jueves, 17 de noviembre de 2016

PORTUGUESA CARIOCA

PORTUGUESA CARIOCA

Associação Atlética Portuguesa é uma agremiação esportiva da cidade do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro, fundada a 17 de dezembro de 1924.



Nome                        Associação Atlética Portuguesa (Rio de Janeiro)
Alcunhas                  Portuguesa Carioca
Portuguesa da 
Ilha
Lusa
Torcedor/Adepto    Lusitano
Mascote                   Zebra
Fundação                 17 de dezembro de 1924 (91 anos)
Estádio                     Estádio Luso-Brasileiro
Capacidade             5.600 cadeiras
UNIFORME DA A.A. PORTUGUESA

Situa-se no bairro da Portuguesa, na Ilha do Governador, que leva esse nome em homenagem ao clube.
A Portuguesa carioca começou a surgir após uma excursão de negociantes, dentre eles Constantino Paiva e Joaquim Martins Leal, de sacos de aniagem à cidade de Santos, em 13 de novembro de 1924, para uma partida de futebol com os colegas de profissão da cidade paulista. O resultado foi 1 a 1 e serviu de incentivo para a fundação da Portuguesa carioca, uma vez que a maioria dos participantes do jogo eram portugueses e ainda vários, da cidade de Santos, eram simpatizantes da Portuguesa Santista.
Em 17 de dezembro de 1924, na casa comercial de Luís Gomes Teixeira, primeiro presidente ratificado pelos estatutos em 2 de janeirode 1925, patrões e empregados do ramo da sacaria fundaram a Associação Atlética Portuguesa com nome igual a de Santos.
o campeonato carioca da série B de 2012 a Portuguesa mesclou seu elenco com jogadores experientes e jovens, principalmente vindos da forte equipe de juniores da Portuguesa. O principal reforço foi o meio-campo Márcio Gomes que teve passagem marcante pelo Botafogo jogando de lateral direito, o retorno do meio-campo Digão que estava no rival Audax também foi bastante comemorado pela torcida lusitana, entretanto, nos jogos-treinos o próprio acabou se lesionando e ficou fora o 1º turno da competição.
Na sua estreia a Portuguesa, enfrentando o Imperial Futebol Clube pela 1ª rodada do Estadual da série B, ficou no empate por 0 a 0 em Três Rios tendo um homem a mais.
Ao fim da competição a Portuguesa terminou na quarta posição a três pontos do segundo colocado e por muito pouco não conseguiu o acesso. Na festa de encerramento da Série B 2012 a Portuguesa recebeu premiações de defesa menos vazada, melhor zagueiro e melhor lateral direito da competição. O zagueiro homenageado na festa foi Andrezinho, enquanto o lateral foi Anderson Kunzel, ambos oriundos da base da Portuguesa.
Para a temporada de 2013 a Portuguesa anunciou em setembro de 2012 que Manoel Neto, mais conhecido como "O Rei do acesso" será o treinador que terá a missão de colocar a Portuguesa na série A da competição. Manoel Neto desde a contratação já trabalha como observador técnico visando a série B 2013.
A Lusa participou por duas edições do Campeonato Brasileiro da Série C. Em 2003 ficou na 59ª colocação no certame vencido pelo Ituano. O vice-campeão foi o Esporte Clube Santo André.[1] No ano seguinte, o time da Ilha do Governador foi a 43ª colocada. O campeão foi o União Barbarense e vice o Gama.[2]

Torcidas

A Portuguesa possui três torcidas loucas e eufóricas. O Movimento Raça Lusitana , Brava Raça Lusitana e a "'Torcida Jovem Lusa"'.

ESTADIO LUSO-BRASILEIRO DA PORTUGUESA DO RIO DE JANEIROP


Curiosidades
·         Em 1967, com 34 anos Garrincha se tornou um dos reforços da Lusa para o campeonato daquela época, entretanto, o ponta das pernas tortas considerado o maior driblador de todos os tempos não conseguiu se quer fazer uma partida oficial pela Portuguesa. O Mané tinha constantes dores no joelho e aparecia mais nos noticiários esportivos por conta desta dor do que suas exibições pela Lusa. Garrincha, que não disputou jogos oficiais pela Lusa, participou de uma série de amistosos internacionais jogando pela Portuguesa, todos eles na América do Sul, a grande maioria na Colômbia e Venezuela, o que faz com que haja escassez de notícias. Há quem diga que Garrincha era Lusitano, outros dizem que o ponta chegou à Portuguesa em busca de dinheiro, mas o que há de mais importante é saber que o Mané jogou na Portuguesa.
·         Em 1969, dois anos após a passagem do craque Garrincha foi a vez de a Portuguesa anunciar a contratação de outro veterano de futebol incontestável e passagens marcantes pela seleção brasileira, trata-se de Edvaldo Izídio Neto mais conhecido como Vavá o peito de aço. Era o clássico matador: oportunista, sem muita técnica, mas dono de muita garra e inteligência tática, além de bom cabeceador. Seu vigor físico lhe valeu o apelido de Peito de Aço. Marcou 9 gols pelo Brasil em Copas do Mundo, sendo que com quatro gols e foi o artilheiro do Brasil na Copa do Chile, ao lado de Garrincha, um deles na final contra a Tchecoslováquia, tornando-se o único a marcar em duas finais seguidas. Em 22 jogos pela seleção brasileira, anotou 14 gols. Foi auxiliar técnico de Telê Santana (1982) na seleção brasileira que disputou a Copa da Espanha. Vavá se aposentou em 1969 jogando pela Portuguesa Carioca. Morreu aos 67 anos, na Clínica São Victor, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, após internado por três dias com insuficiência cardíaca, e enterrado no Cemitério do Catumbi.
ILHA DO GOVERNADOR - RIO DE JANEIRO

·         Títulos

Estaduais
          Competição                                    Títulos  Temporadas
          Copa Rio                                         1           2000
          Campeonato Carioca - Série B         3           1996, 2000 e 2003
          Taça Santos Dumont                       1           2015
          Torneio Capital                               1           2015
          Taça Ivan Drummond                      1           1996
Ídolos
UNIFORMES 2013 DA LUSA CARIOCA

·          Digão
·          Escurinho
·          Carlyle
·          Luisinho das Arábias
·          Vavá
·          Sabará
·          Colatino
·          Lucas Nascimento Dos Santos

PORTUGUESA CARIOCA 1945

PORTUGUESA CARIOCA 1947

PORTUGUESA CARIOCA 1953

PORTUGUESA CARIOCA 1953

PORTUGUESA CARIOCA 1954

PORTUGUESA CARIOCA 1955

PORTUGUESA CARIOCA 1956

PORTUGUESA CARIOCA 1956

PORTUGUESA CARIOCA 1956

PORTUGUESA CARIOCA 1958

PORTUGUESA CARIOCA 1960

PORTUGUESA CARIOCA 1960

PORTUGUESA CARIOCA 1964

PORTUGUESA CARIOCA 1969

PORTUGUESA CARIOCA X REAL MADRID - CONFRONTO EM 1969

PORTUGUESA CARIOCA 1996

PORTUGUESA CARIOCA 2011

PORTUGUESA CARIOCA 2011

PORTUGUESA CARIOCA 2014

PORTUGUESA CARIOCA 2015

PORTUGUESA CARIOCA 2016

FUBÁ (PORTUGUESA CARIOCA) A.A.P

No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada