lunes, 19 de diciembre de 2016

GOIANIA

GOIANIA

Goiânia Esporte Clube (conhecido apenas por Goiânia e cujo acrônimo é GEC) é um clube de futebol brasileiro da cidade deGoiânia (GO). O clube foi fundado oficialmente em 27 de maio de 1938[3] . É um dos times mais tradicionais e importantes do estado de Goiás.
Tem como principal apelido a alcunha de Galo, em alusão ao seu mascote. O seu uniforme é camisa com listras verticais pretas e brancas, calção branco e meias pretas, o que lhe rendeu outro apelido, "Alvinegro". Seu principal rival no futebol é o Atlético, com quem mantém o primeiro clássico do futebol goianiense e umas das maiores rivalidades do Centro-Oeste.
Ao longo de sua história no futebol, o Goiânia possui 14 títulos do Campeonato Goiano profissional, incluindo um pentacampeonato entre 1950 e 1954. Foi o primeiro Clube goiano a ganhar uma taça à nível regional, a Copa Brasil Central de 1967, e o primeiro clube a ganhar um campeonato invicto. É um dos quatro clubes do futebol da cidade de Goiânia que já participou da principal divisão do Campeonato Brasileiro, em quatro edições. Participou ainda por duas vezes da Copa do Brasil
Nome                           Goiânia Esporte Clube
Alcunhas                     Galo
Galo Carijó
Alvinegro
Pentacampeão
Academia do Futebol Goiano
Torcedor/Adepto       Alvinegro
Mascote                       Galo Carijó
Fundação                    30 de julho de 1936 (79 anos)[1]
Fundação oficial em
27 de maio de 1938 (77 anos)
Aniversário em
5 de julho de 1938 (77 anos)
Estádio                        Estádio Olímpico
Capacidade                 12.000 pessoas
Localização                  Goiânia -  GO
 
