lunes, 19 de diciembre de 2016

MARANHAO ATLÉTICO CLUBE * PARTE 1

MARANHAO ATLÉTICO CLUBE
PARTE 1

O Maranhão Atlético Clube, o MAC é um clube de futebol da cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, Brasil. Clube foi fundado em 1932 e tornou-se um dos clubes mais tradicionais do estado homônimo. A sua sede social chama-se Parque Valério Monteiro e fica localizada na Avenida 7 s/n no bairro da Cohama. O clube possui 15 títulos do Campeonato Maranhense de Futebol profissional. Seus maiores rivais são o Moto Club de São Luís e o Sampaio Corrêa, mas também ostenta rivalidades regionais com o Bacabal Esporte Clube e o Imperatriz.
Nome                       Maranhão Atlético Clube
Alcunhas                  Macão
Demolidor de Cartazes
Torcedor/Adepto  Atleticano
Maqueano
Mascote                   Bode
Fundação                 24 de setembro de 1932 (83 anos)
Estádio                    Castelão
Nhozinho Santos
Capacidade              40.000 lugares
13.500 lugares
Localização              São Luís,
HISTORIA DO MARANHAO - MAC
MARANHAO 1932

Inicio
Nos tempos ditosos da década de 30, quando São Luís vivia a efervescente fase do domínio comercial de portugueses e sírio-libaneses, e a influência muito forte no setor industrial têxtil, dos ingleses, e outras nacionalidades européias, empolgando o empresariado local, um acontecimento importante sacudiu a cidade, e pela primeira vez mostrou à sociedade então reticente, a projeção do desporto e o seu poder transformador junto às massas, principalmente entre os menos favorecidos. O futebol pouco lembrado nas rodas de conversas do Largo do Carmo, onde predominava a política, ganhava novos espaços e agitava a província, com a cisão que eclodiu, nas hostes do Syrio Brasileiro.

Divergências profundas levaram duas facções a entrarem numa luta surda. De um lado Wady Nazar, possuidor de terrível poder de argumentação e muito radical na defesa de suas posições, ladeado por Jamil Jorge, que o assessorava, e também o continha quando os ânimos estavam mais exarcerbados; do outro Severino Dias Carneiro, Manoel Maia Ramos Sobrinho e Silvio Arliê Tavares, ardorosos defensores de uma abertura do clube e lutando para que ele se "abrasileirasse", porque só destacavam o "Syrio", enquanto o "Brasileiro" ficava esquecido até mesmo nos noticiários. Queriam estar mais próximos das massas, não permitindo que ele ficasse como estava, "grafino". Além disso, havia uma animosidade incontronável quanto a presença de alguns diretores, e uma forte simpatia por Paulo Silva, que não tolerava Nazar e reagia sempre contra suas posições, que considerava ditatoriais.
O clima do confronto, que feriu-se na véspera, propiciaria a que, no dia seguinte, 24 de setembro de 1932, nascesse o Maranhão Atlético Clube. Surgiria assim, um das mais tradicionais agremiações no cenário desportivo maranhense. Só os irmãos Cutrim e mais Osvaldo e Elpídio Carvalho, ficaram de fora do movimento, preferindo continuar no Syrio. Todo o restante do elenco se bandeou para o MAC.
A conspiração foi vitoriosa e a vingança começou quando no ano seguinte, ao estrear oficialmente, o MAC derrotou o Syrio por 4 x 0 ( Veja matéria ). As meninas do voleibol que se juntaram aos rapazes rebeldes, fizeram a festa no dia seguinte derrotando a Escola Normal por 2 a 1, em sua própria quadra. Era o início de um trajetória de glórias.
O importante mesmo é que o clube cresceu, se notabilizando em jornadas memoráveis, aqui e em outras plagas, até tornar-se conhecido nacionalmente como uma das forças mais expressivas do futebol nordestino. Provou isto em 79, no Campeonato Brasileiro, e em outras oportunidades quando aqui, derrotou famosas equipes que vinham invictas de outros centros e caiam diante da garra e do entusiasmo de seus jogadores. Essas performances lhe valeram o cognome de "DEMOLIDOR DE CARTAZES", legenda que honra a sua galeria de honra.
A posição do MAC dentro do contexto do desporto do Maranhão, ganha em importância, quando analisamos o papel que representou, no momento em que estava nascendo. O futebol maranhense sofria a grave ameaça de cerrar as portas, com a ameaça de extinção da AMEA, o que aconteceria lá adiante, com a queda das oligarquias que dirigiam a entidade, que chegou dois anos depois a desfiliar o MAC por alguns dias, mas cedeu a pressão das massas, que foram em apoio ao time maqueano.
O MAC despertaria seus co-irmãos com uma nova mentalidade clubística, causando inveja a Sampaio, Tupan, América. Foi intensificada a prática de outros esportes como o basquete, voleibol, natação, boxe e o tênis de mesa, tendo em destaque o "menino de ouro", Eurípedes, que carreava para o clube o prestígio do poder, por ser cunhado e protegido do Interventor Paulo Ramos.
Na sede da Praça Gonçalves Dias - a mais movimentada de todas - se realizariam grandes festas, cujas rendas ajudariam nas despesas do elenco. Foram anos de fulgor e de grandes êxitos. A chegada de Vem-Vem, atacante cearense em 41, que viria para o FAC, e foi "cantado" por Antônio Frazão e terminou ingressando no MAC, virou carnaval.
O MAC se integrou assim, aos grandes momentos do nosso desporto, servindo como pêndulo nas crises. Graças a ele, ainda estão vivos Sampaio Corrêia e Moto Clube, pois funciona como válvula de escape, senão um ponto de equilíbrio.

