martes, 20 de diciembre de 2016

SAMPAIO CORREA * PARTE 1

SAMPAIO CORREA

Sampaio Corrêa Futebol Clube é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de São Luís, Maranhão. Foi fundado em 25 de março de 1923 por um grupo de jovens operários peladeiros. O nome do clube foi inspirado no Hidroavião Sampaio Corrêa II, que amerissou (termo usado para pouso de aeronaves aquáticas) na capital maranhense em dezembro de 1922.


Um dos clubes mais populares do Estado do Maranhão e do Nordeste, o Sampaio Corrêa tem o tubarão como seu mascote e suas cores são o encarnado, o verde e o amarelo. Costuma mandar seus jogos no Estádio Castelão. Seus principais adversários são o Moto Club e o Maranhão Atlético Clube, com quem compartilha as maiores rivalidades do futebol maranhense.
É o clube que possui mais títulos do Campeonato Maranhense de Futebol profissional com 32 conquistas, sendo oito delas de forma invicta, e é o único time do Maranhão que venceu a Copa Norte. É também a única equipe do país a ter sido campeão de três divisões nacionais diferentes - a Segunda Divisão do Nordeste de1972 (atual Série B), a Terceira Divisão de 1997 (atual Série C) e Série D de 2012.[1] [2] Em torneios nacionais, soma participações em 12 edições na Série A do Campeonato Brasileiro (considerando a era da Taça Brasil), 14 na Série B do Brasileiro e outras 20 na Copa do Brasil. O Sampaio Correa é ainda a única equipe maranhense a ter participado de um torneio internacional oficial, a Copa Conmebol de 1998, tendo alcançado a fase semifinal.WD
Nome                         Sampaio Corrêa Futebol Clube
Alcunhas                   Bolívia Querida
Torcedor/Adepto        Boliviano
Tricolor
Mascote                     Tubarão
Fundação                  25 de março de 1923 (93 anos)
Estádio                      Castelão
Capacidade                40.179 lugares
Localização                Brasão de São Luís.svgSão Luís, Maranhão

HISTORIA DO SAMPAIO CORREA
ORIGEM DO NOME SAMPAIO CORREA

Nascido no Maranhão, o nome Sampaio Corrêa surge em homenagem ao hidroavião Sampaio Corrêa II, que aportou em São Luís no dia 12 de dezembro de 1922, sob o comando do piloto brasileiro Pinto Martins e do americano Walter Hinton. O avião tinha sido doado pelo senador carioca José Mattoso de Sampaio Corrêa, presidente do Aeroclube Brasileiro, por isso levava seu nome. Aliás, foram dois os aviões doados pelo senador: Sampaio Corrêa I e Sampaio Corrêa II, sendo que o primeiro pegou fogo, antes do segundo ser doado.
Os dois pilotos tentavam realizar a primeira ligação aérea entre as Américas, levantando voo dos Estados Unidos para o Brasil. A vestimenta dos pilotos também deu origem ao primeiro uniforme do clube, pois o brasileiro usava camisa verde e amarela, em linhas verticais e o americano usava um macacão vermelho e branco. Ambos vestiam calça caqui, a união das das cores referentes aos dois pilotos(verde e amarelo + vermelho e branco). Estas cores são utilizadas nos uniformes do clube ate hoje.
SENADOR JOSÉ MATTOSO SAMPAIO CORREA

HIDROAVIAO SAMPAIO CORREA

No dia 25 de março de 1923, na residência de Inácio Coxo, localizada em uma das ruas do bairro do Lira, que dão acesso à rua do Passeio, um grupo de jovens peladeiros, sob o comando de Vital Freitas e Natalino Cruz, resolveu criar a Associação Sampaio Corrêa Futebol Clube, formado por operários e jovens de pés descalços, sendo escolhido para ser o seu presidente o desportista Abrahão Andrade. Como vice, o escolhido foi Luís Vasconcelos e João Almeida e Plasco Moraes Rego, na primeira e segunda secretaria. Valdemar Zacarias de Almeida como tesoureiro, Almir Vasconcelos como Diretor de Esportes e mais Manoel Brasil como auxiliar das diretorias, foram os demais membros da primeira diretoria boliviana.
Em pouco tempo, o Sampaio Corrêa tornou-se "Campeão Suburbano" ao bater pequenos clubes da periferia e desafiar o grande Sport Club Luso Brasileiro, à época o campeão maranhense e maior potência do estado. O primeiro compromisso oficial entre os dois clubes ocorreu em 26 de abril de 1923, sendo que o Luso vinha de uma longa invencibilidade. A partida aconteceu no campo da Rua do Passeio, com arbitragem de Antero Novais, e terminou com a vitória da do Sampaio Corrêa por 1 x 0, com gol de Lobo, feito aos quatro minutos do primeiro tempo. A primeira equipe do Sampaio era a seguinte: Rato; Zé Novais e João Ferreira; Roi Bride, Chico Bola e Raiol; Turrubinga, Mundiquinho, Zezico, Lobo e João Macaco.
Os primeiros títulos do clube vieram somente nos anos 1930, quando conquistou o bicampeonato de 1933 e 1934, enquanto que nos anos 1940 também conquistou apenas dois títulos estaduais, vendo a supremacia do rival Moto Club, que, na época, ainda bem jovem, não era o principal rival do time, honra que cabia ao Maranhão.
O Sampaio montou times muito fortes nessas duas décadas, ganhando três estaduais em cada uma deles.

