martes, 9 de julio de 2013

SPORTING LISBOA * PARTE 1

SPORTING DE LISBOA * PARTE 1

HISTORIA DEL SPORTING DE LISBOA
HISTORIA DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

O Sporting Clube de Portugal tem as suas origens na fundação do Belas Football Clube em 1902 por iniciativa de dois irmãos, Francisco e José Maria Gavazzo.15Dois anos depois, tendo o Belas Football Clube realizado um único jogo de futebol contra o Sport Lisboa, alguns dos seus sócios Fundadores criaram o Campo Grande Football Clube. Apesar do nome, esta associação dedicava-se especialmente a festas, bailes e piqueniques, o que gerou alguns conflitos com alguns membros que entendiam que a prática desportiva deveria ser a sua principal vocação. Em 13 de Abril de 1906, durante uma Assembleia Geral, as opiniões divergentes quanto ao objectivo da instituição levaram à saída de 5 membros. Um deles, José Alvalade manifestou imediatamente a intenção de formar um novo clube recorrendo à ajuda financeira do seu avô, o Visconde de Alvalade, Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman, que tutelou a criação do novo clube e disponibilizou os terrenos para o campo de jogos na sua própria quinta                                                                                                                                                    .” Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como osmaiores da Europa” − José Alvalade
Fundação
Ora que abarcava as actuais zonas do Lumiar, Campo Grande e Alvalade, em Lisboa. Os dez sócios fundadores foram José Alvalade, José Maria Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Fernando Soares Cardoso Barbosa, José Stromp, Henrique Almeida, Leite Júnior, João H. Scarlett, Francisco Quintela Mendonça e Alfredo Botelho. Realizaram a primeira Assembleia Geral em 8 de Maio de 1906 com o objectivo de eleger a direcção. Foi então eleito o Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman como Presidente da Direcção, sendo-lhe conferido o título de "sócio-protector" em virtude de todo o apoio prestado à criação do novo clube. Nesta reunião, Holtreman afirmou que pretendia que o clube, na ocasião ainda sem nome definido, fosse "um grande clube, tão grande como os maiores da Europa". A primeira direcção, que se manteria em funções até 1910, era ainda constituída por José Holtreman Roquete, como vice-presidente e pelos primeiro e segundo secretários, respectivamente Frederico Seguro Ferreira e Henrique Leite. A 26 de Maio foi adoptado o nome Campo Grande Sporting Clube mas, a 1 de Julho, por sugestão de António Félix da Costa Júnior, a Assembleia Geral aprovou a alteração definitiva para Sporting Clube de Portugal. Esta foi uma data marcante uma vez que, em Julho de 1920, por proposta de Nuno Soares Júnior, a Assembleia Geral adoptou a data de 1 de Julho de 1906 como a da fundação oficial do Sporting. Em contraste com outros clubes rivais, os sportinguistas defendem que a forma de contabilizar a idade do clube é a mais correcta, uma vez que não se recorre à fundação de entidades anteriores que lhe deram origem nem contabilizando períodos de inactividade, mais ou menos longos, para justificar a sua ancestralidade.16
ALFREDO AUGUSTO DAS NEVES HOLTREMAN- VISCONDE DE ALVALADE

Estreias
Em 3 de Fevereiro de 1907, realizou-se o primeiro jogo oficial de futebol do clube leonino, tendo o Sporting perdido por 5-1 no jogo contra o Cruz Negra. No dia 1 de Dezembro desse mesmo ano realizou-se o primeiro derby com a vitória do Sporting por 2-1 na partida contra o Grupo Sport Lisboa, clube que após fusão com o Grupo Sport Benfica (mais tarde designado por Sport Clube de Benfica), em 1908, viria a dar origem ao eterno rival lisboeta, o Sport Lisboa e Benfica. O primeiro campo e a primeira sede foram inaugurados, no Sítio das Mouras, a 4 de Julho de 1907, sendo as suas instalações consideradas as melhores do país naquela época. Em 1907-1908, o Sporting sagrou-se vice-campeão regional de futebol. Foi nesta competição, em 25 de Outubro de 1908, que o Sporting perdeu pela primeira vez com o Benfica por 0-2. Esse jogo foi ainda marcado por outra estreia: o equipamento bipartido de verde e branco com calções brancos, que só vieram a ser substituídos pelos actuais pretos em 1915.
Primeiras décadas
Em 1910, ano em que José Alvalade assumiu a presidência, o Sporting destacou-se no Ténis por equipas e conquistou os títulos nacionais de salto à varalançamento do peso e salto em comprimento.
Por essa altura é fundado o Viana Taurino Clube, em Viana do Castelo, a 10 de Agosto de 1910, e torna-se naquela que a primeira Delegação do Sporting Clube de Portugal.[carece de fontes]
No ciclismo, o atleta sportinguista Laranjeira Guerra venceu em 1912 o percurso Lisboa-Porto. Também em 1912, o Sporting venceu o primeiro da longa série de Campeonatos Nacionais de Corta-Mato e António Stromp fez excelentes provas nos Jogos Olímpicos de Estocolmo tornando-se o primeiro atleta olímpico sportinguista. Este foi o início do percurso que tornaria o Sporting a maior potência olímpica do país, tanto em número de representantes como de medalhas conquistadas. Naqueles anos, o clube foi campeão nunca vencido numa modalidade muito em voga na época, a luta de tracção à corda. No futebol, o clube vence o Campeonato de Lisboa de Futebol, na quarta categoria, em 1912, 1913 e 1914. Em 1915 vence o mesmo campeonato já na categoria de Honra bem como a Taça de Honra, batendo o Benfica por 3-1. No ano seguinte repete o feito, ganhando novamente as duas competições. Nesta equipa leonina jogava um dos primeiros símbolos do clube, Jorge Vieira, atleta várias vezes campeão e agraciado com diversas medalhas nacionais e internacionais. O Sporting viria a ganhar 19 Campeonatos de Lisboa, seis deles consecutivos, até à extinção da prova em 1947.
Em 1922, o Sporting conquistou mais um Campeonato de Lisboa de Futebol e foi finalista vencido do primeiro Campeonato de Portugal. No entanto, no ano seguinte viria a conquistar as duas provas, obtendo o primeiro título de Campeão de Portugal numa final frente à Académica de Coimbra, em Faro, no dia 24 de Junho de 1923, jogo que venceu por 3-0. Foi também naquele ano que as secções de nataçãopólo aquático erâguebi iniciaram então a actividade. Em 1928, na sua primeira digressão ao Brasil, a equipa de futebol do Sporting estreou as novas camisolas com listas horizontais verdes e brancas. Esta mudança ocorreu na partida frente ao Fluminense Football Club no Estádio de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, a 15 de Julho de 1928. A escolha das novas camisolas foi completamente casual, ficando a dever-se ao facto de os equipamentos às listas usados pela equipa de râguebi serem mais frescos e estarem em melhor estado do que os do futebol. Já em Portugal, em Outubro de 1928, num jogo vitorioso frente ao Benfica, disputado sob intensa chuva, a equipa utilizou o equipamento listado que se manteve em uso daí para a frente.
A 20 de Fevereiro de 1932 foi feito Comendador da Ordem Militar de Cristo e a 5 de Outubro de 1935 foi feito Oficial da Ordem de Benemerência.[carece de fontes]
A partir de 1940
As míticas camisolas listadas de verde e branco serviram para ganhar, na década de 1940 e 1950, 10 títulos de Campeão Nacional de Futebol e 5 Taças de Portugal.
José Travassos, em 1955, é o primeiro jogador português de Futebol a envergar a camisola da Selecção da Europa, frente à Grã-Bretanha, em Belfast, ficando célebre a sua alcunha de "Zé da Europa".
10 de Julho de 1956 é inaugurado o Estádio José Alvalade, ao Campo Grande, demolido aquando da construção do novo complexo Alvalade XXI, primeiro parcialmente, albergando ainda as várias modalidades, depois por completo. Esses terrenos adjacentes ao novo estádio são hoje utilizados como parque de estacionamento em dias de jogos ou outros grandes eventos.
Em 1957 e 1958Manuel Faria vence a famosa Corrida de São Silvestre, de São Paulo.
Em 1960 o clube é declarado Instituição de Utilidade Pública, pelo Estado Português.