Primeiros Títulos
O primeiro campeonato conquistado pelo Maranhão foi cinco anos após sua criação. Em 1937, o MAC faturou o torneio, algo que sucedeu-se em 1939, 1941 e 1943, começando a chamar a atenção no cenário futebolístico no estado.
Nos anos 50, o Bode Gregório ganhou apenas um título estadual, fazendo com que sua reputação decaísse. Uma nova campanha vitoriosa só aconteceu em 1963, doze anos depois da última conquista, que foi em 1951.
Anos 70 e 80
Porém, o grande apogeu do time maranhense foi em 1979, quando participou do Campeonato Brasileiro. Com oito vitórias, três empates e cinco derrotas, o MAC terminou no 26º lugar, uma posição digna para um clube recém-promovido. O Maranhão ficou à frente de clubes grandes, como Fluminense, Bahia e Botafogo.
Contudo, a boa campanha do time no campeonato não se repetiu no ano seguinte. A última posição, não vencendo nenhum jogo fez com que o time caísse para a segunda divisão, tomando 14 gols em apenas nove jogos. O desempenho do ataque foi pífio, com só três gols nos mesmo nove jogos. O clube nunca mais participaria da elite do futebol brasileiro novamente.
A década de 80 para o MAC foi muito ruim. Além de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, o Bode Gregório não conquistou nenhum título estadual. O único triunfo do time atleticano foi o Vice-Campeonato Brasilerio da série B em 1986.
Anos 90 e 2000
Nos anos 90 o Maranhão foi superior aos demais concorrentes, principalmente Sampaio Corrêa e Moto Clube. Pela primeira vez o clube ganhou um tricampeonato, 1993, 1994 e 1995, além do torneio de 1999.
Em 2000, o Maranhão voltou a figurar com destaque no cenário nacional. Naquele ano houve a Copa Norte, torneio que dava direito a disputar a Copa dos Campeões. Esta competição, por sua vez, garantia ao vencedor um lugar na Copa Libertadores. Após bela campanha, o MAC chegou à final para enfrentar o São Raimundo. No primeiro jogo, o Bode Gregório derrotou o rival de Amazonas por 3 a 2. Mas, no jogo de volta, em Manaus, o Maranhão perdeu por 2 a 0 e ficou com o vice-campeonato.
Sem títulos durante seis anos, em decisão do Estadual, no estádio Castelão, o Maranhão Atlético venceu o Imperatriz com o placar de 2 a 1 no dia 13/06/2013. O Quadricolor, na ocasião perdeu o jogo de ida pelo placar de 1 x 0, porém, mesmo com o gol no início da segunda partida do time de Imperatriz, o Demolidor de Cartazes conquistou de virada o título do Campeonato Maranhense 2013 quebrando o jejum de títulos e ganhando vaga direta para a Copa do Brasil 2014
CURIOSIDADES
  • O Maranhão detem a maior série invicta de um clube maranhense na primeira divisão nacional, foi em 1979(10 jogos, 06 vitórias e 4 empates).
  • Em 1979 o time maqueano tornou-se campeão do 1º turno do campeonato brasileiro e terminou a competição em 26º colocado(melhor colocação de um time maranhense na série A).
  • O título de campeão maranhense de 1939 foi retirado pela FMF(Federação Maranhense de Futebol) desde 1996, pois historiadores alegam que a final contra o Sampaio naquele ano, não teve o apoio da AMEA por conta de brigas entres os seus dirigentes e os clubes.
  • Em 1986, a série B contava com 04 grupos, onde o primeiro de cada sagrava-se campeão. O Maranhão terminou em segundo lugar no grupo B, taornado-o assim, vice-campeão brasileiro daquele ano.