Brasil
Mando de jogo em     Estádio Olímpico
Capacidade (mando) 12.000 pessoas
HISTORIA DO GOIANIA
Segundo o jornalista e escritor, João Batista Alves Filho (falecido em 2008), publicada no livro Arquivos do Futebol Goiano, o Goiânia Esporte Clube foi fundado em 1936, em uma casa de madeira que ficava próxima da avenida Araguaia[4] .
Seu primeiro uniforme foi bastante inusitado: camisas pretas, golas brancas, tendo o mapa do estado de Goiás bordado no peito[5] .
Nas duas primeiras partidas realizadas pelo Goiânia Esporte Clube, a equipe da capital só conheceu derrotas. A primeira por 3 a 1, para o time da cidade de Bela Vista, em um feriado de domingo, quando se comemorava o dia da padroeira da cidade. A segunda por 2 a 1 em casa para a Associação Atlética União Goiana, time da cidade de Vila Boa (Goiás Velho). O primeiro triunfo alvinegro só viria na terceira partida oficial disputada. Na ocasião, contra o Anápolis Sport Club.[6]
União Americana
Tudo começou em abril de 1936, quando o fluxo de funcionários públicos aumentou na nova capital. Eles não tinham nenhum esporte para praticar ao fim do expediente e nos finais de semana. Sentiam saudades da derby da Cidade de Goiás e fundaram o embrião do Goiânia, o União Americana, fundado em 28 de abril. Não durou nem três meses, pois a sede ficava em Campinas e a distância para Goiânia acabou desanimando o mais entusiasmado do jogadores.[7] .
No dia 12 de julho de 1936, ocorreu a primeira partida de futebol entre clubes devidamente formados na nova capital. O jogo era entre União Americana e Botafogo Social Clube. Como não havia muita coisa para se fazer na nova cidade, boa parte da população foi assistir. O juiz foi o prefeito da época, Venerando de Freitas Borges.
Cquote1.svg       o prélio foi cheio de lances eletrizantes         Cquote2.svg
— Imprensa - desconhecido
Um dos espectadores foi o arquiteto José Neddermeyer, que em 30 de julho de 1936, ele e vários aficionados pelo futebol e pela cidade, se encontraram em uma casa de madeira na Avenida Araguaia. Definiram pela fundação de um time de futebol de verdade, o Goiânia. As cores escolhidas para o uniforme foram o preto e branco (possivelmente, alusão a União Americana), trazendo como escudo o mapa de Goiás. Escolheram como campo de treinamento um lugar cerca de dois quarteirões abaixo, na Avenida Tocantins, entre a Avenida Anhanguera e a Rua 4, onde mais tarde seria construída a sede do IBGE.[8]
1938 A 1939
Em 1938 os alvinegros decidiram montar a primeira diretoria oficial do clube. Surgia assim o Corinthians Goiano Futebol Clube.
Com esse nome o Goiânia conseguiu várias glórias. Ganhou o primeiro clássico contra o Atlético pelo placar de 1 a 0 em plena campinas. Disputou seu primeiro campeonato, a Taça Agência Ford contra a equipe do Anápolis Sport Club[9] .
Já possuindo vários prestígios no estado, o Atlético acaba desafiando o Corinthians para a disputa de um campeonato da cidade, que ficou conhecido comoCitadino de Goiânia[10] . Apesar dos erros no terceiro jogo, os dois times foram declarados campeões[11] .
Em 1939, o Corinthians ganhou seu segundo título do Citadino de Goiânia. Recebendo a Taça Vanguarda[12].
1939 à 1943: retorno do nome original
No dia 27 de maio de 1939, o Corinthians Goiano Futebol Clube retorna o nome para Goiânia Esporte Clube por escolha de seus associados, entre eles Pedro Ludovico Teixeira[13] .
O clube nessa época, foi um dos responsáveis pela criação da Liga Goiana de Esportes (durou poucos meses) e da Federação Goiana de Desportos (atual FGF).
Em 1940 disputou a terceira edição do Citadino de Goiânia sendo campeão invicto.
Foi o time que mais teve jogadores convocados para a Seleção Goiana.
1945 à 1960: dos anos dourados ao pentacampeonato
Nesse período o Goiânia tinha uma equipe quase imbatível. Conseguiu a façanha de ganhar um bicampeonato (45-46), um tricampeonato (58-60) e um pentacampeonato (50-54), sendo que em 1953 e 1954 de maneira invicta. Seu principal jogador na época, Foca, foi artilheiro três vezes (51-53).
1961 à 1974: a espera e o último título
Apesar do clube ter conquistado a Copa Brasil Central invicto. Esse período não foi um dos melhores. O Goiânia levantou um título goiano após oito anos e acabou vendo surgir duas novas potências do futebol goiano: Goiás e Vila Nova.
Durante esse período, conseguiu conquistar apenas dois Campeonatos estaduais, e ainda viu sua torcida diminuir.
1975 à 1997: Maldição, coadjuvante e rebaixamento estadual
Nesse período o Goiânia foi apenas um mero coadjuvante no futebol. Em âmbito nacional disputou quatro brasileiros série A, quatro brasileiros série B, um brasileiro série C e ainda participou de uma edição da Copa do Brasil, não obtendo muito sucesso em nenhuma dessas competições.
Já a nível regional o clube acabou perdendo muito espaço. Era superado por vários times do interior. Conseguiu chegar a final em poucas oportunidades. E não conseguiu levantar nenhum caneco.
Seu pior momento foi no Campeonato Goiano de 1997. O clube conseguiu ser o primeiro time entre os quatro grandes a cair para a segundona do estadual, após um primeiro turno horrível e um segundo turno mediano, o time não conseguiu se aliviar da zona. A partir daquele momento uma das equipes mais tradicionais de Goiás estava fadada na divisão de acesso.
1998 à 2003: super coadjuvante e novo rebaixamento
Em 1998, o clube conseguiu retornar para a divisão principal do goiano com dignidade. Foi campeão invicto da segundona. Porém suas participações no goiano eram pífias. Montava um time razoável com o intuito de apenas disputar o campeonato e tentar ficar em alguma colocação mediana. Não tinha uma equipe muito qualificada e quase sempre perdia seus clássicos contra o Goiás, o Vila e o Atlético.
No âmbito nacional, o clube disputou cinco brasileiros série C, sendo que em 1999 em um jogo muito espetacular ganhou do Fluminense de virada por 4 a 3. Ainda disputou aCopa do Brasil, sendo eliminado na segunda fase pelo Corinthians.
No ano de 2003 outra facada. Foi rebaixado de novo para a segunda divisão junto com seu arquirrival Atlético. O clube acabou ficando em penúltimo no Goianão de 2003.
2004 à 2007: vai e vem
Em 2004, o clube disputou a segundona. Parecia que seria campeão. Chegou a vencer o América de Morrinhos por 10 a 0. No entanto terminou em terceiro colocado e conseguiu ir para a primeira divisão graças a desistência do Novo Horizonte.
2005 foi rebaixado de novo para a segundona. Terminou o campeonato em último.
No ano de 2006 voltou para elite. Foi campeão da segunda divisão perdendo apenas um jogo. Na última partida do campeonato aplicou uma goleada de 9 a 1 no Iporá.
Disputando o Campeonato Goiano de 2007, o clube decepcionou sua torcida mais uma vez. Terminou em último.
Atualmente: crise e vergonha
Atualmente o clube disputa a Segunda Divisão e não consegue fazer brilhantes campanhas. Terminando sempre em posições medianas.
Em 2014 quase foi rebaixado para a terceira divisão. Porém venceu o Rio Verde por 1 a 0 e conseguiu permanecer por um ponto.
MASCOTE DO GOIANIA

