miércoles, 7 de diciembre de 2016

FIGUEIRENSE * PARTE 1

FIGUEIRENSE

Figueirense Futebol Clube, também conhecido como Figueirense e popularmente como Figueira, é um clube de futebolbrasileiro, com sede na cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Atualmente, disputa a Série A doCampeonato Brasileiro.
Fundado em 12 de junho de 1921 na região central de Florianópolis, o Figueirense é o segundo time mais antigo de Santa Catarina em atividade. Décadas mais tarde, o Figueirense mudou-se para a região continental de Florianópolis, no bairro do Estreito, onde construiu o Estádio Orlando Scarpelli. Na década de 30, o clube atingiu um dos seus auges com a conquista de cinco títulos do Campeonato Catarinense. Após um longo período sem conquistas estaduais nas décadas de50 e 60, o Figueirense voltou a se consagrar campeão estadual em 1972 e 1974, época em que teve as suas primeiras participações na elite do Campeonato Brasileiro. O Figueirense se firmou nos principais campeonatos de futebol do Brasilno início do Século XXI, quando se consolidou na disputa da Série A e foi vice-campeão da Copa do Brasil de 2007. Em2014, o Figueirense retornou à Série A do Campeonato Brasileiro, como o único time de fora do Clube dos 13 a conseguir voltar no ano seguinte ao seu rebaixamento.
O Furacão do Estreito, como também é conhecido, é um dos clubes mais bem-sucedidos no futebol de Santa Catarina, com 17 títulos do Campeonato Catarinense e o maior número de participações de um clube catarinense na elite do Campeonato Brasileiro. O Figueirense detém a maior série de invencibilidade de um clube de Santa Catarina na Série A, com 14 jogos sem perder no Campeonato Brasileiro de 2011.
Também é o clube catarinense com maior número de participações na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana.
No futebol, é considerado pela imprensa catarinense como um dos cinco grandes clubes do estado, junto com o Avaí,Criciúma, Joinville e Chapecoense. O Figueirense possui uma antiga e intensa rivalidade com o Avaí, contra o qual disputa o Clássico de Florianópolis.
Nome                        Figueirense Futebol Clube
Alcunhas                  Figueira
Alvinegro
Furacão do Estreito
Esquadrão de Aço
Torcedor/Adepto    Alvinegros
Mascote                    Furacão
Fundação                 12 de junho de 1921 (94 anos)
Estádio                     Orlando Scarpelli
Capacidade             19.584[1]
Localização              Florianópolis (SC), Brasil

O Início dos anos de 1920

A ideia de fundar uma agremiação esportiva, foi atribuída a um jovem esportista chamado Jorge Albino Ramos. O próximo passo foi conseguir a simpatia de amigos. Balbino Felisbino da Silva, Domingos Joaquim Veloso e João Savas Siridakis também assumiram a ideia.
O nome Figueirense foi sugerido por João Savas Siridákis. Esse nome foi defendido, pois a maioria das reuniões que tratavam da fundação da futura agremiação ocorria na localidade da Figueira, situada nas imediações das ruas Conselheiro Mafra, Padre Roma e adjacências.

Década de 1930

A Década de 1930 é lembrada como a melhor década, com o maior número de títulos num espaço de dez anos. O Figueirense tornou-se campeão de todos os campeonatos de que participou em 1932: Torneio Início, Campeão da Cidade de Florianópolis e Campeão Estadual. Alcançou novamente o título máximo da cidade em 1933. Tornou-se mais uma vez campeão citadino e estadual em 1935 e conquistou o seu terceiro campeonato estadual em 1936. Em 1937 e em 1939, obteve os títulos de campeão citadino e estadual.
Um jogador esteve presente em todas as conquistas dos anos 1930: Carlos Moritz, conhecido como Calico. Ele foi o jogador que por mais tempo vestiu a camisa do Figueirense, sendo também recordista de títulos pelo alvinegro e um dos seus principais goleadores.
No jogo decisivo do campeonato estadual de 1939, Figueirense 5 a 3 Pery Ferroviário (Mafra), quatro irmãos atuaram pelo Figueirense. Eram os irmãos Moritz: Calico, Décio, Nery e Sidney.

