domingo, 16 de octubre de 2016

C.R.B * PARTE 1

C.R.B-
CLUBE REGATAS BRASIL
O Clube de Regatas Brasil, mais conhecido como CRB, é um clube poliesportivo brasileiro da cidade de Maceió, Alagoas, fundado em 20 de setembro de 1912. Por ter sido fundado no bairro litorâneo da Pajuçara e de ter como seu mascote o Galo de Campina, o CRB é conhecido em Alagoas como o Galo da Praia. Atualmente, sua sede administrativa é localizada no bairro de Jaraguá [9] e seu novo CT (Centro de Treinamento), na cidade litorânea de Barra de São Miguel[10] , região metropolitana de Maceió.
A LINDA CIDADE DE MACEIO

Apesar do futebol ser sua principal atividade, o CRB também destaca-se na prática do vôlei, com hegemonia absoluta nos cenários feminino, masculinos, tendo conquistando o maior feito em 1969, ao sagrar-se campeão sul-americano feminino em Santiago, no Chile.[11] O clube ainda possui títulos em outros esportes, como basquete, futsal, handebol, entre outras modalidades esportivas.
O Clube de Regatas Brasil é o clube pioneiro no Estado, foi o primeiro campeão alagoano em 1927[12] e o primeiro a comemorar um título no ano de inauguração do estádio Rei Pelé. O CRB foi o primeiro clube alagoano a disputar o Campeonato Brasileiro em 1972 e a disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 1971. O CRB tem uma das maiores e presente torcida do Estado.[13] [14] [15] Além disso, o clube é o único do Estado que possui um titulo regional conquistado em 1975[16] e um interestadual disputado com os times da Paraíba.[17] Ze Carlos voltou a CRB
Nome                         CRB
Alcunhas                   Galo
Galo da Praia
[1]
O Mais Querido
Papai (
Clássico das Multidões)
Esquadrão de Aço
(1937-1940)
Campeão dos Centenários
(2012-2013)
Torcedor/Adepto        Regatiano
Alvirrubro
Mascote                     Galo de Campina[2]
Fundação                  20 de setembro de 1912 (103 anos)[3]
Localização                Brasão de Maceió.svgMaceió, AlagoasAL, BrasilBrasil
Mando de jogo em      Rei Pelé[4]
Capacidade (mando)  17.126 Pessoas[5]
ESTADIO SEVERIANO GOMES FILHO