Uniforme dos jogadores
O uniforme do Goiânia é composto por faixas verticais alvinegras (pretas e brancas) com o escudo no peito acima do coração. O número na parte de trás da camisa é vermelho, preto ou branco, dependendo da coleção. O calção é preto e as meias são brancas com listras pretas na horizontal ou totalmente brancas. Os uniformes reservas podem ser compostos por camisas brancas, calções brancos e meias pretas; ou por camisas brancas e calções pretos e meias pretas
·         Uniforme Titular: Camisa com listras verticais em Branco, calção preto e meias brancas.
·         Uniforme Reserva: Camisa branca, calção preto e meias pretas.
Escudo
O escudo do Goiânia passou por cinco alterações ao longo dos anos. O primeiro foi o próprio mapa do estado de Goiás. Na época o distintivo foi carinhosamente bordado por dona Maria Luzia Leite (Baby) e dona Lucy Gomes da Veiga Jardim.
Pouco tempo depois o clube adotaria o seu segundo escudo oficial. Um circulo branco com as iniciais GE e C em preto. A terceira versão era invertida. O circulo era preto e as iniciais GE e C possuíam a cor branca. O quarto escudo seria parecido com o atual. Porém as letras eram menores, achatadas e possuíam uma fonte diferente.
O atual escudo do clube é simples. Ele é composto de um circulo branco, tendo ao centro uma faixa preta grafada Goiânia. Na parte superior está o ano da fundação do clube, já na inferior as iniciais E.C..
Mascote
O mascote da equipe é o galo. Sobre o Galo, os torcedores chamam o clube carinhosamente de:
·         Galo
·         Galo Carijó
AlcunhasGalo e Galo Carijó: Alusão ao mascote do clube.
·         Alvinegro: Devido as cores do clube, preto e branco.
·         Pentacampeão: Pela conquista do Penta no goiano (1950-54).
Estrutura
Estádios
Estádio Olímpico Pedro Ludovico
Construído ao longo de um ano, o Estádio Olímpico foi inaugurada em 3 de setembro de 1941 com uma partida amistosa entre Goiânia e América Mineiro, que terminou com vitória por 2–0 da equipe goiana[18] . Foi o primeiro campo esportivo oficial goianiense, à época com capacidade para dez mil torcedores. A partir da reforma atual, ele passa a comportar 12 mil torcedores. Segundo o diretor de Obras Civis da Agetop, Luiz Antônio de Paula, todo o complexo será entregue à população com todos os equipamentos de ponta. “O goianiense terá um Centro de Excelência da melhor qualidade para atender a prática de esportes olímpicos e que eventualmente também poderá ser aberto para esporte amador”[19] .
É o segundo maior estádio da cidade de Goiânia e atualmente segue em ampla reconstrução para sediar jogos em 2016, com valor estimado de R$  160 milhões. Segundo o presidente da Agetop, “o Olímpico tem como prioridade atender o esporte amador e olímpico, não à toa estamos construindo uma pista de atletismo de excelente nível e as piscinas do parque aquático. Mas, o time que nos procurar para usar o estádio, estaremos abertos, sem dúvida”.[20]
A área construída é de 23,224 02 metros quadrados, com capacidade para 12.055 cadeiras na arquibancada. Haverá estacionamento no subsolo com 378 vagas.
A estrutura do novo estádio é composta por sanitários, quatro salas de aquecimento, quatro vestiários, dois depósitos de materiais esportivos, sala para exame antidoping, escada e rampa de acesso na entrada principal, campo de Futebol (gramado) e pista de Atletismo (além do atletismo, poderão ser praticados no local outras quatro modalidades de esportes: Arremesso de dardos, de disco, de peso e salto) - 8 raias.[21]
TORCIDA : Durante três décadas (1930-40-50) o Goiânia era o clube que detinha a maior torcida do estado de Goiás. Era conhecido como Chapa Branca. Os torcedores do Goiânia eram odiados pelos seus rivais por ter, na época, grande influência na Federação Goiana de Desportos (Atual FGF).
Com a construção de BrasíliaGoiânia (cidade) cresceu. Os novos moradores acabaram escolhendo o Vila Nova e o Atlético Goianiense. Times que passaram o Galo em quantidade de torcedores.
Com péssimas campanhas, licenciamentos e rebaixamento, o Goiânia perdeu consideravelmente sua torcida na década de 1990.
Atualmente possui 0,8% de torcedores em Goiás, tendo em média um público de 300 pagantes por jogo. [22]
Hoje o clube é querido por todas as torcidas. Tendo apoio de esmeraldinos, vila novenses e atleticanos em seus jogos.
Torcidas organizadas
·         Galoucura
Principais títulos
HONRARIAS
            Competição              Títulos   Temporadas
            Taça dos Invictos    2             1953Cscr-featured.png e 1954Cscr-featured.png
REGIONAIS
            Competição              Títulos   Temporadas
            Copa Brasil Central              1        1967Cscr-featured.png
ESTADUAIS
Competição                         Títulos   Temporadas
Campeonato Goiano          14           1945194619481950195119521953Cscr-featured.png1954Cscr-featured.png1956195819591960,1968 e 1974
Campeonato Goiano da Segunda Divisão            2          1998Cscr-featured.png e 2006
            Super Campeonato Goiano[26]      3          195219591960Cscr-featured.png
            Taça Goiás               1             1968
            Torneio Incentivo    1             1983
            Campeonato Goiano - 1º Turno    4          1974Cscr-featured.png19751976Cscr-featured.png1984Cscr-featured.png
            Campeonato Goiano - 2º Turno    1          1977
Maiores ídolos
Lista com os maiores ídolos da história do Goiânia Esporte Clube.