Década de 1940

A Década de 1940 também foi marcante na história do alvinegro, o clube passou a ser reconhecido também por "esquadrão de aço" e "furacão do estreito".
Em 1941 o clube repetiu o feito de 1932 sagrando-se campeão do Torneio Início, Campeonato da Cidade e Campeonato Estadual.
Em 1947, 1948 e 1949 também aconteceram os títulos do Torneio Início de Florianópolis
No dia 28 de outubro de 1935, o empresário e desportista Orlando Scarpelli, durante a vigência de seu mandato como presidente do clube, doava oficialmente ao Figueirense a área de terra onde hoje encontra-se construído o Estádio que leva seu nome.
Em 1949, começaram os trabalhos da construção da praça de esportes do alvinegro. Em Setembro daquele ano, foram lançados títulos patrimoniais com vistas à arrecadação de recursos destinados ao início das obras.
Um ano depois, em setembro de 1948, tiveram início as obras de construção do Estádio do Figueirense.

Década de 1950

Nos anos de 1950, o Figueirense conquistou três torneios inícios (1950, 1951 e 1959) e cinco campeonatos da cidade (1950, 1954, 1955, 1958 e 1959), além do Vice-Campeonato estadual de 1950.
A falta de conquista de títulos estaduais nesta década está diretamente vinculada à escassez de recursos financeiros. A prioridade era a construção do estádio. Neste período, as obras de implantação da praça de esportes entraram em ritmo acelerado.
Em 20 de julho de 1951, o Figueirense venceu seu maior rival, o Avaí por 1 a 0 no jogo que marcou a inauguração do sistema de iluminação do Estádio Adolfo Konder. Bráulio foi o autor do gol que entrou para a história.
Também em 1951, o Figueirense tornou-se campeão invicto em uma série de amistosos com clubes paranaenses, o Torneio de Paranaguá.[3]

Década de 1960

A década de 1960 iniciou-se com boas notícias. Em 12 de junho de 1960, no aniversário de trinta e nove anos do clube, acontecia a inauguração parcial do Estádio do Figueirense, com a realização do primeiro jogo: Figueirense 1 a 1 Clube Atlético Catarinense.
O Figueirense sagrou-se campeão de dois Torneios Início (1961 e 1962) e de um campeonato da cidade (1965). As divisões de base obtiveram excelente performance neste período. Em 1961 os juvenis do alvinegro sagraram-se campeões invictos, feito este repetido nos dois anos seguintes, resultando em 1963 na conquista do tricampeonato da cidade.

Década de 1970

Em 1970, na administração de José Nilton Szpoganicz, a figueira foi incorporada ao distintivo do clube.
Em 1973, o Figueirense conquistou a vaga para o campeonato nacional de clubes, tornando-se o primeiro clube catarinense a representar Santa Catarina na competição.
Em 15 de agosto de 1973, num jogo festivo contra o Vitória, Bahia, foram entregues as obras de expansão e melhoramentos do Estádio Orlando Scarpelli, capacitando-o a sediar os jogos válidos pelo Campeonato Nacional.
Nos anos 1970, o Figueirense conquistou dois títulos estaduais (1972 e 1974) e obteve, em 1975, a melhor performance de um clube catarinense em Campeonato Brasileironesta década, passando para a Segunda Fase do Nacional e terminando a competição em 21º lugar.

Década de 1980

Durante esta década, o Figueira obteve dois vice-campeonatos estaduais (1983 e 1961), tendo conquistado as taças Mané Garrincha (Primeiro Turno do Campeonato Estadual de 1983) e José Leal Meirelles (Segundo Turno do Campeonato Estadual de 1985). Em 1987, disputou o campeonato estadual da Segunda Divisão. Tendo se destacado muito nos anos 80 o atacante Albeneir, ídolo do clube.
Em 1985, o "Furacão do Estreito" disputou a Taça de bronze, e obteve uma das melhores performances dentre as suas participações em campeonatos nacionais, classificando-se para o triangular final, terminando na terceira colocação do certame.