Série B 1972
O Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão de 1972 reuniu 23 times do Nordeste apenas, divididos em 4 grupos (3 de 6 e 1 de 5).
O Sampaio compunha o grupo A, juntamente com: Moto Club, Tiradentes, Flamengo-PI, Fortaleza e Guarany de Sobral.
O Tricolor começou mal no campeonato: estreou no dia 10 de Setembro, no Super clássico, perdendo para o arquirrival Moto por 1 x 0; em seguida empatou em Teresina com o Flamengo, por 0 x 0; também no Piauí, arrancou novo empate, por 1 x 1, desta vez com o Tiradentes; no dia 1 de outubro, perdeu em casa para o Guarany por 2 x 1. Restava ainda o Fortaleza para fechar o turno, mas o retrospecto do Sampaio era desanimador: 2 empates e 2 derrotas. Nem de longe se imaginava que aquele time poderia ainda sonhar em ser campeão. O Tubarão, porém, começou a mostrar seus dentes afiados no jogo contra o Fortaleza, no Nhozinho Santos, vencendo a batalha por 1 x 0. Daí para frente, a equipe se acertou. Empatou com o Moto Club em 0 x 0; venceu duas em casa: o Flamengo por 5 x 0 e o Tiradentes por 2 x 0; fora de casa, também venceu o Guarany, em Sobral, por 1 x 0 e o Fortaleza também por 1 x 0, arrancando, dessa forma a sua classificação nas últimas, juntamente com a equipe do Tiradentes.
Classificado, o Tubarão passou ao grupo "E", que também tinha o Tiradentes-PI, o Itabaiana e o Atlético de Alagoinhas. O Sampaio estreou nessa fase no dia 26 de novembro em Alagoinhas, contra o Atlético, que na primeira fase vencera 9 dos dez jogos disputados e empatara 1, estando, portanto, invicto na competição. Pois o Sampaio foi lá e venceu a partida por 2 x 1. Depois teve dois empates em 0 x 0, com o Itabaiana fora e o Tiradentes em casa. Na volta, nas duas partidas em casa, o Sampaio bateu o Atlético por 2 x 0 e o Itabaiana por 1 x 0, e perdeu o último jogo, fora, para o Tiradentes por 2 x 1, terminando empatado em todos os aspectos com o Tiradentes, vencendo-o apenas nos critérios de desempate (maior número de vitórias – no geral).
Desta forma, o Sampaio Corrêa classificou-se para a grande final, disputada em um jogo apenas, contra o Campinense, melhor time da competição. A partida ocorreu em São Luís, numa verdadeira batalha campal, terminando em 1 x 1 no tempo normal e 0 x 0 na prorrogação. O Sampaio venceu na cobrança de pênaltis por 5 x 4, levantando o troféu de campeão. Encerrou sua participação com dezessete jogos, 8 vitórias, 4 empates, 5 derrotas, 19 gols pró, 8 gols contra, 11 gols de saldo e o artilheiro da competição: Pelezinho, com 8 gols.
Time básico do Sampaio Campeão da Série B de 1972: Jurandir; Célio Rodrigues, Neguinho, Nivaldo e Valdecir Lima; Gojoba, Djalma Campos e Edmilson Leite; Lima, Pelezinho e Jaldemir.
Mascote
MASCOTE TUBARAO

