma das partes fundamentais do patrimônio do Clube Atlético Paranaense. Em 1995, a diretoria que recém havia tomado posse desfez-se do antigo Parque Aquático, localizado no bairro do Boqueirão, que era utilizado apenas para lazer de sócios, muitos dos quais nem para o Atlético torciam, para reestruturar o clube e torna-lo exclusivamente um clube de futebol.

CAP S/A

·         Em novembro de 2011 o Atlético Paranaense constituiu uma Sociedade de propósito específico (SPE) com a finalidade de administrar as reformas da Arena da Baixada, obras necessárias para a adaptação ao livro de encargos da FIFA e aos jogos que ocorreram nesta praça esportiva na Copa do Mundo de 2014[38] .
·         Com a denominação de CAP S/A - Arena dos Paranaenses, a empresa pode contrair empréstimos, ficando assim, estes recursos disponíveis exclusivamente para as obras e não fazendo parte da contabilidade do Clube Atlético Paranaense. Após a conclusão das obras e finalização das dívidas efetuadas pelo CAP S/A, esta empresa será extinta.
SEDE DO ATLÉTICO PARANAENSE

Curiosidades
  • O Atlético Paranaense foi o primeiro time do estado do Paraná a fazer uma excursão internacional, o Furacão viajou ao Paraguai onde fez três partidas contra times paraguaios, os times do Paraguai foram Cerro Porteño, Nacional e Olímpia.[carece de fontes]
  • O Furacão também foi o primeiro time do estado do Paraná a participar de uma competição de âmbito nacional. A primeira partida em um "nacional" ocorreu em 23 de agosto de 1959.[carece de fontes]
  • A equipe rubro-negra, campeã de 1958 com a consagrada comissão técnica formada pelos eternos ídolos Jackson Nascimento e Caju mais Pedro Sthengel Guimarães, conquistou o direito de representar o Paraná na primeira Taça Brasil em 1959. A estreia do Paraná e, consequentemente, do furacão foi no domingo, 23 de agosto, na cidade catarinense de Tubarão aonde conseguiu uma vitória por 2 a 1 no Hercílio Luz. Nesta partida, comandada pelo capitão "Tocafundo" e com gols do ponta-esquerda Tião aos 9 minutos do primeiro tempo e do atacante Gaivota aos 30 minutos do segundo tempo, o Atlético Paranaense fez um jogo histórico para a nação rubro-negra, bem como para o estado do Paraná.
  • O Atlético também tem várias campanhas de destaque, como o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de futebol de 1983, onde foi registrado no estádio Couto Pereira o maior público daquele estádio cerca de quase 67.391 pessoas.[39]
  • O Rubro-Negro também é um dos fundadores da Federação Paranaense de Futsal, também já teve outras modalidades esportivas, já teve time de Basketball, e Futsal, onde foi revelado o jogador Paulo Rink.
  • FURACAO MASCOTE DO ATLÉTICO PARANAENSE
Guias de jogos
Preliminar
Preliminar foi uma revista tipo match guides (em português: guias de jogos) do Clube Atlético Paranaense. A revista era editada e entregue no estádio Kyocera Arena nos dias de jogos do clube. O conteúdo deste periódico fazia referente aos detalhes do confronto, do adversário, do campeonato em questão, estatísticas e reportagens especiais e curiosidades[40] [41] [42] .
Seu lançamento ocorreu em abril de 2006[40] no jogo contra o Fluminense[40] . O periódico foi editado entre 2006 e 2008 e foi substituída pelo revista Uh! Caldeirão[43] .
Uh! Caldeirão
A Uh! Caldeirão foi uma revista brasileira de conteúdo futebolístico do Clube Atlético Paranaense[44] [45] . O periódico foi o guia oficial do C.A.P. para os jogos do clube dentro da Arena da Baixada[44] [43] .
Em um formato de 14,8 cm x 21 cm[46] , a revista era distribuída gratuitamente em cada partida dentro do estádio atleticano e sua tiragem era de aproximadamente 10 mil exemplares para os jogos do Campeonato Paranaense, 15 mil exemplares nos confrontos da Copa do Brasil e de 15 a 20 mil nas disputas do Campeonato Brasileiro[46] . Com informações sobre o jogo que iria acontecer (na ocasião da sua distribuição), tanto do Atlético como do time adversário e sobre a competição da disputa. A revista não possuía periodicidade definida, pois suas edições ocorriam conforme a sucessão de jogos realizados dentro do Estádio Joaquim Américo Guimarães.
A primeira edição da revista circulou no confronto entre o C.A.P. e o Corinthians Paulista no sábado, dia 27 de junho de 2009, pela 8° rodada do Campeonato Brasileiro[45] [47] . O destaque desta edição foi a estreia, no time paranaense, do técnico Waldemar Lemos[47] .
A revista foi a substituta do periódico Preliminar[42] , lançada em maio de 2006 como o Guia de Jogo Oficial[41] do clube e também distribuído gratuituamente nos dias de jogos na então Kyocera Arena. Este conceito (guia oficial de jogo), o C.A.P. copiou nos moldes dos clubes ingleses que editam os chamados match guides[48] .
A Uh! Caldeirão teve sua última edição no dia 5 de dezembro de 2010 (última rodada do Brasileirão 2010) quando o rubro negro paranaense ganhou de 1 a 0 do Avaí. A revista foi substituída pelo “Guia de Jogo Oficial do CAP”, num conceito mais simples, compacto e adaptado aos “match guides” esportivos norte-americano e do futebol europeu, sendo diferente do formato "revista" que possuía a Uh! Caldeirão[49] . O novo guia (Guia de Jogo Oficial do CAP) estreou no jogo contra o Corinthinas Paranaense, na noite de 10 de março de 2011, pelo Campeonato Paranaense de 2011.
HINO DO CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE


No hay comentarios:

Publicar un comentario