lunes, 12 de diciembre de 2016

FORTALEZA * PARTE 1

FORTALEZA

Fortaleza Esporte Clube é um clube poliesportivo sediado na cidade de Fortaleza, no Nordeste do Brasil. Foi fundado em 18 de outubro de 1918, por Alcides Santos, um dos maiores esportistas cearenses, que se apaixonou pelo futebol durante o período em que estudou no College Stella, na França.
No futebol, principal esporte em que atua, foi por duas vezes vice-campeão brasileiro da Série A, nos anos de 1960 e 1968, duas vezes vice-campeão brasileiro da Série B nos anos de 2002 e 2004 (Sendo assim o clube cearense com as melhores campanhas no Campeonato Brasileiro de Futebol,Séries A e B), campeão do Norte-Nordeste em 1970, primeiro campeão regional do Nordeste – quando conquistou a Copa Cidade de Natal de 1946 –, sendo ainda detentor de 42 títulos do Campeonato Cearense de Futebol, sendo 40 oficial, um campeonato estadual extra (1972)[4] e mais um dos torneios realizados pela extinta Liga Metropolitana Cearense. Tem a melhor categoria de base entre os clubes cearenses,sendo o maior campeão do estado pelo total de títulos conquistados na junção de todas as categorias, também é o clube cearense que mais participou da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Foi o único clube cearense a disputar o Torneio dos Campeões, realizado em 1982, com todos os campeões e vice-campeões do Campeonato Brasileiro e do Torneio Rio-São Paulo disputados até então. Segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol(IFFHS) é o clube cearense com melhor colocação no ranking com 226 pontos.[5] Possui o estádio Alcides Santos (maior estádio particular cearense, também chamado de Parque dos Campeonatos) e o maior Centro de Treinamento do estado,o Centro de Treinamento Ribamar Bezerra com 9,6 hectares.[6]
Dono da maior torcida do estado do Ceará – dentre todos os clubes brasileiros – desde o começo da década de 1970[7] , quando o clube já levava os maiores públicos para os estádios cearenses comprovando o crescimento de sua torcida após as conquistas do vice-campeonato brasileiro de 1960 e 1968, da conquista do Norte-Nordeste em 1970 e de inúmeros títulos estaduais. NoCampeonato Brasileiro de Futebol de 2005 tem a segunda maior média de público da Série A e em 2012 é o clube cearense que mais leva torcedores no Campeonato Brasileiro e o décimo clube incluindo todas as Séries (A,B,C e D)[8] e em 2014 é o clube detentor do maior público do ano em todo Brasil com 62.525 pagantes e com público total de 63.254 [9] , sendo notícia nos sites do mundo inteiro, no Japão dando grande ênfase a sua torcida e a festa que é realizada durante os jogos [10] , torcida essa que é detentora da maior renda da Arena Castelão, com o valor de: R$ 1.981.117,00.[11] , batendo o recorde de público em todas as edições da Série C do Campeonato Brasileiro, com isso é dono do maior mosaico do Norte/Nordeste. O clube tricolor também tem números expressivos de seus torcedores no AcreAmazonas, no Distrito Federal,[12] no Pará, no Piauí,[13] no Rio Grande do Norte e em Roraima, onde o clube possui embaixadas desde 2005[14] e a maior torcida organizada de Boa Vista[15] e com grande número de torcedores no Distrito Federal,[16] torcida que o faz o clube cearense que mais recebeu apostas de Time do Coração na loteriaTimemania, da Caixa Econômica Federal, nos anos de 2009,[17] 2010 [18] , 2011[19] , 2012[20] ,2013,[21] e 2014,[22] sendo atualmente o segundo do Nordeste e o décimo quarto do Brasil.[23] É também o time do estado com recorde de participações na Série C do Brasileirão, com 14 campeonatos disputados.
O Fortaleza tem também tradição em outros esportes olímpicos, ostentando os títulos de campeão brasileiro adulto de handebolfeminino em 2001, e em 2004, no masculino; campeão nordestino de basquetebol em 2001 e em 2003; campeão do Norte/Nordeste de Futsal em 2003 e da Liga Nordeste de Futsal de 2009; e bicampeão da Liga Nordeste de Handebol masculino (em 2010 e 2011) e feminino (em 2001 e 2015)[24] .[25]
Em 15 de Abril de 2013 foi sancionada pelo prefeito Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, a Lei Municipal 10.020, que cria o dia municipal da Nação Tricolor em Fortaleza, a ser comemorado no dia 18 de outubro de cada ano.[26] . Em 2014 é matéria no francêsL'Équipe [27] , também no mesmo ano tem seu hino cantando em francês na voz da cantora Giselle Caffé.
Nome                         Fortaleza Esporte Clube
Alcunhas                   Tricolor do Pici
Tricolor de 
Aço
Leão do Pici
Clube da Garotada
Jangada Atômica
Tricolaço
Torcedor/Adepto      Tricolor
Leonino
Mascote                     Leão
Fundação                  18 de outubro de 1918(97 anos)
Estádio                      Estádio Alcides Santos
Capacidade               8 300 pessoas[1]
Localização               Bandeira de Fortaleza.svg FortalezaCeará CEBrasil Brasil
Capacidade (mando)            8 300 pessoas
20 268 pessoas [2]
63 903 pessoas
[3]
Origens do FORTALEZA