Com o sucesso do filme Tubarão, no início dos anos 1980, o Sampaio Corrêa ressuscitou um antigo apelido lá dos anos 50, que trouxe de volta o seu mascote oficial. O tricolor simplesmente papou o pentacampeonato estadual (1984-1988) e, folgando em 1989, veio papar mais um tri em seguida (1990-1992), como um verdadeiro tubarão assassino, não dando chance a ninguém. Venceu o campeonato de 1986 de forma arrasadora e invicta e ainda conseguiu a façanha de ficar 46 jogos sem perder entre 1988 e 1989. Na primeira edição da Copa do Brasil, em 1989, encarou de primeira o Corinthians, no Castelão, chegando a estar vencendo por 3 x 0, cedendo dois gols no final do 2.º tempo. Foi eliminado no jogo de volta, em São Paulo, pelo placar magro de 1 x 0, gol de Fabinho (obs.: neste jogo, Neto fez sua estreia pelo Corinthians).
Série C de 1997
A seguir, todos os jogos do Sampaio Corrêa em sua notável campanha na Série C de 1997:
1.ª Fase (Grupo 2) - O Sampaio estreou fora de casa contra o Santa Rosa, conseguindo um difícil empate em 0 x 0. Em São Luís, ganhou do River-PI por 1 x 0 e fora, também por 1 x 0, venceu o 4 de Julho, e em Teresina, novamente venceu o Ríver, agora por 2 x 1. Nos dois últimos jogos da primeira fase, em casa, o Tricolor bateu o 4 de Julho por 4 x 2 e o Santa Rosa por 4 x 0, terminando a 1.ª fase em primeiro lugar.
2.ª Fase - Nesta fase, de mata-mata, o adversário do Sampaio foi o Quixadá. O Sampaio, em casa, tropeçou no primeiro jogo, apenas empatando com o visitante por 1 x 1. A superação do Sampaio Corrêa veio no difícil confronto no Ceará, quando o Sampaio venceu pelo magro placar de 1 x 0. A invencibilidade era mantida e a classificação estava assegurada.
3.ª Fase - O adversário era o já conhecido Santa Rosa, do Pará. No jogo de ida o Sampaio Corrêa conseguiu o empate em 0 x 0, arrancando a classificação suada em São Luís, vencendo por 3 x 2.
4.ª Fase - Foi assim que o Sampaio conseguiu vaga para jogar contra o Ferroviário, do Ceará. No primeiro jogo, disputado em Fortaleza, o Sampaio Corrêa venceu por 1 x 0 e no segundo jogo em São Luís, novamente o Sampaio Corrêa venceu, agora por 4 x 0.
5.ª Fase - Nesta fase, a final, quatro times se enfrentariam em quadrangular e o clube que fizesse mais pontos nos seis jogos que cada um tinha de jogar seria o campeão. Os clubes envolvidos nessa fase eram: Sampaio Corrêa, Tupi, Francana e Juventus.
Eis os resultados de todos os jogos desta fase:
1° Rodada - 9 de novembro
  • Francana 1 x 1 Sampaio Corrêa
  • Tupi 2 x 1 Juventus
2° Rodada - 12 de novembro
  • Sampaio Corrêa 3 x 0 Tupi
  • Juventus 2 x 1 Francana
3° Rodada - 16 de novembro
  • Francana 1 x 2 Tupi
  • Sampaio Corrêa 1 x 1 Juventus
4° Rodada - 22 e 23 de novembro
  • Juventus 2 x 2 Sampaio Corrêa
  • Tupi 0 x 1 Francana
5° Rodada – 26 de novembro
  • Tupi 0 x 1 Sampaio Corrêa
Francana 1 x 0 Juventus
27° Rodada – 30 de novembro
  • Juventus 3 x 1 Tupi
  • Sampaio Corrêa 3 x 1 Francana
No último jogo, no Estádio Castelão com mais de 70 mil pessoas, o Sampaio Corrêa sagrou-se campeão Brasileiro Invicto da Série C em 1997, após o triunfo de 3 x 1 diante do Francana.
Campanha - Jogos: 18 - Vitórias: 12; Empates: 6; Derrotas: 0; Gols pró: 31; Gols contra: 11; Saldo de gols: 20.
Artilheiro: Marcelo Baron (Sampaio Corrêa): 9 gols.
Equipe básica do Sampaio: Geraldo, Erly, Ney, Gelásio e Lélis; Luís Almeida, Renato Carioca, Ricardo (Edmilson) e Adãozinho; Jó (Cal) e Marcelo Baron. Técnico: Pinho
O Sampaio Corrêa, com vários jogadores remanescentes do bom time de 1997, venceu a Copa Norte de 1998. Na primeira fase, enfrentou o time do São Raimundo-RR, vencendo a primeira por 5 x 1 em Boa Vista, e a segunda, uma sonora goleada em casa, por 10 x 0. Na segunda fase (semifinal), enfrentou o Ypiranga-AP, vencendo a primeira por 2 x 0 em Macapá, e a segunda por 2 x 1, em casa. Na final, jogou contra um outro São Raimundo-AM, do Amazonas, perdendo a primeira por 1 x 0 em Manaus, e vencendo a segunda por 2 x 1 em São Luís. Nos pênaltis, o Tricolor venceu o clube amazonense por 3 x 0 no dia 22 de abril de 1998, sagrando-se campeão da Copa Norte de 1998, o que lhe deu direito de participar da Copa Conmebol de 1998.
No ano seguinte, o Sampaio Corrêa chegou novamente à final da Copa Norte, contra o mesmo São Raimundo-AM. O curioso é que nas finais, o Sampaio perdeu a primeira em casa por 1 x 0, e venceu a segunda, fora, por 2 x 1, deixando escapar o bicampeonato nos pênaltis, por 3 x 1.
Série D de 2012
