martes, 13 de diciembre de 2016

CAXIAS * PARTE 1

CAXIAS * PARTE 1
A Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.
Seu uniforme é composto de camisa grená e azul, com calção e meias grenás e brancas, e seu mascote é Bepe, o colonoitaliano, que representa o povo que colonizou a Serra Gaúcha.
Sua torcida está entre as maiores do Rio Grande do Sul. Realiza o clássico Ca-Ju com seu arquirrival Juventude, sendo essa a segunda rivalidade mais importante do futebol gaúcho, perdendo somente para o Grenal.
CIDADE DE CAXIAS DO SUL RS

Nome          Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul
Alcunhas    Grená
Mascote      Bepe (italiano)
Falcão Grená
Fundação   10 de abril de 1935 (81 anos)
Estádio       Centenário
Capacidade          22 132 pessoas

O início

OS INICIOS

O Caxias foi fundado em 10 de abril de 1935, numa fusão dos clubes Rio Branco e Ruy Barbosa, com o nome de Grêmio Esportivo Flamengo.
As circunstâncias que envolveram o surgimento do Grêmio Esportivo Flamengo, (atual Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul) estão diretamente ligadas ao seu mais tradicional rival. Germano Pisani, presidente do Rio Branco, procurou o presidente do Ruy Barbosa, Sílvio Toigo e propôs uma fusão entre os clubes. Eles pensavam que se unindo forças iriam ter condições de enfrentar os maiores rivais, especialmente o Juventude
Em 1947, o Caxias foi campeão do Citadino de Caxias do Sul, em cima do Juventude em jogo emocionante na qual todos os jogadores e dirigentes se recordam muito bem. Humilharam o Caxias dizendo que a equipe iria ser derrotada com a mão nas costas, ouvindo isso os jogadores ficaram enfurecidos e partiram em campo, determinados a vencer e foi isso o que aconteceu. O clube voltou a vencer o citadino ano seguinte e em 1953 também.
No ano de 1951, foi inaugurada a Baixada Rubra (hoje o Centenário) e com o passar dos anos, novas obras foram sendo acrescidas. O cercamento do campo com tela - uma novidade, porque até então só existia o parapeito, de madeira, - a construção das primeiras arquibancadas.
Na década de 1960 o clube teve apenas um título de destaque, o Campeonato Metropolitano de Porto Alegre. O grande marco da década foi a excursão do clube à Argentina, a viagem foi num DC-3, direto a Buenos Aires. No país vizinho o Flamengo enfrentou o Gimnasia y Esgrima La Plata, um dos grandes clubes do futebol argentino, dentre outras equipes de menor expressão, terminou a campanha de forma invicta com 12 jogos (9 vitórias e três empates), conquistando o título honorário Fita Azul Internacional, concedido pela CBD, atual CBF, a equipes que se destacavam em excursões ao exterior.[1]
Diante de uma crise financeira, o Flamengo uniu-se ao seu maior rival, o Juventude, originando, no dia 14 de dezembro de 1971, a Associação Caxias de Futebol. A entidade, que usava uniforme nas cores preto e branco, teve Cláudio Eberle como seu primeiro presidente. Quatro anos depois, o Juventude desfez a sociedade e voltou ao futebol. O Flamengo continuou como Caxias, mas com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul e com o uniforme grená, azul e branco.
Em 1972, ocorreu em Caxias do Sul a primeira partida de futebol transmitida ao vivo pela televisão e, consequentemente, foi o primeiro evento transmitido em cores para todo oBrasil. O jogo foi entre a Associação Caxias de Futebol e o Grêmio. O resultado do jogo foi 0 a 0, com péssimo futebol apresentado por ambas as equipes.

A estreia no cenário nacional

No Campeonato Brasileiro de 1976 o Caxias, estreou muito bem vencendo o Santos por 3 a 1, o Caxias terminou em 15º lugar, somando 25 pontos. No ano seguinte, o time grená voltou a ter um bom rendimento, ficando em 23º lugar com 16 pontos entre 62 equipes. Em 1978, o Caxias teve seu melhor desempenho no campeonato nacional, numa competição que reunia 74 equipes, o Caxias ficou com a 10º colocação, com 35 pontos, e por pouco não chegou as quartas-de-finais daquela competição.
Já em 1979 a situação foi diferente o Caxias fez sua pior campanha, o campeonato também teve a presença de outros clubes do estado, como Novo Hamburgo, São Paulo-RSde Rio Grande, Brasil de Pelotas e Juventude. Entre 96 equipes o Caxias ficou em 65º lugar.
O Caxias disputou sua primeira Copa do Brasil em 1991, novamente o primeiro clube do interior do Rio Grande do Sul a realizar tal fato. Passou pelo XV de Piracicaba na primeira fase, mas acabou eliminado pelo Goiás na segunda fase.
No dia 24 de janeiro de 1998, o Caxias fez um amistoso contra a Seleção da Jamaica, uma das seleções classificadas para a Copa do Mundo da França em 1998. O resultado do jogo foi 1 a 0 para o Caxias.