Em 1912, o futebol volta a ser praticado em larga escala na Fortaleza da Belle Époque,[28] onde tinha a França como ponto de partida para seu processo de civilização e maior inspiradora dos valores e padrões que se difundiram na cidade, onde os filhos da aristocracia realizavam seus estudos, na sua volta da França em 1912, o jovem Alcides Santos funda um clube chamado Fortaleza, que logo seria extinto, seis anos depois, no dia 18 de outubro de 1918, funda o Fortaleza Sporting Club (primeira denominação do clube) na rua Barão do Rio Branco. Participaram da primeira reunião:Alcides Santos (primeiro presidente), Clóvis Gaspar, Clóvis Moura, Humberto Ribeiro, Jayme Albuquerque, João Gentil, Oscar Loureiro, Pedro Riquet, Walter Olsen, Walter Barroso e entre outros tendo as cores do clube: o azul, branco e vermelho originado da bandeira da França.
Em seu primeiro ano de vida, o Fortaleza sagra-se campeão de um dos torneios realizados pela extinta Liga Metropolitana Cearense, dando início à sua trajetória de títulos chegando a duas finais de Campeonato Brasileiro de Futebol(Série A), uma final e um quadrangular final do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série B, conquista de sete regionais e sendo detentor de vários títulos estaduais,entre outros títulos.
Escudo
O Fortaleza desde sua fundação teve seis escudos diferentes, com algumas figurações em um deles, o primeiro em 1918, ano de sua fundação, percorrendo durante as primeiras décadas de vida do clube, era no estilo peninsular com a ponta redonda, na parte do retângulo em cima o nome Fortaleza em azul real, posteriormente passa a ter um escudo no formato suíço: de formato semelhante ao do escudo clássico em branco com as bordas em azul com as iniciais FSC em azul e vermelho, posteriormente nadécada de 40 no mesmo, só que dividido, com a parte superior recortada, com a parte superior na cor vermelha e na inferior na cor azul real intercalada por uma faixa branca, dentro do escudo as iniciais do clube até então em FSC, Fortaleza Sporting Club e depois FEC, quando o clube mudou o nome para Fortaleza Esporte Clube, escudo utilizado até meados da década de 1960. Os jornais da época distorciam alguns emblemas pois não dispunham de tecnologia para reproduzir a fonte original na época, a seguir os escudos com seus respectivos períodos :
A partir de meados da década de 1960 o Fortaleza Esporte Clube adotou o atual escudo, formado por um triângulo isósceles branco, invertido, com base maior elevada por um retângulo com altura igual à metade da lateral do referido triângulo. Dentro dessa parte alongada encontra-se outro retângulo, de cor branca, com o nome Fortaleza em azul real. No interior do triângulo uma faixa branca de largura igual a um quarto da lateral menor com dois triângulos escalenos, um azul real à esquerda e outro vermelho à direita. Conforme o artigo 95 do clube, das seis estrelas sobre o escudo do Fortaleza, as quatro inferiores representam o Tetracampeonato Cearense conquistado em2007/2008/2009/2010. Já as duas estrelas superiores representam as conquistas regionais do clube em 1946 e 1970.
Uniformes
De acordo com o artigo 113 do estatuto do clube, o uniforme principal das formações leoninas é composto pela tradicional e mística camisa tricolor listrada horizontalmente em branco, vermelho e azul, com calções azuis e meiões brancos. No segundo uniforme, para quando o Fortaleza joga como visitante, devem predominar as três cores do clube. O uniforme exatamente contrário ao primeiro uniforme leonino é, assim, composto por camisa predominantemente branca, calções brancos e meiões azuis, porém outros uniformes alternativos são também usados, dependendo do adversário que o clube enfrenta como visitante em suas partidas.
Mascote
Nos primórdios do futebol cearense, o clube tricolor teve sede próxima a Praça General Tibúrcio mais popularmente conhecida por Praça do Leões, quando iria atuar alguns denominavam "vamos enfrentar o time da praça do Leões" e depois time de Leões [30] como ficou conhecido, com o passar das conquistas também ganhou o apelido de o bicho-papão de títulos, pois era o devorador de títulos, que papava quase tudo no Campeonato Cearense e assustava seus adversários, na década de 40 um periódico da cidade cria os mascotes do campeonato cearense surgindo o garotinhoo português, o mecânico, o Fortão para o Fortaleza, dentre outros. Na década de 60 o jornalista Vicente Alencar na antiga Rádio Uirapuru de Fortaleza populariza o mascote Leão, denominação desde dos tempos da Praça dos Leões, após a transferência da sede do Clube da Gentilândia para o Pici, na década de 1960, passa a denominar Leão do Pici, referência ao bairro onde está localizado o Parque dos Campeonatos.
Inaugurado em junho de 1962 com um festival de jogos, o Estádio Alcides Santos, de sua propriedade, tem atualmente capacidade para 8.300 torcedores[45] , onde o clube realiza jogos de pequeno e médio porte, dependendo da demanda algumas partidas passam ser jogadas noPV ou no Estádio Castelão utilizado comumente em jogos do Brasileirão e nos clássicos estaduais.
Sua estreia em competições nacionais no dia 12 de março de 2010 pela segunda fase da Copa do Brasil, vitória do Fortaleza por 2x0 frente ao Guarani.O clube manteve uma invencibilidade de 14 jogos no Parque dos Campeonatos.
Historia do Fortaleza
Década de 1910: O Começo em 1918
No ano 1904 é marcado pelo ínicio do futebol cearense com a realização da primeira partida ocorrida no Passeio Público. Na segunda metade da década, o esporte era bastante praticado nas escolas locais, com o título de "campeão" local era sempre disputado principalmente pela equipe do Liceu e da equipe do Castelo disputando a hegemonia até 1911. Em 1912 surge o Fortaleza Foot-Ball Club tendo como um dos fundandores Alcides Santos e o Rio Negro fundado por Aloísio Mamede campeão de 1912 á 1914, sendo o primeiro campeão no Estádio do Prado em 1913 que viria a ser de propriedade do Fortaleza, palco dos estaduais de 1913 á 1941, na década de 20 surge outro estádio na capital : o do Alagadiço, inaugurado em 1923 situado ao lado da igreja do São Gerado, na avenida Bezerra de Menezes; em 1915 surge o Stella Foot-Ball Clubtambém fundando por Alcides Santos e que três anos mais tarde fundaria o Fortaleza Sporting Club, em 18 de outubro de 1918 com as cores da bandeira da França : o azul, que simboliza o ideal, a nobreza; o branco do respeito e o vermelho que representa a luta e o povo. Manter as cores tricolores significou um selo de distinção social do clube, visto que muitos times do futebol brasileiros mudaram de cores, pela dificuldades em se obter tecidos e pelo risco dos uniformes desbotarem sendo o único clube do futebol cearense fundando na década de 10 que se mantém em atividade que não mudou de cores. Em seu primeiro ano de atividade logo conquista o campeonato em 1919promovido pela Liga Metropolitana.
Década de 1920: A Desgraça Feita pelo Tricolor
Com aproximadamente 80.000 habitantes, a Fortaleza dos anos 1920 era uma cidade em expansão, surgia no campo do Prado, a Associação Desportiva Cearense, homens e mulheres da sociedade cearense assistiam ao surgimento de uma nova potência no "foot-ball" local: um time com as cores inspiradas na bandeira da França, que venceria o também tricolorGuarany na final do Campeonato Cearense de 1920. Nascia a denominação Tricolor de Aço, o aço por ser a mais importante liga metálica na época, mais tarde seria para diferenciar entre o Fortaleza Esporte Clube (o Tricolor de Aço) e o Ferroviário Atlético Clube (o Tricolor de Ferro).
Em 1921, vários clubes importaram muitos jogadores, três abandonaram o certame: AméricaBangu, e o lanterna do ano anterior, Ceará; o Fortaleza aposta na prata da casa e vence novamente o Guarany e conquista o Bicampeonato. A perda do tricampeonato em 1922 representaria o início da rivalidade entre Fortaleza x Ceará, no ano seguinte a terceira conquista, em 1924 conquista o bicampeonato com folga, oito vitórias em oito jogos, 30 gols marcados e 11 sofridos, no último jogo, goleada no Ceará por seis gols. A sede do clube é situada numa sala do Edifício Majestic Palace.
O campeonato equilibrado de 1926 é decidido após um jogo extra. Em 1927 o torneio é realizado no Stadium Sport Cearense, construído no local onde ficava o Campo do Prado no qual a população se referia a tal praça esportiva. Em 1928 veio o tricampeonato invicto com sete vitórias em sete jogos. Pelo Campeonato Cearense de 1927, acontece a maior goleada no Clássico-Rei, o Fortaleza impôs 8 a 0 ao Ceará; gols de [47] Hildebrando (3), Pirão (2), Xixico, Humberto e Juracy. Em 1928 o clube conquista o seu primeiro Tricampeonato após vencer o Maguary e conforme o estatuto da ADC por ser a primeira equipe a conquistar por três anos consecutivos, conquista o direito de ter o troféu em definitivo. No ano seguinte quando liderava o segundo turno e partia para o inédito tetracampeonato, abandona a disputa no dia 6 de agosto, licenciando seu departamento de futebol, motivado por divergências com a mentora do futebol cearense sobre julgamento de protestos. Na época, alguns jogadores transferiram-se para o Orion,que com a base do Tricolor, tornasse campeão no ano seguinte.
Década de 1930: O Retorno ao Estadual e o Tabu dos 7 anos
Em 1932, o clube retorna ao campeonato cearense, ficando em 3º lugar com um time de garotos e com sede no subúrbio. Em 1933, inicia a cobrança de ingressos para os jogos do campeonato e volta a ser campeão perdendo apenas uma partida. No ano de 1934, três clubes abandonaram o torneio após serem derrotados pelo Tricolor: Liceu (4 a 2), Gentilândia(6 a 2) e Ceará (5 a 0); na final, o time tricolor derrota o poderoso América e seu "ataque de 100 gols", sendo campeão invicto.
Em 1937, conquista mais um título invicto. No torneio seguinte, no jogo contra o Iracema marca um recorde que perdura: o atleta Alemão marca oito gols, dos quais seis de cabeça. Jornais da época afirmaram que o juiz ainda anulou três deles, sendo esse jogo, a partida com maior número de gol do Campo do Prado.
Durante os anos de 1932 à 1939, o Fortaleza Esporte Clube, passou sem perder para o maior rival, fato publicado várias vezes nos jornais da cidade: O Estado (Ceará)O UnitárioCorreio do Ceará e Jornal O Povo. O Jornal O Povo cita uma manchete da época,: “Não há Favorito para o Jogo de Amanhã - Foi em 1932 a ultima Vitoria do Ceará contra o Fortaleza.”[48] Na manhã do dia 22 de maio de 1939 a manchete do jornal : “Ceará - 3 x 0 - Depois de sete Anos, foi abatido o <<Fortaleza>>.”[49]
Década de 1940: De Sporting Club ao Primeiro Regional.
Mais um título na década de 40.