Em 1911, fundou-se em Maceió, o Clube Alagoano de Regatas. Sua sede ficava situada na Rua do Comércio, 138. Apesar do nome, não havia remadores nem baleeiros na nova agremiação. A mensalidade era de quinhentos mil réis e gerava pouca receita. Entre os seus fundadores estavam os jovens Lafaiete Pacheco, Antônio Bessa, Celso Coelho e Alexandre Nobre. O primeiro procurou junto aos companheiros um aumento nas mensalidades, mas a ideia não foi aceita pela maioria.
Lafaiete Pacheco então procurou Antônio Vianna e explicou-lhe sua ideia de criar um clube de regatas na Pajuçara. Aceita a ideia, foram convidados outros sete rapazes para fundar um novo clube em Alagoas.
Na Rua Jasmim, na Pajuçara, no dia 20 de setembro de 1912, foi fundado o Clube de Regatas Brasil com o lema: Esporte pela Pátria Forte. Além de Lafaiete Pacheco e Antônio Vianna, assinaram a ata de fundação os seguintes desportistas: João Luiz Albuquerque, Waldomiro, Pedro Cláudio Duarte, Tenente Julião, Agostinho Monteiro, Francisco Azevedo Bahia e João Viana de Souza. Os primeiros passos do clube foram dados na regata,[18] aderindo ao futebol apenas em 1916.
Através de Lafaiete Pacheco, o CRB comprou, em Santos, seu primeiro yole (barco de competição). Duzentos mil réis foi o valor. Os sócios contribuíram com 100 mil réis e os outros 100 foram tomados emprestados. A embarcação chegou no navio Itapetinga. Era um barco bonito, moderno, um oito remos com patrão. Os treinamentos foram realizados no trajeto marítimo da Ponta Verde para Pajuçara.
Os dirigentes do Clube de Regatas Brasil tiveram que conseguir um local para a construção de uma garagem. O terreno encontrado é o mesmo onde hoje se situa a sede social do clube. O terreno era aberto e foi necessário que novamente os fundadores do clube conseguissem dinheiro para comprar tábuas, cujo gasto foi de 3 mil réis.
Os primeiros times de futebol do CRB contavam com Haroldo Zagalo, pai do tetracampeão mundial Mário Jorge Lobo Zagallo. O time ainda contava com um alemão, extremamente habilidoso chamado Peter, Lauro Bahia e os irmãos Gondim.
Em 1927, o CRB conquista seu primeiro título estadual, só repetindo o feito três anos mais tarde. Na década seguinte, o Clube de Regatas Brasil somou cinco títulos, quatro deles consecutivos (37, 38, 39 e 40). Após o tetracampeonato, a torcida regatiana teve que amargar uma década inteira na fila para poder voltar a comemorar.
O CRB voltou a conquistar um tetracampeonato alagoano na década de 70, ao faturar o certame estadual de 1976 a 1979. O clube possui o maior artilheiro da história dos campeonatos alagoanos: Joãozinho Paulista, que vestiu a camisa alvirrubra nos anos 80 e marcou 160 gols pelo Galo. O recorde de gols em um único campeonato também pertence ao CRB: em 1995, Inha marcou 37 gols pelo clube na competição.
Em 1994, o CRB faz grande campanha na Copa do Nordeste, sendo finalista da competição. Na decisão do dia 15 de dezembro, no estádio Rei Pelé, o CRB deixou escapar o título ao ser derrotado pelo Sport por 3 a 2 nas penalidades, após o término da partida sem gols.
Principais fatos históricos
  • 1912 - É fundado em 20 de setembro, no bairro da Pajuçara em Maceió, o Clube de Regatas Brasil.
  • 1916 - O CRB adquire, por 300 mil réis, o terreno pertencente a Dona Maria Torres na região nobre da Pajuçara.
  • 1917 - São iniciadas as obras para construção do estádio da Pajuçara. Primeiro estádio particular de Alagoas.
  • 1920 - Em 2 de maio, realiza em Maceió, seu primeiro jogo interestadual, contra o Flamengo de Recife.
  • 1921 - É inaugurado o primeiro lance de arquibancadas no estádio da Pajuçara, contra o Centro Sportivo de Peres, de Recife.
  • 1927 - Vence o Campeonato Alagoano, e torna-se o primeiro clube campeão estadual.
  • 1930 - Conquista o Campeonato Alagoano pelo segunda vez.
  • 1937 - Conquista o 3º Campeonato Alagoano, após 7 anos de jejum.
  • 1938 - Conquista o 4º Campeonato Alagoano. O marco da conquista do bicampeonato foi a contratação do brilhante técnico húngaro Franz Gaspar.
  • 1939 - Conquista o 5º Campeonato Alagoano, e torna-se o primeiro clube a conquistar um tricampeonato consecutivo. Ainda neste ano o "Esquadrão" de Franz Gaspar aplicou a maior goleada da história em clássicos no jogo que ficou conhecido como "Jogo da Sofia", quando o CRB aplicou 6x0 no CSA. Os gols foram marcados por Arlindo (2), Duda Bocão (2), Cláudio Régis e Ramalho.
  • 1940 - Conquista o 6º Campeonato Alagoano, fazendo do "Esquadrão" de Franz Gaspar o maior campeão da história, sendo o Primeiro a conquistar um tetracampeonato alagoano consecutivo.
  • 1947 - Conquista pela 1ª vez, a 2ª edição da Taça Coronel Rolim (organizado pela Federação Alagoana de Desportos - FAD), vencendo ao Barroso. Na 1ª partida, o CRB venceu por 5x2, na 2ª partida, empatou em 1x1 e na 3ª e decisiva, venceu por 2x0;
  • 1948 - Conquista pela 2ª vez, a 3ª e última edição da Taça Coronel Rolim (organizado pela Federação Alagoana de Desportos - FAD), vencendo ao Alexandria por 6x2 e 3x0;
  • 1950 - Após 10 anos sem títulos, conquista o 7º Campeonato Alagoano num time comandado pelo lendário zagueiro Miguel Rosas (maior ídolo da história do clube). Conquista também, o Torneio Municipal;
  • 1951 - Conquista o 8º Campeonato Alagoano. Mais um bicampeonato consecutivo. Conquista também, o Torneio Municipal;
  • 1952 - Conquista a 1ª edição da Taça Mário Lima (organizado pela Federação Alagoana de Desportos - FAD), vencendo o Auto Esporte. Na 1ª partida, o CRB venceu por 5x1, na 2ª, perdeu por 4x1 e a última e decisiva, venceu por 1x0, gol de Sansão.
  • 1954 - Inaugurado os lances finais de arquibancadas da Pajuçara, estrutura que pode ser vista até os dias atuais;
  • 1958 - Conquista pela 2ª vez, a 7ª edição da Taça Mário Lima (organizado pela Federação Alagoana de Desportos - FAD), vencendo o CSA em duas partidas pelo mesmo placar de 3x2;
  • 1959 - Conquista pela 3ª vez, a 8ª edição da Taça Mário Lima (organizado pela Federação Alagoana de Desportos - FAD), vencendo o CSA. Na 1ª partida, o CRB venceu por 4x2, na 2ª partida, perdeu por 2x1 e na 3ª e decisiva, o CRB venceu por 2x1;
  • 1960 - Conquista pela 4ª vez, a 9ª edição da Taça Mário Lima (organizado pela Federação Alagoana de Desportos - FAD), vencendo o Capelense. Na 1ª partida, o CRB venceu por 4x2, na 2ª partida, empatou em 2x2 e na 3ª e decisiva partida, perdeu por 3x2, na prorrogação venceu por 2x0, com dois gols de Airton. Por ter vencido três vezes consecutivas, a Taça Mário Lima, o Clube de Regatas Brasil, ficou com a posse definitiva do troféu;
  • 1961 - Após mais um longo jejum de 10 anos, conquista seu 9º Campeonato Alagoano; Conquista também, a 1ª edição da Taça Conselho Regional de Desportos (organizado pela Federação Alagoana de Desportos - FAD), vencendo o CSA em duas partidas pelo mesmo placar de 1x0;
  • 1962 - Participou pela primeira vez da Taça Brasil de futebol.
  • 1964 - Conquista o 10º Campeonato Alagoano de sua história.'Conquista também, a 2ª edição da Taça Conselho Regional de Desportos (organizado pela Federação Alagoana de Desportos - FAD), vencendo o CSA em duas partidas, a primeira por 2x1 e a segunda por 3x2;
  • 1966 - Conquista a 3ª e última edição da Taça Conselho Regional de Desportos (organizado pela Federação Alagoana de Desportos - FAD), vencendo o CSA em duas partidas, a primeira por 2x0 e a segunda por 2x1;
  • 1969 - Conquista o inédito sul-americano de voleibol feminino.
  • 1969 - Conquista o 11º Campeonato Alagoano de sua história.
  • 1970 - Conquista o 12º Campeonato Alagoano de sua história, em mais um bicampeonato consecutivo.
  • 1971 - Pela primeira vez participou do Campeonato Brasileiro, na segunda divisão. Primeiro clube alagoano a disputar a taça de prata. CRB vence o Alianza do Peru por 1x0 no jogo da entrega de Faixas.
  • 1972 - Conquista o 13º Campeonato Alagoano de sua história. Foi também o ano da primeira participação do CRB no Campeonato Brasileiro da 1ª divisão, quando terminou na 25ª colocação. Primeiro Clube de Alagoas a jogar a série A.
  • 1973 - Conquista o 14º Campeonato Alagoano de sua história, com mais um bicampeonato consecutivo e 36ª colocação no campeonato brasileiro.
  • 1975 - Conquista o Torneio José Américo de Almeida Filho (Conhecido atualmente como Copa do Nordeste) em João Pessoa na Paraíba. CRB vence o FC Porto de Portugal por 1x0 no estádio Rei Pelé num amistoso.
  • 1976 - A geração que faria lembrar o "Esquadrão" do final dos anos 30, conquista o 15º Campeonato Alagoano da história do clube. obteve sua melhor colocação na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, com uma 17ª colocação.
  • 1977 - Conquista o 16º Campeonato Alagoano de sua história, em mais um bicampeonato consecutivo.
  • 1978 - Conquista o 17º Campeonato Alagoano, com um tricampeonato consecutivo.
  • 1979 - Conquista o segundo tetracampeonato consecutivo de sua história, culminando no 18º título da história do clube.
  • 1983 - Volta a ser Campeão Alagoano, com o 19º título da história.
  • 1986 - Conquista o Campeonato Alagoano pela 20º vez.
  • 1987 - Com mais um bicampeonato consecutivo, conquista o Campeonato Alagoano pela 21ª vez.
  • 1992 - Conquista o Campeonato Alagoano pela 22ª vez na história.
  • 1993 - Conquista o bicampeonato alagoano consecutivo, 23º da história. Conquista também a seletiva da Série B, assegurando o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.
  • 1994 - É vice-campeão da Copa do Nordeste ao ser derrotado pelo Sport do Recife na cobrança das grandes penalidades.[19]
  • 1995 - Conquista o Campeonato Alagoano pela 24º vez da história.[20]
  • 2002 - Conquista o Campeonato Alagoano pela 25ª vez.[21]
  • 2008 - O clube é rebaixado para a série C do Campeonato Brasileiro.[22]
  • 2010 - É inaugurada o novo lance de arquibancada no estádio da Pajuçara.
  • 2011 - Vice campeão da série C e promovido para a Série B.[23]
  • 2012 - Ano do centenário do clube, o CRB conquista o Campeonato Alagoano pela 26ª vez[24] e é rebaixado para a série C novamente.[25]
  • 2013 - Em pleno ano do centenário do seu maior rival, CSA, conquista o Campeonato alagoano pela 27ª vez , justamente em cima dele.[26] O clube vende seu patrimônio histórico em Maceió(Beer e estádio da Pajuçara).[27]
  • 2014 - É aprovada a construção do CT do clube no interior do Estado.[28] Sede administrativa do clube foi comprada no bairro do Jaraguá.[29] Novo estatuto do CRB é aprovado.[30] É promovido para a Série B do Campeonato Brasileiro.[31]
  • 2015 - Conquista o Campeonato Alagoano pela 28ª vez [32] , Zé Carlos foi o primeiro jogador do CRB a conquistar a artilharia de uma competição nacional - 19 gols na Série B, O Ninho do Galo é inaugurado - o complexo de treinamentos é um dos maiores do Nordeste e quinto do país, também é um dos mais modernos.[33
ANTIGO HINO DO CRB