Títulos
Estaduais
          Competição                  Títulos   Temporadas
Campeonato Maranhense      15          1937, 1939[a], 1941, 1943, 1951, 1963, 1969, 1970, 1979, 1993, 1994, 1995, 1999, 2007 e 2013
Taça Cidade de São Luís        8            1965, 1969, 1970, 1971, 1975, 1979, 1989, 2006
Torneio Municipal                 2            1953, 1961
Campeonato Maranhense Série B        1       2015

Participações em Campeonatos Nacionais
  • Participou da Taça Brasil 1964.
  • Copa do Brasil: 6 vezes, sendo o único time maranhense a chegar na 3ª fase.
Estádios
ESTADIO NHOZINHO SANTOS

Castelão
O Castelão foi concluído em 1982 e inaugurado no dia 1º de maio do mesmo ano, em um empate entre Maranhão e Sampaio Corrêa, em partida válida pelo Torneio do Trabalhado e tem capacidade para 75.263 torcedores, sendo um dos maiores estádios da Região Nordeste. Em 2004, o Estádio foi fechado, pois sua estrutura estava comprometida. Atualmente, o Castelão se encontra em reforma com previsão de reabertura no dia 8 de setembro de 2012, data de aniversário da cidade de São Luís. Possivelmente sua capacidade reduzirá para 63.000 torcedores, devido à colocação de cadeiras em todos os setores do Estádio.
Nhozinho Santos
Em 1 de outubro de 1950 foi inaugurado o Estádio Nhozinho Santos, com capacidade para 21.000 torcedores (atualmente ele tem capacidade para 16.500, conforme o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol da CBF), onde o MAC passou a mandar seus jogos. O Estádio ficou conhecido como "Gigante da Vila Passos". Seu nome é em homenagem a Joaquim Moreira Alves dos Santos, pelas mãos do qual ocorreu o nascimento das atividades esportivas no estado do Maranhão. Estão sendo colocadas cadeiras em todo o Estádio e sua capacidade deverá ser reduzida para 13.500 espectadores. O recorde de público do estádio é de 24.865 pessoas em 26 de março de 1980, quando o MAC empatou com o Vasco da Gama em 0 a 0.
Grandes ídolos

  • Riba (Atacante)
  • Hamilton (Atacante)
  • Euzébio (Ponta-direita)
  • Dario (Ponta-esquerda)
  • Bacabal (Atacante)
  • Clemer (Goleiro)
  • Flávio (Goleiro)
  • Jackson (Meia)
  • Raimundão (Goleiro)
  • Hiltinho (Zagueiro)
  • Lunga
  • Croinha
  • Alencar
  • Carlindo
  • Clécio
  • Ronaibe
  • Zuza
  • Barrâo
  • Nélio
  • Hiltinho ( meia atacante)
  • Casagrande (atacante)
  • João Luiz( Zagueiro)
MARANHAO 1937

MARANHAO 1938

MARANHAO 1945

MARANHAO 1946

MARANHAO 1946

MARANHAO 1948

MARANHAO 1950

MARANHAO 1950

MARANHAO 1950

MARANHAO 1952

MARANHAO 1954

No hay comentarios:

Publicar un comentario