Com o apogeu do Estado Novo na década de 1940, o Nacionalismo está cada vez mais presente entre os brasileiros, o Estado Novo promovia grandes manifestações patrióticas, cívicas e nacionalistas eram incentivados, o então Presidente da República, Getúlio Vargas assina o Decreto-Lei nº. 3.199 de 14 de abril de 1941 no qual padroniza o nome da Confederações, Federações e Clubes, fato que fez a entãoAssociação dos Desportos do Ceará (ADC) mudar de nome para Federação Cearense de Desportos (FCD) e o Fortaleza Sporting Club respeitando o Art. 45 do decreto-Lei que cita : Será constituída, pelo Ministro da Educação e Saude, uma comissão de especialistas que estude e organize um plano de nacionalização e uniformização das expressões usadas nos desportos[50] . Nacionaliza o Sporting Club para Esporte Clube.
Em 1946, a Federação Norte-Riograndense de Futebol promove o primeiro campeonato Nordestino de Futebol, convidando os campeões estaduais da Região daquele ano, que pela distância de suas sedes para Natal alguns clubes desistiram tendo todos jogos no Estádio Juvenal Lamartine. No dia 14 de julho a estreia frente ao América (PE), vitória por 5 a 3, após a vitória a manchete do Correio do Ceará dizia: "Verdadeiros ídolos da torcida de Natal os cracks do Fortaleza". Depois de alguns adiamentos em 21 de maio de 1947 é realizada a final do torneio com vitória do Tricolor por 3 a 1, frente ao América de Natal, com gols de Jombrega (duas vezes) e Piolho, descontando Nonato para a equipe potiguar. A formação do "esquadrão atômico", expressão utilizada pela imprensa local para chamar o campeão foi: Juju; Stênio e Natal; JorgeArrupiado e Torres (Zé Sérgio); Carlinhos, Pipiu, FrançaJombrega e Piolho.
Década de 1950: A Construção do novo Estádio
Em 1951, a Prefeitura Municipal de Fortaleza decide reformar o Estádio Presidente Vargas, renasce a ideia na diretoria tricolor, da necessidade de ter de volta um Estádio particular, já que teve como estádio próprio durante os anos : o Campo do Alagadiço nadécada de 1920 e o Estádio do Campo da Praça das Pelotas (atual Praça Clóvis Beviláqua) [51] durante a década de 1930.
O clube ganha os campeonatos de 1953 e 1954. No ano de 1957 o clube adquire da Senhora Hedwing, os terrenos no Bairro do Pici, que durante a Segunda Guerra Mundial era Base militar dos americanos em Fortaleza, chamado de Post Command (Posto de Comando), por isso a denominação PICI, transfere a sede do Clube da Gentilândia para o novo Bairro. Passando a denominar de Leão do Pici, referência ao bairro onde está localizado o Parque dos Campeonatos.
Começa a construção do Estádio Alcides Santos, conquista os campeonatos de 1959 e 1960, inaugura em junho de 1962 o seu estádio, vencendo o Usina Ceará, sendo o primeiro gol do Estádio, de Cleto para o Usina Ceará.
Década de 1960: Os Vices-Campeonatos Brasileiro de 1960 e 1968.
O Fortaleza Esporte Clube disputa à primeira, de suas vinte participações da Série A do Campeonato Nacional em 1960 (na época a competição se chamava Taça Brasil de Futebol) , sendo vice-campeão brasileiro em 1960 e em 1968. A Taça do Brasil foi uma competição disputada entre os campeões estaduais, que dividia os clubes participantes em outros sub-campeonatos como: Taça Brasil Zona Norte, Zona Nordeste, Zona Central, Zona Sudeste, etc.
Em 1960 a Taça Brasil foi dividida em três fases, todas em sistema eliminatório ("mata-mata"). Na primeira fase, os clubes foram divididos em quatro grupos, Grupo Nordeste, Grupo Norte (grupo em Fortaleza foi inscrito), Grupo Leste e Grupo Sul. Na segunda fase, os vencedores dos grupos Nordeste e Norte disputaram o título de campeão da Zona Norte e os dos grupos Leste e Sul o da Zona Sul. A fase final foi disputada entre os campeões das Zonas Sul e Norte e os representantes dos estados de São Paulo e Pernambuco, inscritos diretamente nesta fase. Em sua campanha no Grupo Norte, o Fortaleza eliminou o ABC nas semifinais e oMoto Clube na final, se sagrando Campeão do Grupo Norte, o que o levou a disputa do título da Zona Norte de 1960 contra oBahia, campeão do Grupo Nordeste e atual campeão brasileiro, o Fortaleza venceu o tricolor baiano recebendo o título de Campeão do Norte do Brasil de 1960 e ganhando o direito de disputar a fase final da competição. A Fase Final foi disputada em semifinais e final, o Fortaleza eliminou o Santa Cruz nas semifinais mas perdeu as finais do Campeonato Brasileiro para oPalmeiras. O time base era: PedrinhoMesquita e Sanatiel; Toinho, Sapenha e Ninoso; Benedito, Walter VieiraMoésio Gomes,Charuto e Bececê (artilheiro da competição).
No ano de 1968 a Taça Brasil foi dividida em duas fases. Os atuais campeão e vice de 1967 e os representantes dos estados da Guanabara e São Paulo já estavam garantidos na fase final. Os demais representantes estaduais deveriam passar pela primeira fase, dividida em três zonas: Zona Norte (onde o Fortaleza iniciou a competição) Centro e Sul, cada qual com um regulamento próprio, classificando o campeão de cada zona para a fase final. Na decisão da Zona Norte o Fortaleza enfrentou novamente oBahia e venceu, se sagrando Bicampeão do Norte do Brasil. Na fase final o Fortaleza deveria enfrentar o Palmeiras. Porém,Palmeiras e Santos resolveram abandonar a Taça Brasil. A dor-de-cabeça de um calendário atropelado, e a indefinição sobre a participação de brasileiros na Taça Libertadores da América de 1969 foram decisivas, e os clubes comunicaram sua decisão, conforme notícia do Jornal dos Sports de 15/02/1969: "Santos e Palmeiras retiraram-se da Taça Brasil e, em conseqüência, o Fortaleza fica automaticamente classificado para as finais, pois seria o adversário do Palmeiras e depois quem vencesse jogaria com o Santos.". Para evitar que o Fortaleza fosse diretamente para a final, a CBD alterou a tabela, mudando o Náutico de chave. Não se sabe se Palmeiras e Santos foram considerados derrotados por W.O. nos confrontos contra o Fortaleza ou se sua participação foi desconsiderada do certame. A fase final prosseguiu com o Fortaleza eliminando o Náutico nas semifinais. Nas finais o Fortaleza empatou o primeiro jogo em 2x2 no Estádio Presidente Vargas contra o Botafogo de JairzinhoPaulo César CajuRoberto Miranda, tricampeões mundiais com a seleção brasileira em 1970, mas perde o jogo decisivo no Maracanã por 4x0.
Nesta mesma década o Fortaleza ainda foi campeão do Grupo Norte da Taça Brasil de 1961, vencendo o Remo por duas vezes pelos placares de 2x0 e 3x1 e de 1966, quando derrotou o Paysandu pelo placar de 3x1 e empatou em 1x1.
O Fortaleza é a única agremiação esportiva de futebol do estado do Ceará a ter classificado-se a fase internacional de um torneio continental, tal feito foi alcançado através do torneio da Taça Brasil de 1968, um dos principais campeonatos de futebol nacional (junto com o recém criado na época, Roberto Gomes Pedrosa). Originalmente as vagas aCopa Libertadores da América de 1969 seriam entregues aos respectivos campeões (Botafogo Futebol e Regatas) e a seu vice-campeão (Fortaleza Esporte Clube). Conforme chegou ao mês de dezembro de 1968 foi visto pela CBD que o torneio não terminaria antes do início da Libertadores de 1969, o mesmo resolveu repassar as vagas na taça continental ao campeão e vice da Taça de Prata do mesmo ano (Santos Futebol Clube e Sport Club Internacional, respectivamente), ainda assim o Brasil não foi representado na Libertadores de 1969, devido a discordância da CBD com as datas do torneio que viriam a prejudicar a seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970. Ainda em dezembro de 1968 o presidente do Botafogo FR em reunião com a CBD consegue o acordo de que na Taça Libertadores de 1970 os representantes brasileiros seriam os justos campeão e vice da Taça Brasil de 1968, porém mais um vez a CBD entra em desacordo com a Conmebol quanto as datas do torneio, não inscrevendo assim brasileiros no torneio. Contudo estes acontecimentos não retiram o fato do Fortaleza Esporte Clube ter qualificado-se a Taça Libertadores da América, sendo assim o único clube cearense a ter realizado este feito, e um dos únicos nordestinos também, junto a: EC Bahia (três vezes: 19601964 e 1989)Sport Club do Recife (duas vezes: 1988 e2009); e Clube Náutico Capibaribe (uma vez: 1968).
Década de 1970 : A conquista do Norte-Nordeste.
O primeiro título do Fortaleza Esporte Clube na década de 1970 é a conquista do Norte-Nordeste. A equipe na primeira fase classifica-se em primeiro lugar do Grupo 1, com 10 pontos ganhos, com 4 vitória, 2 empate e 1 derrota. Na Segunda fase, conquista sete pontos, referente a 3 vitórias, 1 empate e uma derrota, destaque para vitória de 1x0 no único Clássico-Rei que aconteceu na competição de 1970 realizado no dia 29 de Novembro de 1970, mesmo perdendo a última partida do quadrangular final para o Sport em Recife por 2 x 1, vence o Norte-Nordeste pelo critério de desempate, pois ambos terminaram com o mesmo número de pontos. Festa na chegada a cidade de Fortaleza com seus 857.000 habitantes ao novo campeão do Norte-Nordeste.
Além da Conquista do Norte-Nordeste de 1970, o Fortaleza conquista o campeonato estadual extra de 1972 o time base da conquista do estadual era: Lulinha (Cícero), Louro, Biluca, Dimas Filgueiras e Pedro Basílio; Chinezinho (Serginho) e Zé Carlos; Amilton Rocha, Miguel, Leônidas e Nado.[4] . No ano seguinte é marcado pela maior invencibilidade do Fortaleza na Série A, foram 12 jogos de invictos no Campeonato Brasileiro de Futebol de 1973;[52] e também a maior invencibilidade tricolor em estadual com 26 jogos invictos no ano de 1978, sendo a segunda maior invicta em1973 que durou 20 partidas. Já a terceira e quarta marca também aconteceu durante os anos 70, 17 jogos nos anos de 1972 e 1976.[53]
Após chegar a duas finais do principal campeonato nacional, conquista do regional e vários títulos estaduais é denominado de o novo grande do futebol nacional, título dado a imprensa do eixo Rio-São Paulo em 1973 e confirmado pela revista placar na inclusão de seu hino entre os 16 maiores do futebol nacional mais posteriormente [54] no mesmo ano conquista o estadual de 1973 para pensamento da imprensa cearense se torna então último campeão do PV, já que estava pra ser inaugurado o maior estádio da cidade, em novembro de 1974 o Estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão e quem teria a honra de se tornar o primeiro campeão do novo Estádio, o Fortaleza Esporte Clube que perde o primeiro turno do estadual, tendo a obrigação de vencer o segundo turno, para forçar a final do Campeonato. No dia 19 de março de 1975, decide o turno contra o Ceará, vencendo teria mais jogos para se definir o Campeão de 1974. Vitória tricolor por 4x0 com gols de Geraldino Saravá três vezes e Amilton Melo, quatro dias após é realizada a primeira partida da final, mais uma vitória tricolor, agora por 1x0 com mais um gol de Geraldino.[55] . No dia 26 de março estava marcado a segunda partida da “melhor de três”, nova vitória tricolor com gols de Haroldo e Amilton Melo duas vezes[56] . A equipe conquista o bicampeonato realizando 30 jogos, sendo 23 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas, marcando 87 gols e sofrendo 22.