Década de 1990

Após o vice-campeonato de 1993, o Figueirense, sagrou-se campeão catarinense de 1994.
Em 1995, o Figueirense foi campeão do Torneio Mercosul em cima do Joinville.
Em 1999, quando o clube já usava o seu novo modelo de gestão, com ênfase à reorganização e modernidade administrativa, o alvinegro, na administração de José Carlos da Silva, que negociou a vinda do meio-campo Fernandes, o craque e ídolo alvinegro, que todos já conhecem pelo seu futebol qualificado e por sua superação na carreira. No mesmo ano, o clube conquistou o seu 10º título do Campeonato Catarinense, fazendo a final contra o seu maior rival, o Avaí.
Em 1999, a Associação Amigos do Figueirense (ASFIG) adquire um terreno destinado a implantação do Centro de Treinamento do Figueirense, localizado no município dePalhoça, a 20Km do Estádio Orlando Scarpelli.
ULTIMOS ANOS
Em 2010, o Figueirense ficou com a 3º colocação no Campeonato Estadual. Com uma campanha vitoriosa na Série B do Campeonato Brasileiro deste mesmo ano, o clube logrou retornar à 1ª Divisão do futebol nacional, conquistando a vaga no dia 13 de novembro de 2010 após uma vitória do Bahia que impediu o quinto colocado de o alcançar. Na última rodada, o Figueirense derrotou por 4 a 2 o Paraná e sagrou-se vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série B de 2010, repetindo o feito de 2001. No dia 19 de junho de 2010 Fernandes passou Calico, que tinha 94 gols, e na goleada por 6 a 1 sobre o CFZ Imbituba, no estádio Ninho da Águia, marcou o quinto gol do time, seu 99º com a camisa do Figueira, em jogo válido pela Copa Santa Catarina.
Em 2011, o Figueirense montou um de seus melhores elencos da história e fez a sua melhor campanha numa Série A de Campeonato Brasileiro sob o comando do técnicoJorginho, ficando em 7º lugar com 58 pontos.
Em 2012, o clube vivenciou um de seus piores anos, perdendo a final do Campeonato Catarinense para o seu maior rival, o Avaí, e sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro no mesmo ano.
Em 2013, o Furacão do Estreito voltou a elite do Campeonato Brasileiro, conquistando a 4º vaga no dia 30 de novembro de 2013 após um empate em 1 a 1 contra o Bragantinoem Bragança Paulista, sendo o primeiro clube fora do Clube dos 13, que subiu no ano seguinte em que foi rebaixado.
Em 2014, no dia 13 de Abril o Figueirense sagrou-se campeão do Campeonato Catarinense no Estádio Orlando Scarpelli, conquistando o seu 16º título pelo placar de 2 a 1 em cima do Joinville. Nesse mesmo ano foi o melhor entre os 3 times Catarinenses no Campeonato Nacional da Primeira divisão, ficando em 13ª lugar com 47 pontos, conseguindo assim sua permanência na elite do futebol Brasileiro.
Em 2015, o clube alvinegro teve uma ótima campanha no Campeonato Catarinense de 2015 terminando com apenas 3 derrotas em todo campeonato e chegando à final da competição. Disputou a final com o Joinville, que obteve o direito de jogar a partida de volta em sua casa e a vantagem de resultados iguais por ter terminado em 1º lugar no Hexagonal Final. As duas partidas terminaram empatadas em 0 a 0, dando o título ao Joinville. Porém, devido à escalação de forma irregular do jogador André Krobel na última partida pelo Hexagonal Final contra o Metropolitano, o clube tricolor foi denunciado e julgado pelo TJD-SC, sendo punido por unanimidade com a perda de 4 pontos, o que daria a vantagem e consequentemente o título ao Figueirense. O Joinville recorreu ao Pleno do TJD-SC, sendo novamente votado pela sua punição. Não convencido, recorreu em última instância ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que novamente decidiu pela perda de pontos e indicou o Figueirense como campeão catarinense. O Joinville ainda assim entrou com um embargo à decisão, porém perdeu novamente e o Pleno do STJD recomendou que a Federação Catarinense de Futebol (FCF) homologasse o título ao Figueira em até 3 dias úteis.[4] Com esse título, o Furacão se tornou o clube mais vezes campeão de Santa Catarina, com um total de 17 conquistas, ultrapassando o seu maior rival Avaí, que também teria 16 títulos.
Ainda em 2015, o Furacão do Estreito conseguiu chegar as quartas de finais da Copa do Brasil, sendo eliminado pela equipe do Santos. Terminou a Serie A do Campeonato Brasileiro em 16ª lugar com 43 pontos, conseguindo assim sua permanência na elite do futebol Brasileiro, consequentemente rebaixando o seu maior rival Avaí para a Série B.