Desde 1960
Desde 1960, o título mais significativo alcançado no Futebol foi a Taça dos Vencedores de Taças, conquistada ao clube húngaro MTK Budapest (3-3 e 1-0). No jogo decisivo, o Sporting fez o golo solitário através de canto directo, o célebre e eterno "cantinho do Morais". A caminho da final, o Sporting venceu por 5-0 o Manchester United, depois de uma derrota por 4-1 na primeira mão, e obteve um recorde que ainda hoje perdura de 16-1 frente ao Apoel Nicosia, do Chipre, como resultado mais avultado numa competição europeia.
No Futebol venceu também 18 Campeonatos Nacionais, o último em 2001-2002, e 15 Taças de Portugal, sendo a última em 2007-2008 com uma vitória de 2-0 contra o Futebol Clube do Portoapós prolongamento. Conquistou pela última vez a Supertaça Cândido de Oliveira também na época 2007-2008, vencendo a equipa do Futebol Clube do Porto por 2-0, em jogo realizado no Estádio do Algarve.
OHector Yazalde, também conhecido como o "chirola", foi comprado pelo Sporting Clube de Portugal ao Indepediente em 1970 e ainda hoje detém o recorde de golos marcados numa época, no campeonato português, 46 tentos em 30 jornadas. Yazalde estabeleceu também um novo recorde europeu de golos a 19 de Maio de 1974, sagrando-se naturalmente Bota de Ouro europeu, batendo a marca do húngaro Skoblar. O recorde ainda não foi ultrapassado. Como prémio recebeu um automóvel, um Toyota, que vendeu, dividindo o dinheiro pelos companheiros de equipa.
Actualmente a equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal joga no novo Estádio José Alvalade, com a sua exuberante e colorida fachada, rica em amarelos, verdes e brancos, as cores presentes no seu símbolo é um dos mais modernos estádios do Mundo. Foi inaugurado a 6 de Agosto de 2003, inauguração esta apadrinhada pelo clube inglês Manchester United, jogo que ficou 3-1, com a vitória do Sporting C.P. Este estádio conta com 50.049 lugares todos sentados e cobertos, onde também foi jogado o Euro 2004, e a final da Taça UEFA que teve o Sporting Clube de Portugal como finalista na temporada 2004/2005. Conta ainda com a Academia Sporting/Puma (nome do patrocinador) em Alcochete , utilizada durante esse campeonato como centro de estágio e preparação da Selecção Portuguesa de Futebol. A Academia Sporting é a primeira e única na Europa a receber o certificado de qualidade (ISO) que é atribuído pela Empresa Internacional de Certificação.[carece de fontes] A Academia, considerada a melhor do Mundo,[carece de fontes] é o resultado do esforço na aposta na formação de jovens. O Sporting conta com a melhor escola de talentos europeia e uma das melhores do mundo, na actualidade.[carece de fontes] Novos talentos despontam todos os anos, desde Luís Figo até Cristiano Ronaldo.
A 13 de Outubro de 2009, um total de 1066 sócios presentes votaram favoravelmente, no pavilhão do Multidesportivo, a passagem da Sporting - Comércio e Seviços, S.A., empresa que detém os direitos televisivos do futebol, para a Sporting - Sociedade Desportiva de Futebol, S.A.D.
Actualmente o Sporting Clube de Portugal tem em exposição no Museu Mundo Sporting cerca de 16 mil troféus em exposição.
Em 2012-02-01 foi anunciado o resultado de uma auditoria feita às contas do Grupo Sporting, referentes ao período entre 1 de Agosto de 1998 e 26 de Março de 2011, que confirmou a sua falência técnica. De acordo com a auditoria, o capital próprio do clube passou de 11,7 milhões de euros em 1999 para um valor negativo de 183 milhões de euros em 2010.17
No futebol, a maior vitória de sempre foi de 19 a 1, fora contra o Coimbrões para o Campeonato Regional do Porto no dia 22 de janeiro de 1933, e de 18 a 0 em casa contra o Ginásio Lis a 3 de abril de 1932 para o Campeonato de Portugal. A maior vitória no primeiro escalão foi de 14 a 0, contra o Leça a 22 de fevereiro de 1942. A maior vitória na Taça de Portugal foi contra oSanjoanense, a 30 de maio de 1943, por 15 a 1. Nas competições europeias, a maior vitória da equipa foi de 9 a 0 contra o Rabat Ajax a 17 de setembro de 1986, para a 1ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1986–87. A maior derrota de sempre foi contra o Sporting por 9 a 1 em casa, a 4 de abril de 1937 para a Primeira Divisão Experimental. A maior derrota na Taça de Portugal foi de 7 a 0 em casa contra o Vitória de Setúbal a 13 de junho de 1943. Na Europa, a maior derrota de sempre foi contra o AEK de Atenas para a Taça dos Campeões Europeus a 13 de setembro de 1978.105

Ainda no futebol, o jogador que mais marcou no clube em competições oficiais foi o português Fernando Gomes, tendo marcado 352 golos em 455 jogos nas 13 épocas ao serviço do clube (1974–1989), obtendo assim uma média de 0,77 golos por jogo e 27,1 golos por época. Gomes foi também por seis vezes o melhor marcador do campeonato (totalizando um total de 288 golos no clube para a liga), e por duas vezes o melhor da Europa.106 O segundo melhor marcador foi Pinga, com 314 golos marcados.107 O defesa que mais golos marcou na equipa foi Zé Carlos. O brasileiro marcou 26 golos em seis épocas no dragão em 1989–90 e entre 1991 e 1996.108 Vítor Baía, antigo guarda-redes do clube, foi o jogador que mais títulos da Primeira Divisão venceu, com dez troféus conquistados.109 O portista que mais jogou na equipa principal foi João Pinto, que fez 587 jogos entre 1981 e 1997.83 João Pinto é também o jogador que mais jogou na seleçãoenquanto portista, tendo estreado em 16 de fevereiro de 1983 contra a França e feito 71 partidas.110 Os jogadores que mais jogaram numa só época foram Vítor Baía (1990–91), Drulović (1999–00), Hulk e João Moutinho (ambos em 2010–11), os quatro com 53 jogos.111 O primeiro portista internacional foi Artur Augusto, cuja estreia aconteceu a 8 de dezembro de 1921.112 A aquisição mais cara de sempre foi a do brasileiro Hulk, tendo o FC Porto pago 19 milhões de euros.nota 3 113 Curiosamente, a saída dele para o Zenit São Petersburgo foi também a venda mais alta de sempre do clube, juntamente com Radamel Falcao, tendo rendido 40 milhões de euros em 2012 e 2011 respetivamente.nota 4 114
A maior assistência no Estádio das Antas aconteceu em 1980, quando 59 327 espetadores foram ver a equipa jogar contra o Benfica. A maior assistência no atual Estádio do Dragão foi de 50 818 espetadores, contra o Deportivo La Coruña em 2003.115