Década de 1980: A máquina Tricolor na Década de 80
década de 1980 começa para o Fortaleza em branco, no estadual de 1980 não conquista os turnos disputados e não chega a final do Cearense, em 1981 decide apenas o segundo turno. Em 1982 é decidido que o tricolor montaria um time para atropelar os adversários, para isso contrata o goleiro Salvino do Ferroviário, o zagueiro Chagas (do Vasco da Gama), Zé Eduardo (que atuava na equipe rival), o ponta-direita Geraldinho (do Fluminense), Adílton (do Flamengo), Miltão, Nélson, Assis Paraíba, trás de volta o zagueiro Pedro Basílio, além de outros atletas. O Leão do Pici conquista os dois primeiros turnos do campeonato e o Ferroviário conquista o terceiro. Na final (em melhor de três partidas), empate no primeiro jogo em 1 a 1 e segundo jogo em 2 a 2, na terceira partida vitória tricolor por 4 a 0, gols de Adílton (3) e Roner.
No ano seguinte o presidente Ney Rebouças remonta a máquina tricolor, trazendo para o clube Tadeu (do Fluminense), Luisinho das Arábias (do Flamengo), Júlio César Uri Geller (do Flamengo), Wescley (do Botafogo), Edson (do Botafogo) e Marquinhos (do Vasco da Gama) ganha o primeiro turno invicto, mais um vez passa por cima dos adversários e no último jogo do campeonato vence o Ferroviário por 2 a 0 com dois gols de Luisinho das Arábias.
Em 1984 termina o estadual na segunda colocação, em 1985 o traz para treinar o seu elenco o ex-jogador do Santos, Pepe e conquista o estadual de número 27. Em 1986perde o Bicampeonato, no ano seguinte é o clube de melhor campanha no estadual e com o empate em 0 a 0 no último jogo conquista mais um título cearense. Em 1988 perde a final para o Ferroviário com gol de Marcelo Veiga.
Década de 1990: As Façanhas do FEC.
O Maior público registrado em Clássico-Rei aconteceu pelo Campeonato Cearense de 1991 no dia 6 de outubro de 1991, o público da partida foi 60.363 pagantes com vitória tricolor pelo placar de 1x0. O Fortaleza após vencer o terceiro turno do estadual e o quarto turno, o tricolor conquista no 15 de dezembro de 1991 o Estadual de número 29.
O Fortaleza Esporte Clube conseguiu o acesso a Série A de 1993, após conquistar a sétima colocação da Série B de 1992 na qual, classificava 12 equipes para Primeira Divisão de 1993. O clube conquista 28 pontos em 26 jogos, com 11 vitórias, 6 empates e 9 derrotas, marcando 30 gols e sofrendo 24.
Década de 2000: Os Grandes Títulos do Fortaleza Esporte Clube
O Fortaleza Esporte Clube conseguiu o acesso a Série A de 2003, após 31 jogos, conquistando 59 pontos, sendo 18 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, marcando 61 gols e sofrendo 31 gols.
Os jogos finais da Série B de 2002 foram:[57]
Fortaleza 2 x 0 Criciúma - 30 de novembro - Estádio Castelão
Criciúma 4 x 1 Fortaleza - 7 de Dezembro - Estádio Heriberto Hülse
Na Série B de 2004, o Fortaleza Esporte Clube conquistou 55 pontos em 35 jogos sendo 15 vitórias, 10 empates e 10 derrotas, 55 gols prós e 30 contra.
No que se refere ao Campeonato Cearense, a Década de 2000 começa com o maior tabu em jogos oficiais estabelecido na história dos Clássicos-Reis, que durou de 17 de julho de 1999 a 8 de julho de 2001, com 12 vitórias e quatro empates, em 16 partidas.[58] :
O Campeonato de 2002
Além dos oito títulos conquistados na década, o tricolor pode conquistar o campeonato de 2002, passando a ter nove títulos na década.[68] . Entenda a situação sobre o Campeonato Cearense de 2002, disputado em três turnos, o Fortaleza conquistou o primeiro turno e o Ceará o 2º e 3º turno.
Em março de 2002 o Ceará contrata o costarriquenho David Madrigal. No dia 16 de julho, o Limoeiro percebe uma possível irregularidade no visto de trabalho de David e tenta a impugnação da partida realizada pelo 3º turno no dia 10 de julho em que o Ceará venceu por 3x1, entrando com uma ação no TJD. No dia 23 de julho o contrato de David é suspenso pela FCF, após a descoberta de que o seu visto de trabalho só o permitia atuar pelo Roma de Apuracana, seu clube anterior. A final do campeonato estadual é realizado no dia 7 de agosto, entre o Fortaleza vencedor de um turno e o Ceará, vencedor de dois turnos,(por ser vencedor de dois turnos jogou a final por um empate). O jogo acabou empatado em 1x1, o Ceará por ter conquistado dois turnos é declarado campeão.
Em Setembro de 2002, o Fortaleza entra com uma ação cautelar no TJD pedindo a anulação dos pontos do Ceará nas partidas em que David atuou e a consequente transferência do título para o vice-campeão, no caso o Tricolor, no dia 6 de outubro o juiz Inácio de Alencar Cortez Neto, da 17ª Vara Cível, julga procedente em primeira instância a ação ordinária promovida pelo Fortaleza pedindo a anulação dos pontos na partida em que David Madrigal atuou e a consequente transferência do título estadual de 2002.[69]
Década de 2010: A Atualidade do Tricolor Cearense.
O Tetracampeonato de2007/2008/2009/2010, começa em 2007 com o título vencido em cima do Icasa. No ano seguinte veio o bicampeonato. O Fortaleza venceu os dois jogos da final frente ao Icasa: 2 a 0 no Romeirão e uma goleada por 4 a 2 no Castelão. O Tricampeonato em 2009 foi conquistado com 14 Vitórias, 7 Empates e 5 Derrotas, com 54 Gols Pró e 31 contra. As finais foram disputadas nos dias26 de Abril (vitória do Tricolor de Aço por 2x1, gols de Guto e Wanderley) e 3 de maio. Neste segundo jogo, o Tricolor jogava por um empate e perdia por 1x0 até os oito minutos do segundo tempo, quando Marcelo Nicácio marcou de peixinho o gol do Tricampeonato, para delírio da nação tricolor.
No Estadual de 2010 conquista o primeiro turno e seu rival conquista o segundo. Na final, o primeiro jogo foi ganho pelo Leão, o segundo foi ganho pelo Ceará. Nos pênaltis, 3x1 para o Fortaleza, e assim se consagra, pela primeira vez na história, Tetra campeão Cearense.[70] . Por outro lado, o Leão não conseguiu passar da fase classificatória e permaneceu na terceira divisão.
Nas gestões Paulo Arthur e Osmar Baquit (2011 a 2014), perdeu o inédito pentacampeonato no estadual e nos anos seguintes: vice-campeão, quarto colocado e vice-campeão respectivamente. Na Copa do Brasil eliminado em 2011 na segunda fase, oitavas de finais e terceira-fase respectivamente e em 2014 não disputa por não ter conseguido ser campeão estadual ou da Copa Fares Lopes no ano anterior. Na competição reginal: a Copa do Nordeste, fica na terceira colocação em 2013. Na Série C fica na 13.ª colocação em 2011, 5º colocado em 2012 depois de conseguir a maior invencibilidade durante os campeonatos nacionais (17 jogos), 9º colocado em 2013 e 5º colocado em 2014.
O ano de 2015 para o Fortaleza começa no dia 1 de dezembro de 2014, com a primeira eleição direta no clube [71] , no qual houve até debate entre os presidenciáveis ao vivo na TV Diário[72] concorrem o ex-diretor do clube : Estevão Romcy e os ex-presidentes Silvio Carlos (década de 80) e Jorge Mota (Década de 2000), uma semana antes o ex-diretor do clube, Adailton Campelo retira sua candidatura [73] , sendo Jorge eleito com 528 votos contra 272 do candidato Silvio Carlos e 57 de Estêvão Romcy [74] sendo o maior dos registros históricos conhecidos do Leão.[75] O Presidente Papapenta como é conhecido pois ter tirado o penta do rival em 2000, tira mais uma vez em 2015 com uma conquista épica com o gol de empate de Cassiano aos 47 do segundo tempo. Na competição regional fica na quinta colocação do Nordestão, já na Copa do Brasil elimina oRiver na primeira fase classificando para enfrentar o Coritiba na fase seguinte sendo eliminado nos pênaltis no jogo de volta , ficando na 33ª colocação geral. Na Série C termina a primeira fase na primeira colocação e sendo eliminado na fase seguinte, terminando na quinta colocação geral do nacional.
No ano de 2016 o Fortaleza conquista a Copa dos Campeões Cearenses,vencendo o Guarany de Sobral vencedor da Copa Fares Lopes de 2015,pelos placares de 3x0 jogando em casa no Estádio Alcides Santos em Fortaleza,e por 2x0 no jogo decisivo realizado no Estádio do Junco em Sobral. Com o título,o Fortaleza foi o primeiro campeão da temporada do futebol brasileiro no ano de 2016.