Defensores
    Bela Vista              
    Bessa                      
    Geraldino              
    Paulistano              
Goleiros
    Uberaba               
    Max                     
    Clóvis                 
    China                  


Meio-campistas
    Turco               
    Vavá               
    Pernambuco  
    Palhaço           
    Betinho           




Atacantes

    Afonsinho               
    Ari                           
    Elson Salsicha         
    Tarzan                    
    Mateba                    
                                     
    Foca                
   Tomazinho          
    Bill                      
    Finazzi                








 Artilharia 
Atleta                                        Torneio                            Ano   Gols                           
Mateba                                       Campeonato Goiano         1945  9 Gol marcado                             
Elson Salsicha                            Campeonato Goiano         1950  18 Gol marcado                           
Foca                                           Campeonato Goiano         1951  28 Gol marcado                           
Foca                                           Campeonato Goiano         1952  20 Gol marcado                           
Foca                                           Campeonato Goiano         1953  26 Gol marcado                           
Elson Salsicha                            Campeonato Goiano         1954  5 Gol marcado                             
Orestes                                       Campeonato Goiano         1958  15 Gol marcado                           
Laílson                                       Campeonato Goiano         1959  8 Gol marcado                             
Laílson                                       Campeonato Goiano         1960  10 Gol marcado                           
Waldeir                                      Campeonato Goiano         1968  11 Gol marcado                           
Carlos Ramos                            Campeonato Goiano         1971  9 Gol marcado                             
Valmir Cambalhota                   Campeonato Goiano         1991  10 Gol marcado                           
Bujura                                        Campeonato Goiano - Segunda Divisão 1998 10 Gol marcado                                                                                        
   Dirceu                                       Campeonato Goiano - Segunda Divisão 2006 12 Gol marcado
GOIANIA 1941

GOIANIA 1942

GOIANIA 1943

GOIANIA 1950

GOIANIA 1952 Palhaço, Nenen, Bela Vista, Uberaba, Paulistano e Gilberto. Betinho, Cisquinho, Foca, João Preto e Salsicha

GOIANIA 1966

GOIANIA 1968

GOIANIA 1968

GOIANIA 1974

GOIANIA 1974

                                                                 GOIANIA 1977

GOIANIA 1977

GOIANIA 1978

GOIANIA 1979

GOIANIA 1979

GOIANIA 1980

                                                        GOIANIA 1985

GOIANIA 1997

GOIANIA 2013

GOIANIA 2015

DORIVA

GUGA

                                                                                                                                                   

No hay comentarios:

Publicar un comentario