O Sampaio Corrêa voltou a ser campeão brasileiro e novamente invicto, em 2012. Foi o primeiro clube nordestino a ser campeão da Série B e em 2012 tornou-se o primeiro clube brasileiro a ser campeão em três divisões diferentes, já que fora campeão em 1972 (B) e 1997 (C).
A campanha do Sampaio, comandado pelo técnico Flávio Araújo, foi a seguinte:
1.ª Fase - Grupo A2, composto por Sampaio Corrêa, Comercial-PI, Araguaína, Santos-AP e Mixto:
  • Mixto 1 x 3 Sampaio - 23/06/12 (dom)- Local: Estádio Eurico Gaspar Dutra (Cuiabá - MT). Público: 902 pagantes. Renda: R$ 13.950,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Carlinhos Rech e Deca; Arlindo Maracanã, Robson Simplício, Eloir e Cleitinho; Edgar (Ricardinho) e Célio Codó (Júnior Chicão). Gols do Sampaio: Célio Codó (2) e Cleitinho; gol do Mixto: Furlan.[3] [4]
  • Sampaio 4 x 0 Comercial - 01/07/12 (dom) - Local: Estádio Nhozinho Santos (São Luís - MA). Público: 6.537 pagantes. Renda: R$ 81.680,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Carlinhos Rech e Deca; Robson Simplício (Luís Maranhão), Arlindo Maracanã, Eloir (Júnior Chicão) e Cleitinho; Célio Codó (Ricardinho) e Edgar. Técnico: Flávio Araújo. Gols do Sampaio: Arlindo Maracanã (2), Mimica e Carlinhos Rech.
  • Santos 1 x 3 Sampaio - 10/07/12 (ter) - Local: Estádio Glicério Marques (Macapá - AP). Público: 199 pagantes. Renda: R$ 1.705,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Johildo, Carlinhos Rech e Deca; Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Eloir (Luís Maranhão) e Cleitinho (Ricardinho); Edgar (Zé Paulo) e Célio Codó. Técnico: Flávio Araújo. Gols do Sampaio: Eloir (2) e Cleitinho.
  • Araguaína 0 x 4 Sampaio - 04/08/12 (sab) - Local: Estádio Mirandão (Araguaína - TO). Público: 1.260 pagantes. Renda: R$ 16.610,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Carlinhos Rech, Mimica e Deca; Luís Jorge, Arlindo Maracanã, Eloir e Zé Paulo (Thiago Miracema); Cleitinho (Ricardinho) e Célio Codó (Luís Maranhão). Técnico: Flávio Araújo. Gols do Sampaio: Luís Jorge, Célio Codó, Zé Paulo e Ricardinho.
  • Sampaio 6 x 0 Santos - 12/08/12 (dom) - Local: Estádio Nhozinho Santos (São Luís - MA). Público: 4.920 pagantes. Renda: R$ 78.060,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Robinho (Johildo) e Deca; Robson Simplício (Luís Maranhão), Arlindo Maracanã, Eloir e Zé Paulo; Ricardinho (Pimentinha) e Célio Codó. Técnico: Flávio Araújo. Gols do Sampaio: Zé Paulo (2), Eloir (2), Célio Codó e Deca.
  • Sampaio 3 x 0 Araguaína - 15/08/12 (qua) - Local: Estádio Nhozinho Santos. Público: 3.370 pagantes. Renda: R$ 54.430. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Johildo e Deca; Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Eloir e Cleitinho (Pimentinha); Zé Paulo (Ricardinho) e Célio Codó (Orlando). Técnico: Flávio Araújo. Gols do Sampaio: Roniery, Cleitinho e Arlindo Maracanã.
  • Comercial 0 x 1 Sampaio - 20/08/12 (seg) - Local: Estádio Alberto Silva (Albertão) (Teresina - PI). Público: 75 pagantes. Renda: R$ 750,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Johildo e Deca; Luís Maranhão, Arlindo Maracanã, Zé Paulo e Cleitinho (Pimentinha); Orlando e Ricardinho (Thiago Miracema). Técnico: Flávio Araújo. Gol do Sampaio: Thiago Miracema.
  • Sampaio 1 x 0 Mixto - 26/08/12 (qua) - Local: Estádio Nhozinho Santos. Público: 4.050 pagantes. Renda: R$ 43.750,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Johildo e Deca; Robson Simplício, Eloir (Alex), Cleitinho e Zé Paulo (Robinho); Júnior Chicão e Pimentinha (Ricardinho). Técnico: Flávio Araújo. Gol do Sampaio: Pimentinha.
O Sampaio terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento: 24 pontos, 8 jogos, 8 vitórias, 25 gols pró, 2 gols contra e saldo de 23 gols. O segundo colocado foi o Mixto-MT, com 12 pontos. Primeiro lugar geral e do grupo A2, o Tricolor enfrentaria o Vilhena, 2.º colocado do grupo A1.
Oitavas-de-final:
  • Vilhena 2 x 2 Sampaio - 02/09/12 (dom) - Local: Estádio Portal da Amazônia (Vilhena - RO). Público: 430 pagantes. Renda: R$ 4.300,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Johildo e Deca; Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Eloir (Pimentinha) e Cleitinho; Zé Paulo (Dudu) e Célio Codó (Júnior Chicão). Técnico: Flávio Araújo. Gols do Sampaio: Célio Codó e Mário Paiva (contra); gols do Vilhena: Edilsinho e Mário Paiva.