Títulos do Fortaleza
INTERNACIONAIS
    Competição          Títulos            Temporadas
    Paramaribo Cup 1          (1962Cscr-featured.png)
INTERREGIONAIS
    Competição          Títulos            Temporadas
    Torneio Norte-Nordeste  3          (1960Cscr-featured.png) (1968) e (1970)
REGIONAIS
    Competição          Títulos            Temporadas
    Taça Brasil-Norte            3          (1960Cscr-featured.png) (1961) e (1966)
Torneio Octávio Pinto Guimarães [76]      1          (1986)
ESTADUAIS
    Competição          Títulos            Temporadas
    Campeonato Cearense de Futebol        40        (1920Cscr-featured.png1921Cscr-featured.png1923Cscr-featured.png1924Cscr-featured.png1926Cscr-featured.png1927Cscr-featured.png1928Cscr-featured.png19331934,193719381946Cscr-featured.png19471949195319541959196019641965,1967196919731974198219831985198719911992***, 2000,20012003200420052007200820092010 e 2015).
    Torneio Início do Ceará 12    (19251927192819331935194819601961196219641965 e1977).
    Taça dos Campeões Cearenses  1          (2016Cscr-featured.png)
DESTAQUES
    Competição                      Temporadas
    Vice-Campeão Brasileiro da Taça Brasil         2          (1960 e 1968)
    Vice-Campeão Brasileiro - Série B       2          (2002 e 2004)