Patrimônios

O Estádio Orlando Scarpelli,

próprio do Figueirense Futebol Clube, está localizado no bairro mais populoso e de fácil acesso da região metropolitana de Florianópolis, considerada a capital brasileira com melhor qualidade de vida. Os bairros adjacentes ao estádio, na região continental da capital (Abraão, Bom Abrigo, Capoeiras, Coqueiros, Estreito e Itaguaçu) perfazem sozinhos cerca de 12% da população metropolitana. Somados à população da região central e demais bairros da Ilha de Santa Catarina, asseguram uma população circunvizinha equivalente a 35% da região metropolitana.
O Estádio encontra-se localizado a apenas 1 km do Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Militar e do Hospital Florianópolis. Desde 1999 vem sendo constantemente reformado e novas instalações foram agregadas ao patrimônio do Clube. Novos vestiários para as divisões de base, alambrados renovados, implantação de catracas eletrônicas com cartões indutivos de acesso, novos banheiros, reforma dos bares, modernização do sistema de iluminação, novas casamatas, colocação de 20 mil cadeiras numeradas em todos os setores, novo gramado com sistema automatizado de irrigação e drenagem, são algumas das obras efetuadas.
Em 2002, o estádio foi eleito pela Revista Placar como o “Caldeirão do Brasil”, ocasião em que atingiu o maior percentual de ocupação dos estádios brasileiros, com 49%, feito repetido nas últimas temporadas.
Em março de 2007, o Diário Lance, referência em cobertura esportiva no país, formou o ranking dos estádios brasileiros de acordo com o caderno de encargos da FIFA. Na oportunidade o Estádio Orlando Scarpelli foi classificado em 10º lugar entre as 24 praças esportivas visitadas, sendo o terceiro melhor estádio particular na avaliação do jornal.
À frente do Scarpelli, apenas a Arena da Baixada (Atlético Paranaense), Beira-Rio (Internacional) e Morumbi (São Paulo), enquanto o Couto Pereira (Coritiba) ganhou a mesma pontuação. Os demais eram públicos: Engenhão (Rio de Janeiro), Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Raulino Oliveira (Volta Redonda), Serra Dourada(Goiânia) e Mangueirão (Belém do Pará).
Em 2008 o mesmo Diário Lance voltou a publicar uma nova avaliação dos estádios brasileiros levando em consideração os anseios do torcedor. Na nova aferição o Estádio Orlando Scarpelli ficou em terceiro lugar com a média de 6,5, perdendo apenas para a Arena da Baixada (6,9) e Engenhão (6,7).
Em 2016 o Scarpelli recebeu mais uma reforma, desta vez com a revitalização das cadeiras e da arquibancada em geral, foi feita também a troca dos alambrados por placas de proteção em vidro, com altura de aproximadamente 1,80m, medida aprovada pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Títulos