  • Sampaio 4 x 1 Vilhena - 12/09/12 (qua). Local: Estádio Castelão (São Luís - MA). Público: 40.000 pagantes. Renda: 80.000,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Carlinhos Rech e Deca; Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Eloir (Dudu) e Cletinho (Zé Paulo); Pimentinha e Júnior Chicão (Wescley). Técnico: Flávio Araújo. Gols do Sampaio: Pimentinha (2), Cleitinho e Zé Paulo; gol do Vilhena: Cabixi.
O detalhe deste segundo jogo é que ele marcou o retorno do Estádio Castelão, que estava fechado havia 8 anos. O público foi cravado em 40.000 torcedores. O Governo do Estado comprou todos os ingressos e distribuiu à torcida. O Sampaio classificou-se para as quartas de final, para enfrentar o Mixto - MT, que eliminara o Clube do Remo - PA.
Quartas-de-final:
  • Mixto 1 x 1 Sampaio - 16/09/12 (dom). Local: Estádio Eurico Gaspar Dutra (Cuiabá - MA). Público: 2.523 pagantes. Renda: R$ 34.030,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Carlinhos Rech e Deca; Robson Simplício (Dudu), Arlindo Maracanã, Eloir (Robinho) e Cleitinho (Zé Paulo); Pimentinha e Célio Codó. Técnico: Flávio Araújo. Gol do Sampaio: Célio Codó; gol do Mixto: Furlan.
  • Sampaio 0 x 0 Mixto - 23/09/12 (dom). Local: Estádio Castelão (São Luís - MA). Público: 30.863 pagantes. Renda: R$ 352.300,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Robinho e Deca; Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Eloir (Dudu) e Cleitinho; Célio Codó (Júnior Chicão) e Pimentinha. Técnico: Flávio Araújo.
O Sampaio conseguiu o acesso à Série C de 2013, juntamente com CRAC, Mogi Mirim e Baraúnas. O Tubarão classificou-se para enfrentar nas semifinais o Baraúnas-RN, que eliminara o Campinense.
Semifinal:
  • Baraúnas 1 x 1 Sampaio - 30/09/12 (dom) - Local: Estádio Nogueirão (Mossoró - RN). Público: 1.412 pagantes. Renda: R$ 16.360,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Robinho e Deca; Robson Simplício (Dudu), Arlindo Maracanã, Eloir (Zé Paulo) e Cleitinho; Célio Codó (Wescley) e Pimentinha. Técnico: Flávio Araújo. Gol do Sampaio: Cleitinho.
  • Sampaio 1 x 0 Baraúnas - 10/10/12 (qua) - Local: Estádio Castelão (São Luís - MA). Público: 34.123 pagantes. Renda: R$ 316.960,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Denilson, Mimica (Carlinhos Rech), Robinho e Deca; Dudu, Arlindo Maracanã, Eloir e Cleitinho (Zé Paulo); Pimentinha e Célio Codó (Wescley). Técnico: Flávio Araújo. Gol do Sampaio: Eloir.
O Sampaio classificou-se para a grande final contra o CRAC-GO, que eliminara o Mogi-Mirim nos dois confrontos.
  • CRAC 1 x 1 Sampaio - 14/10/12 (dom) - Local: Estádio Genervino Fonseca (Catalão - GO). Público: 3.744 pagantes. Renda: R$ 33.445,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Robinho, Carlinhos Rech e Luís Jorge; Dudu, Arlindo Maracanã, Eloir e Cleitinho (Johildo); Pimentinha (Zé Paulo) e Célio Codó (Wescley). Técnico: Flávio Araújo. Gol do Sampaio: Cletinho; gol do CRAC: Guerra.
  • Sampaio 2 x 0 CRAC - 21/10/12 - Local: Estádio Castelão (São Luís - MA). Público: 40.283 total. Renda: R$ 707.175,00. Time do Sampaio: Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Robinho e Deca; Dudu, Arlindo Maracanã, Eloir e Cleitinho (Carlinhos Rech); Wescley (Zé Paulo) e Pimentinha (Célio Codó). Técnico: Flávio Araújo. Gols do Sampaio: Eloir e Pimentinha.
O Sampaio sagrou-se campeão brasileiro pela terceira vez. O público registrado foi de 40.287, o maior de todas as séries em 2012. Recorde de público e renda na Série D. A campanha invicta foi mais um feito notável do tricolor maranhense e nunca será esquecida. Campanha: 16 jogos; 11 vitórias; 5 empates; 0 derrotas; 79,17 % de aproveitamento; 37 gols pró; 8 gols sofridos; 29 gols de saldo; 2,3 gols de média. Artilheiros do time: Pimentinha (8 gols), Eloir e Cleitinho (6 gols).
Série C de 2013 e Retorno à Série B
Após os fracassos no Campeonato Maranhense de 2013[5] e na eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, em casa diante do Campinense[6] , o clube demitiu o técnico Everton Goiano e trouxe de volta para São Luís o técnico Flávio Araújo, que foi campeão brasileiro da série D pelo Sampaio. As coisas mudaram, o time começou completamente arrasador na Série C do Campeonato Brasileiro de 2013, fez um primeiro turno irretocável, porém a saída de jogadores como Thiago Cavalcante e Pimentinha fizeram o rendimento cair bruscamente chegando até ser cogitado o rebaixamento para a equipe maranhense. O presidente Sérgio Frota contratou Leandro Kível[7] e Lucas Silva[8] para tentar sanar a saída da antiga dupla de ataque. A