Emblema e cores
O seu emblema, que ostenta um leão rampante de cor branca, e dourado a partir de 2001, sobre fundo verde, foi oficialmente adoptado em 1906, assim como as cores verde e branca que começaram a ser utilizadas praticamente desde a fundação do clube. Em 1907, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) autorizou que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado no emblema do Sporting. Deveria ser de cor "prata armado em preto, em campo verde, correspondendo às límpidas, firmes e esperançadas intenções dos seus fundadores".11 O verde foi sugerido pelo Visconde de Alvalade, simbolizando a sua esperança no novo clube.
A partir de 1920 o emblema passou a conter o leão rampante em escudo com a sigla SCP em coroa, imagem que se manteve durante décadas. Finalmente, em 2001, o Sporting apresentou uma nova imagem gráfica, mais estilizada e rejuvenescida. O novo emblema é coerente com o passado do Sporting mas inova ao introduzir três listas brancas horizontais que lembram o simbolismo da camisola do clube. Inclui ainda as palavras Sporting e Portugal, escritas por extenso, para destacar a dimensão nacional do clube. O leão é apresentado de forma mais estilizada e com um impacto reforçado conferido pela cor dourada. Em coroa, a sigla SCP continua a perpetuar um nome com mais de um século de história.
Em 2005, o Sporting apresentou um emblema oficial para comemorar o centenário do clube onde se misturavam o passado e o presente. O novo escudo e leão do emblema actual, a branco, foi inserido num círculo com fundo Stromp ou bi-partido onde se destacava o verde, as datas 1906 e 2006 e ainda a expressão: Sporting 100.12
As camisolas iniciais eram brancas 13 . A partir de 1908 apresentavam as duas cores, verde e branco, em duas secções verticais separadas ao centro do peito e das costas, sendo o emblema leonino colocado na faixa verde do lado esquerdo. Hoje este é o equipamento Stromp, usado em alternativa às actuais bem conhecidas listas horizontais alternadas de verde e branco. Os calções brancos do equipamento original passaram a ser de cor preta a partir de 1915. O equipamento listado foi inicialmente usado pela equipa de rugby, tendo sido adoptado pelo futebol em1928 numa digressão ao Brasil 13 . Até à época 1997/98, foram também usadas camisolas alternativas ou todas verdes ou todas brancas. A partir de 1998/99, todos os anos são apresentadas camisolas alternativas diferentes de cores variadas 14 .
O lema do Sporting Clube de Portugal é "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting" relembrando assim um passado repleto de glórias ao nível de (quase) todos os desportos, só possíveis graças ao empenho de todos os que estiveram intimamente ligados com o clube durante os longos anos da sua existência (período do Estado Novo).

Estádio José Alvalade
O ESTADIO JOSÉ ALVALADE EM 1956- ANO DE SUA INAUGURACAO

O Estádio José Alvalade foi inaugurado a 10 de Junho de 1956 e o novo complexo Alvalade XXI foi inaugurado a 6 de Agosto de 2003. É pertença do Sporting Clube de Portugal.

Academia Sporting Puma
A Academia Sporting / Puma, inaugurada a 21 de Junho de 2002, é um amplo espaço propriedade do Sporting Clube de Portugal perto de Alcochete para formação de jovens atletas e treino de equipas profissionais de futebol. É reconhecida internacionalmente como uma das melhores escolas de futebol do Mundo, tendo os jogadores aí formados arrecadado até hoje um total de 39 títulos a nível nacional, entre 15 da categoria Juniores, 11 em Juvenis, 10 nos Iniciados e 3 nos Infantis. É a única Academia do Mundo a formar dois Bolas de Ouro no Mundo: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.[carece de fontes]
Claques Organizadas
JUVENTUDE LEONINA - TORCIDA ORGANIZADA DO SPORTING

Sendo uma das equipas mais populares de Portugal, o Sporting Clube de Portugal conta com as seguintes claques
·        Juventude Leonina - A maior e mais antiga claque organizada em Portugal, fundada pelos filhos de um Presidente do clube em 1976, tendo cerca 5000 membros.
·        Directivo Ultras XXI - Criada por um líder anterior da Juve Leo, conta 3000 membros.
·        Torcida Verde - Formada em 1984.
·        Brigada Ultras - Formada em 2004

TITULOS
MUSEU DO SPORTING - TROFEUS

Internacionais  Taça das Taças   1          1963/64
Nacionais         Campeonato Português            18            1940/411943/441946/471947/481948/491950/511951/521952/531953/541957/581961/621965/66,1969/701973/741979/801981/821999/00 e 2001/02
Taça de Portugal 15        1940/41, 1944/45, 1945/46, 1947/48, 1953/54, 1962/63, 1970/71, 1972/73, 1973/74, 1977/78, 1981/82, 1994/95,2001/022006/07 e 2007/08
Supertaça Cândido de Oliveira        8          1981/1982, 1986/1987, 1994/1995, 1999/2000, 2001/20022006/07 e 2007/08
Outros    
SPORTING DE COLECCAO

Taça Ibérica  1          1999/2000
Campeonato de Lisboa         19        1914/15, 1918/19, 1921/22, 1922/23, 1924/25, 1927/28, 1930/31, 1933/34, 1934/35, 1935/36, 1936/37, 1937/38, 1938/39, 1940/41, 1941/42, 1942/43, 1944/45, 1946/47 e 1947/48
Taça de Honra          29        1914/15, 1915/16, 1916/17, 1921/22, 1922/23, 1924/25, 1927/28, 1930/31, 1933/34, 1934/35, 1935/36, 1936/37, 1937/38, 1938/39, 1940/41, 1941/42, 1942/43, 1944/45, 1946/47, 1947/48, 1948/49, 1949/50, 1961/62, 1963/64, 1965/66, 1970/71, 1984/85, 1990/91 e 1991/92
Campeonato de Reservas      42        1911/12, 1916/17, 1922/23, 1923/24, 1924/25, 1925/26, 1927/28, 1929/30, 1931/32, 1932/33, 1932/1933, 1933/34, 1934/35, 1936/37, 1937/38, 1939/40, 1941/42, 1943/44, 1945/46, 1946/47, 1947/48, 1950/51, 1951/52, 1952/53, 1954/55, 1958/59, 1959/60, 1960/61, 1961/62, 1966/67, 1967/68, 1968/69, 1972/73, 1982/83, 1983/84, 1984/85, 1985/86, 1987/88, 1989/90, 1990/91, 1991/92 e 1993/94
Taça Intertoto (Grupo A3) Vencedor (1)  1967/1968  Liga Europa da UEFA Finalista vencido 2004/2005 (Sporting 1 - 3 CSKA de Moscovo) Taça Latina Finalista Vencido  1948/49 (Barcelona 2 - 1 Sporting)
Participações em competições internacionais
Taça dos Clubes Campeões Europeus ou Liga dos Campeões da UEFA: 17 Participações; Melhor resultado: Quartos-de-final 1982/1983 Taça UEFA ou Liga Europa: 30 participações; Melhor resultado: Finalista vencido em 2004-2005 Taça das Taças: 8 participações; Melhor resultado: Vencedor em 1963/64 Taça Latina: 4 participações; Melhor resultado: Finalista vencido em 1948/49

Recordes Maior goleada para as Competições Europeias em casa Sporting 16 - 1 Apoel Nicosia em 1963/64 Maior goleada para as Competições Europeias fora ÍA Akraness 0 - 9 Sporting em 1986/87 Jogo Inaugural da Taça dos Campeões Europeus Sporting 3 - 3 Partizan de Belgrado no Estádio Nacional, Jamor, 4 de Setembro de 1955 Primeiro golo na Taça dos Campeões Europeus Martins aos 14 minutos, contra Partizan de Belgrado a 4 de Setembro de 1955 (Martins bisou nesse jogo)
Jogadores com mais jogos consecutivos
·        84 - João Moutinho
·        52 - DamasOceano
·        45 - Manuel Fernandes
·        44 - Hilário
·        43 - Beto
·        42 - Pedro Barbosa
·        40 - Venâncio
·        38 - Carlos Xavier
·        37 - José Carlos
·        33 - Carvalho
·        32 - Mário Jorge
Jogadores Notáveis
TIME IDEAL DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

OTTO GLORIA TREINADOR DO SPORTING 

ONZES DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Fuente: Blog Futebol em Portugal
1907/1908 - Campeonato de Lisboa
Albano dos Santos, António Rodrigues, Bentes, Cândido Rodrigues,
Couto, Emilio de Carvalho (GR), Henrique Costa, Nóbrega de Lima,
Queirós dos Santos, Shirley, Viegas

1908/1909 - Campeonato de Lisboa
Albano dos Santos, Freitas (GR), Belo, Vital, Francisco Stromp,
António Rodrigues, Amorim, Shirley, Cândido Rodrigues,
Nóbrega de Lima

1909/1910 - Campeonato de Lisboa
Freitas (GR), Bentes, A. Oliveira, Francisco Stromp, Couto, Santos,
Shirley, Cândido Rodrigues, Bentes, Vital, António Stromp