CONTINENTAIS
            Competição       Títulos        Temporadas
            Torneio Mercosul        1       1995Cscr-featured.png
INTERESTADUAIS
            Competição       Títulos        Temporadas
            Torneio de Paranaguá        1          1951Cscr-featured.png
ESTADUAIS
            Competição       Títulos        Temporadas
            Campeonato Catarinense   17        1932Cscr-featured.png1935Cscr-featured.png1936Cscr-featured.png19371939Cscr-featured.png1941Cscr-featured.png1972197419941999200220032004,200620082014 e 2015
            Supercampeonato Catarinense      1          1996Cscr-featured.png
            Copa Santa Catarina  2       1990 e 1996
            Taça Santa Catarina   1       1986
            Torneio Início do Campeonato Catarinense        1          1924Cscr-featured.png
Histórico em Campeonatos Brasileiros
Histórico em Brasileiros
·         Goleiro com a maior invencibilidade: Ronaldo, 479 minutos (1979)
·         Melhor ataque em um campeonato: 2002 - 1,36 (25J/34G)
·         Pior ataque em um campeonato: 1973 - 0,53 (28J/15G)
·         Melhor defesa em um campeonato: 1979 - 0,80 (15J/12GS)
·         Pior defesa em um campeonato: 1976 - 2,08 (12J/25GS)
·         Maior público em casa: 26.660, 0x1 Vasco (Orlando Scarpelli, 24 de Setembro de 1975)
·         Menor público em casa: 822, 0x0 Chapecoense (Orlando Scarpelli, 13 de Junho de 1978)
·         Técnico que mais treinou: Dorival Júnior (2003-2004), 61 jogos
·         Técnico com melhor aproveitamento: Jorginho (2011), 50,87% dos pontos
·         Maior sequência de vitórias: 6 vitórias - Jorginho (2011)
·         Maior série invicta: 14 jogos - Jorginho (2011)
·         Maior sequencia de derrotas: 7 jogos - Argel Fucks (2 derrotas) e Hélio dos Anjos (5 derrotas)
·         Maior jejum de vitórias: 13 jogos - Argel Fucks (2012) (9 jogos) e Hélio dos Anjos (2012) (4 jogos)
·         Maior goleada aplicada: Figueirense 6x0 Paysandu (Orlando Scarpelli, 2 de Novembro de 2003)
·         Maior goleada sofrida: Figueirense 1x7 Grêmio (Orlando Scarpelli, 24 de Julho de 2008)
·         Maior artilheiro: Edmundo (2005), 15 gols
·         Maior atilheiro em um jogo: 3 Gols - Toninho (5x1 Desportiva-ES21 de Setembro de 1975); Balduíno (4x2 Brasil de Pelotas27 de Abril de 1978); Edmundo (5x1 Vasco,16 de Novembro de 2005); Aloisio (3x1 Coritiba26 de Agosto de 2012)
Uniformes
Uniformes dos jogadores
·         1º uniforme: Camisa com listras pretas e brancas, calção preto e meias pretas;
·         2º uniforme: Camisa branca, calção branco e meias brancas.
Ídolos
Nacionalidade Nome                                 Posição
Brasil                    Édson Bastos (Édson Bastos Barreto)        G
Brasil                    Wilson Rodrigues de Moura Júnior            G
Brasil                    Clébão (Cléber Américo da Conceição)     Z
Brasil                    Márcio Goiano                 Z e T
Brasil                    Casão (Jaime Casagrande)  LE
Brasil                    Andre Santos                    LE
Brasil                    Tulio Guerreiro                 V
Brasil                    Vinícius Eutrópio (Vinícius Soares Eutrópio)      M e T
Brasil                    Balduíno (João Carlos da Silva)     M
Brasil                    Rodrigo Fernandes Valete M
Brasil                    Luiz Éverton Rodrigues   M
Brasil                    Aldrovani Menon             AT
Brasil                    Abimael Carvalho Ferreira  AT
Brasil                    Calico (Carlos Moritz)      AT
Brasil                    Genílson Alves de Oliveira AT
Brasil                    Albeneir Marques Pereira AT
Brasil                    Edmundo Alves de Souza Neto     AT
Jogadores Estrangeiros
·         Jogadores estrangeiros com passagem pelo Figueirense Futebol Clube
Atualizado em 22 de setembro de 2015.
LEGENDA
base.Jogador da Base
Nacionalidade Nome            Posição  Ano
Uruguai                    Gabriel Edgard Clemata      G         1983
Paraguai                    Gatito Fernández         G      2016
Bolívia                    Leandro Gareca base.       LE    2011
Chile                    Roberto Cereceda        LE    2014
Paraguai                    Mario Saldívar             LD   2012
Uruguai                    Aguirregaray Z            1991
Coreia do Sul                    Kwon Jun base.  Z            2007
Argentina                    Agustín Cattaneo        Z      2010
Argentina                    Canuto           Z            2012
Estados Unidos                    Brandonbase.     Z            2013
Argentina                    Mazzoni         V           2002
Colômbia                    Larry Riascos base.          V      2016
Uruguai                    Jorge Martines             M     1991
Argentina                    Carlos Mazzoni           M     2003
Venezuela Brasil             Breitner         M           2010
Paraguai                    Wilson Pittoni             M     2011
Colômbia                    Michael Ortega           M     2016
Guiné Brasil             André Neles  AT         2004
Bolívia Brasil             Edivaldo Rojas            AT   2006
Argentina Brasil             Frontini          AT         2007
Argentina                    Gastón Ada   AT         2010
Argentina                    Martín Lucero base.         AT   2010
Argentina                    Niell               AT         2012
Uruguai                    Loco Abreu   AT         2012
Uruguai                    Bruno Fornaroli           AT   2014
Argentina                    Yonatan Moralez base.     AT   2016
Curiosidades