Dados históricos
·         Primeiro jogo fora do Brasil: Leo Victor 1 x 4 Fortaleza, no Estádio Dr.Ir.F.Essed, em ParamariboSuriname 24 de Janeiro de 1962.
·         Maior público pagante que já assistiu a um jogo do Fortaleza: 60.363 pagantes, na final do Campeonato Cearense de 1991, contra o Ceará 6 de Outubro de 1991.
·         Maior goleada a favor do Fortaleza: Fortaleza 12 x 1 Gentilândia, pelo Campeonato Cearense, no PV, no dia 10 de Fevereiro de 1963
·         Jogador mais vezes artilheiro: Humberto RibeiroRinaldoMarcianoMoésio Gomes e Juracy, foram artilheiros três vezes, todas pelo estadual com exceção de Rinaldo que foi duas vezes no estadual e uma vez na Série B.
·         Jogador que marcou mais gols em um só jogo: Alemão, 8 gols Fortaleza 10 x 1 Iracema, pelo Campeonato Cearense.
Maiores artilheiros
Ano                     País               Jogador                                     Posição
1938                                    Alemão                                       atacante
1990                               Julinho                                        atacante
anos 1990                            Vicy                                            volante
1997                               Cristiano Cordeiro                     zagueiro
2003                                    Marcelo Escudero                      meio-campo
2005                                    Aluspah Brewah                         atacante
2005                               André Neles                               atacante
2007                                     András Dlusztus                         volante
2007                                    Darío Gigena                              atacante
2008                                    Hurtado                                      volante
2009                                    Jorge Sotomayor                        zagueiro
2009                               Jonathan Guerazar                      meio-campo