1910/1911 - Campeonato de Lisboa
A. Freitas (GR), Gastão Pinto Basto (GR), Jaime Cadete, J.Bentes,
Jorge Vieira,António Vital, Francisco Santos,António Stromp,
Francisco Stromp,Joaquim Pires,Cândido Rodrigues,
Shirley,António Couto,António Rodrigues,Braga

1911/1912 - Campeonato de Lisboa
António Rosa Rodrigues, Silva Pereira (GR),Cadete,Campos,Cruz,
Vital, Francisco Stromp, António Stromp, Sarmento, Pires, Bentes

1912/1913 - Campeonato de Lisboa
Jorge Rodrigues (GR), Cruz, Cadete, Barros, Abreu, Francisco Stromp,
António Stromp, António Rosa Rodrigues, Sarmento,
Cândido Rosa Rodrigues, Bentes

1913-1914 - Campeonato de Lisboa
Jorge Rodrigues (GR),Cruz,Cadete,Duarte,Higgins,Vital,
António Stromp,Hunter, António Rosa Rodrigues,
Cândido Rosa Rodrigues, Bentes

1914-1915 - Campeonato de Lisboa
Amadeu Cruz, Jorge Vieira, Raul Barros, Artur José Pereira,
Boaventura da Silva, Mórice I, Mórice II, António Stromp,
Armour, Jaime Gonçalves

1915-1916 - Campeonato de Lisboa

1916-1917 - Campeonato de Lisboa
Ernesto Viegas, Boaventura da Silva, Francisco Stromp,
Amadeu Cruz, Jorge Vieira, George Mórice, António Stromp,
António Rosa Rodrigues, Guilherme Mórice, Raul Barros,
John Armour
Tr: Francisco Stromp

1917-1918 - Campeonato de Lisboa
Amadeu, Caldeira (GR), Jorge, Penafiel, Francisco Stromp,
Boaventura Silva, Torres Pereira, Raul Barros, João Francisco,
Cadete, Marcelino

1918-1919 - Campeonato de Lisboa
Quintela (GR), Amadeu, Jorge Vieira, Caetano, Boaventura,
Artur José Pereira, Torres Pereira, Perdigão,
José Rodrigues, Jaime Gonçalves, Marcelino

1919-1920 - Campeonato de Lisboa
Amadeu, Boaventura, Quintela (GR), Jorge Vieira, Caetano,
Francisco Stromp, Torres Pereira, Jaime Gonçalves, João Francisco,
Loureiro, Marcelino
Tr: Charles Bell (Inglês)

1920-1921 - Campeonato de Lisboa
Jorge Vieira, Torres Pereira, João Francisco, José Rodrigues,
Jaime Gonçalves, Boaventura, Amadeu, Francisco Stromp, Ferraz,
Bernardino, Emilio Ramos, Henrique Portela, Lieber, Quintela,
Lobato, Caetano, Perdigão, Rodrigues Ferreira, J.Garcia, J.Marques,
Filipe dos Santos
Tr: Charles Bell

1921-1922 - Campeonato de Lisboa e Campeonato Portugal
Rodrigues Ferreira, Amadeu Cruz (GR), Filipe dos Santos,
Torres Pereira, João Francisco, Jaime Gonçalves, Jorge Vieira,
José Leandro, Francisco Stromp, Armour, Henrique Portela,
Mendes Leal, Varela, Emilio Ramos
Tr: Charles Bell

1922-1923 - Campeonato de Lisboa e Campeonato Portugal
Rodrigues Ferreira,Filipe dos Santos,Torres Pereira,João Francisco,
Jaime Gonçalves,Jorge Vieira,José Leandro,Francisco Stromp,
Henrique Portela, Emilio Ramos,Cipriano (GR),Fernandes,
Amadeu (GR),Lieber,Quintela (GR)
Tr: Augusto Sabbo

1923-1924
João Francisco, Emilio Ramos, Torres Pereira, Henrique Portela,
Filipe dos Santos, Cipriano (GR), Rodrigues Ferreira, Jorge Vieira,
José Leandro, Fernandes, Jaime Gonçalves,
Francisco Stromp, J.Marques, Seabra, Alfredo Sousa
Tr: Augusto Sabbo

1924-1925 - Campeonato de Lisboa e Campeonato Portugal
Henrique Portela, Emilio Ramos,Filipe dos Santos,Torres Pereira,
José Leandro,Cipriano (GR), Rodrigues Ferreira,Jorge Vieira,
João Francisco, Jaime Gonçalves, Alfredo Sousa,
Martinho de Oliveira, João Vieira, Serra e Moura, José Manuel Martins
Tr: Filipe dos Santos (e Jogador)

1925-1926 - Campeonato de Lisboa
Filipe dos Santos,José Manuel Martins, Cipriano (GR),Serra e Moura,
João Francisco, Jorge Vieira,José Leandro, Rodrigues Ferreira,
Martinho de Oliveira,Torres Pereira, Jaime Gonçalves, João Vieira,
Abrantes Mendes, Costa Pinto, Buero
Tr: Jullius Lelovtic (Húngaro)

1926-1927 - Campeonato de Lisboa e Campeonato de Portugal
José Manuel Martins, Cipriano, Jorge Vieira, Martinho de Oliveira,
Abrantes Mendes, José Leandro,
Cervantes, Filipe dos Santos, Serra e Moura, Jaime Gonçalves,
João Francisco, Alfredo Sousa,Torres Pereira,Esquivel,Eduardo Martins,
Pestana, Armando Marques,F.Marques,
Rodrigues Ferreira,António Penafiel,João Jurado,O´Neill,José Simões

1927-1928 - Campeonato de Lisboa e Campeonato de Portugal
Abrantes Mendes, Alfredo Sousa, José Manuel Martins, Cervantes,
Cipriano,Jorge Vieira, António Penafiel, Matias, Serra e Moura,
Martinho de Oliveira,Correia,João Jurado,Armando Marques,
João Francisco, O´Neill, F.Marques, Filipe dos Santos, Cordeiro
Tr: Filipe dos Santos (e Jogador)

1928-1929 - Campeonato de Lisboa e Campeonato de Portugal
Abrantes Mendes,Cipriano,João Jurado,Martinho de Oliveira,Matias,
Serra e Moura,Pestana,Armando Marques,Varela,O´Neill,
Manuel Gonçalves,Fernando Ferreira,Adolfo Mourão,
Oliveira Martins,João Francisco,Cervantes,Constante,Rosário,Sobrinho,
António Penafiel,Jorge Vieira,Carreira,José Leandro,
Domingues dos Santos,Figueiredo,Henrique Portela,
António Santos,Filipe dos Santos
Tr: Charles Bell

1929-1930 Campeonato de Lisboa e Campeonato de Portugal
Cipriano, Rogério, Jorge Vieira, Matias, Mourão, Fernando Ferreira,
Correia, Abrantes Mendes, Serra e Moura, Varela,
Martinho de Oliveira, Marques Morais, Cervantes, Marques,
José Santos, Oliveira Martins, Coelho Júnior, Filipe dos Santos,
Manuel Gonçalves, O´Neill
Tr: Charles Bell

1930-1931 Campeonato de Lisboa
Martinho de Oliveira, Varela, Adolfo Mourão, Correia, Jorge Vieira,
Cipriano (GR), Abrantes Mendes, Rogério, Mourinha,
Fernando Ferreira, Matias, O´Neill, Cervantes, Oliveira Martins,
Carlos Américo (GR), Paula, Mário Porto, Viveiros, Aníbal
Tr: Filipe dos Santos

1931-1932 Campeonato de Lisboa e Campeonato de Portugal
Adolfo Mourão, Mourinha, Valadas, João Jurado, Correia,
Abrantes Mendes, Varela, Jorge Vieira, Artur Dyson (GR),
Carlos Rodrigues, Faustino, Luís Gomes, Cipriano, Mário Porto,
Martinho de Oliveira, Oliveira Martins, Carlos Mota,
Manuel Gonçalves, Trindade, José Simões, David Antunes,
José Rodrigues
Tr: Artur John