reação do time começou no jogo contra o Santa Cruz, o empate em 0x0 foi injusto para a equipe boliviana que desperdiçou muitas chances de gol. O jogo contra o CRB mostrou uma equipe mais guerreira e uma torcida que acredita em seu time, quando o placar estava 1x1, a equipe do Sampaio teve o zagueiro Mimica expulso, mas isso não foi motivo para a torcida se calar. O Estádio do Castelão virou um caldeirão com a torcida incentivando o time mesmo com um jogador a menos, até que Lucas Silva chutou forte para o gol adversário, fazendo o estádio ir abaixo de comemoração, Sampaio 2x1. A vitória contra o CRB foi suficiente para botar o Sampaio Corrêa na briga pela classificação[9] . No jogo atrasado contra o Rio Branco do Acre, o pior time da competição, o Sampaio desperdiçou muitas chances, mas conseguiu sair com uma vitória importantíssima para continuar na luta pela classificação[10] .
Até que chegou o fatídico domingo dia 13 de outubro, última rodada da fase de grupos, o Sampaio Corrêa enfrentou o Fortaleza no Ceará, o estádio do Castelão de Fortaleza estava tomado de torcedores rivais, ambas as equipes precisando do resultado para classificar. O Fortaleza começou arrasador, colocou 2x0 ainda no primeiro tempo, e todos já achavam que o Fortaleza já estava classificado. Apesar da derrota, como o Treze estava empatando com o Santa Cruz, o Sampaio ainda sim se classificava. Aos 32 minutos do segundo tempo, Arlindo Maracanã, fez um gol deixando o jogo 2X1, a torcida do Fortaleza apesar de ver o Sampaio se aproximando do empate, estava tranquila por causa da continuação do jogo Treze e Santa Cruz, que ainda permaneciam no empate. Até que o Treze, aos 45 minutos do segundo tempo, faz um gol, conquistando a vitória e a classificação. Desta forma, a equipe do Sampaio Corrêa necessitava de um empate urgente para se classificar, e o Fortaleza deveria segurar o resultado, pois caso o Sampaio chegasse a empatar, o Fortaleza não seria classificado. Foi nestes contornos épicos que os minutos finais da partida Fortaleza X Sampaio chegaram deixando aprenssivos os torcedores das duas equipes. O Sampaio atacava mais, porém não tinha sorte de colocar a bola na rede, até que aos 47 do segundo tempo, o Castelão de Fortaleza se calou, um gol de cabeça de Paulo Sérgio, classificou o Sampaio Corrêa para o mata-mata da Série C de forma heroica[11] .
O Sampaio Corrêa terminou a fase de grupos da Série C do Campeonato Brasileiro de 2013 na quarta colocação do Grupo A após um empate na rodada final com o Fortaleza, conseguindo assim a classificação para as quartas de final.[12] Após eliminar o Macaé nas quartas de final, o Sampaio se classificou à semi-final da competição e garantiu o retorno à Série B do Campeonato Brasileiro.[13] A vaga para a final da Série C do Campeonato Brasileiro de 2013 foi conquistada com uma vitória sobre o Vila Nova no Estádio Castelão, em São Luís.[14]
A primeira partida da final da Série C do Campeonato Brasileiro de 2013 foi disputada contra o Santa Cruz em São Luís, no estádio Estádio Castelão, e terminou em empate sem gols.[15] Com a derrota por 2 a 1 para o Santa Cruz no segundo jogo da final da competição, no estádio do Arruda em Recife, o Sampaio Corrêa ficou com o vice-campeonato da Série C do Campeonato Brasileiro de 2013. [16]
Em 22 de julho de 2014, durante a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, o treinador Flávio Araújo pediu as contas do clube admitindo desgaste de suas relações com a diretoria.[17] Em seu lugar, foi posto o treinador Lisca, que havia recentemente se demitido do Naútico.[18] Lisca, tem então a obrigação de continuar a boa fase do time, porém, seu modo de administração do time torna-se criticado pela imprensa e pela torcida, o que faz com que o seu cargo seja ameaçado após uma sequência de 1 vitória, 2 derrotas e 2 empates na competição.[19] Lisca chega a ser anunciado como demitido pelo presidente Sérgio Frota,[20] no entanto, em menos de 12 horas, ele é readmitido ao cargo.
Lisca inicialmente adquire bons resultados, porém a escassez de vitórias e uma nova sequência de empates fazem as relações entre o técnico e a torcida sofrerem abalos novamente, e em 20 de outubro, após um empate em 1x1 com o time do Náutico, Lisca é oficialmente demitido do cargo.[21] Assim como na primeira ameaça de demissão, o técnico interino Vinícius Saldanha é nomeado como o novo técnico do clube até o fim da temporada, e o mesmo estreia vencendo o Bragantino por 3x0.