HINO DO GALO DA PAJUCARA

HISTORIA DO C.R.B
1939: Jogo da Sofia
A maior vitória do clássico alagoano pertence ao CRB. A partida do dia 1º de outubro de 1939 ficou conhecida como o "Jogo da Sofia", quando o CRB venceu o rival por 6 a 0 na decisão do Campeonato Alagoano. Diz a história que o jogador Arlindo (um dos destaques do CRB na partida) era adepto do jogo do bicho e criava uma cabra chamada Sofia. De vez em quando, ele cantava uma uma modinha com todos os bichos do jogo, e ao chegar na cabra, ele dava uma paradinha e relembrava o jogo.[34]
  • Ficha técnica - CRB 6 x 0 CSA
  • Competição: Segundo Turno do Campeonato Alagoano de 1939
  • Data: 1 de outubro de 1939
  • Gols: Arlindo (2 vezes), Duda (2 vezes), Regis e Ramalho.
  • Árbitro: Artur Reis
  • Local: Estádio da Pajuçara
1 de outubro de 1939                                     CRB Alagoas  6 – 0                          AlagoasCSA        Estádio Severiano Gomes Filho, Maceió
                              Arlindo Gol marcadoGol marcado
Duda
Gol marcadoGol marcado
Regis
Gol marcado
Ramalho
Gol marcado                                                                             Árbitro: Artur Reis
CRB - Humberto; Osvaldo e Bacurau; Ariston. Gabino e Gilfredo; Cláudio Regis, Ventania. Arlindo, Duda Bocão e Ramalho.
CSA - Orlando Gomes de Barros; Nhô e Badica; Fontan. Pedrinho e Rui Craveiro; Moisés, Maninho, Toscano, Sales e Murilo.
1937 a 1940: primeiro tetracampeão alagoano
Foi em 1937 que o CRB começou sua caminhada rumo ao seu primeiro tetra. No primeiro turno, houve necessidade de um jogo extra entre CRB e Nordeste para se conhecer o campeão desta fase. O clube da pajuçara venceu por 6x4. Como também ganhou o segundo turno, o CRB foi o campeão da temporada de 1937 jogando quinze partidas. Venceu onze. Perdeu duas e empatou outras duas. Os jogadores campeões foram os seguintes: Vicente. Osvaldo. Lucena. Bacurau. Heider. Ariston. Moisés. Gouvéia. Edmar. Gondim. Arlindo. Edmundo. Duda Bocão. Paulinho. Maninho. Zequito Porto. Aldo. Badica. Eraldo. Cláudio Régis. Valério e Humberto.
No bi campeonato o CRB já havia contratado o técnico húngaro Franz Gaspar. Profundo conhecer do futebol ele armou um time excepcional e que chegou a ser chamado de “O Esquadrão de Aço”. E foi com este time que o clube chegou ao título com uma certa facilidade. O clube ganhou os dois turno disputando doze jogos. Venceu dez. Empatou um e perdeu outro. Os bi campeões foram: Humberto. Ariston. Osvaldo. Heider. Valério. Maninho. Cláudio Régis. Gouveia. Arlindo. Duda Bocão. Gaspar. Overlack. Moisés. Ventania. Moróró e Dório. Em 1939 veio o tri campeonato. Um título invicto. Franz Gaspar sabia como ninguém mover as peças do seu time para ganhar os jogos. Mais uma vez ganhou o primeiro e o segundo turno disputando onze partidas. Venceu nove e empatou duas. Foi o ano do jogo famoso da “SOFIA”. A goleada no clássico CRB x CSA. Os 6x0 para o CRB continua como o maior placar da história entre os dois rivais. Os tri campeões foram: Humberto. Osvaldo. Bacurau. Ariston. Gabino. Gilfredo. Gaspar. Cláudio Régis. Ventania. Arlindo. Duda Bocão. Ramalho. Zadir e Heider. O centro avante Arlindo continuou como o grande artilheiro da equipe. Finalmente em 1940, o CRB conquistava seu tão sonhado título de tetra campeão. A equipe já estava amadurecida e foi necessário muita experiência para chegar a conquista inédita. Os jogadores já não tinham a mesma vitalidade das campanhas anteriores. Mas, orientados por Franz Gaspar, o time teve forças para superar todos os obstáculos. O primeiro turno o CRB conseguiu conquistar. No segundo, as coisas se complicaram. O CSA ficou com o returno e se habilitou a decidir o título em uma melhor de três. No primeiro jogo, vitória do CSA por 2x1. O CRB ganhou o segundo também por 2x1. No terceiro aconteceu um fato diferente. O jogo começou com muito sol e o CSA fez dois a zero. E segundo uma modinha cantada na época, “e a chuva chegou e a vitória do CSA o vento levou …” Com muita chuva o CRB empatou em dois a dois. A chuva foi tão forte que alagou o campo do mutange obrigando o arbitro pernambucano, Palmeira, a suspender a partida aos vinte e cinco minutos do segundo tempo. O restante do tempo foi disputado no mesmo local uma semana depois. Um gol de Cláudio Régis deu a vitória por 3x2 e o tetra campeonato ao CRB. Em treze jogos, os alvirubros venceram dez, empataram um e perderam dois. Fizeram parte da campanha do tetra os seguintes jogadores: Lisboa. Osvaldo. Louvain Ayres. Ariston. Gabino. Gilfredo. Cláudio Régis. Ventania. Arlindo. Duda Bocão. Heider. Birusca. Paraibano. Gaspar. Honorio. Zébino. Bacurau. Duílio. Ramalho. Luiz Quirino e Calú.[35]
1949: o CRB arrasou o Comércio - 14x0
O torcedor que não foi ao estádio da pajuçara soube que o CRB arrasara o Comércio por 14x0, talvez tenha achado uma piléria do seu amigo informante. Só depois de ouvir três ou quatro vezes que o placar tinha sido mesmo 14x0 para os alvirubros, acreditou. É incrível que um clube como o Comércio que faz força de todo jeito, que ameaça de todas as maneiras, que gosta de arrepiar, que já venceu o mesmo CRB por 4x1 lá no mutange, tenha deixado se envolver pelas jogadas dos atletas do CRB. O Galo da Praia não chegou a se esforçar para ampliar o marcador e só atirava a gol quando sentia que podia chutar para as redes do adversário. Os atacantes do CRB quando se aproximavam da área encontravam facilidade para chutar e o goleiro Jorge nada podia fazer. Este foi o aspecto do jogo. Na fase final o Comércio se entregou totalmente ao CRB e a chuva de gols foi aparecendo, a ponto de apenas três jogadores do clube da pajuçara não terem marcado gols. O goleiro Bandeira, cansado de ficar em pé noventa minutos quase sem jogar. O zagueiro Miguel Rosas e a revelação do time Cacau. No inicio do primeiro tempo, o Comércio ainda fez uns três ataques contra a meta de Bandeira que passou um sério perigo quando o atacante Wilson ficou sozinho a sua frente, chutou na trave e Miguel Rosas corrigiu a brincadeira de Divaldo que quase causou o primeiro gol da tarde. Depois, o jogo pelo centro do campo foi se aproximando da área do Comércio e chegou a goleada. Jogo não houve. Houve uma chuva de gols que poderia ter sido maior se os atacantes do CRB não tivessem se preocupado em treinar deslocamentos, única coisa que se viu no jogo, além dos gols. Se a turma da pajuçara tivesse a sede dos gols, o marcador poderia chegar a vinte. Laxinha abriu a contagem. Zé Cícero aumentou para dois na cobrança de um pênalti. O mesmo Zé Cícero fez 3x0. Aos 28 minutos Laxinha fez seu segundo gol. E Carlos Santa Rita completou o marcador do primeiro tempo: 5x0. No primeiro minuto do segundo tempo, Zé Cícero fez 6x0 na cobrança de outro pênalti. Dario fez 7x0. Tomires cobrando uma falta de fora da área colocou 8x0. Logo depois desse gol aos 13 minutos o atacante Nelson do Comércio deixou o campo sem nenhum motivo e sem avisar ao arbitro. Laxinha assinalou mais um gol para o CRB aos 23 minutos. Novamente Carlos Santa Rita marcou 10x0. E mais dois jogadores do Comércio saíram de campo sem permissão do juiz. Aos 29 Arédio fez 11x0. Laxinha marcou mais um. Divaldo também fez o seu aos 40 minutos e Pedrosa completou os 14x0 aos 42 minutos.
CRB - Bandeira; Divaldo e Miguel Rosas; Cacau; Tomires e Pedrosa; Zé Cícero; Arédio; Laxinha; Dario e Carlos Santa Rita.
Comércio - Jorge; Pirombá e Ariston; Fernando; Djalma e Aleixo; Nelson; Silô; Wislon; Tião e Peça.
Embora abatido por 14x0, o Comércio soube perder. Não procurou usar de meios violentos para parar o adversário e suportou o peso da derrota. Apesar de três jogadores preferiram abandonar os companheiros e deixar o campo. O clube comerciário poderia ser grande se tivesse o apoio de todo o comércio maceioense. Na pajuçara vimos apenas Álvaro Oliveira e José Policarpo, dois esforçados diretores do clube azul, amarelo e vermelho. O técnico Morais não apareceu em campo, nem tão pouco o presidente do clube. O Regatas jogou com Bandeira. Divaldo e Miguel Rosas. Cacau. Tomires e Pedrosa. Zé Cícero. Arédio. Laxinha. Dario e Carlos Santa Rita. O Comércio com Jorge. Pirombá e Ariston. Fernando. Djalma e Aleixo. Nelson. Silô. Wislon. Tião e Peça. O juiz foi Cláudio Régis que não teve nenhum trabalho. O jogo foi realizado no dia 3 de setembro de 1949 pelo campeonato alagoano.[35]
1975: A conquista o Nordeste
Em 1975, o Galo conquistou o Torneio José Américo de Almeida Filho (seria o mesmo que a Copa do Nordeste da atualidade). Já em 1994, o time regatiano foi vice-campeão em Maceió, quando perdeu para o Sport nos pênaltis. Reconhecido pela CBF a partir de 1976, o Nordestão contou com o CRB em dez edições.
É bem verdade que o Galo da Praia já fez sucesso na Copa do Nordeste. A primeira edição da competição regional aconteceu em 1971 e quatro anos depois, com o nome de Torneio José Américo de Almeida Filho, a taça foi conquistada pelo Galo. A CBF não chancelou essa disputa como Nordestão, alegando que ela reuniu apenas clubes de três estados. Os regatianos contestam e, neste ano, buscam o título com o aval da confederação.[36]
Em 1975, foram 6 clubes participantes, entre eles: CRB, Botafogo-PB, Auto Esporte, Treze, ABC e Potiguar. A competição teve um regulamento simples: seriam disputados dois turnos e os primeiros de cada fase se enfrentariam na decisão. O Botafogo ganhou o primeiro turno, o Galo o segundo. Na fase de classificação, o time alagoano disputou dez jogos, vencendo quatro, perdendo quatro e empatando duas vezes.
Na decisão contra o Botafogo, o CRB empatou em Maceió e em João Pessoa pelo mesmo placar, 1 a 1, conquistando a taça nos pênaltis, por 4 a 3, dia 9 de novembro de 1975.
Década de 90
No ano de 1992 o Clube de Regatas Brasil conquista seu 22° título alagoano. No ano seguinte conquista o bicampeonato e seu 23° título alagoano. Ainda em 1993 o galo disputou um torneio de acesso a série B contra times da Paraíba.
1993: Campeão da seletiva AL-PB
Luciano Correia conta que Waldemar e Zé Maria entraram em acordo para informar à Federação Alagoana de Futebol (FAF) e à CBF a desistência de ambos ao convite da entidade máxima do futebol brasileiro em participar da seletiva. Na época, o argumento utilizado como “verdade” era de que a tal seletiva iria causar prejuízos financeiros a ambos os clubes. “Mas o que ninguém esperava era que, faltando pouco mais de um minuto para expirar o prazo para a inscrição, o Waldemar surpreendeu a todos com a confirmação do clube na seletiva. Até hoje, o Zé Maria procura o Waldemar”, diverte-se o hoje diretor de Futebol do Galo, Ednilton Lins, na época iniciando como dirigente na figura de colaborador. CRB chegou ao formulado Campeonato Brasileiro em 1994 depois de superar a seletiva para a Série B, realizada no ano anterior.