Jogadores estrangeiros
Ano                     País               Jogador                                     Posição
1938                                    Alemão                                       atacante
1990                              Julinho                                        atacante
anos 1990                            Vicy                                            volante
1997                               Cristiano Cordeiro                     zagueiro
2003                                    Marcelo Escudero                      meio-campo
2005                                    Aluspah Brewah                         atacante
2005                               André Neles                               atacante
2007                                     András Dlusztus                         volante
2007                                    Darío Gigena                              atacante
2008                                    Hurtado                                      volante
2009                                    Jorge Sotomayor                        zagueiro
2009                               Jonathan Guerazar                      meio-campo

Jogadores revelados pelo Fortaleza
·          Adaílton - 2008
·          Amaral - 1995
·          Amilton Melo - 1970
·          Amilton Rocha - 1970
·          Ari - 2005
·          Babá - 1939
·          Basílio - 2010
·          Bismarck - 2008
·          Cícero Capacete - 1973
·          China - 1989
·          Cleiton - 2006
·          Clodoaldo - 1999
·          Davi - 2010
·          Douglas - 2007
·          Erandir - 1966
·          Erandir - 2001
·          Erivelton - 2010
·          Eusébio - 2005                      
·          França - 1940
·          Genylson - 2010
·          Geraldino Saravá - 1971
·          Guto - 2006
·          Handerson - 2009
·          Henrique - 2010
·          Jessuí - 1999
·          Joeano - 1999
·          Júnior Maranhão - 2010
·          Júnior Pipoca - 1999
·         Juracy - 1920
·          Lázaro - 2010
·          Lázaro - 2005
·          Leandro - 2006
·          Louro - 1964
·          Lucinho - 2006
·         Marciano - 1973                   
·          Marllon - 2009
·          Moésio Gomes - 1954
·          Facó - 1964
·          Osvaldo - 2006
·          Raul Gomes - 2007
·          Reginaldo Júnior - 1983
·          Régis - 2009
·         Renan - 2009
·          Rogério - 2007
·          Romário Mendes - 2007
·          Ronaldo - 2008
·          Paulinho Ceará - 1983
·          Pedro Basílio - 1969
·          Vinícius - 2010
·          Wescley - 1999
·          Wilkson - 2010
·          Zé Paulo - 1964
·         Ídolos no Futebol
Goleiros
     Aluísio II           
     Bosco                 
     Cícero Capacete
    Fabiano              
     Juju                    
     Maizena             
     Mundinho          
     Pedrinho            
     Zé Augusto        













Zagueiros
    Brasil Caranã                
    Brasil Eduardo             
    Brasil Moacir                
    Brasil Osires                 
    Brasil Pedro Basílio      
    Brasil Pedro Riquet      
    Brasil Renato               
    Brasil Ronaldo Angelim      
    Brasil Sanatiel              
    Brasil Sapenha             
    Brasil Toinho                
    Brasil Zé Augusto        
     Zé Paulo             















Laterais
    Brasil Babá       
    Brasil Jorge       
    Brasil Louro     
    Brasil Mesquita
    Brasil Ninoso    







Volantes
    Brasil Célio               
    Brasil Chinesinho      
    Brasil Corrêa             
    Brasil Daniel Frasson
    Brasil Dude               
    Brasil João Gentil      
    Brasil Pires                
    Brasil Veras               










Meias
    Brasil Ademar           
    Brasil Amilton Melo 
    Brasil Arrupiado       
    Brasil Assis Paraíba  
    Brasil Carinha           
    Brasil Idalino            
    Brasil Moésio Gomes









Atacantes
    Brasil Alencar             
    Alemanha Alemão             
    Brasil Antonino          
    Brasil Antônio Oliveira        
    Brasil Artur Oliveira   
    Brasil Bececê              
    Brasil Beijoca             
    Brasil Benedito          
    Brasil Bila                   
    Brasil Birungueta       
    Brasil Cassiano           
    Brasil Charuto            
    Brasil Clodoaldo        
    Brasil Croinha            
    Brasil Frank                
    Brasil França              



















Atacantes
    Brasil Geraldino Saravá       
    Brasil Haroldo Flecha Ligeira         
    Brasil Humberto Ribeiro      
    Brasil Jombrega                    
    Brasil Juracy                         
    Brasil Mirandinha                 
    Brasil Mozart Gomes           
    Brasil Mundico                     
    Brasil Nagibe                        
    Brasil Paraíba                       
    Brasil Piolho                         
    Brasil Rinaldo                      
    Brasil Sandro Preigschadt    
    Brasil Salvador                     
    Brasil Zé Raimundo             



















Números e fatos relativos do futebol tricolor
Recordes do Fortaleza Esporte Clube
Recordes                                                        Recordista                  Número total                  
Partidas disputadas                                        Dude                           402 partidas                     
Técnico que mais comandou                         Moésio Gomes            290 partidas                     
Maior Artilheiro                                             Croinha                        138 gols                           
Maior goleador na Série A                             Rinaldo                        27 gols entre 2005 e 2006
Maior Artilheiro em Estadual                        Sandro Preigschadt     39 gols em 1997              
Maior Artilheiro do Nacional...
Camepeonato                                                Edição                         Atleta                              
Campeonato Brasileiro                                   1960                            Bececê com 7 gols           
Campeonato Brasileiro da Série B                 2002                            Vinícius com 22 gols       
Campeonato Brasileiro da Série B                 2004                            Rinaldo com 14 gols        
Campeonato Brasileiro da Série B                 2009                            Marcelo Nicácio com 17 gols        
Campeonato Brasileiro da Série B                 2006                            Rinaldo com 14 gols        
Campeonato Brasileiro da Série C                 2013                            Assisinho com 12 gols    
* Maior goleador da temporada do futebol brasileiro                        2004                                  Rinaldo com 35 gols                                                           
Recordes do Clássico-Rei, são do Fortaleza
Recordes                                                        Recordista ou ano     Número total                  
Maior artilheiro do Clássico-Rei                    Juracy                          25 gols [84]                       
Maior número de gols em Clássico-Rei         1937                            7x6.[85]                             
Invencibilidade de anos                                 1932 a 1939                 7 anos [86]                        
Invencibilidade de jogos oficiais                   1999 a 2001                 16 jogos                           
Maior goleada                                                1927                            8 x 0                                 
Fortaleza, primeiro time cearense a vencer nos grandes estádios brasileiros:
Estádio                                                           Adversário                 Placar                              
Estádio do Maracanã                                      Flamengo em 2003     2 a 0 [87]                           
Estádio do Morumbi                                       Palmeiras em 1984      1 a 0[88]                            
Estádio Mineirão                                            Atlético Mineiro em1974                                     1 a 0 [89]
Estádio Parque Antártica                               Palmeiras em 2005      2 a 1 [90]                           
·         O Fortaleza Esporte Clube é o único clube cearense a disputar as finais do Campeonato Brasileiro da Série A,[91] fato acontecido nos anos de 1960 e 1968, sendo o único clube cearense a ter ascendido verticalmente a edições do Campeonato Brasileiro da Série A por três vezes, em 19922002 e 2004, desde que o formato de Liga (sem vinculação com os estaduais) instituído em 1987.
·         O Fortaleza Esporte Clube é o único clube cearense a ter um artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série A. Em 1960, Francisco Gervazio Filho, o Bececê foi artilheiro do Campeonato Brasileiro com 7 gols.
·         O Fortaleza Esporte Clube possui 40 títulos estaduais[92] no futebol cearense dos quais seis vezes invicto, sendo duas vezes seguidas, em 1927 e 1928, sendo o maior campeão estadual de futebol nas categorias de base (jovens), com boa vantagem de títulos sobre seus rivais, sendo o clube que mais conseguiu chegar a decisões consecutivas de Campeonato Cearense, entre os anos de 2000 e 2010.
·         O Fortaleza foi o único time a ter um campeão atuando como goleiro e zagueiro. Na campanha do tricampeonato de (1926/1927/1928), Rolinha, que foi goleiro em 1926 e 1927, sagrou-se tricampeão pelo Tricolor, em 1928, jogando como zagueiro.[93]
·         No ano de 1959 no amistoso frente ao SantosPelé após o jogo, faz a volta olímpica vestido com a camisa do Fortaleza, o placar da partida foi 2x2.
·         Na vitória por 12 a 1 frente ao Gentilândia, no dia 10 de Fevereiro de 1963 é a maior goleada da história do Estádio Presidente Vargas, os gols foram marcados por Haroldo (7), Mozart (4) e Nagibe, descontando João para o Gentilândia.
·         O Fortaleza foi o único clube cearense a disputar o Torneio dos Campeões, realizado em 1982, com os campeões e vice-campeões do Campeonato Brasileiro e doTorneio Rio-São Paulo.
·         Nos anos 2000 o Fortaleza Esporte Clube torna o primeiro clube no estado a ter um programa de TV exclusivamente direcionada para sua torcida, o Programa Fera Esporte trazia reportagens sobre o futebol, os esportes olímpicos, a categoria de base e a torcida.
·         Os maiores artilheiros do Fortaleza em Campeonatos Brasileiros são : Em primeiro temos Rinaldo, com 52 gols, seguido por Vinícius, com 33 gols, e de Clodoaldo, com 31 gols. Por fim, Marciano é o quarto maior artilheiro com 22 gols.
·         Em 2007, é o primeiro clube cearense a ser lincenciado em uma série de jogos eletrônicos : O FIFA 07.[94]
Artilheiros do Estadual
Atleta                         Ano(s)                Gol marcado Gols                
Humberto Ribeiro      19201927 e1928                           11Gol marcado, 9 Gol marcado e 12 Gol marcado
Juracy                         19211922 e1924                           13 Gol marcado, 11 Gol marcado e 12 Gol marcado        
França                         19401946 e1947                           13 Gol marcado, 11 Gol marcado e 12 Gol marcado        
Moésio Gomes           19521953 e1954                           10 Gol marcado, 18 Gol marcado e 11 Gol marcado        
Marciano                    19731976 e1980                           17 Gol marcado, 34 Gol marcado e 20 Gol marcado        
Bila                             1933 e 1934       12 Gol marcado e 16 Gol marcado         
Mundico                     1937 e 1938       9 Gol marcado e 28 Gol marcado           
Antonino                    1949 e 1950       10 Gol marcado e 11 Gol marcado         
Croinha                       1966 e 1967       15 Gol marcado e 12 Gol marcado         
Clodoaldo                  2001 e 2003       16 Gol marcado e 19 Gol marcado         
Rinaldo                       2006 e 2007       19 Gol marcado e 14 Gol marcado         
Antônio Oliveira         1926                   11 Gol marcado                    
Bececê                        1959                   21 Gol marcado                    
Haroldo Castelo Branco                        1962                    31 Gol marcado      
Mozart Gomes            1964                   20 Gol marcado                    
Erandir                       1969                   15 Gol marcado                    
Beijoca                       1974                   26 Gol marcado                    
Haroldo Flecha Ligeira                         1975                    8 Gol marcado        
Geraldino Saravá        1978                   26 Gol marcado                    
Luisinho das Arábias  1983                   33 Gol marcado                    
Da Silva                      1987                   19 Gol marcado                    
Sílvio                          1991                   18 Gol marcado                    
Osmar                         1992                   17 Gol marcado                    
Elói                             1993                   19 Gol marcado                    
Sandro Preigschadt    1997                   39 Gol marcado                    
Eron                            1999                   23 Gol marcado                    
Paulo Isidoro              2008                   14 Gol marcado                    
Marcelo Nicácio         2009                   13 Gol marcado                    
Robert                        2014                   21 Gol marcado                    
Sendo o Fortaleza,o clube que mais obteve artilheiros no Campeonato Cearense de Futebol.
Seleção Brasileira e o Fortaleza Esporte Clube e a Copa do Mundo
No elenco bicampeão cearense de 1946 e 1947 e do Campeonato do Nordeste de 1946 o lateral-esquerdo Airton, quando deixa de jogar se torna árbitro, sendo um dos melhores do país nas década de 1950 e década de 1960, na Copa do Mundo de 1970 foi o representante brasileiro na Arbitragem, apitando o jogo entre Itália e Israel que terminou pelo placar de 0x0.[95] já Antônio Cleilson da Silva Feitosa, mais conhecido por Amaral, destaque das categorias de base foi o primeiro jogador do clube convocado para Seleção Brasileira de Futebol, onde disputou competições com a Seleção Sub 18 em 2005. O Clube tricolor teve um atleta de seu elenco convocado diretamente pra Seleção Brasileira de Futebol[96] , o atleta Tinga[97] representou o tricolor nos Jogos Pan-Americanos de 2015.[98]
Garrincha Tricolor e a revelação do Fortaleza ganha a Bola de Prata
O amistoso em comemoração ao título estadual de 1967 no Estádio Presidente Vargas, contra o Fluminense no dia 28 de janeiro de 1968Garrincha[99] , o lendário "anjo das pernas tortas", vestiu a camisa tricolor 7 [100] por apenas 45 minutos, que ficaram para sempre guardado na memória do 3.399 torcedores leoninos. O Fortaleza venceu a partida por 1x0, gol de Humaitá.[101]
No ano de 1974, o lateral Louro foi eleito o melhor lateral direito da competição, recebendo o Troféu Bola de Prata da Revista Placar.


RAIMUNDO FAGNER FANÁTICO PELO FORTALEZA




No hay comentarios:

Publicar un comentario