Conquistas e História

Foi em 2000, que o Caxias brilhou após conquistar seu primeiro estadual, vencendo as maiores equipes do estado. Após fazer 3 a 0 no Grêmio em casa e empatar fora, com uma brilhante defesa de penalidade batida por Ronaldinho Gaúcho e defendida por Gilmar, decretou a explosão de alegria grená em pleno Olímpico.
Em 2001, o Caxias chegou bem perto de retornar para a 1a Divisão, terminando em 3º lugar (classificavam-se 2 clubes) na Série B. Foi desclassificado após jogo tumultuado contra o Figueirense, em Florianópolis (SC), quando a partida terminou antes do tempo regulamentar devido a uma invasão da torcida local.
No ano de aniversário dos 70 anos do clube (em 2005) não houve muito o que comemorar, porque foi rebaixado ao Campeonato Brasileiro Série C em 2006. Já na Série C o clube foi eliminado precocemente, repetindo isso em 2007.
Mesmo estando afastado há tantos anos da 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, o Caxias ocupa o 63º lugar no Ranking de Pontos do Campeonato Brasileiro, sendo a 4º equipe do Rio Grande do Sul melhor colocada.
Com a conquista da Copa Amoretty em 2007, o Caxias sagrou-se tricampeão de Copas organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol. O clube havia conquistado antes aCopa Daltro Menezes (1996) e a Copa Ênio Andrade (1998).
A conquista do Tricampeonato da Copa FGF foi dramática, pois o Caxias venceu a primeira partida da final contra o Brasil de Pelotas no Estádio Centenário por 1 a 0, perdeu a segunda no estádio do adversário pelo mesmo placar, vindo a conquistar o título após vencer a disputa de pênaltis, por 4 a 2 com os ingressos do Estádio Bento Freitasesgotados um dia antes da partida, mas com cerca de 500 torcedores do Caxias presentes para apoiar o time em Pelotas.
Em 2008, o clube participa da Série C novamente, a meta inicial era garantir vaga na nova Série C de 2009, para depois pensar na vaga para a Série B. A equipe passou da Primeira Fase, mas não da Segunda e perdeu a chance de se classificar na última rodada, o time caxiense tinha que vencer e o Brasil de Pelotas perder. Mas acabou não acontecendo e deixou a vaga para o time pelotense.
Mas a desclassificação não foi ruim para o clube, isso porque fez a 3ª melhor campanha da 2ª Fase, sendo que os quatro melhores se classificavam para a Série C 2009, isso garantiu o Caxias na nova Série C.
Em 2009 a Série C tinha novo regulamento, e o campeonato começava com uma fase de grupos. Nesta fase o Caxias fez boa campanha e se classificou em primeiro no grupo D. Na segunda fase o sistema era de mata-mata e iria decidir quem acessaria a Série B ,para ficar com a vaga o time teria que passar pelo Guaratinguetá,o que não aconteceu pois os resultados foram 2 a 0 para o time do interior de São Paulo e no jogo da volta em Caxias do Sul igualdade pelo placar de 1 a 1, o que decretou a permanência na Série C e o acesso para Série B adiado.
Em 2010 houve possibilidade de enfrentar seu maior rival Juventude pela fase de grupos, mas o Juventude foi rebaixado para a Quarta Divisão e, na Série C, só restaram o Caxias e o Brasil para representar o Rio Grande do Sul.
Em 2012, o Caxias conquistou a Taça Piratini, primeiro turno do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2012, classificando-se para disputar a final estadual. No primeiro jogo, em Caxias e conta a equipe do Internacional que vencera o segundo turno, terminou o empate de 1 a 1. No jogo seguinte, no Beira-Rio, o Caxias saiu na frente, porém não conseguiu segurar a equipe colorada que acabou virando o jogo e se sagrando campeã. Apesar disso, a campanha grená foi memorável.
Já na Série C, a campanha grená foi bastante irregular, o que comprometeu a classificação para a fase final. Foram duas derrotas sofridas em pleno Centenário para equipes cariocas que compunham o grupo do Caxias (4 a 0 para o Macaé na 1ª rodada e 1 a 0 para o Duque de Caxias). Na última rodada, a equipe estava no G-4, mas com a derrota sofrida para o Duque fora de casa e a vitória da Chapecoense por 5 a 0 sobre o rebaixado Tupi, selaram a participação do grená em uma próxima edição da terceira divisão.
2015: os rebaixamentos no Gauchão e na Série C
Em 2015, após uma campanha péssima no Gauchão, com apenas 3 vitórias em 15 jogos, a equipe termina em 14º lugar e foi rebaixada para a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, competição que disputará em 2016.[2]
No mesmo ano também foi rebaixado no Campeonato Brasileiro Série C para o Campeonato Brasileiro Série D de 2016.[3]
GRANDES MOMENTOS DO CAXIAS


Estádio Centenario
Estádio Francisco Stédile, mais conhecido como Estádio Centenário é um dos maiores do Brasil. Serviu de passaporte para a entrada do Caxias para a Série A do Campeonato Brasileiro do ano de 1976.
Foi construído em apenas seis meses, com uma capacidade que passa de trinta mil pessoas, com cadeiras, camarotes, arquibancadas e cabines de imprensa. Foi inaugurado em um jogo contra o Internacional, em que o Caxias venceu por 2 á 1. Os refletores foram inaugurados pouco depois numa partida com o Palmeiras, que terminou empatada.

ESTADIO CENTENARIO DE CAXIAS DO SUL

Títulos
Cscr-featured.svg Campeão Invicto
Honrarias
               Competição   Títulos        Temporadas
               Fita Azul Internacional   1          1962Cscr-featured.svg
                                                  
Internacional
               Competição   Títulos        Temporadas
               Taça STC      1          1998 [4]
Torneios interestaduais
               Competição   Títulos        Temporadas
               Copa Pantanal          1      2012Cscr-featured.svg
Estaduais
               Competição   Títulos        Temporadas
               Campeonato Gaúcho de Futebol           1          2000
               Campeonato do Interior Gaúcho          10               1969*, 19731975197719781985198919902000 e 2010
               Campeonato Gaúcho - Segunda Divisão           1          1953*
               Taça Piratini 1          2012
               Copa FGF     1          2007
               Copa Daltro Menezes      1          1996
               Copa Ênio Andrade 1      1998
               Campeonato Metropolitano de Porto Alegre   1          1960
               Seletiva do Campeonato Brasileiro       1          1978

A TORCIDA DO S.E.R CAXIAS

Ídolos do Caxías
·          Américo Pagot
·          Artêmio
·          Áureo
·          Bagatini
·          Caio
·          Cedenir
·          Cristian Borja (colombiano)
·          Gilmar
·          Paulo Turra
·          Luciano Almeida
·          Titi
·          Tite
·          Jajá
·          Jerônimo
·          Bebeto
·          Washington
·          Gil Baiano
·          Delmer (maior artilheiro da história do SER Caxias)
·          Felipão
·          Edenilson
·          Palácios (colombiano)
·          Everton Costa

Fatos históricos
·         O Caxias foi o primeiro clube do interior do Rio Grande do Sul a disputar o Campeonato Brasileiro em 1976, bem como o primeiro clube do interior gaúcho a disputar a Copa do Brasil, em 1991.
·         A maior goleada aplicada em partida oficial pelo Caxias foi 14 a 0 no Mundo Novo, no Centenário pela Copa Governador de 1976.
·         A maior goleada sofrida em partida oficial pelo Caxias foi 8 a 1 do Inter no Beira-Rio pela final do segundo turno do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2009.
·         Em 14 anos, mais precisamente de 1977 a 1991 a Caxias só perdeu uma única vez no Centenário. Foi em um clássico Ca-Ju.
·         Centenário foi erguido em um prazo recorde de seis meses pois o então presidente da CBD (hoje CBF), sr. Heleno Nunes prometeu uma vaga no Nacional de 1976 para o clube do interior do Rio Grande do Sul melhor colocado no Gauchão que tivesse estádio com capacidade de 25 mil pessoas. Poucos acreditavam, mas o Centenário foi o passaporte para a Caxias disputar o nacional daquele ano.
·         Grêmio e Caxias decidiram o campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho de Futebol de 1987 na Federação Gaúcha de Futebol na "moedinha" pois acabaram empatados em todos os critérios, no sorteio deu Caxias.
·         Na disputa de pênaltis da semi-final do primeiro turno do Gauchão de 2011, contra o São José, o goleiro André Sangalli do Caxias defendeu quatro pênaltis, levando o Caxias à Final, a qual empatou com o Grêmio por 2 a 2 mas acabou derrotado nos pênaltis.
·          
UNIFORME DO CAXIAS

·         Mascotes

·         Os mascotes do Caxias são o Falcão e o Bepe.[13]

·         Falcão

·         Inspirado nas cores do clube, o Falcão é o mascote que batizou o antigo Centro de Treinamento (Ninho do Falcão) e uma das categorias de sócios (Falcão Grená). Em 2005, com o lançamento de selo comemorativo aos 70 anos, o Falcão Grená acabou por inspirar o cartunista Iotti que desenhou o selo com o Falcão Grená e os distintivos da S.E.R. Caxias do Sul e do G.E. Flamengo.

·         Bepe

·         Cria do cartunista Iotti, surgiu nos anos 90, popularizando-se rapidamente. Inspirado pelas características do imigrante italiano que colonizou a região Nordeste do Rio Grande do Sul. Fanfarrão e irônico, preza as coisas boas da vida: mesa farta, vinho (bordô, é claro), estádio lotado (com muitas ragazzas, lógico) e grandes jogos.


No hay comentarios:

Publicar un comentario