O Galo enfrentou apenas times da Paraíba e era o único representante alagoano no torneio. Foram oito partidas, seis vitórias e duas derrotas, o time venceu o Auto Esportes (duas vezes), o Botafogo (duas vezes), Treze e Campinense. Foi para esses dois últimos clubes que o Galo perdeu. CRB conquista o seu segundo título fora de Alagoas e seu primeiro interestadual.
Logo após o bicampeonato alagoano e a conquista do interestadual, o CRB participaria no ano seguinte (1994) pela segunda vez da Copa do Nordeste.
1994: Copa do Nordeste
A Copa do Nordeste de 1994 teve como sede a cidade de Maceió e naquele ano participaram 16 clubes, o Galo ficou no grupo C ao lado de Sport, Fortaleza e Vitória. Uma vitória, um empate e uma derrota, classificaram o CRB para a próxima fase da copa. Nas quartas de finais eliminou o Guarany de Sobral vencendo por 2x0. Na fase semifinal, um grande jogo e vitória por 3x2 sobre o surpreendente Cruzeiro de Arapiraca. Em 15 de setembro de 1994 com o estádio Rei Pelé lotado, foi realizada a final entre CRB e Sport. No tempo normal a partida terminou empatada em 0x0, então o jogo foi decidido nos pênaltis. O Galo acabou amargando o vice campeonato perdendo em uma dramática disputa de pênaltis por 4x2, em pleno estádio Rei Pelé. No ano seguinte, em 1995, sagrou-se campeão alagoano, depois de derrotar seu maior rival na decisão em duas partidas (2x1 e 3x2) e empatado outra (1x1), conquistando o 24° título.
1994 à 2008: participações na Série B
Durante todo esse período o CRB esteve disputando o Campeonato Brasileiro - Série B, foram ao todo dezesseis anos consecutivos, o que é um recorde para os clubes alagoanos, e nenhum deles nunca chegou perto de atingir essa marca. Em 1997 o CRB fez uma belíssima campanha na Série B, ficando em quinto colocado na classificação geral, tendo chego até a última fase do campeonato. Dez anos depois o CRB fez sua terceira melhor campanha na série B, quando foi o oitavo colocado. O grande destaque da equipe nessa campanha foi o atacante Júnior Amorim. Em 2008 porém a equipe foi rebaixada pela primeira vez para a Série C, e para piorar sendo o último colocado.
Década de 2000
Em 2000 o CRB participou do Campeonato Brasileiro, o maior de todos os tempos, já que contava com a participação de 116 equipes, num modelo de disputa onde equipes da Séries A, B e C se enfrentaram numa mesma competição, a competição foi denomidada de Copa João Havelange. O CRB disputou o Módulo Amarelo juntamente de equipes como Paysandu, Remo e Fortaleza, e conseguiu ficar com a última vaga para a fase seguinte. O CRB também enfrentou o seu arquirival, CSA, vencendo o jogo por 2 a 0. Nas oitavas de finais de seu módulo o CRB enfrentou o São Caetano e foi eliminado, depois de empatar no Rei Pelé por 1 a 1 e perder fora de casa por 4 a 1.
Em 2001 o CRB e muitas outras equipes como Remo e Paysandu foram despromovidas da Série A do Campeonato Brasileiro pela CBF, que venceu a causa na justiça, apesar de ter sido bastante incoerente. Em 2002 foi campeão alagoano. Na Série B de 2006 o Galo consegue a sua maior invcenbilidade pelo Campeonato Brasileiro, sendo 8 partidas sem perder, 6 vitórias e 2 empates. O CRB terminou a Série B de 2006 com 44 pontos conquistados, mesmos pontos dos rebaixados Paysandu e Guarani, com uma campanha de 12 vitórias, 8 empates e 18 derrotas. Em 2007 o CRB fez uma belíssima campanha na Série B com um total de 15 vitórias, 8 empates e 15 derrotas em 38 partidas, somando 53 pontos, seis a menos que o quarto colocado, o último que consegue o acesso a primeira divisão. Com essa campanha o CRB terminou a competição na oitava colocação. No ano seguinte foi rabaixado para a Série C, após uma péssima campanha na Série B. O Galo conseguiu apenas 5 vitórias e 9 empates em 38 jogos, tendo perdido um total de 24 jogos, sendo o último colocado, sendo a primeira vez que o Galo terá que disputar o Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C. Na Série C de 2009 o CRB não conseguiu o acesso para a Série B do ano seguinte. Em 2010 o CRB, juntamente do CSA, disputou a Copa do Nordeste, num modelo completamente diferente disputado em pontos corridos, sem a participação das principais equipes do Nordeste, como Sport, Ceará, Bahia, Vitória e Náutico, que disputariam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Na partida contra o seu maior rival, o CRB empatou por 2 a 2.
2002: Campeão Alagoano
Em 2002 o CRB comandado pelo jovem atacante Diego da Silva, artilheiro do Campeonato Alagoano, sagrou-se campeão do torneio, esse que foi o 25º título alagoano do galo, após derrotar o seu maior rival, CSA,na grande decisão.
2003: Rebaixamento do CSA e Vice-Campeão Estadual
Na última rodada da primeira fase do Campeonato Alagoano de Futebol de 2003 o CRB dispitou o maior clássico do futebol alagoano. O Galo lutava por uma vaga na semi-final, o CSA, lutava, desesperado, contra o rebaixamento. Com um placar favorável ao CRB de 4 x 2, o Galo conseguiu se classificar para a semi-final, enquanto o time azulino amargou o rebaixamento à Série B do Campeonato Alagoano. O CRB ainda chegaria na final do Estadual, tendo a tentativa de bicampeonato frustada depois de sofrer uma goleada de 4x1 no Rei Pelé.
A partir de então o CRB começaria a viver um jejum no Campeonato Alagoano demorando nove anos para disputar novamente a final do Estadual.
No Campeonato Alagoano de 2009, o CRB derrotou o rival por 2 a 1 no Trapichão e rabaixou novamente o time azulino para a segunda divisão.
2011: A volta à Série B
Depois de mais um fracasso consecutivo no Campeonato Alagoano, a diretoria do CRB põe como grande objetivo o acesso à Série B de 2012. O time se reforçou e foi confiante para a disputa da competição. A Série C de 2011 foi a mais disputada dos últimos anos já que foi disputada num formato diferente, contendo duas fases de grupos. Na primeira fase, apesar de ter oscilado em alguns jogos, o CRB comseguiu se classificar para a fase seguinte como segundo colocado de seu grupo, atrás somente do América-RN. Na segunda fase veio a reação: Num grupo bastante complicado que contava com a presença de Paysandu, Fortaleza e o mesmo América-RN, com apenas duas vagas para quatro equipes, o CRB arranca uma sequência invicta de seis jogos, se classificando como primeiro colocado do grupo, garantindo seu lugar na final. O 2° colocado ficaria apenas com o acesso. Na final o galo enfrentou o primeiro colocado do outro grupo e melhor time da competição, Joinville. O CRB não teve chance alguma diante da equipe catarinense. Uma derrota no Rei Pelé por 3 x 1 no primeiro jogo tornou muito remotas as chances do título, inédito não só para o time alvi-rubro, mas para o futebol de Alagoas. No jogo de volta, o CRB tomou um passeio perdendo por 4 x 0 na Arena Joinville. Apesar da frustação na final, só restatam comemorações para os torcedores do CRB, que no próximo ano poderão acompanhar o retorno de seu clube a segunda divisão braslileira.
2012: Campeão alagoano e novo rebaixamento
Em janeiro de 2012 a diretoria do CRB começou a remodelar o elenco do clube para a disputa do Campeonato Alagoano e da Série B. O planejamento era fazer um ano inesquecível, já que era o aniversário de cem anos do Galo. Foram feitas diversas contratações para cumprir os dois objetivos do clube para esse ano: ser campeão estadual e se manter na segunda divisão. Na primeira partida do ano o CRB goleou o seu maior rival, CSA, por 3 a 0. Na segunda rodada do Estadual uma vitória fora de casa sobre o CEO confirmaram a boa fase do clube. Entretanto dois tropeços em casa fizeram com que a desconfiança voltasse a pairar sobre o elenco, mas com a volta de resultados positivos, o CRB se classificou para a semifinal do primeiro turno do Estadual. Como a equipe alvirubra teve a melhor campana da primeira fase seu adversário na semfinal foi o Murici. Com um empate fora de casa e uma grande goleada por 5 a 0 no Rei Pelé o CRB assegurou sua vaga na decisão do primeiro turno, onde o adversário da vez seria o ASA. Na final o Galo contou com a genialidade de seus ídolos Geovane e Elsinho para se tornar o campeão do primeiro turno do Estadual, garantindo antecipadamente uma vaga na grande final. Mas não foi fácil. Após dois empates por 2 a 2 o título foi decidido nos pênaltis com vitória para o CRB por 4 a 2.
No segundo turno uma grande sequência de resultados negativos deixaram o CRB de fora das semifinais. No dia 05 de maio o CRB conheceu o seu adversário na grande final: O ASA, que foi campeão do segundo turno. Mais uma vez contando com a genialidade de seus ídolos o CRB conseguiu superar o time arapiquense. Una vitória em casa por 2 a 1 e um empate sem gols em Arapiraca fizeram do CRB o campeão do Campeonato Alagoano de Futebol de 2012.
Após o título estadual, o CRB chegou impolgado para a disputa da Série B, entretanto após um começo com diversos resultados negativos, ocupando até mesmo a última posição da tabela, a desconfiança voltou a pairar sobre o elenco do Galo. Com o avançar da competição o CRB conseguiu se entrosar e se acertar dentro de campo, consiguindo resultados expressivos jogando em Maceió, alcançando até a sétima colocação na tabela, com chances de entrar na disputa pelo acesso a primeira divisão, mas com a venda de Elsinho para o Figueirense, o CRB voltou a somar resultados negativos, entrando de vez na briga contra o rebaixamento, depois de uma derrota pelo placar de 4 a 0 diante do Guarani. Na reta final do Campeonato, o Galo acordou conseguindo resultados positivos, como a vitória sobre o Ceará por 2 a 0, com gol antológico de Geovane em cobrança de falta de antes do meio-campo. Na última rodada o CRB encarou o ASA no Fumeirão precisando de uma vitória sobre o rival e uma combinação de resultados para escapar do seu segundo rebaixamento. O Galo fez a sua parte e derrotou o rival por 4 a 2, mas os resultados da rodada não foram favoráveis ao time regatiano, que não conseguiu escapar do rebaixamento para a Série C de 2013.
2014: A decepção no estadual e o retorno à Série B