1932-1933 Campeonato de Portugal e Campeonato de Lisboa
João Jurado, Rui Araújo, Abrantes Mendes, Valadas, Gralho,
Adolfo Mourão, Joaquim Serrano, Faustino, Varela, Correia, José Luís,
Artur Dyson, Luís Gomes, Forno, Rosado, Fonseca, Mourinha,
Fernando Ferreira, Morato, Pires Rebelo, Martinho de Oliveira,
Carlos Rodrigues, Dantas, Ferrer, José Leandro, Gonçalves
Tr: Rodolf Jenny (Inglês)

1933-1934 Campeonato de Portugal e Campeonato de Lisboa
Adolfo Mourão, Correia, João Jurado, Joaquim Serrano, Rui Araújo,
Faustino, Manuel Soeiro, Vasco Nunes, Reynolds, Jóia, Cervantes,
Jenny, Artur Dyson, Belo, Estrela, Pires Rebelo, Forno, Farrin,
Rosado, Fonseca, Reis
Tr: Filipe dos Santos

1934-1935 Campeonato de Lisboa Campeonato de Portugal e I Liga
Manuel Soeiro, Correia, Joaquim Serrano, João Jurado, Rui Araújo,
António Faustino, Vasco Nunes, Adolfo Mourão, Ferdinando,
Francisco Lopes, Artur Dyson, Rui Carneiro, Jóia, Reynolds, Pacheco,
Terruta, Raul Silva, Farrin, Rosado, Martins, António Serrano,
Fernando Ferreira
Tr: Wilhelm Possak (Romeno)

1935-1936 Campeonato de Lisboa, Campeonato de Portugal e I Liga
Rui Araújo, Pedro Pireza, Correia, Manuel Soeiro, Adolfo Mourão,
Vianinha, Francisco Lopes, João Jurado, António Faustino, Possak,
Mário Galvão, Artur Dyson, Raul Silva, João Azevedo, Joaquim Serrano,
Rui Carneiro, Jaguaré Vasconcelos, Abrantes Mendes, Vasco Nunes,
Alcobia, Costa, Manuel Marques, Pires Rebelo, Terruta, Carreira,
Fernando
Tr: Joseph Szabo (Húngaro)

1936-1937


1936-1937
Cruz, Mourão, Pireza, Soeiro, Azevedo, Rui Araújo, Jurado, Serrano,
Alcobia, Galvão, Heitor, Paciência, Manuel Marques, Lopes, Faustino,
Custódio, Jaime, Martins, Abrantes Mendes, Quintaliano, Carreira,
Correia, Possak, Serra, Serrano, Nogueira, Raul
Tr: Joseph Szabo

1937-1938 - Campeonato de Lisboa, Campeonato de Portugal e I Liga
Jurado, Manuel Marques, Rui Araújo, Peyroteo, Azevedo, Mourão,
Galvão, Paciência, Cruz, Soeiro, Pireza, Heitor, Joel, Daniel,
Lopes, Martins, Serrano, Belarmino, Manuel da Silva
Tr: Joseph Szabo

1938-1939
Azevedo, Paciência, Galvão, Soeiro, Araújo, Cruz, Peyroteo,
Marques, Figueiredo, Jurado, Mourão, Pireza, Canário,
Serrano, Cardoso, Abrantes Mendes, Daniel, Belarmino, Oliveira,
Pereira, Manuel da Silva, André
Tr: Joseph Szabo

1939-1940
Cruz, Paciência, Peyroteo, Galvão, Armando, Pireza, Mourão,
Gregório, Azevedo, Manuel Marques, Cardoso, Araújo, Soeiro,
Dores, Jurado, Canário, Daniel, Figueiredo, Micael, José Luís II
Tr: Joseph Szabo


1940-1941


1940-1941
Cardoso, Cruz, Azevedo, Paciência, Gregório, Manuel Marques,
Armando, Mourão, Peyroteo, Pireza, Soeiro, Araújo, Mulder,
Barrosa, Figueiredo, Daniel, Frazão, Canário, Dores, Zeferino,
Ruy, Mateus
Tr: Joseph Szabo

1941-1942
Cardoso, Cruz, Manuel Marques, Araújo, Paciência, Daniel,
Canário, Mourão, Peyroteo, Soeiro, Pireza, Azevedo, Armando,
Dores, Gregório, Barrosa, Frazão, França, Canha, Veríssimo,
Figueiredo
Tr: Joseph Szabo

1942-1943
Cruz, Manuel Marques, Peyroteo, Daniel, Azevedo, Canário,
Mourão, Cardoso, Barrosa, António Lourenço, Nogueira, Paciência,
Soeiro, Ermitério, Pireza, Armando, Dores, França, Frazão,
Norberto, Fernando Lourenço, Telmo, Veríssimo, Castro
Tr: Joseph Szabo

1943-1944 - 1ª Divisão - Campeão
Cardoso, Peyroteo, António Marques, Manuel Marques,Albano, Cruz,
Eliseu, Canário, Azevedo, Barrosa, Mourão, Armando, Daniel,
Nogueira, Dores, Virgolino, Lourenço, Paciência,
Jesus Correia, Pireza, Pereira, Ermitério, Frazão, Gomes da Costa
Tr: Joseph Szabo

1944-1945 1ª Divisão
Azevedo (GR), Veríssimo, Albano, Cardoso, Barrosa, António Marques,
Manuel Marques, Peyroteo, Canário, Jesus Correia, Cruz, Nogueira,
Gomes da Costa, Lourenço, Ismael, Frazão, Juvenal, Armando,
Mosquera, Virgolino, Roque, Garcia Ramos, Soeiro, Narciso,
Dores, Castro, César
Tr: Joaquim Ferreira

1945-1946 1ª Divisão
Albano, Cardoso, Azevedo, Manuel Marques , Peyroteo, Barrosa,
António Marques, Veríssimo, Armando, Lourenço, Jesus Correia,
Cordeiro, Cruz, Juvenal, Canário, Sidónio, Pacheco Nobre,
Nogueira, Roque, Magalhães
Tr: Cândido de Oliveira


1946-1947 - 1ª Divisão - Campeão
Canário, Veríssimo, Albano, Travaços, Marques (Manuel),
Jesus Correia, Vasques, Barrosa, Azevedo, Cardoso, Peyroteo,
Armando, Juvenal, Reis, Sidónio, Cruz, Ismael, Marques (António),
Cordeiro, Frazão, Lourenço, Mateus, Lampreia, Valentim
Tr: Roberto Kelly (Inglês)

1947-1948 1ª Divisão
Albano, Vasques, Juvenal, Azevedo, Travaços, Veríssimo,
Jesus Correia, Canário, Peyroteo, Marques, Cardoso, Moreira,
Barrosa, Sidónio, Martins, Armando, Dores, Mateus, Lourenço,
Soeiro, Ismael
Tr: Cândido de Oliveira


1948-1949 1ª Divisão - Campeão
Canário, Juvenal, Vasques, Albano, Travaços, Peyroteo,
Azevedo (GR), Barrosa, Marques, Jesus Correia, Mateus,
Veríssimo, Armando, Moreira, Martins, Passos, Dores (GR), Ismael,
Sérgio, Ibraim, Lourenço, Serra Coelho, Tormenta (GR)
Tr: Cândido de Oliveira


1949-1950 1ª Divisão - 2º lugar
Azevedo (GR), Barrosa, Jesus Correia, Vasques, Albano, Canário,
Juvenal, Wilson, Passos, Veríssimo, Travaços, Rola, Juca, Marques,
Mateus, Martins, Tormenta, Leandro, Moreira
Tr: Alexandre Peics


1950-1951 - 1ª Divisão
Canário, Travços, Jesus Correia, Caldeira, Vasques, Passos,
Azevedo, Juvenal, Veríssimo, Wilson, Juca, Albano, Martins,
Gomes, Pacheco, César, Marques, Pacheco Nobre, Barros,
Leandro, Galileu, Gervásio, Mateus
Tr: Randolph Galloway


1951-1952 1ª Divisão
Albano, Passos, Carlos Gomes, Travaços, Martins, Veríssimo,
Vasques, Caldeira, Jesus Correia, Amaro, Barros, Gervásio,
Juca, Pacheco (Joaquim), Albuquerque, Rola, Juvenal,
Pacheco Nobre, Vicente, Serra Coelho, Galileu, Canário,
Azevedo, Gilberto, Tormenta
Tr: Randolph Galloway

1952-1953 1ª Divisão - Campeão
Carlos Gomes (GR), Martins, Passos, Albano, Pacheco, Caldeira,
Juca, Barros, Vasques, Mendonça, Galileu, Rola, Travaços,
Veríssimo, Faustino, Vicente, Gilberto, Oliveira, Gervásio,
Jesus Correia, Ulisses, Aparício, Décio
Tr: Randolph Galloway


1953-1954 1ª Divisão
Carlos Gomes (GR), Juca, Galaz, Martins, Vasques, Caldeira,
Mendonça, Travços, Hugo, Passos, Hrotko, Barros, Galileu,
Vicente, Gonçalves, Albano, Fabiano, Faustino, Lourenço,
Aparício, Serra Coelho
Tr: Joseph Szabo

1954-1955 1ª Divisão
Carlos Gomes (GR), Martins, Passos, Travaços, Caldeira, Juca,
Albano, Vasques, Pacheco, Hugo, Barros, Galaz, Hrotko, Mokuna,
Mendonça, Galileu, Ulisses, Fabian, Lourenço, Rita
Tr: Alejandro Scopelli

1955-1956 1ª Divisão
Juca, Vasques, Passos, Gomes, Pacheco, Valter, Martins, Travaços,
Galaz, Rocha, Miltinho, Galileu, Quim, Caldeira, Joaquim José,
Barros, Albano, Hugo, Juan Santos, Mokuna, Oliveira, Vallone,
Lourenço, Ulisses
Tr: Alejandro Scopelli

1956-1957 - 1ª Divisão - 4º lugar
Martins, Gomes, Pérides, Caldeira, Osvaldinho, Passos, Pompeu,
Vasques, Hugo, Galaz, Pacheco, Gabriel, Juca, Travaços, Miltinho,
Valter, Couceiro, Joaquim José, Galileu, Mendes, Octávio de Sá,
Quim
Tr: Abel Picabea (Argentino)


1957-1958
Galaz, Martins, Osvaldinho, Vadinho, Caldeira, David Júlio,
Gomes, Pacheco, Hugo, Travaços, Vasques, Joaquim José,
Valente, Ivson, Mendes, Octávio de Sá, Pérides, Pompeu, Juca,
Bispo, Costa, Gonçalves, Miltinho, Quim, Valter
Tr: Enrique Fernandez (Uruguaio)


1958-1959
Hugo, Octávio de Sá, Mendes, David Júlio, Hilário, João Morais,
Diego, Mário Lino, Caldeira, Galaz, Morato, Travaços, Martins,
Vasques, Pacheco, Caraballo, Ivson, Osvaldinho, Vadinho, França,
Quim, Pérides, Faustino, Valente, Ferreira Pinto, Tomé, Carvalho,
Alves Pereira, Bispo, Cafum, Pompeu
Tr: Enrique Fernandez (Uruguaio)


1959-1960 1ª Divisão
Hilário, Lino, Mendes, Octávio de Sá, David Júlio, Fernando Puglia,
Diego Arizaga, Hugo Sarmento, Seminário, Lúcio Soares, Faustino,
Vadinho, Morato, Ferreira Pinto, Morais, Pérides, Quim, Romeu,
Carvalho, França, Galaz, Monteiro, Carlos Manuel
Tr: 1º Fernando Vaz, 2º Alfredo Gonzalez

1960-1961
Mário Lino, Hilário, Figueiredo, Mendes, David Júlio, Morato,
Fernando, Seminário, Aníbal, Géo, Hugo, Diego, João Morais,
Carvalho, Faustino, Lúcio, Ferreira Pinto, Monteiro, Casaca,
Aleixo, Alexandre Batista, Álvaro Alexandre, Vadinho
Tr: 1º Alfredo Gonzalez (Argentino), 2º Otto Glória


1961-1962 -1ª Divisão - Campeão
João Morais, Figueiredo, Mário Lino, Géo, Hilário, Carvalho (GR),
Pérides, Mendes, Hugo, Morato, Diego, Lúcio, Monteiro,
Pacoti, Libânio (GR), David Júlio, Cabrinha, Ferreira Pinto,
Pedro Gomes, Serranito, Casaca, Álvaro Alexandre, Ferreira Pinto,
Oliveira Duarte
Tr: 1º Otto Glória, 2º Juca


1962-1963 - 1ª Divisão - 3º lugar
João Morais, Osvaldo, Hilário, Géo, Lúcio, Carvalho, José Carlos,
Figueiredo, Mário Lino, Pérides, Augusto, David Júlio, Mascarenhas,
Mendes, Pedro Gomes, Morato, Libânio, Hugo, Álvaro Alexandre,
Carlos Manuel, Monteiro, Raimundo
Tr: Juca

1963-1964
Carvalho (GR), Mendes, Figueiredo, João Morais, Hilário,
Mascarenhas, Pedro Gomes, Géo, Osvaldo, Alexandre Batista,
José Carlos, Pérides, Lucio, Mário Lino, Alfredo, Louro,
David Júlio, Augusto, Bé, Durval, Ferreira Pinto, Saturnino,
Álvaro Alexandre, Barroca, Libânio, Monteiro, Pais
Tr: 1º Gentil Cardoso (Brasileiro), 2º Anselmo Fernandez

1964-1965
José Carlos, Osvaldo, Hilário, Pedro Gomes, Carvalho, Alfredo,
Serra, Lourenço, Mendes, Carlitos, Ferreira Pinto, João Morais,
Figueiredo, Mário Lino, Alexandre Batista, Barroca, Morato, Dani,
Mascarenhas, Colorado, Saturnino, Bé, Louro, Morais Alves,
João Carlos, Sitoe, Armando
Tr: 1º Jean Luciano (Francês), 2º Anselmo Fernandez,
3º Armando Ferreira


1965-1966 - 1ª Divisão - Campeão
Carvalho (GR), Figueiredo, Hilário, Peres, João Morais, José Carlos,
Alexandre Batista, Oliveira Duarte, Ferreira Pinto, Dani, Lourenço,
Carlitos, Osvaldo, Caló, Pedro Gomes, Sitoe, Barão, Mário Lino,
Seminário, Teixeira, Colorado, Mendes
Tr: Otto Glória (Brasileiro)

1966-1967
José Carlos, João Morais, Hilário, Peres, Gonçalves, Manuel Duarte,
Carlitos, Figueiredo, Sitoe, Lourenço, Carvalho, Armando,
Alexandre Batista, Mendes, Barroca, José Morais, Damas (GR),
Ferreira Pinto, Caló, Oliveira Duarte, Mário Lino, Manaca, Adé,
Alfredo, Leitão, Pedro Gomes, Porfirio, Colorado, Dani
Tr: 1º Fernando Argila, 2º Armando Ferreira


1967-1968
Carvalho, Hilário, José Carlos, Armando, Marinho, Gonçalves,
Lourenço, Peres, Figueiredo, Pedro Gomes, Alexandre Batista,
Barão, Dani, Morais (José), Leitão, Manuel Duarte, Barnabé,
Carlitos, Sitoe, Adé, Caló, Damas (GR), João Carlos, Mendes,
Morais (João)
Tr: Fernando Caiado


1968-1969
Armando, Chico, Damas (GR), Marinho, Morais (José), Pedras,
Hilário, Lourenço, Gonçalves, Celestino, Ernesto, José Carlos,
Pedro Gomes, Alexandre Batista, João Carlos, Sitoe,
Oliveira Duarte, Bastos, Morais (João), Manuel Duarte,
Armando Luís, Dani, Carvalho
Tr: 1º Fernando Caiado, 2º Armando Ferreira, 3º Mário Lino


1969-1970 - 1ª Divisão - Campeão
Nélson Fernandes, Pedro Gomes, Gonçalves, Marinho, Caló,
Damas (GR), Peres, Hilário, José Carlos, Lourenço, Dinis, Celestino,
Morais, Alexandre Batista, Pedras, Manaca, Chico, Dani, Carvalho
Tr: Fernando Vaz


1970-1971
Damas (GR), José Carlos, Marinho, Dinis, Peres, Tomé,
Nélson Fernandes, Lourenço, Hilário, Manaca, Gonçalves, Caló, Chico,
Pedro Gomes, Alexandre Batista, Pedras, Laranjeira, Celestino,
Mosquera
Tr: Fernando Vaz

1971-1972
Dinis, Hilário, Damas (GR), Nélson Fernandes, Chico, Pedro Gomes,
Peres, Caló, José Carlos, Laranjeira, Yazalde, Marinho, Gonçalves,
Lourenço, Manaca, Tomé, Vagner, Nando, Botelho, Dani, Joaquim Rocha
Tr: 1º Fernando Vaz, 2º Mário Lino

1972-1973
Damas (GR), Nélson Fernandes, Yazalde, Dinis, Manaca, Chico,
José Carlos, Marinho, Carlos Pereira, Tomé, Laranjeira, Vagner,
Carlos Alhinho, Fraguito, Pedro Gomes, Bastos, Hilário, Moniz,
Nando, Gonçalves, Joaquim Rocha
Tr: 1º Ronnie Allen (Inglês), 2º Mário Lino

1973-1974
Carlos Alhinho, Damas (GR), Marinho, Nélson Fernandes, Vagner,
Carlos Pereira, Chico, Manaca, Dinis, Yazalde, Bastos, Baltasar,
Fraguito, Tomé, Dé, Laranjeira, Paulo Rocha, José Carlos,
Joaquim Rocha, Nando, Botelho, Dani, Duarte, Cabral, Moniz
Tr: Mário Lino

1974-1975
Carlos Alhinho, Damas (GR), Vagner, Yazalde, Bastos,
Nélson Fernandes, Manaca, Paulo Rocha, Dinis, Marinho, Chico,
Baltasar, Carlos Pereira, Fraguito, Dé, Da Costa, Tomé, Valter Costa,
Garcês, Zezinho, Joaquim Rocha, Palhares, Inácio
Tr: 1º Alfredo Di Stéfano, 2º Osvaldo Silva,
3º Fernando Riera

1975-1976
Amândio, Barão, Chico, Fraguito, Manuel Fernandes, Mendes,
Nélson Fernandes, Damas (GR), Baltasar, Da Costa, Marinho, Inácio,
Valter, Tomé, Zezinho, Laranjeira, Vitor Gomes, Jesus, Libânio,
Manoel, Matos, Garcês, Palhares, Paulo Rocha
Tr: Juca

1976-1977
Amândio, Baltasar, Da Costa, Inácio, Laranjeira, Fraguito, Manoel,
Keita, Manuel Fernandes, Mendes, Vitor Gomes, Valter Costa,
Conhé, Marinho, Palhares, Matos, Freire, Zezinho, Camilo,
Barão, Libânio, Cerdeira, Virgílio
Tr: Jimmy Hagan (Inglês)


1977-1978
Botelho (GR), Laranjeira, Manuel Fernandes, Artur, Manaca,
Barão, Inácio, Keita, Aílton, Manoel, Jordão, Meneses, Vitor Gomes,
Da Costa, Fraguito, Freire, Isaías, Cerdeira, Ademar, Baltasar,
Joaquim Murça, Mota, Virgílio, Valter Onofre, Leiria
Tr: 1º Paulo Emilio (Brasileiro), 2º Rodrigues Dias

1978-1979
Botelho, Inácio, Laranjeira, Manuel Fernandes, Ademar, Manoel,
Zandonaide, Artur, Meneses, Marinho, Aílton, Bastos, Keita,
Vitor Manuel, Baltasar, Freire, Jordão, Fraguito, Zezinho, Cerdeira,
Joaquim Murça, Mota, Barão, Alberto, Justino, Valter Onofre
Tr: Milorad Pavic (Jugoslavo)


1979-1980
Ademar, Artur (Correia), Eurico, Manuel Fernandes, Jordão, Barão,
Bastos, Manoel, Meneses, Fraguito, Freire, Marinho, Vaz, Fidalgo,
Inácio, Lito, José Eduardo, Helinho, Mota, Zezinho, Dilson, Cerdeira,
Alberto, Artur Neto, Mário Jorge
Tr: 1º Rodrigues Dias, 2º Fernando Mendes

1980/1981 - 1ª Divisão - 
Eurico, Inácio, Jordão, Ademar, Barão, Vaz, Freire, Manuel Fernandes,
Manoel, Lito, Bastos, Fraguito, José Eduardo, Salvador, Marinho,
Meneses, Zezinho, Carlos Xavier, Esmoriz, Fidalgo, N´Wokocha,
Dilson, Mário Jorge, Caeiro, Carlos Ferreira, Mota
Tr: Srecko Radisic (Jugoslavo).


1981-1982 - 1ª Divisão - Campeão
Eurico, Virgilio, Meszaros (GR), Manuel Fernandes, Ademar, Jordão,
Nogueira, Oliveira, Barão, Carlos Xavier, Mário Jorge, Freire, Marinho,
Inácio, Lito, Alberto, Bastos, Zezinho, José Eduardo, Meneses,
Fidalgo (GR), Melo, Esmoriz
Tr: Malcolm Allison (Inglês)


1982-1983
Lito, Meszaros (GR), Manuel Fernandes, Jordão, Zezinho, Nogueira,
Carlos Xavier, Oliveira, Festas, Virgílio, Mário Jorge, Ademar, Kostov,
Freire, Venâncio, Kikas, Marinho, Barão, José Eduardo, Bukovac,
Bastos, Uchoa, Melo, Fidalgo, Hamilton
Tr: 1º António Oliveira, 2º Jozef Venglos


1983-1984
Jordão, Manuel Fernandes, Gabriel, Zezinho, Kostov, Virgílio,
Mário Jorge, Katzirz (GR), Lito, Carlos Xavier, Romeu, Futre,
Oliveira, Venâncio, Fernando Cruz, Jason, Wilde, Melo, Festas,
Morato, Kikas, Barão
Tr: 1º Jozef Venglos (Checoslovaco), 2º Marinho


1984/1985 - 1ª Divisão - 2º lugar
Carlos Xavier, Litos, Mário Jorge, Oceano, Sousa, Eldon,
Damas (GR), Manuel Fernandes, Virgílio, Morato, Venâncio, Jordão,
Jaime Pacheco, Lito, Gabriel, Oliveira, Forbs, Romeu, Katzirz (GR),
Zezinho, Saucedo, Germano, Kostov, Fernando Cruz, Brito,
Fernando Mendes, Sérgio (GR)
Tr: 1º John Toshack (Galês), 2º Pedro Gomes.


1985/1986
Damas (GR), Manuel Fernandes, Jaime Pacheco, Sousa, Gabriel,
Morato, Jordão, Fernando Mendes, Mário Jorge, Oceano, Venâncio,
Meade, Saucedo, Carlos Xavier, Litos, Duílio, Romeu, Virgílio,
Eldon, Forbs, Lima, Katzirz (GR)
Tr: Manuel José.