Nos anos dourados do Figueirense, na década de 1930, um atacante esteve presente em todas as conquistas do time. Carlos Moritz, o Calico, foi o jogador que mais vezes vestiu a camisa alvinegra e recordista de títulos pelo clube, além de um de seus maiores artilheiros.
·         Na final do estadual de 1939, na vitória por 5 a 3 sobre o Ferroviário, Calico teve a companhia de três irmãos: Décio, Nery e Sidney completavam a família Moritz no time do Figueirense, já que fora de campo Roberto Moritz e Charles Edgar Moritz presidiram o clube nos anos 1930.
·         O Figueirense venceu a primeira decisão de uma competição estadual (Torneio Início). Na partida, no dia primeiro de junho de 1924, o clube derrotou o Avaí por 1 a 0, com gol marcado por Kowalski.
·         O Figueirense foi um dos fundadores da extinta Liga Catharinense de Desportos Terrestres, organizada em 12 de abril de 1924.
·         Em 2002, o Figueirense conquistou todos os títulos estaduais em todas as categorias. Fora de campo o alvinegro conquistou o prêmio "Top of Mind", como a marca de clube de futebol mais lembrada de Santa Catarina e o título de "Caldeirão do Brasil", dado pela revista Placar ao Orlando Scarpelli, estádio com o maior índice de ocupação no Campeonato Brasileiro da Série A 2002, com uma média de 49%.
·         Em 2007 o Figueirense tornou-se o segundo clube catarinense a chegar a uma final da Copa do Brasil
·         Em 2008 o Figueirense torna-se o primeiro clube catarinense a conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior
·         Ainda em 2008, o Figueirense tornou-se o maior vencedor de Campeonato Catarinense, com 15 conquistas
·         Em 2010, o Furacão do estreito enfim consegue subir para elite do brasileirão com uma bela campanha na Segunda Divisão, terminando em segundo lugar com 67 pontos.
·         Em 2011, o Figueirense bate o recorde do seu maior rival, Avaí, mantendo a invencibilidade por 14 jogos seguidos (com 6 vitórias consecutivas), sendo assim, o time catarinense com maior invencibilidade pela série A.
·         Em 2013, o Figueirense foi o primeiro clube fora do Clube dos 13, que subiu no ano seguinte em que foi rebaixado.
·         Em 2014, o Figueirense disputou a primeira partida oficial da Arena Corinthians, estádio que foi palco da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O jogo foi válido pela 5° rodada do Campeonato Brasileiro e terminou com o placar de 1 a 0 para o Figueirense sobre o Corinthians, com o primeiro gol da história do estádio sendo marcado pelo meia Giovanni Augusto, aos 2 minutos do segundo tempo.
As maiores goleadas em Brasileiros feitas pelo Figueirense:
·         22/04/2006 - Figueirense 6 x 1 Palmeiras - Gols: Vinicius Fininho, Schwenck (2), Soares (2), Carlos Alberto (Figueirense) e Washington (Palmeiras)
·         02/11/2003 - Figueirense 6 x 0 Paysandu - Gols: Fernandinho (2), Sandro Gaúcho, Edmilson, Cleber e William Fabro (Figueirense)
Clássicos
Figueirense x Avaí
O primeiro clássico a decidir um título ocorreu em 1924, quando o Figueirense venceu o Avaí por 1 a 0 e sagrou-se Campeão do Torneio Início daquele ano.
Figueirense e Avaí decidiram o Campeonato Catarinense em três oportunidades: em 1975, quando o campeão foi o Avaí, em 1999, quando o Figueirense levou o título e em2012 quando o Avaí foi campeão. As duas equipes já se enfrentaram duas vezes pela Série B do Campeonato Brasileiro e, em 2001, chegaram juntas ao quadrangular final da Série B. O Figueirense terminou em segundo lugar e conseguiu o acesso à Série A. O Avaí ficou em quarto. Em 2011, disputaram pela primeira vez juntos uma edição doCampeonato Brasileiro - Série A em pontos corridos, com o Figueirense terminando em 7º e o Avaí em 20º, na última colocação. Em 2013, pela Série B, foi vencendo um clássico contra o Avaí na Ressacada por 4 a 0 que o Figueirense iniciou uma arrancada rumo ao seu retorno à elite, tirando a vaga do rival, que na ocasião da partida estava no G-4.

Torcida

O Figueirense ficou conhecido como "O mais querido de Santa Catarina", superando as torcidas de rivais como Avaí, Joinville e Criciúma nas principais enquetes e pesquisas populares. A preferência pelo alvinegro também é percebida nas principais redes sociais, onde o Figueirense possui um número muito superior de seguidores que seus rivais Catarinenses.

Sócios

O Figueirense possui atualmente cerca de 10.000 sócios adimplentes

No hay comentarios:

Publicar un comentario