Em 2014 o CRB representou Alagoas na Copa do Nordeste pelo segundo ano consecutivo. Na estreia o CRB sofreu uma goleada sonora para o Ceará por 5 x 0 no Estádio Castelão. O CRB conseguiu se recuperar na competição e se classificou para as quartas de final. Mas quartas de final o CRB enfrentou o América-RN. No primeiro jogo o Galo venceu por 2x0 no Rei Pelé, e tinha tudo para se classificar para a semifinal, mas o CRB acabou sendo surpreendido e foi goleado na Arena das Dunas por 4x0. O mesmo sentimento de frustração se repetiu no Campeonato Alagoano. O CRB tinha tudo para ser tricampeão estadual em 2014, com a melhor campanha da competição o Galo bateu o ASA na semifinal e foi para a decisão contra o Coruripe. Após perder a primeira partida fora de casa por 1x0 o alvirrubro não conseguiu reverter o resultado, empatando o jogo da volta em casa por 0x0 perdendo assim o título de tricampeão alagoano. O CRB também disputou a Copa do Brasil pelo segundo ano consecutivo. Na primeira fase o Galo eliminou o desconhecido Rondonópolis com um empate fora de casa por 2 a 2 e uma vitória simples no Rei Pelé. Na segunda fase o CRB enfrentou o São Paulo conseguindo uma emocionante vitória de virada por 2 a 1 no Rei Pelé. No jogo de volta, uma derrota por 3 a 0 no Estádio Morumbi eliminou o CRB da competição.
Depois de um começo mal no brasileirão o CRB parecia que enfim ia embalar no campeonato, mas tropeços dentro de casa deixaram a torcida um pouco angustiada e preocupada com a sequência do campeonato. Depois de uma vitória por 3 a 0 sobre o até então invicto Fortaleza, melhor time da competição, o Galo foi para a última rodada da primeira fase precisando de uma vitória dentro de casa e de uma combinação de resultados, para a felicidade da torcida regatiana o Galo bateu o Cuiabá por 3x0 e todos os outros resultados favoreceram o time que de quinto colocado pulou para segundo, se classificando assim para as quartas de final, fase que dá o acesso à Série B. O Regatas enfrentou o Madureira na decisão pela vaga na segundona, venceu o primeiro jogo fora de casa por 2x1 e confirmou o acesso vencendo mais uma vez por 2x0 no Rei Pelé lotado. Na sequência do campeonato, na semifinal, o CRB enfrentou o Macaé e foi goleado fora de casa por 4x0 e na partida de volta o jogo não saiu do 0x0, chegava ao fim a luta do Galo na terceirona. Os destaques do CRB durante essa campanha foram os meias Clebinho, Éder e Válber, o volante Olívio, o atacante Magrão, além do goleiro Júlio César e do zagueiro Gabriel.
2015: Campeão Alagoano e Série B
O CRB novamente foi uma das duas equipes que representaram Alagoas na Copa do Nordeste. No Grupo E ao lado de Bahia, Campinense e Globo, acabou eliminado ainda na fase de grupos.
No
Campeonato Alagoano, a equipe estreou na Copa Maceió com derrota diante do CEO por 1x0 em Olho d'Água das Flores, mas conseguiu embalar uma sequência de quatro vitórias seguidas - duas delas sobre o arquirrival CSA. Após um tropeço diante do Ipanema fora de casa, goleou o CEO no Trapichão por 5x0 com destaque para Clebinho, que marcou três gols. Na ultima rodada venceu o Coruripe por 2x1. O CRB enfrentou o ASA na semifinal com vitória regatiana no primeiro jogo por 2x0 e na volta o ASA venceu por 2x1. Numa revanche, o titulo estadual foi decidido novamente entre CRB e Coruripe com o CRB se tornando campeão estadual pela 28ª vez- 1x1 no Gerson Amaral e vitória do CRB por 2x0 no Rei Pelé, gols de Zé Carlos e Gleidson Souza.
Na
Copa do Brasil, o CRB eliminou o Amadense na primeira fase, mas acabou sendo eliminado pelo Grêmio na segunda fase.
Em seu retorno à
Série B, o CRB esteve oscilando na tabela até conseguir sua segunda maior sequência invicta em campeonatos brasileiros(atrás apenas da sequência invicta de 9 jogos em 2006) - foram sete jogos consecutivos sem derrotas: Oeste 0x0 CRB, ABC 0x0 CRB, CRB 1x0 América Mineiro, Macaé 0x0 CRB, CRB 2x1 Mogi Mirim, Boa Esporte 1x3 CRB e CRB 3x2 Santa Cruz. Após o empate contra o Vitória em casa e uma derrota para o Paysandu fora, o CRB perdeu as chances de acesso. Na 34ª rodada, o CRB confirma a permanência na Série B após a goleada por 4x1 contra o Atlético-GO. O CRB encerrou a temporada na 11º colocação e Zé Carlos tornou-se o primeiro jogador do clube a ser artilheiro de um campeonato nacional (19 gols em 24 jogos).
2016: Copa do Nordeste
O CRB juntamento com Coruripe foi uma das duas equipes que representaram Alagoas na Copa do Nordeste de 2016. No Grupo B ao lado de América de Natal, Coruripe e Estanciano, no qual o CRB teve a melhor campanha e se classificou como primeiro do Grupo B.
Na fase de grupos, o CRB enfrentou o Estanciano em Sergipe, no Francão, derrotando a equipe anfitriã por 2 à 1. Na segunda rodada, o CRB recebeu o Coruripe, sendo derrotado pelo placar de 1 à 0. Na terceira rodado, novamente no Rei Pele, o CRB recebeu o América de Natal, e depois de fazer 3 à 0, o América fez um gol de honra, terminando assim a partida em 3 à 1. Na rodada seguinte, o CRB foi até Natal encarar o América, na Arena das Dunas, mas o resultado foi desfavorável para o CRB: 1 à 0 para o América. A essa altura a classificação do grupo estava apertada, com todos os times tendo chances reais de classificação. Na penúltima rodada, o CRB foi até Coruripe, no Gerson Amaral, enfrentar a equipe do Coruripe, obtendo uma vitória expressiva de 3 à 1. Por fim, na última e decisiva rodada, precisando vencer para garantir classificação para às Quartas de Final, ou um empate desde que América e Coruripe também empatassem, o CRB recebeu o Estanciano no Rei Pelé. O placar não saiu do 0 à 0, mas não importava, pois no jogo em Natal, América e Coruripe empataram em 1 à 1. Como primeiro do Grupo B, com 10 pontos, contra 9 do América, 8 do Coruripe, e 5 do Estanciano, CRB se classificado para às Quartas de Final.
Nas Quartas de Final o CRB enfrentou o Sport obtendo um vitória expressiva no jogo de ida em Maceió, no Rei Pelé, por 2 à 1, mas infelizmente no jogo de volta foi derrotado por 1 à 0 na Ilha do Retiro, em Recife, sendo assim eliminado pelo critério de "gol marcado fora de casa". Entretanto, o CRB fez duas excelentes partidas, tanto de ida quanto de volta, demonstrando assim a evolução que o futebol alagoano vem adquirindo nos últimos anos.
O CRB términa a Copa do Nordeste de 2016 na 7ª colocação geral, com os mesmos 13 pontos que o Ceará e o Salgueiro, respectivamente, 5º e 6º colocados, pelo critério de desempate.
2016: Alagoano, Copa do Brasil e Série B
Campeão Alagoano
Em 2016, apesar de ter feito uma campanha contestada, o CRB conseguiu superar a tudo e a todos e foi o campeão alagoano, conquistando seu quarto título estadual nos últimos cinco anos.
O CRB começou sua campanha no Campeonato Alagoano com uma goleada sonora sobre o Murici por 5 a 1 no Trapichão, com dois gols de Lúcio Maranhão e do meia Marcelinho. Na segunda rodada, o Galo vai bem novamente e vence o clássico contra o ASA em pleno Municipal, por 2 a 1, com o atacante Lúcio Maranhão sendo decisivo mais uma vez, marcando um gol contra o seu ex-clube. Na terceira rodada, apesar de ter feito um jogo morno, conquistou sua terceira vitória na competição, batendo o Sete de Setembro por 2 a 1 no Rei Pelé. Na quarta rodada o Galo sente dificuladade pela primeira vez no campeonato, joga mal e perde para o Murici por 3 a 1. Na quinta rodada o clube se mostra outra vez com dificuldades, mas consegue a vitória por 1 a 0 sobre o CSE no Rei Pelé, com gol de Matheus Galdezani nos momentos finais do jogo. Na sexta rodada o CRB enfrenta o CSA, fazendo o primeiro clássico das multidões do ano de 2016. O Galo abre o placar com gol do lateral Bocão logo aos oito minutos de partida, mas acabou cedendo o empate. 1 a 1 foi o resultado final do clássico. Na sétima rodada o clube se recuperou fazendo uma boa partida diante da equipe do Sete de Setembro, vencendo por 4 a 1, e na rodada seguinte superou novamente o ASA, com gol decisivo do garoto Luidy e do volante Olívio, o CRB venceu por 3 a 1 em Maceió. Na nona rodada da competição o CRB sofre seu primeiro choque na competição. Em mais um jogo contra o CSA, o CRB joga mal e perde o clássico por 4 a 1. Na última rodada o time regatiano é surpreendido pelo CSE, e perde a segunda partida seguida, 2 a 0 em Palmeiras dos Índios. Apesar disso o CRB liderou o seu grupo e garantiu sua classificação para o hexagonal final com a segunda melhor campanha da primeira fase.
O CRB começa bem o hexagonal. Vence o Coruripe por 2 a 1, com dois gols do artilheiro Lúcio Maranhão, e derrota novamente o ASA em Arapiraca por 2 a 1, com grande atuação do meia Dakson, autor de um gol de falta e uma assitência para o gol do atacante Neto Baiano. Após o bom começo o CRB votou a oscilar. Empatou em casa com o Santa Rita por 0 a 0, perdeu para o Murici por 3 a 1 também no Rei Pelé, e na última rodada do hexagonal perde mais uma para o CSA no ano de 2016: 2 a 1 foi o placar do jogo. Com uma campanha contestada, o CRB se classificou para a semifinal como terceiro colocado e foi para o confronto contra o Coruripe com muita desconfiança. Os assuntos que pairavam no ar eram sobre a permanência do treinador Mazola Júnior, e de alguns jogadores do elenco como Neto Baiano, Eriko Júnior, Diego Jussany, Gabriel e outros.
No primeiro jogo da semifinal o CRB venceu por 2 a 0, e foi para o segundo jogo podendo até perder por um gol de diferença. Em Coruripe, o Galo se defendeu e perdeu por apenas 1 a 0, resultado que garantiu o CRB na final, mas aumentaram as desconfianças para o confronto contra o temido CSA. No primeiro jogo da decisão o CRB entrou detetminado, e empurrado por sua torcida venceu o jogo por 2 a 0, com gols dos questionados Diego e Neto Baiano. No segundo jogo o Galo espantou de vez a desconfiança e venceu por 1 a 0 com mais um gol de Neto Baiano, que conseguiu sua redenção com a torcida regatiana. Terminava a luta do CRB no Alagoano 2016, o Galo era novamente o melhor time do estado.
Copa do Brasil
O CRB fez sua estreia na Copa do Brasil de 2016 contra o Ivinhema, do Mato Grosso do Sul, no Estádio Saraivão, vencendo o duelo por 2 a 0 com gols de Luidy e Lúcio Maranhão, conseguindo a classificação para a próxima fase, sem haver necessidade de disputar o jogo de volta no Rei Pelé. Na segunda fase da competição o Galo enfrentou o Vasco da Gama. No jogo de ida o CRB foi melhor, criou mais chances e dificultou a vida do time cruzmaltino, que apesar de tudo venceu o jogo por 1 a 0 com gol do zagueiro Rodrigo em cobrança de falta.
Série B
O Galo estreia na Série B do Brasileiro no dia 14 de Maio de 2016, contra o Londrina, no Paraná, estádio ainda a ser definido.
Símbolos
Escudo
A HISTORIA DO ESCUDO DO CRB DE ALAGOAS

O emblema consiste de um fundo branco, orlado de vermelho, tendo na parte superior duas listras vermelhas entre-cruzadas e na inferior as letras CRB, também vermelhas e desenhadas de forma a acompanharem o perfil do escudo.
Mascote
MASCOTE DO CRB

Galo de campina[41]
A escolha do mascote do clube tem relação com a vasta quantidade de pássaros que pousavam no campo Severiano Gomes na Pajuçara. E o pássaro que mais visitava o campo da Pajuçara era justamente o galo de campina.
Uniforme
Os uniformes do CRB são assim descritos em seu estatuto: Art. 7º do 2º Capítulo - Ficam estabelecidos dois padrões de uniforme oficial para o CRB, a saber:
N.º 1 – Camisa branca, gola e punhos vermelhos, com uma listra vermelha de dez centímetros circundando o tórax, o emblema do clube no centro dessa listra, na parte da frente; calção vermelho com listras laterais vermelhas e meias listradas de vermelho e branco/ calçado adaptado ao jogo;
N.º 2 - Camisa vermelha, gola e punhos brancos, com uma listra branca de dez centímetros circundando o tórax, o emblema do clube no centro dessa listra, na parte da frente; calção branco com listras laterais vermelhas e meias listradas de vermelho e branco/ calçado adaptado ao jogo.
Uniformes
·         Títulos[42]
REGIONAIS
           Competição              Títulos Temporadas
           Torneio José Américo de Almeida Filho        1          1975
           Seletiva Série B 1994 - Paraíba e Alagoas      1          1993
ESTADUAIS
           Competição              Títulos Temporadas
Brasão do Estado de Alagoas.svg  Campeonato Alagoano         29         1927, 1930, 1937, 1938, 1939, 1940, 1950, 1951, 1961, 1964, 1969, 1970, 1972, 1973, 1976, 1977, 1978, 1979, 1983, 1986, 1987, 1992, 1993, 1995, 2002, 2012, 2013, 2015 e 2016
Brasão do Estado de Alagoas.svg  Torneio Início de Alagoas     16         1936, 1937, 1939, 1943, 1944, 1945, 1946, 1951, 1956, 1958, 1962, 1963, 1966 1969,
1970 e 1973
Destaques
  • Brasil11 participações na Série A, sendo 2 participações na Taça Brasil
TORCIDA DO CRB

Estatísticas
Ídolos
Década de 1910 a 1930
  • AlemanhaPeter, meia.
  • BrasilHaroldo Zagallo,praticamente começou o futebol no CRB.
  • InglaterraSidney Fellows, atacante.
  • BrasilDenilson, atacante
  • BrasilRubens Ferreira, goleiro.
  • BrasilPata, atacante.
Década de 1930 a 1950
  • HungriaFranz Gaspar, um dos maiores técnicos da história do clube. Criador do famoso "Esquadrão de Aço" do final dos anos 30.
  • BrasilCláudio Régis, atacante, autor do gol que deu o então inédito tetra campeonato estadual, na vitória por 3x2 sobre o CSA. Atuou no CRB entre os anos de 1937 e 1948. Anos mais tarde, Cláudio Régis se tornou o primeiro jogador da história do Galo que se tornou presidente (o segundo a alcançar isso é o ex-presidente, José Serafim).
  • BrasilArlindo, atacante, conhecido por suas arrancadas. Artilheiro dos Campeonatos de 1938 (10 gols) e 1939 (14 gols). Autor da maior provocação da história com seus dois gols nos 6x0 contra o CSA, no que ficou conhecido como o "Jogo da Sofia". Arlindo criava uma cabra, chamada Sofia. Arlindo era adepto do jogo do bicho e costumava cantar uma modinha com os 25 bichos do jogo; ao falar da cabra, que equivale ao número 6, Arlindo dava uma paradinha, fazendo alusão à goleada e à cabra. Esta foi a maior goleada da história dos clássicos em Alagoas, CRB 6x0 CSA, com gols de Arlindo (2), Duda (2), Régis e Ramalho.
  • BrasilDuda Bocão, atacante.
  • BrasilParaibano, atacante. artilheiro do Campeonato Alagoano de 1940 (18 gols).
  • BrasilLaxinha, meia. artilheiro do Campeonato de 1947 (11 gols).
  • BrasilZé Cícero, atacante. artilheiro dos Campeonatos Alagoanos de 1948 (6 gols) e 1949 (9 gols).
  • BrasilMiguel Rosas,Zagueiro, maior jogador da história do clube. Iniciou sua carreira em 1943 e terminou em 1963, sempre jogando no CRB. Mesmo recebendo grandes propostas - uma delas do Flamengo, que levou Dida, então jogador do CSA, e Tomires, companheiro de defesa de Rosas no CRB - nunca deixou o Galo. Miguel Rosas era um zagueiro extremamente técnico, era comum vê-lo avançar ao ataque e servir os companheiros de frente com muita qualidade. Quase nunca cometia faltas, tinha um tempo de bola pouco visto no mundo do futebol.
  • BrasilTomires, zagueiro, jogou no CRB entre 1947 e 1952. Formou dupla de zaga com Miguel Rosas. Tomires era um marcador violento, o lhe rendeu o apelido de "Cangaceiro". Tomires explorava seu vigor físico, sua valentia, com muita propriedade e muita garra, tornando-se um verdadeiro terror para os atacantes adversários. Era duríssimo ao disputar a bola e não perdoava os ponteiros que procuravam desmoralizá-lo com seus dribles estonteantes e rápidos. Mas, não era desleal.
  • BrasilBequinho, atacante. Chegou ao CRB em 1945. Natural de Penedo, o craque não queria deixar a cidade; assim todas as vezes em que o CRB jogava, o clube mandava buscá-lo de avião, fato inédito no futebol de Alagoas. Ele recebia, a cada jogo, 200 contos de réis, uma quantia altíssima para época.
Década de 1950 a 1960
  • BrasilBandeira, um dos maiores goleiros da história do clube.
  • BrasilMourão, lateral, chegou a jogar no Santos de Pelé e no futebol argentino.
  • BrasilDario, atacante.
  • BrasilEduardo, meia.
  • BrasilDivaldo, zagueiro.
  • BrasilClaudinho, atacante.
  • BrasilCarlos Santa Rita, atacante.
  • BrasilArroxelas, atacante. Também era atleta do famoso vôlei regatiano.
  • BrasilMilton Mongôlo, meia.
Década de 1960 a 1970
  • BrasilJorge Vasconcelos,Maior técnico da história do clube. Ganhou nada menos que oito títulos estaduais dirigindo o Galo (1964, 1969, 1972, 1973, 1976, 1977, 1978 e 1979). Até hoje é o técnico mais vitorioso da história do futebol alagoano.
  • BrasilCanhoto, centroavante, artilheiro dos Campeonatos Alagoanos de 1963 (23 gols) e 1964 (24 gols).
  • BrasilLourival, lateral-esquerdo.
  • BrasilPaulo Nylon, volante e meia,
  • BrasilErb, atacante. artilheiro do Campeonato Alagoano de 1969 (7 gols). Erb era filho de Paraibano, ídolo regatiano das décadas de 30/40.
  • BrasilCanavieira, ponta.
  • BrasilSilva,Ponta-esquerda. Hábil e driblador, "Silva Cão", como era conhecido, aos 18 anos já era titular do CRB e cobiçado por vários clubes, sendo contratado pelo Vasco da Gama. Retornou ao CRB em 1969, quando foi campeão e artilheiro. Foi também campeão em 1970, 1972, 1973, 1976, 1977, 1978 e 1979. Silva foi o jogador a disputar mais jogos na história do clássico entre CRB e CSA, com 95 jogos. Silva tem um recorde nacional de gols em clássicos regionais. Marcou, nada menos, que 65 gols no clássico alagoano, superando até mesmo a marca de Pelé contra o Corinthians que é de 50 gols. Foi artilheiro dos Campeonatos Alagoanos de 1968 (11 gols), 1972 (21 gols) e 1977 (16 gols),é também o maior artilheiro do CRB na primeira divisão do campeonato brasileiro com 21 gols marcados.
  • BrasilCanavieiro, atacante. artilheiro do Campeonato de 1970 (10 gols).
Década de 1970 a 1980
  • BrasilRoberto Menezes, meia. considerado o melhor jogador da história do CRB tecnicamente,era um meio-campista clássico,jogava com elegância e tinha muita visão de campo,marcou época,formado nas categorias de base do CRB, foi campeão em 1970, 1972 e 1973.Em 1972 só não ganhou a Bola de Ouro da revista Placar porque o CRB não conseguiu se classificar para segunda fase do Campeonato Brasileiro.
  • BrasilJoãozinho Paulista,Maior artilheiro da história do clube com 190 gols. Artilheiro dos Campeonatos Alagoanos de 1976 (21 gols), 1982 (23 gols) e 1984 (34 gols)e Campeão nos anos de 1976,1978 e 1983. Joãozinho chegou ao CRB em 1976, saiu para jogar no Internacional, Atlético Mineiro e Goias, mas voltou ao CRB, onde encerrou a carreira em 1991.[44]
  • BrasilCésar, goleiro. Maior goleiro da história do clube. Apesar da baixa estatura, era ágil, seguro e tinha uma excelente saída de bola. Seis vezes campeão alagoano pelo clube (1972, 1973, 1976, 1977, 1978 e 1979).
  • BrasilRoberval Davino, meia. Seis vezes campeão alagoano e uma vez campeão regional com a camisa do Regatas, foi o jogador que marcou o único gol do amistoso internacional em 1 de julho de 1975 entre CRB e Porto-POR (1-0), ele também é a pessoa que mais vezes foi treinador do clube.
  • BrasilMajor, zagueiro.
  • BrasilJorge da Sorte, atacante. artilheiro do Campeonato Alagoano de 1978 (18 gols).
  • BrasilMundinho, atacante, jogou de 1977 a 1985, atualmente é professor de escolinha em Timóteo - Minas Gerais, onde reside.
Década de 1980 a 1990
  • BrasilIlo, atacante. artilheiro do campeonato alagoano de 1986, com 10 gols.
  • BrasilGiovanni, meia.
  • BrasilMárcio Francisco, goleiro.
  • BrasilÉdson, ponta-direita.
  • BrasilPaulo Sergio, lateral-direito.
  • BrasilMárcio Ribeiro, meia.
  • BrasilIvanildo, ponta-direita.Inventor do drible ''Pedalada''.
  • JapãoKazu,atacante,"Kazuyoshi Miura" ou simplesmente Kazu como era conhecido,fez muito sucesso no CRB em 1987,com suas arrancadas fulminantes e seus dribles desconcertantes, se tornou uma grande atração para torcida regatiana.
Década de 1990 a atual

  • BrasilÍndio, goleiro. Profissionalizou-se no CRB em 1989. Foi bicampeão em 1992 e 1993. Um dos maiores goleiros da história do clube.
  • BrasilInha, atacante. Recordista de gols em uma temporada, em 1995, Inha marcou 37 gols.
  • BrasilJerônimo, atacante. Artilheiro do Campeonato Alagoano de 1992, com 19 gols. Notabilizou-se por marcar gols em todos os jogos contra o CSA, sendo chamado de "carrasco do CSA".
  • BrasilMarquinhos Paraná, lateral-direito e meia. Jogou no CRB entre 1998 e 2002. Marquinhos Paraná é, certamente, o jogador com mais qualidade que passou pelo CRB nos últimos anos. Inteligente e habilidoso, jogando pela ala, era o armador do time Campeão Alagoano de 2002. Mas Marquinhos Paraná não ficou para festa do título, pois foi negociado, numa transferência mal explicada, para o Figueirense durante a competição.
  • BrasilAloísio Chulapa, atacante que começou nas categorias de base do CRB em 1992 é ídolo da torcida e retornou ao clube após 19 anos. Em 2012 Conquistou seu primeiro título na equipe regatiana.(Campeonato Alagoano de 2012)
  • BrasilSilvio, atacante. artilheiro do estadual de 2002 (12 gols).
  • BrasilFernando César, volante. Líder, Fernando César era volante raçudo, mas com muita qualidade na saída de bola. Fez parte do time que conquistou o título de 2002. Até hoje tem forte ligação com a torcida do CRB; passou a ser torcedor de arquibancada do clube.
  • BrasilJúnior Amorim, atacante rápido e guerreiro, rapidamente entrou nas graças da Massa Alvi-rubra ao marcar inúmeros gols com a camisa do galo. Fez história pelo clube, nas participações deste no Campeonato Brasileiro da Série B,é o maior artilheiro do CRB em campeonatos brasileiros com 42 gols marcados..
  • BrasilEverton Luiz , jogador de uma garra sem igual caiu no gosto dá massa Regatiana, foi campeão estadual no ano do centenário do clube em 2012 após o título saiu do clube pro exterior, voltando no ano de 2013 pra alegria da torcida e foi novamente campeão no ano do centenário do maior rival do CRB o csa fazendo uns dos Gols da final na goleada de 4x2 que o Galo aplicou no rival.
  • BrasilGeovani, meia inteligente e de passe refinado, ganhou a torcida com sua excelência nas cobranças de falta. Em 2012, ajudou o time a ganhar o Campeonato Alagoano, sendo peça fundamental nas finais contra o ASA. Ainda em 2012, protagonizou um dos episódios mais bonitos da história do clube - a fantástica virada sobre o Joinville, por 4x3 (Geovani marcou 3 gols, sendo 2 de falta).
  • BrasilDenílson, atacante matador, camisa 9 de origem, chegou ao CRB com o status de ser o artilheiro do Mundial de Clubes da FIFA de 2009 com 4 gols. Humilde, porém, mostrou em campo, com raça e gols, seu valor. Ajudou o clube a ganhar o Campeonato Estadual de 2013.
  • BrasilElsinho, lateral. Ficou conhecido como lateral artilheiro, por ser um lateral versátil que ataca e defende muito bem. Foi peça fundamental do CRB na conquista do Campeonato Alagoano em 2012. Também em 2012 se destacou pelo CRB no Brasileirão Série B, até ser negociado com o Figueirense.
  • BrasilJúlio César, goleiro.Conquistou o acesso para série B com o CRB em 2014,já em 2015 tornou-se campeão alagoano,atingiu uma marca histórica de ser o primeiro goleiro das últimas décadas a completar 100 jogos com a camisa do CRB. Em 2016 se sagrou Bicampeão Alagoano, onde alternou a a titularidade da Meta Regateana com Juliano Aparecido dos Santos.
  • BrasilZé Carlos, atacante.Campeão alagoano em 2015 e artilheiro do Brasileirão Série B no mesmo ano com 19 gols marcados em 24 jogos disputados.
  • BrasilOlívio, volante.Jogador com número de desarmes acima da média pelo CRB,foi fundamental no acesso a série B em 2014,bicampeão alagoano(2015 e 2016) em 2015 foi eleito o melhor volante do campeonato alagoano e brasileiro da segunda divisão do mesmo ano.
  • BrasilAudálio, zagueiro. Um coringa no time do CRB,além de zagueiro jogou muito tempo como volante e até mesmo como goleiro quando foi necessário.Um zagueiro rápido que sabe sair jogando com qualidade,foi campeão alagoano em 2013 , 2015 e 2016,também foi importante no acesso a série B em 2014 e um dos melhores jogadores do time no Brasileirão Série B de 2015.
CRB 1918 primeiros tempos campo pequena arquibancada sem identificação futebol entrou no clube em 1916 através irmãos gondin

CRB 1920 Em pé Monteiro JoséEdgar JoséAzevedo JulioPedro e Apolônio Ajoelhados MarioGomes SidneyFellows e RaymundoAlmeida,JoséFontan RubensFerreira e Goes Monteiro

CRB 1921 em pé apolônio mendes sidney e maia ajoelhados raymundo mariogomes e barbosa sentadoa edgar abel pedro azevedo e otaciliomaia

CRB 1923 em pé pata ilo e moacir ajoelhados minervino barbosa e júlio sentados pininha preto napoleão ricardo e rogério

CRB 1926 em pé o primeiro de farda é o treinador Fiel o terceiro de touca é oracilio maia o goleiro sentado é zébino

CRB 1927 

CRB 1939 GOLEADA HISTÓRICA FRENTE AO CSA

CRB 1946 arbitrotininho alziro miguelrosas palheta rui nezinho e walfridovieira agac cláudioregis roberto zémaria bacurau e fumaça

CRB 1948 em pé bandeira luizramospedrosa divaldo cacará e miguelrosas agac caveirinha dolival zémaria dario e santaria museu dos eportes

CRB 1951 bi em pé cacau bandeira divaldo ernani miguel rosas e cacará agac macedo miltonmongôlo claudinho dario e eduardo

CRB 1952 - Aspirantes crb em pé mourão helioramires levino joaomoura sarmento e salinho agac snsao zitosarmento heliomniranda graçaleite e edmilson museu dos esportes

CRB 1952 em pé zeca netinho joãomoura bandeira miguelrosas e ferrari agac snsão boré dario eduardo e desconhecido

CRB X CSA 1952

CRB 1953 Em pé ZecaI Boré ZecaII Sansão MiguelRosas Desconhecido Castanha JoãoMoura Netinho Eduardo Arroxelas e Bandeira

CRB 1954

CRB 1955

CRB 1957 Em pé diretor caliça henrique marreco paulopatriota zanélio e manjuba agac everaldo pinguim zequinha mareclo e edmilson

CRB 1959 em pé carijó pinguim marelo eraldo e valdeci agac zéreis marreco geraldo conserva berardo e sucata

No hay comentarios:

Publicar un comentario