TORCIDA BOLIVIANA DO SAMPAIO

FEITOS
JOSÉ SARNEY EX PRESIDENTE DO BRASIL TORCEDOR DO SAMPAIO CORREA

  • O Sampaio é o primeiro e o único time brasileiro a ser campeão em três divisões diferentes: Série B, 1972; Série C, 1997; e Série D, 2012.
  • O Sampaio também é o primeiro time a conquistar dois campeonatos a nível nacional de forma invicta: na Série C de 1997, com 18 jogos, 12 vitórias e 6 empates, e aproveitamento de 78 %; e na Série D de 2012, com 16 jogos, 11 vitórias e 5 empates, e aproveitamento de 79,17 %.
  • Arlindo Maracanã é o primeiro bicampeão brasileiro invicto (1997 e 2012).
  • Um de seus atletas, Mascote, bateu o recorde brasileiro de gols numa única partida. Aconteceu em 20 de setembro de 1934, quando o Tricolor venceu a representação do Santos Dumont por 20 a 0, pelo campeonato estadual, e Mascote fez 13 gols, decretando, infelizmente, a extinção do time "Aviador". Esse recorde nunca foi sequer igualado. Os atletas que passaram mais perto foram: Caio Mário (CSA 22 x 0 Maceió, pelo Alagoano de 1944) e Dadá Maravilha (Sport 14 x 0 Santo Amaro, pelo Pernambucano de 1976), com 10 gols cada. O alarde criado por Dadá Maravilha, em 1976, em torno de sua folclórica pessoa, ajudou a criar o mito de que teria sido o maior artilheiro numa única partida, fato que pode ser desmentido facilmente recorrendo-se a jornais da época do fabuloso feito de Mascote.
  • O Sampaio conquistou o estadual de forma invicta em: 1933, 1934, 1940, 1942, 1953, 1962, 1964 e 1986.
  • O Sampaio poderia ter conquistado o título estadual de 1927, que ficou com o Luso Brasileiro. O tricolor bateu o Luso, na final, no dia 18 de março de 1928, por 4 x 1, mas como tinha jogado com dois atletas irregulares (Clarindo e Lobo), que estavam suspensos, foi julgado pela Comissão Técnica da AMEA e punido com a perda dos pontos e consequentemente do título.
  • Entre 1988 e 1989, o Sampaio ficou 46 jogos sem perder, até que foi derrotado pelo arquirrival Moto Club, no dia 16 de julho de 1989, pelo escore de 1 x 0. Lembrando que o recorde brasileiro pertence aos clubes cariocas Botafogo (1977-1978) e Flamengo (1978-1979), ambos com a incrível marca de 52 jogos de invencibilidade.
  • O Sampaio é o único clube do Maranhão a participar de um torneio internacional, no caso, da Copa Conmebol de 1998, terminando como terceiro colocado atrás de Santos e Rosario Central, da Argentina.
  • No jogo da semifinal da Copa Conmebol de 1998, entre Sampaio e Santos, foi quebrado o recorde de público do Estádio Castelão no dia 24 de setembro de 1998. O total de público divulgado foi de 97.720 torcedores. O detalhe interessante é que esse recorde superou o antigo, que durava apenas pouco mais de 24 horas: no dia anterior, a Seleção Brasileira, comandada por Vanderlei Luxemburgo, empatou com a Iugoslávia em 1 x 1 (gol brasileiro: Marcelinho Carioca), com o público de 91.666.
  • O público de 97.720 torcedores no jogo Sampaio 1 x 5 Santos da semifinal da Copa Conmebol de 1998 foi o maior da história do Maranhão e o segundo maior de toda a história do futebol nordestino, atrás somente de Bahia 1 x 1 Fluminense, pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988, quando 110.438 torcedores lotaram a Fonte Nova, em Salvador, no dia 14 de fevereiro de 1989.
  • O Sampaio é o maior vencedor do Campeonato Maranhense: 32 vezes, contra 24 do Moto Club.
  • O Sampaio teve dois atletas como artilheiros em torneios nacionais: Pelezinho, no Brasileiro Série B de 1972 (8 gols), e Marcelo Baron, no Brasileiro Série C de 1997 (9 gols).
  • O Sampaio detém o maior número de artilheiros do Campeonato Maranhense: 29 artilheiros, contra 26 do Moto Club. Destaque para: Mundiquinho (1927, 1930, 1933), Mascote (1934, 1935, 1938) e Cabecinha (1976, 1979 e 1980).
  • O Sampaio foi declarado de Utilidade Pública Estadual, pela Lei Estadual n.° 100/48, de 03.05.1948; e de Utilidade Pública Municipal, pela Lei Municipal n.° 456/54, de 09.12.1954.
ESTADIOS
O Sampaio Corrêa, antigamente, jogava nos estádios do Luso (que ficava localizado na Rua do Passeio, no Centro de São luís) e Santa Isabel (no canto da Fabril). Esses estádios já não existem mais. Atualmente, manda seus jogos no estádio Castelão (inaugurado em 1982), localizado no bairro do Outeiro da Cruz, pertencente ao Governo do Maranhão, com capacidade atual para 40.000 pessoas, e no estádio Nhozinho Santos (inaugurado em 1950), localizado na Vila Passos, pertencente à Prefeitura de São Luís, com capacidade atual para 13.500 pessoas. Enquanto o Nhozinho Santos foi palco de grandes clássicos contra Moto e Maranhão e também da conquista da Série B de 1972 e de jogos contra a Seleção pré-olímpica da Argentina, em 1988, e de vários jogos da Copa do Brasil, o Castelão foi testemunha de jogos inesquecíveis da Bolívia Querida, como as conquistas invictas das Séries C (1997) e D (2012), da Copa Norte (1998), da campanha brilhante pela Copa Conmebol de 1998 e de vários confrontos por campeonatos maranhenses, campeonatos brasileiros e Copa do Brasil, com destaque para a vitória sobre o Corinthians por 3x2 em 1989 e sobre o Fluminense, por 2x1, em 2002. O recorde de público foi registrado em 1998, na semifinal da Copa Conmebol contra o Santos, quando 97.720 torcedores presenciaram o combate, que entrou para a história como o segundo maior público do futebol nordestino em todos os tempos. O Castelão ficou fechado de 2004 a 2012, e foi reinaugurado na vitória do Sampaio por 4x1 contra o Vilhena/RO, pela segunda fase da Série D de 2012.
Títulos
Nacionais
            Competição             Títulos   Temporadas
            Campeonato Brasileiro - Série B   1          1972
            Campeonato Brasileiro - Série C  1          1997Cscr-featured.png
            Campeonato Brasileiro - Série D  1          2012Cscr-featured.png
Regionais
            Competição             Títulos   Temporadas
            Copa Norte              1             1998
            Supercopa Maranhão           1        2015Cscr-featured.png
            Torneio Maranhão-Pará      1        1973
            Torneio Maranhão-Piauí      1        1964
Estaduais
            Competição             Títulos   Temporadas
Copa União do Maranhão 2             2011 e 2012
Taça Cidade de São Luís   8             1939, 1950, 1973, 1976, 1983, 2007, 2009 e 2013

Campanhas de Destaque
            Competição             Títulos   Temporadas
Copa Conmebol                  1             3º lugar-1998

GRANDES JOGADORES DO SAMPAIO CORREA

  • Acir
  • Adãozinho
  • Arlindo Maracanã
  • Bacabal
  • Batistão
  • Bimbinha
  • Bodinho
  • Cabecinha
  • Cal
  • Carlos Alberto
  • Célio Rodrigues
  • Chamorra
  • Chico
  • Chico Bola
  • Chiquinho
  • Dadá
  • Decadela
  • Djalma Campos
  • Dudu
  • Edézio
  • Edgar
  • Eloir
  • Erly
  • Esquerdinha
  • Fernando Carlos
  • Fuzuê
  • Gelásio
  • Geraldo
  • Gojoba
  • Henrique Santos
  • Ivanildo
  • Jairo Lenzi
  • Jarbas
  • João Macaco
  • Joãozinho Néri
  • Jonas
  • Juca Baleia
  • Lélis
  • Lela
  • Lobo
  • Lourival
  • Luís Almeida
  • Luís Carlos
  • Macaco
  • Maçariquinho
  • Manga
  • Marcelo Baron
  • Marcial
  • Marco Antônio
  • Marcos Assunção
  • Mascote
  • Massaud
  • Meinha
  • Miran
  • Moreira
  • Mundiquinho
  • Ney
  • Orlando
  • Paraíba
  • Paulo Figueiredo
  • Paulo Lifort
  • Pelezinho
  • Péu
  • Pimentinha
  • Raposo Kungfusista
  • Raiol
  • Raimundinho Lopes
  • Renato Carioca
  • Rodrigo Ramos
  • Ribeiro
  • Ricardo
  • Rinaldi
  • Rogerinho
  • Rosclin
  • Sabará
  • Santos
  • Serra Pano de Barco
  • Terrível
  • Tonho
  • Toninho
  • Valdinho
  • Wamberto
  • Zé Carlos
SAMPAIO CORREA 1925

SAMPAIO CORREA 1930

SAMPAIO CORREA 1930

SAMPAIO CORREA 1935

SAMPAIO CORREA 1938

SAMPAIO CORREA 1938

SAMPAIO CORREA 1940

SAMPAIO CORREA 1945

SAMPAIO CORREA 1949

SAMPAIO CORREA 1950 Reginaldo, Ferreirão, Decadela, Zé Rocha, Baltazar e Serejo; Bodinho, Albano, Mozart, Geovani e Zé Pequeno

SAMPAIO CORREA 1950


No hay comentarios:

Publicar un comentario