1986-1987
Manuel Fernandes, Oceano, Damas (GR), Meade, Mário Jorge,
Morato, Venâncio, Zinho, Litos, Mário, Fernando Mendes, Silvinho,
Virgílio, Duilio, Negrete, Houtman, Gabriel, João Luís, Marlon,
Mcdonald, Vital, Lima, Nélson Reis
Tr: 1º Manuel José, 2º Marinho, 3º Keith Burkinshaw

1987-1988 1ª Divisão
Paulinho Cascavel, João Luís, Duílio, Oceano, Morato, Silvinho,
Sealy, Mário Jorge, Mário (Coelho), Fernando Mendes, Marlon,
Venâncio, Carlos Xavier, Litos, Damas (GR), Rui Correia (GR),
Virgílio, Houtman, Vitor Santos, Vital, Lima, Cadete, Ferrinho
Tr: 1º Keith Burkinshaw (Inglês), 2º António Morais


1988-1989 1ª Divisão
João Luís Barbosa, Oceano, Morato, Silas, Paulinho Cascavel,
Carlos Manuel, Forbs, Venâncio, Douglas, Fernando Mendes,
Rui Maside, Carlos Xavier, Lima, Litos, Miguel, Rodriguez (GR),
Jorge Plácido, Vital, Mário Jorge, Ricardo Rocha, Damas (GR),
Eskilsson, Portela, Ali Hassan, João Luís Esteves, Ferrinho, Marinho,
Paulo Torres
Tr: 1º Pedro Rocha, 2º Vitor Damas, 3º Manuel José

1989-1990 1ª Divisão
Ivkovic (GR), Marlon, Venâncio, Cadete, Douglas, Luisinho,
Fernando Gomes, Oceano, Carlos Xavier, Paulinho Cascavel,
João Luís, Leal, Carlos Manuel, Valtinho, Marinho, Lima,
Silas, Ali Hassan, Paulo Torres, Edel, Miguel, Amaral, Litos,
Filipe, Vital, Figo, Portela
Tr: 1º Manuel José, 2º Damas, 3º Raul Águas


1990-1991 1ª Divisão
Edel, Fernando Gomes, Leal, Ivkovic (GR), Carlos Xavier, Oceano,
Cadete, Filipe, Litos, Douglas, Venâncio, Careca, Luisinho,
Balakov, Miguel, Bozinovski, João Luís Esteves, Mário Jorge,
João Luís Barbosa, Lima, Ali Hassan, Marinho, Sérgio (GR),
Paulo Torres, Peixe
Tr: Marinho Peres (Brasileiro)


1991/1992 - 1ª Divisão
Cadete, Figo, Ivkovic (GR), Balakov, Leal, Filipe, Luisinho,
Iordanov, Peixe, Douglas, Marinho, Venâncio, João Luís, Litos,
Jorginho, Lima, Tózé, Paulo Torres, Amaral, Careca, Guentchev,
Nélson
Tr: Marinho Peres.

1992/1993 - 1ª Divisão - 
Cadete, Valckx, Figo, Balakov, Peixe, Pedro Barny, Ivkovic (GR),
Capucho, Leal, Juskowiak, Filipe, Iordanov, Marinho, Cherbakov,
Nélson, Amaral, Carlos Jorge, Paulo Torres, Sérgio (GR), Porfirio,
Rogério
Tr: Bobby Robson

1993/1994 - 1ª Divisão - 
Nélson, Paulo Sousa, Paulo Torres, Figo, Valckx, Peixe, Balakov,
Cadete, Capucho, Pacheco, Juskowiak, Lemajic (GR), Costinha (GR),
Poejo, Vujacic, Iordanov, Carlos Jorge, Cherbakov, Marinho, Porfirio,
Leal, Filipe, Amaral, Paulo Tomás, Renato
Tr: 1º Bobby Robson, 2º Carlos Queiroz

1994/1995
Amunike, Balakov, Cadete, Capucho, Carlos Xavier, Chiquinho Conde,
Nélson, Figo, Sá Pinto, Vujacic, Costinha, Marco Aurélio, Naybet,
Oceano, Juskowiak, Peixe, Filipe, Iordanov, Nuno Valente,
Lemajic (GR), Valckx, Paulo Torres, Dani, Pacheco, Pedrosa, Marinho,
Varão
Tr: Carlos Queiroz

1995/1996 - 
Nélson, Paulo Alves, Marco Aurélio, Costinha (GR), Naybet,
Dominguez, Sá Pinto, Pedro Martins, Pedro Barbosa, Amunike,
Oceano, Afonso Martins, Carlos Xavier, Vidigal, Iordanov, Vujacic,
Ouatarra, Peixe, Nuno Valente, Dani, Luís Miguel, Assis, Mauro Soares,
Chiquinho, Luís Vasco, Skuhavy, Cadete, Filipe, Caneira,
Carlos Fernandes, Tiago
Tr: 1º Carlos Queiroz, 2º Fernando Mendes, 3º Octávio Machado.

1996/1997 - 1ª Divisão - 
Afonso Martins, Amunike, Beto, Dominguez, Marco Aurélio,
De Wilde (GR), Oceano, Pedro Barbosa, Hadji, Iordanov, Pedrosa,
Pedro Martins, Sá Pinto, Luís Miguel, Vidigal, Paulo Alves, Gil Baiano, 
Peixe, Ouatarra, Saber, Balajic, Ramirez, Costinha, Missé-Missé,
Simão, Porfirio, Carlos Fernandes, Tiago, Vujacic
Tr: 1º Robert Waseige, 2º Octávio Machado.

1997-1998
Marco Aurélio, Quim Berto, Leandro, Oceano, Beto, Pedro Barbosa,
Pedro Martins, De Wilde (GR), Vidigal, Afonso Martins, Simão, Lang,
Ramirez, Vinicius, Giménez, Iordanov, Paulo Alves, Tiago, Hadji,
Saber, Luís Miguel, Edmilson, Carlos Miguel, Renato, Assis, Damas,
Nené, Pedrosa, Nuno Valente, Marco Almeida, Patacas, Leão
Tr: 1º Octávio Machado, 2º Francisco Vital,
3º Vicente Cantatore (Chileno), 4º Carlos Manuel

1998/1999 - 
Delfim, Simão, Beto, Iordanov, Saber, Tiago, Duscher, Krpan,
Rui Jorge, Edmilson, Vinicius, Vidigal, Bino, Pedro Barbosa,
Marco Aurélio, Marcos, Acosta, Nuno Valente, Leandro,
Quim Berto, Quiroga, Heinze, Nélson, Patacas, Ramirez,
Giménez, Renato, Santamaria, Kmet
Tr: Mirko Jozic (Croata).

1999/2000 - 
Acosta, Afonso Martins, André Cruz, Aywe, Beto, Rui Jorge,
Pedro Barbosa, Vidigal, Tonito, Schmeichel, Duscher, De Franceschi,
Edmilson, Mpenza, Delfim, Saber, Quiroga, César Prates, Hanuch,
Iordanov, Bino, Nélson, Marcos, Vinicius, Quim Berto,  
Robaina, Viveros, Krpan, Fumo, Kmet, Marco Almeida, Spehar
Tr: 1º Giuseppe Materazzi (Italiano), 2º Inácio.

2000/2001
Afonso Martins, Bruno Caires, Cáceres, Carlos Martins, Chiquinho,
Delfim, Dimas, Edmilson, Horvath, Hugo Vieira, Iordanov, Kirovski,
Mahon, Nélson, Nuno Santos, Phil Babb, Quim Berto, Sá Pinto, Spehar,
Tello, ... 
Tr: 1º Augusto Inácio, 2º Fernando Mendes, 3º Manuel Fernandes. 

2001/2002 - 1ª Divisão - 1º lugar - Campeão 
Afonso Martins, André Cruz, Beto, César Prates, Dimas, Diogo,
Gisvi, Horvath, Hugo Viana, Hugo Vieira, Jardel, João Pinto,
Jorge Vidigal, Luís Filipe, Luís Lourenço, Nalitzis, Nélson, Niculae,
Paíto, Paulo Bento, Pedro Barbosa, Phil Babb, Quaresma, Quiroga,
Rodrigo Tello, Rui Bento, Rui Jorge, Sá Pinto, Santamaria, Spehar,
Tiago.
Tr: Lazlo Boloni.


2002/2003 - 1ª Divisão - 3º lugar
Beto, Carlos Martins, César Prates, Contreras, Danny, Hugo, Jardel,
João Paulo, João Pinto, Kutuzov, Luís Filipe, Marcos Paulo, Nélson,
Niculae, Nuno Santos, Paulo Bento, Pedro Barbosa, Quaresma,
Quiroga, Ricardo Fernandes, Ronaldo, Rui Bento, Rui Jorge, Sá Pinto,
Tello, Tiago, Tonito. 
Tr: Laszlo Boloni (Romeno). 

2003/2004 -
Liedson, Nélson, Ricardo, Rui Bento, Santa Maria, Tiago
Tr: Fernando Santos.




No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada